NUNCA MAIS PASSE RAIVA POR NÃO CONSEGUIR RESOLVER UM PROBLEMA COM O EXCEL - GARANTIDO!

UNIVERSIDADE DO VBA - Domine o VBA no Excel Criando Sistemas Completos - Passo a Passo - CLIQUE AQUI

Você está em: PrincipalTutoriaisMarilanealmeida : Coreldrawmod01025
Quer receber novidades e e-books gratuitos?

FILTRO DE TUTORIAIS:


CorelDRAW -  Módulo 25

 

Objetivos

 

A partir desse módulo veremos a parte intermediaria do CorelDRAW , como desenhar linhas e curvas.

 

Pré-requisitos:

 

Para acompanhar esta lição, é bom você ler as lições anteriores.

 

Como desenhar linhas e curvas

 

Além das ferramentas vistas anteriormente para criação de formas básicas da figura, o CorelDRAW também inclui duas ferramentas para figuras de linhas e curvas simples. São as ferramenta Mão livre e a ferramenta Bézier. Uma vez feita uma linha ou curva, pode-se aplicar diversos efeitos usando a ferramenta Mídia artística, na qual veremos mais a frente.

 

A ferramenta Mão livre aceita criar uma linha ou curva arrastando o cursor do mouse pela página como um lápis sobre o papel. Se a curva resultante for mais tosca da qual você deseja, você poderá suavizar a linha ajustando as configurações Desenho ou editando a curva após tê-la criado.

 

A ferramenta Bézier aceita criar curvas suaves e precisas posicionando nós e ajustando a curvatura da linha entre os nós. Quando se cria uma linha ou curva usando a ferramenta Bézier, são colocados nós a cada clique do mouse. Cada nó é conectado ao nó anterior por um segmento. Para controlar a curvatura do segmento que se deseja, posicione os pontos de controle do nó. Os pontos de controle são caixas pretas conectadas ao nó por linhas pontilhadas. Utilizando pontos de controle e posicionando individualmente cada nó, pode-se criar linhas e curvas precisas.

 

» Linhas e curvas com a ferramenta Mão livre

 

A ferramenta Mão livre  aceita desenhar linhas e curvas arrastando o mouse como um lápis sobre o papel. Pode-se formatar linhas e curvas como se faz com contornos. Suponha que, pode-se escolher uma largura de linha, um estilo de linha, bem como pontas de seta inicial e final para a linha.

 

Para criar  uma curva com a ferramenta Mão livre faça:

 

1.     Abra o menu desdobrável Curva -> Mão livre .

 

2.     Clique na caixa Suavização de mão livre e mova o controle deslizante pop-up para selecionar uma configuração de suavidade. Mova o controle deslizante para a direita para máxima suavidade; mova o controle deslizante para a esquerda para eliminar a suavização.

 

3.     Posicione o cursor onde você quer que a curva comece.

 

4.     Arraste para desenhar a curva.

 

 

Para criar  uma linha reta com a ferramenta Mão livre faça:

 

1.     Abra o menu desdobrável Curva -> Mão livre .

 

2.     Clique onde você deseja que a linha comece.

 

3.     Clique onde você deseja que a linha termine.

 

 

Para criar uma curva ou linha reta conectada a uma outra curva ou linha faça:

 

» Posicione a ferramenta Mão livre  sobre o nó da extremidade da linha ou curva que já exista e, em seguida, crie uma nova linha ou curva.

 

 

Dica: Você necessita clicar a uma distância de até cinco pixels do ponto de extremidade para unir as duas curvas. Pode-se ajustar esse limiar de cinco pixels modificando a configuração Junção automática da ferramenta Mão livre. Acesse essa configuração clicando com o botão direito do mouse na ferramenta Mão livre e clicando em Propriedades.

 

Apagando uma parte de uma curva segundo se cria com a ferramenta Mão livre

 

» Sem soltar o botão do mouse, mantenha pressionada a tecla SHIFT e arraste retrocedendo pela parte da curva que se deseja apagar. Ao terminar de apagar, pode-se recomeçar a desenhar sua linha soltando a tecla SHIFT e continuando a arrastar o mouse.

 

Para desenhar uma forma fechada com a ferramenta Mão livre

 

1.     Abra o menu desdobrável Curva -> ferramenta Mão livre .

 

2.     Clique na caixa Suavização de mão livre e mova o controle deslizante pop-up para selecionar uma configuração de suavidade. Mova o controle deslizante para a direita para máxima suavidade; mova o controle deslizante para a esquerda para eliminar a suavização.

 

 

3.     Crie uma curva ou uma série de linhas retas conectadas que comece e termine no mesmo ponto. Se você estiver criando uma série de linhas retas conectadas, clique duas vezes para criar um nó e clique no ponto inicial para fechar a forma. Se você estiver criando uma curva, arraste sobre o ponto inicial e solte para fechar a forma.

 

 

 

Observe que o exemplo 3 não ficou com total perfeição, isso ocorre pelo simples fato de a figura ter sido criada com a ferramenta Mão livre . Com essa ferramenta você poderá desenvolver diversas formas, utilize sua criatividade.

 

Dicas: Para restringir o ângulo de uma linha reta a incrementos de 15 graus, você necessita manter pressionada a tecla CTRL antes de posicionar o final da linha.

 

Conclusão

 

Concluímos mais uma lição sobre o CorelDRAW, neste módulos demos inicio a parte intermediaria do nosso curso, espero que tenha sido de utilidade a você. Bons estudos.

 

Quer receber novidades e e-books gratuitos?

Cursos Online

  • Banco de Dados
  • Carreira
  • Criação/Web
  • Excel/Projetos
  • Formação
  • + Todas as categorias
  • Essential SSL

    Contato: Telefone: (51) 3717-3796 | E-mail: webmaster@juliobattisti.com.br | Whatsapp: (51) 99627-3434

    Júlio Battisti Livros e Cursos Ltda | CNPJ: 08.916.484/0001-25 | Rua Vereador Ivo Cláudio Weigel, 537 - Universitário, Santa Cruz do Sul/RS, CEP: 96816-208

    Todos os direitos reservados, Júlio Battisti 2001-2020 ®

    [LIVRO]: MACROS E PROGRAMAÇÃO VBA NO EXCEL 2010 - PASSO-A-PASSO

    APRENDA COM JULIO BATTISTI - 1124 PÁGINAS: CLIQUE AQUI