NUNCA MAIS PASSE RAIVA POR NÃO CONSEGUIR RESOLVER UM PROBLEMA COM O EXCEL - GARANTIDO!

UNIVERSIDADE DO VBA - Domine o VBA no Excel Criando Sistemas Completos - Passo a Passo - CLIQUE AQUI

Você está em: PrincipalTutoriaisMarilanealmeida : Coreldrawmod01047
Quer receber novidades e e-books gratuitos?

FILTRO DE TUTORIAIS:


 

CorelDRAW -  Módulo 47

 

Objetivos:

 

Este é mais um módulo de CorelDRAW  da parte intermediária, nele veremos como trabalhar com textos (adicionando, convertendo e selecionando), adicionando Texto de parágrafo , adicionando Texto de parágrafo em molduras dimensionadas automaticamente e etc.

 

Pré-requisitos:

 

Para acompanhar esta lição, é bom você ler as lições anteriores.

 

Trabalhando com texto

 

O CorelDRAW aceita colocar recursos de processamento de texto. Usando a ferramenta Texto , pode-se criar Texto artístico e Texto de parágrafo. O Texto artístico é mais adequado quando se está trabalhando com linhas de texto curtas porque é aceitável aplicar uma gama de efeitos. Para textos maiores deve-se criar Texto de parágrafo.

 

Quando terminar de colocar texto aos documentos, pode-se modificar o tipo do texto,como por exemplo de Texto de parágrafo para Texto artístico ou fazer a conversão de Texto artístico em curvas. Antes de iniciar qualquer tarefa, é necessário fazer a seleção do texto. Pode-se realçar o texto incorporando gráficos e colocando símbolos e caracteres especiais. O CorelDRAW aceita editar texto na Janela de trabalho e na caixa de diálogo Editar texto.

 

Existem recursos de formatação, esses recursos aplicam-se tanto a Texto artístico quanto a Texto de parágrafo. Como, o espaçamento de texto e a aplicação de formatação em negrito. Outros recursos de formatação aplicam-se apenas a Texto de parágrafo. Exemplo disso, colocar colunas e capitulações.

 

O gerenciamento de molduras de Texto de parágrafo pode abranger tarefas básicas, como movimentação de molduras, ou tarefas mais avançadas, como vinculação de molduras para direcionar o fluxo do texto.

 

Podem-se desenvolver efeitos combinando Texto artístico a um caminho. E também é aceitável personalizar esse efeito. Pode-se também modificar a distância entre o texto e o caminho.

 

Quando você trabalhar com texto, pode-se usar as ferramentas de edição de textos para verificar a gramática e a ortografia, substituir uma palavra por um sinônimo, fazer uma lista de palavras do usuário para ser utilizada pelas ferramentas de edição de textos e criar uma contagem dos elementos de texto.

 

TEXTO (adicionando, convertendo e selecionando)

 

No CorelDRAW, tanto Texto de parágrafo quanto Texto artístico são desenvolvidos com a ferramenta Texto . Clicando na Janela de desenho e digitando, é desenvolvido Texto artístico. Colocando uma moldura de Texto de parágrafo primeiro e digitando texto na moldura, é feito Texto de parágrafo. Pode-se pensar nas molduras de Texto de parágrafo como compartimentos que guardam texto.

 

Existem dois tipos de molduras de Texto de parágrafo que são:

 

1º: tamanho fixo - > quando coloca uma moldura de tamanho fixo, o tamanho da moldura não modifica. Por exemplo, se você digitar mais texto do que a moldura pode comportar, o tamanho da moldura não mudará, e o texto será cortado.

 

2º: tamanho automático -> Se você optar por colocar uma moldura que se dimensione automaticamente, o tamanho da moldura será ajustado verticalmente conforme a quantidade de texto inserido.

 

Quando você fizer um elemento de texto, pode converter o tipo de texto. Por exemplo, pode converter Texto artístico em Texto de parágrafo e vice-versa.

 

Quando você está trabalhando com Texto artístico, é aceitável transformar a maneira dos caracteres. Antes de realizar esse passo, você necessita converter o texto em curvas. Quando você o converte, ele é modificado em caracteres,  elementos de linha e de curva simples. Na seqüência, pode-se usar a ferramenta Forma  para colocar, remover ou arrastar os nós que compõem um caractere para modificar sua forma.

 

Antes de realizar qualquer operação no texto, é preciso escolher o texto. A ferramenta usada para selecionar um caractere, linha ou parágrafo depende da operação.

 

Quando se escolhe um elemento de texto, oito alças de seleção em X surgem no centro do mesmo. Clicando no X central, você pode modificar aplicar efeitos especiais e fazer modificações globais de formatação em elementos de texto inteiros.

 

Adicionando Texto de parágrafo

 

Pode-se colocar  Texto de parágrafo a uma figura adicionando uma moldura. Pode-se colocar uma moldura de Texto de parágrafo que mantenha seu tamanho ou uma que se ajuste verticalmente conforme você digita. Para colocar texto de parágrafo em molduras de tamanho fixo siga os passos abaixo:

 

» Dê um clique na ferramenta Texto .

 

» Depois dê um clique em qualquer parte da Janela de trabalho do CorelDRAW. Mova desse ponto para fora, na direção que você deseja para dimensionar a moldura de Texto de parágrafo. A moldura é feita quando você solta o botão do mouse. O cursor de texto aparece no canto superior esquerdo da moldura se o seu alinhamento padrão estiver determinado como Esquerdo ou Nenhum. Olhe a moldura construída na figura abaixo:

 

 

» Entre com um texto na moldura de Texto de parágrafo.

 

 

Adicionando Texto de parágrafo em molduras dimensionadas automaticamente

 

» Clique em Ferramentas -> Opções.

 

 

» Aparecerá a caixa de diálogo abaixo:

 

 

» Na lista de categorias, clique duas vezes em Texto -> Parágrafo.

 

 

» Ative a caixa de seleção Expandir e encolher molduras de Texto de parágrafo para ajustar ao texto.

 

» Dê um clique em OK.

 

Adicionando Texto artístico

 

Pode-se colocar Texto artístico em uma figura para adicionar linhas curtas de texto a um documento, especialmente caso você planeje trabalhar com efeitos especiais. Para a realização desses procedimentos faça:

 

» Dê um clique na ferramenta Texto .

 

» Clique em qualquer lugar da Janela do CorelDRAW e digite.

 

Transformado Texto artístico em Texto de parágrafo e vice-versa

 

Pode-se transformar um tipo de texto para outro. Exemplo, Artístico para parágrafo ou vice-versa. Para isso faça:

 

» Com a ferramenta Seleção  escolha a moldura de Texto de parágrafo.

 

 

» Vá ao menu Texto -> Converter em Texto artístico.

 

 

» Observe na figura abaixo como o mesmo ficou:

 

 

Convertendo  Texto artístico em Texto de parágrafo

 

» Dê um clique no Texto artístico com a ferramenta Seleção .

 

Vá novamente ao menu Texto -> Converter em Texto de parágrafo.

 

Conclusão

 

Concluímos mais uma lição sobre o CorelDRAW, espero que tenha sido de utilidade a você. Bons estudos.

 

Quer receber novidades e e-books gratuitos?

Cursos Online

  • Banco de Dados
  • Carreira
  • Criação/Web
  • Excel/Projetos
  • Formação
  • + Todas as categorias
  • Essential SSL

    Contato: Telefone: (51) 3717-3796 | E-mail: webmaster@juliobattisti.com.br | Whatsapp: (51) 99627-3434

    Júlio Battisti Livros e Cursos Ltda | CNPJ: 08.916.484/0001-25 | Rua Vereador Ivo Cláudio Weigel, 537 - Universitário, Santa Cruz do Sul/RS, CEP: 96816-208

    Todos os direitos reservados, Júlio Battisti 2001-2020 ®

    [LIVRO]: MACROS E PROGRAMAÇÃO VBA NO EXCEL 2010 - PASSO-A-PASSO

    APRENDA COM JULIO BATTISTI - 1124 PÁGINAS: CLIQUE AQUI