NUNCA MAIS PASSE RAIVA POR NÃO CONSEGUIR RESOLVER UM PROBLEMA COM O EXCEL - GARANTIDO!

UNIVERSIDADE DO VBA - Domine o VBA no Excel Criando Sistemas Completos - Passo a Passo - CLIQUE AQUI

Você está em: PrincipalTutoriaisMarilanealmeida : Coreldrawmod01027
Quer receber novidades e e-books gratuitos?

FILTRO DE TUTORIAIS:


CorelDRAW -  Módulo 27

 

Objetivos

 

Este é o terceiro módulo de CorelDRAW  da parte intermediaria, nele veremos como criar curvas em modo predefinido, Criando curvas em modo Pincel e Criando curvas usando o Espalhador de objetos.

 

Pré-requisitos:

 

Para acompanhar esta lição, é bom você ler as lições anteriores.

 

Criando curvas em modo Predefinido

 

O modo Predefinido aceita criar curvas com diversas formas predefinidas. As formas predefinidas são portas fechadas que seguem a curva criada. Como as predefinições são portas fechados, pode-se aplicar diversos tipos diferentes de preenchimentos e modificar a cor e o estilo do contorno.

 

Para que você possa criar uma curva em modo Predefinido siga os passos a seguir:

 

» Vá até o menu desdobrável Curva -> ferramenta Mídia artística.

 

 

» Dê um clique no botão Predefinição da Barra de propriedades.

 

 

» Vá até a caixa Suavização de mão livre e movimente o controle deslizante pop-up para escolher uma configuração de suavidade. Arraste o controle deslizante para a direita para máxima suavidade; e para eliminar a suavização mova o controle deslizante para a esquerda.

 

 

» Entre com uma largura na caixa Largura da ferramenta Mídia artística da Barra de propriedades e, na seqüência , pressione a tecla ENTER. A largura escolhida nessa caixa representa a largura máxima da curva.

 

 

» Escolha uma forma de curva predefinida na caixa de lista de pinceladas Predefinidas.

 

 

» Agora onde você quer que a curva inicie, posicione o cursor e arraste o mouse para criar a curva. Este é um exemplo, espero que através deste você faça muitos outros.

 

 

Criando curvas em modo Pincel

 

O modo Pincel aceita aplicar formas ou texto a uma curva. Pode-se escolher um pincel predefinido na caixa de listagem Pincel ou salvar um gráfico ou elemento de texto como pincelada.

 

Para que você possa criar uma curva em modo Pincel faça o seguinte:

 

» Vá até o menu desdobrável Curva -> ferramenta Mídia artística.

 

 

» Dê um clique no botão Pincel  da Barra de propriedades.

 

» Dê um clique na caixa Suavização de mão livre e mova o controle deslizante pop-up para escolher uma configuração de suavidade. Isso você já fez anteriormente.

 

» Entre com uma largura na caixa Largura da ferramenta Mídia artística da Barra de propriedades e, na seqüência, pressione a tecla ENTER. A largura determinada nessa caixa representa a largura máxima da curva.

 

» Escolha um pincel na caixa de listagem Pincel. Veja se seguir:

 

 

» Posicione o cursor onde você quer que a curva inicie e arraste para criar a curva. Veja a seguir:

 

 

Criando curvas usando o Espalhador de objetos

 

O modo Espalhador de objetos aceita "ESPALHAR" diversos objetos ao longo de uma curva. Além de gráficos e objetos de texto, pode-se importar bitmaps e espalhá-los ao longo da curva. É lógico, quanto mais difícil for o objeto que você quer espalhar, mais recursos do sistema serão usados, mais tempo o CorelDRAW necessitará para determinar uma curva e maior será o tamanho do seu arquivo.

 

O Espalhador de objetos tem diversos recursos que aceitam controlar a forma como o espalhamento aparece na curva. Suponha que, pode-se ajustar o espaçamento entre os objetos, mudar a ordem dos objetos na curva, ajustar o Espalhador para girar os objetos ao longo da curva e deslocar os objetos a partir da curva criada. Todas as configurações são salvas em uma lista de espalhamento. Caso faça modificações em uma lista de espalhamento, será admissível definir a lista de espalhamento com suas configurações salvas ou salvar as novas configurações na lista de espalhamento. Pode-se optar por espalhar alguns ou todos os objetos da lista de espalhamento. A série de objetos escolhida para o espalhamento é referida como "lista de reprodução".

 

Para criar uma curva usando o Espalhador de objetos faça:

 

» Vá até o menu desdobrável Curva -> ferramenta Mídia artística.

 

 

» Dê um clique no botão Espalhador  da Barra de propriedades.

 

» Dê um clique na caixa Suavização de mão livre e movimente o controle deslizante pop-up para escolher uma configuração de suavidade. Arraste o controle deslizante para a direita para máxima suavidade; mova o controle deslizante para a esquerda para diminuir a suavização.

 

» Entre com um valor percentual na caixa Tamanho dos objetos a serem espalhados, na Barra de propriedades, e pressione a tecla ENTER. O valor que você entrou aqui apresenta o tamanho do objeto espalhado como uma porcentagem do original. Se você necessitar que os objetos aumentem ou diminuam ao longo da curva, clique no botão Escala incremental para ativar a caixa Escala incremental, entre com um valor percentual e, em seguida, pressione ENTER.

 

» Escolha um espalhamento na caixa de listagem Arquivo da lista de espalhamento.

 

 

» Posicione o cursor onde você quer que a curva comece e arraste para criar a curva.

 

 

Conclusão

 

Concluímos mais uma lição sobre o CorelDRAW, espero que tenha sido de utilidade a você. Bons estudos.

 

Quer receber novidades e e-books gratuitos?

Cursos Online

  • Banco de Dados
  • Carreira
  • Criação/Web
  • Excel/Projetos
  • Formação
  • + Todas as categorias
  • Essential SSL

    Contato: Telefone: (51) 3717-3796 | E-mail: webmaster@juliobattisti.com.br | Whatsapp: (51) 99627-3434

    Júlio Battisti Livros e Cursos Ltda | CNPJ: 08.916.484/0001-25 | Rua Vereador Ivo Cláudio Weigel, 537 - Universitário, Santa Cruz do Sul/RS, CEP: 96816-208

    Todos os direitos reservados, Júlio Battisti 2001-2020 ®

    [LIVRO]: MACROS E PROGRAMAÇÃO VBA NO EXCEL 2010 - PASSO-A-PASSO

    APRENDA COM JULIO BATTISTI - 1124 PÁGINAS: CLIQUE AQUI