NUNCA MAIS PASSE RAIVA POR NÃO CONSEGUIR RESOLVER UM PROBLEMA COM O EXCEL - GARANTIDO!

UNIVERSIDADE DO VBA - Domine o VBA no Excel Criando Sistemas Completos - Passo a Passo - CLIQUE AQUI

Você está em: PrincipalTutoriaisMarilanealmeida : Coreldrawmod01055
Quer receber novidades e e-books gratuitos?

FILTRO DE TUTORIAIS:


 

CorelDRAW -  Módulo 55

 

Objetivos

 

Este é o primeiro módulo da parte avançada de CorelDRAW, nele estudaremos como desenvolver efeitos especiais no mesmo, como Combinar objetos, como Criando misturas e etc.

 

Pré-requisitos:

 

Para acompanhar esta lição, é bom você ler as lições anteriores.

 

Desenvolvendo efeitos especiais

 

Os efeitos especiais do CorelDRAW aceitam modificar a aparência dos objetos. Pode-se distorcer objetos, colocar novos elementos aos objetos e modificar o relacionamento entre os objetos.

 

Misturando dois objetos, se cria uma série de objetos intermediários que mostram uma transição de cores, formas e tamanhos. Três efeitos de distorção aceitam modificar a forma dos mesmos: Empurrar e puxar, Zíper e Torcer. Pode-se também modificar a forma de um objeto aplicando um envelope a ele e, em seguida, modelando o envelope. O objeto assume a forma do envelope. Extrudando um objeto, o CorelDRAW coloca superfícies para fazê-lo parecer tridimensional. O acréscimo de uma perspectiva de um ou dois pontos aceitam criar a ilusão de profundidade e distância. Pode-se criar a ilusão de profundidade entre objetos colocando sombreamentos. Pode-se colocar transparências, que são máscaras em tons de cinza, aos objetos. As transparências são colocadas sobre o preenchimento atual do objeto, portanto, a cor do objeto aparece através da transparência. As lentes do CorelDRAW aceitam modificar aparência dos objetos visualizados através delas. Pode-se um objeto, causando o efeito produzido por linhas de contorno em um mapa topográfico. Ao criar objetos PowerClip, você adiciona um objeto dentro de outro objeto. Um objeto torna-se o conteúdo, enquanto o outro torna-se o recipiente.

 

Pode-se colocar efeitos tanto a Texto de parágrafo quanto a Texto artístico. No mais, alguns efeitos são exclusivos do Texto artístico e outros exclusivos do Texto de parágrafo, porque o CorelDRAW trata os dois tipos de texto de formas diferente.

 

Os efeitos que você se coloca às molduras de Texto de parágrafo incluem aplicação de envelopes, sombreamentos e objetos PowerClip.

 

Os efeitos que você pode aplicar ao Texto artístico incluem extrusões, misturas, contornos, distorções, envelopes, lentes, objetos PowerClip, perspectivas e sombreamentos.

 

Combinar objetos

 

Pode-se criar diversas combinações, misturas diferentes, incluindo misturas em linha reta e misturas compostas, entre outras. Após desenvolver uma  mistura, você pode alterar seus objetos intermediários. Você pode, por exemplo, configurar o número de etapas e a distância entre os objetos intermediários. Você também pode alterar a mistura inteira. Você pode, por exemplo, alterar o objeto inicial ou o final, dividir a mistura ou alterar o caminho da mistura.

 

Criando misturas

 

O CorelDRAW proporciona uma diversidade de recursos para criação de interessantes efeitos de mistura, como misturas em linha reta, mistura ao longo de um caminho, misturas compostas e cópia e clonagem de misturas.

 

Misturas em linha reta

 

Os objetos intermediários de uma mistura em linha reta mostram uma progressão na maneira e no tamanho entre os objetos originais. As cores de preenchimento e de contorno dos objetos intermediários progridem em um caminho em linha reta através do espectro de cores. Preenchimentos especiais mostram uma progressão entre os preenchimentos dos objetos. Os contornos dos objetos intermediários mostram uma progressão gradual entre formatos e espessuras diferentes.

 

Misturando ao longo de um caminho

 

Por padrão, os objetos intermediários admitem a orientação horizontal e vertical dos objetos originais e são anexados ao caminho em seus respectivos centros de rotação. Acertar uma mistura a um caminho ou desenhando um caminho à mão livre ao misturar objetos, os objetos seguem a forma do caminho.

 

Misturas compostas

 

Quando se coloca um ou mais objetos a uma mistura cria uma mistura composta. Para criar uma mistura composta, é necessário de dois componentes: uma mistura existente e um objeto. Pode-se conectar o objeto no objeto inicial ou final da mistura, mas não em um de seus objetos intermediários. O objeto no qual se conecta é compartilhado entre as duas ramificações da mistura composta, mas mantém seu relacionamento com ambos.

 

Copiando e clonando misturas

 

Pode-se criar novas misturas copiando ou clonando configurações de uma mistura para dois objetos selecionados. Os objetos assumem todas as configurações relacionadas à mistura, exceto seus atributos de contorno e preenchimento. Com misturas clonadas, modificações feitas na mistura original  também são aplicadas ao clone.

 

Criando uma mistura em linha reta

 

Pode-se desenvolver uma mistura na qual os objetos intermediários progridam em tamanho, forma e cor do objeto inicial para o objeto final ao longo de uma linha reta.

 

Para desenvolver uma mistura em linha reta faça:

 

» Faça um quadrado vermelho e  um círculo azul.

 

 

» Abra o menu desdobrável Ferramentas interativas e clique na ferramenta Mistura interativa .

 

» Arraste a alça final de um dos objetos que se queira misturar sobre o outro objeto a ser misturado. A alça final surge após você iniciar a arrastar o objeto.

 

 

» Observe a barra de ferramentas: nela pode-se controlar diversas configurações da mistura. Brevemente iremos estudar essas configurações.

 

Misturando objetos ao longo de um caminho

 

Pode-se criar uma mistura na qual os objetos intermediário progridam ao longo de um caminho existente e sejam esticados ao longo de todo comprimento do caminho. Pode-se também misturar ao longo de um caminho desenhado à mão livre.

 

Misturando objetos ao longo de um caminho

 

» Crie um círculo verde, um quadrado azul e um caminho.

 

 

» Abra o menu desdobrável Ferramentas interativas -> Mistura interativa .

 

» Arraste a alça final de um dos objetos que você quer misturar sobre o outro objeto a ser misturado. A alça final surge após você iniciar e arrastar o objeto. Isso cria uma mistura em linha reta entre os dois objetos.

 

 

» Clique com o botão direito do mouse na mistura com a ferramenta Seleção -> Novo Caminho.

 

 

» Clique no novo caminho.

 

 

Conclusão

 

Concluímos mais uma lição sobre o CorelDRAW, espero que tenha sido de utilidade a você. Bons estudos.

 

Quer receber novidades e e-books gratuitos?

Cursos Online

  • Banco de Dados
  • Carreira
  • Criação/Web
  • Excel/Projetos
  • Formação
  • + Todas as categorias
  • Essential SSL

    Contato: Telefone: (51) 3717-3796 | E-mail: webmaster@juliobattisti.com.br | Whatsapp: (51) 99627-3434

    Júlio Battisti Livros e Cursos Ltda | CNPJ: 08.916.484/0001-25 | Rua Vereador Ivo Cláudio Weigel, 537 - Universitário, Santa Cruz do Sul/RS, CEP: 96816-208

    Todos os direitos reservados, Júlio Battisti 2001-2020 ®

    [LIVRO]: MACROS E PROGRAMAÇÃO VBA NO EXCEL 2010 - PASSO-A-PASSO

    APRENDA COM JULIO BATTISTI - 1124 PÁGINAS: CLIQUE AQUI