NUNCA MAIS PASSE RAIVA POR NÃO CONSEGUIR RESOLVER UM PROBLEMA COM O EXCEL - GARANTIDO!

UNIVERSIDADE DO VBA - Domine o VBA no Excel Criando Sistemas Completos - Passo a Passo - CLIQUE AQUI

Você está em: PrincipalTutoriaisMarilanealmeida : Coreldrawmod01007
Quer receber novidades e e-books gratuitos?

FILTRO DE TUTORIAIS:


CorelDRAW -  Módulo 7

 

Objetivos

 

Neste módulo sobre o CorelDRAW, ainda será mostrado a continuação da configuração do CorelDRAW, em especial sobre as grades.

 

Pré-requisitos:

 

Para acompanhar esta lição, é bom você ler as lições anteriores.

 

Configurando (continuação)

 

1 –Grades

 

Além das linhas guias, o aluno também pode contar com o recurso de grades para auxilia-lo tanto no posicionamento quanto também redimensionamento de objetos dentro da página de desenhos. Um recurso usado por poucos, mas que ajuda  muito na maior parte dos casos. Grades são pequenos pontos que se atravessam na área de trabalho, cujo espaçamento é apontado pelo aluno, pontos verticais e horizontais com espaçamento uniforme usado para ajudar a desenhar e organizar objetos.

 

As grades podem ser também colocadas a partir da caixa de diálogos Opções, mais propriamente na subseção Grades e linhas guias da seção Documento.

 

Sua configuração controla a localização do ponto zero da grade, o espaço das linhas de grades, a visualização das grades e escala do desenho. Eles são um conjunto de pontos e seus espaçamentos iguais ao que aparece na tela, dessa forma pode-se criar layouts utilizando as grades para um alinhamento mais preciso. Grades são pontos fixos, não é admissível movimenta-los, apenas configura-los.

 

Ela funciona com as réguas para ajudá-lo a alinhar e posicionar objetos com precisão. O CorelDRAW mostra a grade como uma série de linhas de interseção espaçadas de acordo com as configurações especificadas. Mostrar a grade é uma maneira prática e precisa de posicionar os objetos em relação uns aos outros na Página de desenho. Além do mais, pode-se alinhar objetos pela grade para garantir que sejam alinhados automaticamente com a grade quando forem movidos.

 

Configurando parâmetros da grade

Pode-se configurar o espaçamento entre as linhas da grade usando duas opções: freqüência e espaçamento. A freqüência determina a distância entre as linhas da grade de acordo com o quantidade de linhas de grade que se almeja por unidade horizontal e vertical. O espaçamento determina essa distância mostrando a distância exata desejada entre cada linha. A grade funciona da mesma forma, independente da opção escolhida.

 

Por padrão, o CorelDRAW mostra a grade como linhas, semelhante a um papel quadriculado. Pode-se optar por mostrar ela como pontos, que não são tão percebíveis.

 

Os pontos onde ocorre a interseção das linhas horizontal e vertical representam pontos da grade. As configurações de freqüência ou espaçamento especificadas aplicam-se tanto às linhas quanto aos pontos.

 

Vamos detalhar melhor o conceito de freqüência e espaçamento.

 

1 – Freqüência: é uma maneira de espalhar os pontinhos pela tela, produzindo a quantidade de pontos por uma unidade de medida, ou seja, o valor estabelecido mostrará o número máximo de linhas ”horizontal/vertical” por unidade de medida.

 

2 – Espaçamento: este conceito é mais simples de entender, enquanto numa configuração freqüêncial é mostrado um valor para o número máximo de pontinhos (grades) por unidade de medida, no espaçamento é especificado apenas a distância entre cada pontinho, ou seja, um valor para separar os pontos.

 

Mostrar grade

 

Esta opção exibe as marcas de grade. Quando ativado mostrará na área de trabalho pontilhos que representam as grades. Se você quiser visualizar as grades como pontos ative Mostrar grade como pontos, se quiser visualizar as grades como linhas ative Mostrar grades como linhas. Apesar da possibilidade uma visualização mais precisa, a opção de mostrar grades como linhas polui muito a tela, atrapalhando a visualização do layout num todo, é aconselhável ativar esta opção apenas em casos específicos de movimentação e alinhamento de objetos.

 

Alinhar pela grade

 

Força os objetos desenhados a se agitarem “grudado” nas grades. Este comando em especifico, também pode ser acionado pelo menu exibir.

 

Execute os procedimentos a seguir para entender como as grades são aplicadas:

 

1 – Vá em Exibir - > configurar grade, a partir do menu suspenso acionado na régua.

 

2 – Selecione, no momento, o modo freqüência no painel freqüência, defina os valores idênticos para horizontal e vertical, começando por 1.

 

3 – Escolha a opção mostrar grade, para que os pontos sejam visíveis na área de trabalho.

 

4 – Clique em ok para concluir a ação. Verifique esses passos na figura abaixo:

 

Figura 01 – Opções de grade.

 

Para você visualizar melhor os detalhes da freqüência de pontos como foi mostrado, escolha a ferramenta Zoom, pressione e arraste o mouse na diagonal, criando um retângulo imaginário. Veja bem nas réguas que os pontos realmente estão de acordo com as medidas que foi informado anteriormente, ou seja, 1 ponto por milímetro.

 

Para sair do modo de aproximação, clique o botão auxiliar do mouse, ainda com a ferramenta de Zoom selecionada, e clique sobre o comando Zoom para páginas ou tecle Shift F4.



Figura 02 – Aparência da grade.

 

Se desejar modificar para o modo espaçamento, acione novamente a caixa de opções, escolha o modo e modifique os valores para determinar de quanto em quanto será colocado um ponto de grade.

 

Escolha a opção alinhar pela grade, caso queira que os objetos sejam posicionados ou dimensionados com o recurso de “colagem”, como acontece quando selecionamos alinhar pelas linhas guias.

 

Caso você deseje que a grade seja mostrada em linha continua, e não por pontos, selecione a opção mostrar grade como linhas.



Figura 03 – Opções de grade como linhas.

 

A opção alinhar pelo objeto, quando selecionamos, fará com que os objetos, ao serem aproximados um dos outros, sejam “colados”, como é o caso do alinhamento por grade ou por linhas guias.

 

Caso você ache que o trabalho a ser feito pode ser atrapalhado com a presença da grade, não é necessário, você exibir.

 

Dica : Pode-se  fazer com que os objetos sejam alinhados pela grade clicando no botão Alinhar pela grade, na Barra de propriedades, ou clicando em Exibir, Alinhar pela grade.

 

Conclusão

 

Concluí-se mais uma lição sobre o CorelDRAW, espero que tenha sido de utilidade a você, e até a próxima lição. Bons estudos.

 

Frase: Não tenho um caminho novo. O que eu tenho de novo é um jeito de caminhar. (Thiago de Melo).

 

Quer receber novidades e e-books gratuitos?

Cursos Online

  • Banco de Dados
  • Carreira
  • Criação/Web
  • Excel/Projetos
  • Formação
  • + Todas as categorias
  • Essential SSL

    Contato: Telefone: (51) 3717-3796 | E-mail: webmaster@juliobattisti.com.br | Whatsapp: (51) 99627-3434

    Júlio Battisti Livros e Cursos Ltda | CNPJ: 08.916.484/0001-25 | Rua Vereador Ivo Cláudio Weigel, 537 - Universitário, Santa Cruz do Sul/RS, CEP: 96816-208

    Todos os direitos reservados, Júlio Battisti 2001-2020 ®

    [LIVRO]: MACROS E PROGRAMAÇÃO VBA NO EXCEL 2010 - PASSO-A-PASSO

    APRENDA COM JULIO BATTISTI - 1124 PÁGINAS: CLIQUE AQUI