NUNCA MAIS PASSE RAIVA POR NÃO CONSEGUIR RESOLVER UM PROBLEMA COM O EXCEL - GARANTIDO!

UNIVERSIDADE DO VBA - Domine o VBA no Excel Criando Sistemas Completos - Passo a Passo - CLIQUE AQUI

Você está em: PrincipalTutoriaisMarilanealmeida : Coreldrawmod01008
Quer receber novidades e e-books gratuitos?

FILTRO DE TUTORIAIS:


CorelDRAW -  Módulo 8

 

Objetivos

 

O objetivo deste módulo sobre CorelDRAW é falarmos sobre as linhas guia.

 

Pré-requisitos:

 

Para acompanhar esta lição, é bom você ler as lições anteriores.

 

Configurando (continuação)

 

Linhas Guias

 

São chamadas linhas guia as linhas serrilhadas que o usuário pode colocar na página de desenhos, acompanhando as medidas das réguas horizontais e vertical, a fim de convirem como referência no tocante ao dimensionamento e posicionamento de quaisquer objetos na página. Estão absolutamente ligadas ao ponto zero, pois é a partir de sua demarcação que iremos colocar as linhas guias.

 

As linhas guia podem ser implantadas, excluída ou mesmo movimentada  manualmente.

 

Para que se possa coloca-las basta com o mouse clicar sobre uma das réguas e arrastar o ponteiro do mouse para dentro da área de trabalho.

 

Pode-se colocar quantas linhas guia achar necessário dentro da sua área de trabalho. Para mexer uma linha guia basta com o mouse clicar sobre ela e arrastar até a posição que se almeja.É possível rotacionar uma linha guia, para isso basta dar dois clique em cima dela, veja bem dois clique é diferente de duplo clique.Dois clique quer dizer, um clique para selecionar e outro para mostrar as alças de rotação. Após o segundo clique, aparecerá para você alças de rotacionamento e o centro de rotação do objeto.

 

Para selecionar diversas linha guias, basta manter a tecla Shift pressionada e ir clicando sobra as mesmas. Nenhuma linha guia colocada em seu layout será impressa.

 

Para excluir qualquer uma, basta selecionar e deletar, se der um duplo clique sobre a ela, aparecerá a tela de configuração, que equivale ao comando.

 

Configurar linhas guias

 

A utilização de linhas guias depende do tipo de trabalho que se está criando, com elas pode-se:

 

» alinhar  e fixar objetos num determinado espaço da página;

 

» também é possível estabelecer o  tamanho de um layout, enfim tudo o que se fizer e necessitar de mais precisão para elaboração de um desenho ou layout.

 

» É possível colocar linhas guias verticais e horizontais e inclinadas, para isso, digite o valor da posição e clique no botão adicionar. Ao adicionar esta linha guia, verifica-se que ela não ficou na posição correta, mova-a clicando sobre o valor incorreto e digite novamente, depois clique no botão mover, ou simplesmente exclua, clicando no botão Excluir. Para excluir todas as linhas de uma só vez, clique no botão limpar.

 

Como foi falado anteriormente, as linhas guias ajudam na elaboração de um layout. Se desejar colocar linhas guia automaticamente para um determinado layout, selecione uma das opções pré-definidas do CorelDRAW e clique em aplicar predefinições.

 

Inserindo linhas guia

 

Iremos inserir uma linha guia horizontal na medida zero, em relação à régua vertical, a partir da forma denominada manual, executando os procedimentos a seguir:

 

1 – posicione o apontador em qualquer local da régua horizontal, já que a guia a ser puxada será também horizontal.

 

2 – pressione e arraste o apontador do mouse para dentro da página de desenhos, trazendo consigo a linha guia.

 

3 – sempre de olho na régua vertical, somente possibilite o mouse quando parte da guia estiver sobre a medida 0.

 

Figura 01 – Linhas guia.

 

Pode-se também olhar diretamente para o canto esquerdo da barra de status, onde são informadas as posições horizontal e vertical, respectivamente, do apontador do mouse. Porém, não será fácil posicionar, desta forma, a guia exatamente, então, estar com a página aproximada pela ferramenta ZOOM, o que não tem necessidade, por enquanto, de preocupação. O que importa, agora, é você aprender como colocar  estas guias.

 

Linhas guias por comando

 

Através de comando próprio, o corelDRAW  também permite inserirmos linhas guias na página, porém, com muito mais precisão, conforme já foi comentado.

 

Para entender como esta ação é feita, execute os procedimentos seguintes:

 

1 - Abra o menu Exibir -> configurar linhas guia, fazendo com que seja exibida a caixa de diálogos mostrada na figura abaixo.

 

Figura 02 – Opções.

 

2 - Vamos inserir uma linha guia horizontal a -50 milímetros abaixo da marca zero da régua vertical.

 

3 - Entre como valor -50 e clique em adicionar. A linha foi adicionada.

 

Dica: o comando Configurar linhas guias pode também ser acionado a partir do clique sobre qualquer uma das réguas, utilizando o botão auxiliar do mouse. Ao clicar, será exibido o chamado “menu rápido” ou “menu suspenso” contextual, ou seja, contendo comandos relativos ao elemento clicado, no caso, a régua.

 

Visualização de linhas guia

 

O comando Linhas guias e a caixa de seleção Mostrar linhas guias, na caixa de diálogo Opções, admite mostrar ou ocultar linhas guia a qualquer instante. É melhor exibir as linhas guia quando se estiver desenhando e posicionando objetos. No entanto, talvez seja útil ocultar as linhas guia quando você quiser que o desenho seja mostrado do modo como será impresso.

 

Como as linhas guia têm sua própria camada, você também pode mostrar e ocultar linhas guia usando o Gerenciador de Objetos.

 

» Como exibir linhas guia usando o comando Linhas guia.

 

» Clique em Exibir-> Linhas Guia. O comando está ativado quando aparece uma marca de seleção ao lado dele. Verifique isso na figura abaixo.

 

Figura 03 – Linhas guia.

 

» Como exibir ou ocultar linhas guia utilizando a caixa de diálogo Opções.

 

» Clique em Ferramentas-> Opções.

 

» Na lista categorias, clique em documentos->Geral.

 

Figura 04 – Geral.

 

» Siga um dos procedimentos abaixo:

 

» Ative a caixa de seleção Mostrar Linhas guia para exibir as linhas.

 

» Desative a caixa de seleção Mostrar linhas guia para ocultar as linhas.

 

Conclusão

 

Concluí-se mais uma lição sobre o CorelDRAW, neste módulo você estudou sobre as Linhas guia, espero que tenha sido de utilidade a você, e até a próxima lição. Bons estudos.

 

Quer receber novidades e e-books gratuitos?

Cursos Online

  • Banco de Dados
  • Carreira
  • Criação/Web
  • Excel/Projetos
  • Formação
  • + Todas as categorias
  • Essential SSL

    Contato: Telefone: (51) 3717-3796 | E-mail: webmaster@juliobattisti.com.br | Whatsapp: (51) 99627-3434

    Júlio Battisti Livros e Cursos Ltda | CNPJ: 08.916.484/0001-25 | Rua Vereador Ivo Cláudio Weigel, 537 - Universitário, Santa Cruz do Sul/RS, CEP: 96816-208

    Todos os direitos reservados, Júlio Battisti 2001-2020 ®

    [LIVRO]: MACROS E PROGRAMAÇÃO VBA NO EXCEL 2010 - PASSO-A-PASSO

    APRENDA COM JULIO BATTISTI - 1124 PÁGINAS: CLIQUE AQUI