NUNCA MAIS PASSE RAIVA POR NÃO CONSEGUIR RESOLVER UM PROBLEMA COM O EXCEL - GARANTIDO!

UNIVERSIDADE DO VBA - Domine o VBA no Excel Criando Sistemas Completos - Passo a Passo - CLIQUE AQUI

Você está em: PrincipalTutoriaisMarilanealmeida : Coreldrawmod01026
Quer receber novidades e e-books gratuitos?

FILTRO DE TUTORIAIS:


CorelDRAW -  Módulo 26

 

Objetivos

 

Este e o segundo módulo de CorelDRAW  da parte intermediaria, nele veremos como criar linhas e curvas com a ferramenta Bézier.

 

Pré-requisitos:

 

Para acompanhar esta lição, é bom você ler as lições anteriores.

 

Criando linhas e curvas com a ferramenta Bézier

 

A ferramenta Bézier aceita criar linhas e curvas posicionando cada nó com o mouse. Da maneira que se posiciona cada nó, eles são conectados por uma linha ou curva ao nó posicionado anteriormente. A ferramenta Bézier aceita criar formas complexas e irregulares com agilidade e facilidade, proporcionando controle preciso sobre a posição e o número de nós que formam uma curva.

 

Podem-se formatar linhas e curvas como se faz com contornos. Suponha que, você possa escolher uma largura de linha, um estilo de linha, bem como pontas de seta inicial e final para a linha. Este assunto você verá no decorrer dos módulos.

 

Para desenhar uma curva com a ferramenta Bézier

 

1) Abra o menu desdobrável Curva -> ferramenta Bézier.

 

 

2) Clique onde você quer posicionar o primeiro nó e arraste o ponto de controle na direção na qual  queira que a curva seja dobrada.

 

 

3) Posicione o cursor onde você queira posicionar o próximo nó e arraste o ponto de controle para criar a curva. A posição e o ângulo dos pontos de controle simulam a maneira do segmento que você acabou de criar e o próximo segmento adicionado. Caso queira outro faça o mesmo processo.

 

 

4) Para você finalizar a curva pressione a BARRA DE ESPAÇO. Olhe abaixo como ficou a figura.

 

 

Para criar  uma linha reta com a ferramenta Bézier

 

1.       Abra o menu desdobrável Curva ->ferramenta Bézier .

 

2.       Clique onde você quer colocar o primeiro nó.

 

 

3.       Clique onde você quer colocar o segundo nó, e assim sucessivamente. Para você finalizar a curva pressione a BARRA DE ESPAÇO.

 

 

Para criar uma forma fechada com a ferramenta Bézier  faça:

 

1.       Crie um quadrado como exemplo. Crie 4 nós da mesma maneira como foi feito anteriormente.

 

2.       Para fechar posicione o cursor sobre o primeiro nó e clique uma vez. Veja abaixo a figura.

 

 

Dicas: Mantenha pressionada a tecla CTRL ao posicionar os pontos de controle para movimentar em incrementos de 15 graus. Mantenha pressionada a tecla ALT enquanto arrasta com a ferramenta Bézier ela aceita arrastar para reposicionar o último nó criado. Mantendo pressionada a tecla "C" altera o último nó em um nó cúspide, enquanto manter pressionada a tecla "S" altera o último nó em um nó suave.

 

Criando com a ferramenta Mídia artística

 

A ferramenta Mídia artística  aceita aplicar diversos efeitos a uma curva. Pode-se, por exemplo, criar curvas que pareçam pinceladas de uma caneta caligráfica ou caneta sensível à pressão. Além disso, podem-se aplicar texto, formas ou figuras a uma curva usando a ferramenta Mídia artística. Se você necessitar modificar a posição ou a forma da curva, é aceitável editar o caminho de controle da pincelada de mídia artística.

 

Essa ferramenta possui cinco maneira, veja abaixo:

 

» Modo predefinição  : Cria curvas que modificam a espessura com base em formas de linha predefinidas que você escolhe em uma caixa de listagem da Barra de propriedades.

 

» Modo pincel : aplica texto ou formas à curva quando você a cria.

 

» Modo espalhador : aplica uma série de figuras a uma curva ao cria-lo.

 

» Modo caligráfica : cria curvas que modificam a espessura com base na direção da curva. Isso cria um efeito parecido ao de uma caneta caligráfica.

 

» Modo pressão  : cria curvas que modificam a espessura com base no feedback de uma caneta sensível à pressão ou de um teclado.

 

Pode-se selecionar o tipo de pincelada de Mídia artística que você quer usar clicando no botão apropriado da Barra de propriedades. Você necessita primeiramente clicar na ferramenta Mídia artística para mostrar controles de sua Barra de propriedades.

 

Dicas

 

» Manter pressionada a tecla CTRL restringe a linha a incrementos de 15 graus.

 

» Se você modificar algumas das configurações da Barra de propriedades da ferramenta Mídia artística sem que haja algo selecionado, essas configurações se tornarão as configurações padrão da ferramenta.

 

» Usando o comando Organizar -> Separar do menu, pode-se separar a pincelada de Mídia artística do caminho de controle, o que aceita modelar a pincelada de Mídia artística independente do caminho de controle. Veja abaixo o menu.

 

 

Exemplo de uma figura separada.

 

 

Conclusão

 

Concluímos mais uma lição sobre o CorelDRAW, espero que tenha sido de utilidade a você. Bons estudos.

 

Quer receber novidades e e-books gratuitos?

Cursos Online

  • Banco de Dados
  • Carreira
  • Criação/Web
  • Excel/Projetos
  • Formação
  • + Todas as categorias
  • Essential SSL

    Contato: Telefone: (51) 3717-3796 | E-mail: webmaster@juliobattisti.com.br | Whatsapp: (51) 99627-3434

    Júlio Battisti Livros e Cursos Ltda | CNPJ: 08.916.484/0001-25 | Rua Vereador Ivo Cláudio Weigel, 537 - Universitário, Santa Cruz do Sul/RS, CEP: 96816-208

    Todos os direitos reservados, Júlio Battisti 2001-2020 ®

    [LIVRO]: MACROS E PROGRAMAÇÃO VBA NO EXCEL 2010 - PASSO-A-PASSO

    APRENDA COM JULIO BATTISTI - 1124 PÁGINAS: CLIQUE AQUI