NUNCA MAIS PASSE RAIVA POR NÃO CONSEGUIR RESOLVER UM PROBLEMA COM O EXCEL - GARANTIDO!

UNIVERSIDADE DO VBA - Domine o VBA no Excel Criando Sistemas Completos - Passo a Passo - CLIQUE AQUI

Você está em: PrincipalTutoriaisMarilanealmeida : Coreldrawmod01006
Quer receber novidades e e-books gratuitos?

FILTRO DE TUTORIAIS:


CorelDRAW -  Módulo 6

 

Objetivos

Este módulo dará continuidade ao anterior. Falaremos de etiquetas, fundo da página, régua e etc.

 

Pré-requisitos

Para acompanhar esta lição, é bom você ler as lições anteriores.

 

Configurando (continuação)

 

1 – Etiquetas

 

O CorelDRAW possui mais de 800 formatos de etiquetas de 38 fabricantes diversos, para que se possa escolher a etiqueta que se deseja, você seguirá os mesmos passos do capitulo anterior. Vá em Layout -> Configurar página. Aparecerá para você a caixa de opções, vá em Etiquetas. Verifique a figura número 01.

 

Figura 01 – Etiqueta.

 

Quando usar um layout de página para etiqueta, você não precisará se preocupar, pois não necessitará desenhar todas as etiquetas, que geralmente são em um número razoável. Você desenhará apenas uma etiqueta e quando aplicar o comando para impressão o CorelDRAW imprimirá nos seus devidos espaços.

 

Nota: escolha um tipo de etiqueta compatível com o tamanho da página, clique no botão OK, preste atenção que a página estará configurada do tamanho de apenas uma etiqueta, elabore um layout, aplique o comando Arquivo/Imprimir, na caixa diálogo clique no botão Visualizar Impressão. A janela que se abrirá tem como única função mostrar o que será impresso. O comando imprimir será estudado mais adiante.

 

Caso não ache uma etiqueta do tamanho que se deseja, ou seja, do tamanho que você comprou, clique no botão Personalizar Etiqueta.

 

Figura 02 – Personalizar etiquetas.

 

Como se vê a personalização de uma etiqueta é extremamente simples: em layout defini-se a quantidade de fileiras e colunas que cada página terá. Em tamanho de etiqueta define-se a largura e altura de cada etiqueta , enquanto que Margens determina o espaçamento entre as etiquetas e as margens, e Espaço entre colunas estabelece o espaçamento entre as colunas horizontais e verticais.

 

2 - Fundo

 

Crie um fundo para a página, este fundo pode ser uma cor chapada ou um bitmap importado, com a opção de ser impresso com o layout ou não.

 

Figura 03 – Opções.

 

Para que o Bitmap seja colocadona página, ative Bitmap e clique no botão Procurar. A figura acima foi adicionado um Bitmap e o caminho do mesmo é C:\Meus documentos\fundo.jpg.

 

Origem: define se o bitmap será vinculado ou incorporado. Arquivos vinculados sofrem modificações caso o arquivo bitmap original seja alterado. Arquivos incorporados não sofrem modificações.

 

Arquivos bitmap são comumente vinculados ou incorporados, para que o documento não fique muito pesado. O ato de vincular/incorporar grava apenas o caminho e o nome do arquivo bitmap, e não gravará uma cópia, por isso não é recomendável  renomear, mover ou deletar o arquivo bitmap original.

 

Ativando a opção Imprimir->Exportar Fundo  o fundo será impresso ou exportado junto com o layout, caso contrário, não.

 

Tamanho do bitmap: define se o bitmap será colocado com o tamanho original ou personalizado. Personaliza-se o tamanho do bitmap será inserido lado-a-lado.

 

Dentro da página de trabalho, você ainda pode decidir se deseja visualizar as réguas, e tem mais. Se quiser inserir guias auxiliares para orientar o alinhamento de um ou mais objetos, ou restringir uma determinada área para que você possa trabalhar com uma visão melhor do seu layout, veja a seguir o comando de réguas.

 

3 - Réguas

 

Quando a mesma é ativada apresenta na tela as réguas horizontais e verticais.

 

Obs: Uma marca de verificação ao lado da opção indica que a mesma encontra-se ativa.

 

Movendo a régua: para mover a régua mantenha a tecla Shift  pressionada, clique sobre a régua e arraste-a até a posição que você deseja. Para voltar uma posição, mantenha a tecla Shift pressionada e dê um duplo clique sobre a mesma.

 

Se quiser mover ambas as réguas tanto a Horizontal, como a vertical ao mesmo tempo, mantenha Shift pressionada, clique no Ponto zero e arraste até a posição que se deseja. Sabendo-se da existência das réguas, faz-se necessário o conhecimento de como configura-las.

 

Vamos ver agora como configurar a mesma:

 

Vá em Exibir->configurar grade e régua.Olhe a figura a seguir.

 

Figura 04 – Opções.

 

Constitui as opções de grade e escala. No CorelDRAW você pode redefinir o Ponto de origem da régua. Existem duas maneiras: aplicando o comando ou usando o mouse. Com o mouse, clique sobre o Ponto Zero e arraste para dentro da área de trabalho até a posição desejada.

 

Detalhando a figura acima:

 

1 – Unidade: escolheremos a unidade de medida a ser utilizada na régua horizontal ou vertical.

 

2 – Origem: determine a nova posição do ponto zero dentro da área de trabalho. Se especificar zero para ambas “vertical, horizontal” , o ponto Zero se localizará na borda da página de trabalho.

 

3 – Divisões de graduação: determina o valor de graduação da régua, para exibir os números.

 

Conclusão

 

Concluí-se mais uma lição sobre o CorelDRAW, espero que tenha sido de utilidade a você, e até a próxima lição. Bons estudos.

Quer receber novidades e e-books gratuitos?

Cursos Online

  • Banco de Dados
  • Carreira
  • Criação/Web
  • Excel/Projetos
  • Formação
  • + Todas as categorias
  • Essential SSL

    Contato: Telefone: (51) 3717-3796 | E-mail: webmaster@juliobattisti.com.br | Whatsapp: (51) 99627-3434

    Júlio Battisti Livros e Cursos Ltda | CNPJ: 08.916.484/0001-25 | Rua Vereador Ivo Cláudio Weigel, 537 - Universitário, Santa Cruz do Sul/RS, CEP: 96816-208

    Todos os direitos reservados, Júlio Battisti 2001-2020 ®

    [LIVRO]: MACROS E PROGRAMAÇÃO VBA NO EXCEL 2010 - PASSO-A-PASSO

    APRENDA COM JULIO BATTISTI - 1124 PÁGINAS: CLIQUE AQUI