NUNCA MAIS PASSE RAIVA POR NÃO CONSEGUIR RESOLVER UM PROBLEMA COM O EXCEL - GARANTIDO!

UNIVERSIDADE DO VBA - Domine o VBA no Excel Criando Sistemas Completos - Passo a Passo - CLIQUE AQUI

Você está em: PrincipalTutoriaisMarilanealmeida : Coreldrawmod01010
Quer receber novidades e e-books gratuitos?

FILTRO DE TUTORIAIS:


CorelDRAW -  Módulo 10

 

Objetivos

 

Neste módulo iremos estudar sobre a visualização de trabalhos desenvolvidos no CorelDRAW.

 

Pré-requisitos:

 

Para acompanhar esta lição, é bom você ler as lições anteriores.

 

Visualização de trabalhos

 

Os controles de visualização do CorelDRAW aceitam que se visualize o desenho da forma mais apropriado. Estes controles consistem em um menu desdobrável Zoom e do Gerenciador de visualização, assim como diversos comandos que podem ser acessados tanto a partir das barras de ferramentas como dos menus. Pode-se usar estes controles para modificar o modo como o CorelDRAW  mostram os objetos, ampliar ou reduzir a visualização ou salvar visualizações especificas para usar depois.

 

*  Zoom e enquadramento

 

O menu desdobrável Zoom dá acesso rápido às ferramentas que aceitam reduzir ou ampliar a visualização do seu desenho. A ferramenta Zoom admite aumentar ou reduzir a visualização para obter uma visão mais detalhada ou mais geral. A ferramenta enquadramento, por outro lado, aceita modificar a visualização movendo o desenho dentro da janela de desenho.

 

Figura 01 – Ferramenta de enquadramento.

 

Se você achar melhor usar as barras de ferramentas, achará controles de Zoom na Barra de propriedades, na barra de ferramentas Zoom e na barra de ferramentas Padrão. A barra de propriedades oferece as ferramentas Zoom e Enquadramento, assim como ferramentas que admitem que se faça um zoom para virtualmente qualquer nível de ampliação. A barra de ferramentas Zoom também tem esses controles, mas não fica exposta por padrão. A barra de ferramentas padrão tem caixa de listagem Controle de zoom, que oferece níveis de zoom predefinidos para se obter ligeiramente uma porcentagem de ampliação especifica. O zoom e o enquadramento não tem efeito no desenho, apenas no modo como ele é mostrado.

 

Modificação da visualização usando o menu desdobrável Zoom

 

As ferramentas Zoom e Enquadramento facilitam a modificação  da visualização do seu desenho. A ferramenta Zoom tem duas funções:

 

1 – Ampliar para ter uma visão mais próxima de uma área do desenho;

 

2- Reduzir para ter a visão de uma área maior.

 

A ferramenta Enquadramento, por outro lado, aceita que se mova a página de desenho dentro da janela de desenho para ter uma visualização exata do que quer. O uso da ferramenta Enquadramento é bem semelhante a mover manualmente um pedaço de papel sobre uma mesa.

 

Figura 02 – Aplicação do Zoom.

 

Pode-se usar o Zoom e enquadramento através da esfera. Para ampliar, gire a esfera para frente; para reduzir a esfera para trás. Cada chanfradura que achar  na esfera aumenta o nível de ampliação com 10% ou  50 % . Quando estiver colocando zoom entre 1% e 100% o nível de zoom aumenta e diminui em incrementos de 10%.

 

Quando o nível de ampliação estiver acima de 100%, os incrementos de zoom aumentam para 50%. Para enquadrar, clique na esfera e aponte o mouse na direção em que se quer a página de desenho.

 

Como aumentar uma parte do desenho

 

1 – Abrão menu desdobrável Zoom e clique na ferramenta zoom.

 

2 – Clique e arraste diagonalmente a janela de desenho para criar uma caixa de seleção em torno da área que deseja ampliar.

 

Figura 03 – Aumenta uma parte.

 

Como mover o desenho dentro da janela de desenho

 

1 – Clique na ferramenta enquadramento ;

 

2 – Arraste o documento para dentro da janela de desenho.

 

Modificação da visualização através da área de trabalho

 

Quando clicar na ferramenta zoom ou enquadramento, irá perceber que a barra de propriedade mostra um novo conjunto de controles. Esses controles incluem as ferramentas zoom e enquadramento, assim como ferramentas para modificar a sua visualização de modo geral ou especifico.

 

Também  achará um botão que abre o gerenciador de visualização, para que se possa aproveitar o recurso de salvar e excluir visualizações especificas.

 

Lembre-se que esses controles só se tornam visíveis na barra de propriedades quando a ferramenta zoom ou enquadramento estiver selecionada.

 

Figura 04 – Barra de propriedade.

 

Configurações dos padrões da ferramenta Zoom

 

Assim como todas as ferramentas da caixa de ferramentas, pode-se personalizar as configurações padrão para a ferramenta zoom. Ao acertar essas configurações, pode-se garantir que a ferramenta Zoom funcione exatamente do modo que se quer.

 

Como configurar quando se clica com o botão direito do mouse na ferramenta Zoom.

 

1 – Clique com o botão direito do mouse na ferramenta Zoom no menu desdobrável Zoom.

 

2 – Ative um dos botões abaixo:

 

» Ação padrão, para mostrar um menu pop-up quando se clicar com o botão direito do mouse na janela de desenho com a ferramenta zoom.

 

» Reduzir para diminuir o zoom por um fator de 2 quando você clicar com o botão direito do mouse na janela de desenho com a ferramenta Zoom.

 

Correspondência da distância real com a distância da tela

 

O comando calibrar réguas ajuda a garantir que uma polegada na tela seja semelhante à uma polegada de medida real. Esse procedimento será  de grande utilidade  se você estiver desenhando no modo Zoom de 1:1, pois ele aceita que se use as distâncias relativas que dependem da resolução da tela.

 

Antes de efetuar esse procedimento, será necessário conseguir uma régua de plástico transparente para comparar as distâncias reais e as distância da tela. Esta regra deveria ser da mesma unidade de medida que se definiu usando a  caixa de diálogo Configurar grade e régua.

 

Como corresponder distâncias da tela com distâncias reais

 

1 – Clique com o botão direito do mouse na ferramenta Zoom no menu desdobrável Zoom.

 

2 – Clique no botão calibrar réguas. Veja isso na figura abaixo.

 

Figura 05 – Calibrar réguas.

 

Figura 06 – medidas.

 

3 – Coloque a régua de plástico em baixo da régua horizontal da tela.

 

4 – Clique na seta para cima ou para baixo da caixa horizontal até que a unidade de medida da régua da tela seja a mesma unidade de medida da régua de plástico.

 

5 – Posicione a régua ao lado da régua vertical da tela.

 

6 – Clique  no botão seta para cima ou para baixo da caixa Vertical até que a unidade de medida da régua da tela seja a mesma unidade de medida da régua de plástico.

 

Conclusão

 

Conclui-se mais um módulo sobre CorelDRAW, neste você estudou a parte de visualização de trabalhos. Espero que tenha sido de utilidade para você.

 

Quer receber novidades e e-books gratuitos?

Cursos Online

  • Banco de Dados
  • Carreira
  • Criação/Web
  • Excel/Projetos
  • Formação
  • + Todas as categorias
  • Essential SSL

    Contato: Telefone: (51) 3717-3796 | E-mail: webmaster@juliobattisti.com.br | Whatsapp: (51) 99627-3434

    Júlio Battisti Livros e Cursos Ltda | CNPJ: 08.916.484/0001-25 | Rua Vereador Ivo Cláudio Weigel, 537 - Universitário, Santa Cruz do Sul/RS, CEP: 96816-208

    Todos os direitos reservados, Júlio Battisti 2001-2020 ®

    [LIVRO]: MACROS E PROGRAMAÇÃO VBA NO EXCEL 2010 - PASSO-A-PASSO

    APRENDA COM JULIO BATTISTI - 1124 PÁGINAS: CLIQUE AQUI