NUNCA MAIS PASSE RAIVA POR NÃO CONSEGUIR RESOLVER UM PROBLEMA COM O EXCEL - GARANTIDO!

UNIVERSIDADE DO VBA - Domine o VBA no Excel Criando Sistemas Completos - Passo a Passo - CLIQUE AQUI

Você está em: PrincipalTutoriaisMarilanealmeida : Coreldrawmod01016
Quer receber novidades e e-books gratuitos?

FILTRO DE TUTORIAIS:


CorelDRAW -  Módulo 16

 

Objetivos

 

Neste módulo você verá modelando objetos básicos, Arredondando os cantos de um retângulo e modificando uma elipse em uma forma de torta ou arco.

 

Pré-requisitos:

 

Para acompanhar esta lição, é bom você ler as lições anteriores.

 

Modelando objetos básicos

Uma vez inventado objetos básicos, pode-se usar diversas ferramentas, botões e comandos para modificar a forma do objeto. Vamos supor que usaremos a ferramenta Forma para arredondar os cantos de um retângulo ou modelar uma elipse em uma forma de torta ou arco.

 

Para modelar um polígono ou estrela, pode-se usar o botão (Polígono/estrela) para alternar de polígono para estrela e de estrela para polígono. Pode-se usar o controle deslizante Diferenciação para ajustar a diferenciação de uma estrela. Pode-se também usar a ferramenta Forma para arrastar nós no objeto. Os nós não podem ser movimentado individualmente. Ao invés de arrastar um nó em um polígono ou estrela, outros nós da mesma forma são movidos da mesma maneira. Suponhamos que, se movimentarmos um nó de canto no sentido anti-horário, todos os outros nós de canto serão arrastados no sentido anti-horário. Essa maneira de edição é chamada edição espelho.

 

Vamos supor que um pentágono possui 12 nós um em cada canto e um em cada lado. Todos os nós de canto estão integrados entre si e também os nós laterais. Se você movimentar um nó lateral rumo ao centro, todos os nós laterais serão arrastados também. Além do mais, se você acrescentar um nó a um pentágono, seis nós serão acrescentados “um em cada lado”.

 

Para que a grade seja modelada, pode-se desagrupar a grade e, logo após, modelar individualmente cada retângulo.

 

Se você desejar mais liberdade para modificar a forma de um objeto, é aceitável convertê-lo em um objeto de curva. Uma vez convertido um objeto em um de curva,  pode-se movimentar os nós independentemente. Vamos supor que, você crie um objeto irregular de cinco lados convertendo em um polígono em uma curva e, em seguida, arrastando independentemente os nós de canto.

 

Se você desejar editar uma grade como uma curva, é preciso primeiro desagrupar a grade para que se possa converter em curvas.  As espirais são objetos curvos quando criadas, podendo ser editadas como tal.

 

Arredondando os cantos de um retângulo

 

Pode-se usar a ferramenta Forma para arredondar um ou mais dos cantos de um retângulo ou quadrado. Um retângulo tem apenas um nó em cada canto. Quando se arredonda o canto de um retângulo, o CorelDRAW divide o nó de cada canto em dois e desenha um arco entre cada um desses dois novos nós. Pode-se controlar o tamanho desse arco movimentando qualquer um dos nós de canto. A quantidade de arredondamento é mostrada na Barra de propriedades. Para que você arredonde os cantos de um retângulo faça o seguinte:

 

1.    Crie um retângulo e  após a criação selecione ele  com a ferramenta Forma. Veja a figura a seguir:

 

Figura 01 – Ferramenta Forma e retângulo.

 

2. Movimente um dos quatro nós de canto ao longo do contorno do retângulo ou quadrado. Cada nó de canto é dividido em dois nós unidos por um arco. Conforme ele é arrastado o nó para longe do canto ao longo do contorno, os cantos do retângulo tornam-se mais arredondados.

 

Figura 02 – Retângulo.

 

Para que você arredonde apenas um canto de um retângulo ou quadrado

 

1.    Selecione o retângulo com a ferramenta Forma. Igual a figura XX.

 

2.    Clique em um nó de canto para cancelar a seleção dos outros restantes.

 

Figura 03 – Retângulo.

 

3.  Movimente o nó de canto ao longo do contorno do retângulo ou quadrado. O nó de canto é dividido em dois nós unidos por um arco. Conforme se movimenta o nó para longe do canto, ao longo do contorno, o canto do retângulo torna-se mais arredondado. Veja a seguir a figura:

 

Figura 04 – Arredondando o retângulo.

 

Nota: pode-se arredondar os cantos de um retângulo com precisão entrando com valores nas caixas Arredondamento do canto do retângulo, na Barra de propriedades. Para arredondar somente um canto, desbloqueie o botão Arredondar cantos juntos.

 

Figura 05 – Opção de arredondamento do canto.

 

Modificando uma elipse em uma forma de torta ou arco

 

Pode-se usar a ferramenta Forma para modificar uma elipse ou círculo em uma forma de torta ou arco. A elipse simples tem apenas um nó, mas quando se cria uma forma de torta ou arco, o CorelDRAW divide esse nó em dois.

 

Você controla a aparência da forma de torta ou arco arrastando esses dois novos nós. Pode-se também modificar a direção na qual o CorelDRAW desenha formas de torta e arcos. Para criar uma forma de torta ou arco a partir de uma elipse faça o seguinte:

 

1.    Crie uma elipse e logo após selecione ela com a ferramenta Forma. Veja a figura a seguir:

 

Figura 06 – Ferramenta Forma e elipse.

 

2.    Arraste o nó ao longo do contorno da elipse. Siga um dos procedimentos a seguir:

 

» Arraste com o cursor fora do perímetro da elipse para criar um arco.

 

Figura 07 – Arco.

 

» Arraste com o cursor dentro do perímetro da elipse para criar uma forma de torta.

 

Figura 08 – Forma torta.

 

Para modificar a direção na qual as formas de torta ou arcos são desenhados você fará o seguinte:

 

1.    Selecione a forma de torta ou arco com a ferramenta Forma.

 

2.    Clique no botão Arcos ou tortas no sentido horário/anti-horário da Barra de propriedades.

 

 

Dicas:

 

» Ao arrastar nós, pode-se restringir sua posição a incrementos de 15 graus mantendo pressionada a tecla CTRL.

 

» Pode-se converter ligeiramente entre elipses, arcos e formas de torta selecionando a forma e clicando no botão Elipse, Torta ou Arco da Barra de propriedades. Veja isso na figura abaixo:

 

Figura 09 – Barra de propriedades elipse.

 

Conclusão

 

Chegamos a conclusão de mais um módulo sobre o corelDRAW, neste vimos a modelagem de alguns objetos. Bons estudos e até o próximo.

 

Quer receber novidades e e-books gratuitos?

Cursos Online

  • Banco de Dados
  • Carreira
  • Criação/Web
  • Excel/Projetos
  • Formação
  • + Todas as categorias
  • Essential SSL

    Contato: Telefone: (51) 3717-3796 | E-mail: webmaster@juliobattisti.com.br | Whatsapp: (51) 99627-3434

    Júlio Battisti Livros e Cursos Ltda | CNPJ: 08.916.484/0001-25 | Rua Vereador Ivo Cláudio Weigel, 537 - Universitário, Santa Cruz do Sul/RS, CEP: 96816-208

    Todos os direitos reservados, Júlio Battisti 2001-2020 ®

    [LIVRO]: MACROS E PROGRAMAÇÃO VBA NO EXCEL 2010 - PASSO-A-PASSO

    APRENDA COM JULIO BATTISTI - 1124 PÁGINAS: CLIQUE AQUI