NUNCA MAIS PASSE RAIVA POR NÃO CONSEGUIR RESOLVER UM PROBLEMA COM O EXCEL - GARANTIDO!

UNIVERSIDADE DO VBA - Domine o VBA no Excel Criando Sistemas Completos - Passo a Passo - CLIQUE AQUI

Você está em: PrincipalTutoriaisMarilanealmeida : Coreldrawmod01005
Quer receber novidades e e-books gratuitos?

FILTRO DE TUTORIAIS:


CorelDRAW -  Módulo 5

 

Objetivos

Até agora foi falado mais a parte conceitual do CorelDRAW, este capitulo não será muito diferente, pois antes de começar a desenhar no CorelDRAW, iremos aprender a configura-lo. Isso já foi mostrado anteriormente, mais não foi detalhado.

 

Pré-requisitos

Para acompanhar esta lição, é bom você ler as lições anteriores.

 

Configurando

 

A primeira coisa que notamos ao abrir o CorelDRAW é a sua área de trabalho, tem que conhecer suas propriedades, pois a criação de um layout ficará muito  rápida, se compreender como ele se comporta diante das várias  situações. Então será iniciado pelo lugar  onde iremos trabalhar, que será a página.

 

No CorelDRAW deve-se seguir mais ou menos  os mesmos  passos, definindo assim a interface  mais apropriada  para o desenho a ser desenvolvido, o tamanho e a orientação da página, que medida de régua irá utilizar, como a barra de status apresentará os dados e assim por diante.

 

Configurar página e layout

 

Para iniciar o desenvolvimento de um desenho, você necessitará saber o tamanho da página e a orientação que deseja usar. Pode-se modificar e personalizar o tamanho, a orientação e o layout das páginas no documento de acordo com suas necessidades.

 

Também pode-se escolher entre aproximadamente 40 tamanhos e orientações de páginas predefinidos, incluindo os tamanhos de papel oficio e carta, envelopes e slides. Se você não conseguir  encontrar o tamanho de página exigido, poderá criar e salvar seu próprio tamanho de página.

 

Para mudar as características da página, proceda da seguinte forma:

 

1 – Dê um clique no menu layout -> configurar página. Verifique isso na figura seguinte.

 

Figura 01 – Configurar página.

 

2 – Aparecerá para você a caixa de diálogo mostrado na figura 02.

 

Figura 02 – Caixa de diálogo.

 

3 – Marque a opção retrato, em Papel procure pelo papel oficio.

 

4 – Nas opções de medida que fica em frente a caixa de entrada de valores de largura escolha centímetros.

 

5 - Clique no nível página, para configurar as bordas da página de trabalho. Veja isso na figura seguinte.

 

Figura 03 – Página.

 

7 – Após ter feito isso, clique em Ok.

 

Nota: Janela configurar página: Um duplo clique sobre a parte sombreada da página de trabalho abre está caixa de diálogo. Repare que há quatro subniveis de configuração para página, cada uma delas configura uma característica da página de trabalho.

 

Alguns conceitos sobre a caixa de diálogo

 

1 – Mostrar borda da página: quando ativada admite visualizar as molduras do papel, o padrão é ativo. Sem a visualização das bordas, os desenhos ficarão “submergido” na área de trabalho, pois não se saberá onde posicioná-los para que sejam impressos  no futuro, já que o CorelDRAW  imprime apenas os objetos que estão dentro da área imprimível.

 

2 – Mostrar área imprimível: toda impressora tem alguma característica, algumas imprimem com tintas, outras com toner, também tem aquelas que imprimem frente – e - verso. Elas necessitam de uma área física do papel para poder segurá-las enquanto imprimem, isto é lógico, pois a folha não ficará solta enquanto recebe o produto fixante na qual marcará o papel. Ative esta opção para que uma delimitação não seja impressa. Esta opção  também é acionada pelo comando: Exibir -> área imprimível.

 

3 – Mostrar área de sangramento: “Sangria” é um termo empregado pelos profissionais gráficos para mencionar uma extensão fora do layout. Na verdade, é apenas uma garantia para que não haja uma tarja em branco nas extremidades da página, caso o layout use toda a área da impressão. Simplificando, imagine que no seu layout há um quadrado azul que deve transpor toda a largura dele. Quando você manda sua arte para ser impressa numa gráfica, não há uma garantia de que ela será impressa até o final da página. Para que você tenha esta garantia, estenda o quadrado uns 3 ou 4 mm além do limite do layout. Está opção mostra ou oculta a área de sangria.

 

4 – Retrato: determina que a página fique na posição vertical.

 

5 – Paisagem: determina que a página fique  na posição horizontal.

 

6 - Papel: clique na caixa drop down para que se possa escolher o tamanho de um papel padronizado que deseja usar. Conforme for escolhendo e tamanho do papel, haverá mudanças na visualização.

 

7 – Largura / Altura: com estas opções, determina-se a largura e a altura do papel que será utilizado. Para cada tipo de papel que será escolhido, será mostrado um valor. Se modificarmos o tamanho de qualquer papel, na caixa drop down  papel aparecerá o tipo personalizado.

 

8 - Resolução: determina a resolução com que os objetos serão visualizados.

 

9 – Sangramento: especifica o tamanho da área de sangria.

 

10 – Configuração da impressora: existirão momentos em que será necessário trabalhar com o tamanho do papel configurado na impressora. Para que você “puxe” o tamanho do papel configurado no Setup da impressora, basta clicar neste botão. Assim que clicar no botão, o tipo de papel configurado na impressora surgirá na caixa papel.

 

11 – Acrescentar moldura à página: acrescenta uma borda à página com o preenchimento default, ou seja, ele desenha e preenche um retângulo do tamanho da página. Esta mesma moldura também é obtida dando-se um duplo clique sobre a Ferramenta Retângulo.

 

12 – Layout: especifica layouts para documentos de uma só página, assim como publicações padrão como livros, folhetos e panfletos. Embora as páginas sejam mostradas seqüencialmente na tela, elas não são necessariamente impressas nesta ordem. O CorelDRAW organiza automaticamente as páginas para ficarem na ordem correta quando a publicação for impressa para encadernação.

 

Figura 04: Opção do layout.

 

Independente do layout escolhido, cada página é editada em orientação vertical. Os layouts disponíveis são:

 

Conclusão

 

Concluí-se mais uma lição sobre o CorelDRAW, espero que tenha sido de utilidade a você, e até a próxima lição. Bons estudos.

 

Frase: Não tenho um caminho novo. O que eu tenho de novo é um jeito de caminhar. (Thiago de Melo)

Quer receber novidades e e-books gratuitos?

Cursos Online

  • Banco de Dados
  • Carreira
  • Criação/Web
  • Excel/Projetos
  • Formação
  • + Todas as categorias
  • Essential SSL

    Contato: Telefone: (51) 3717-3796 | E-mail: webmaster@juliobattisti.com.br | Whatsapp: (51) 99627-3434

    Júlio Battisti Livros e Cursos Ltda | CNPJ: 08.916.484/0001-25 | Rua Vereador Ivo Cláudio Weigel, 537 - Universitário, Santa Cruz do Sul/RS, CEP: 96816-208

    Todos os direitos reservados, Júlio Battisti 2001-2020 ®

    [LIVRO]: MACROS E PROGRAMAÇÃO VBA NO EXCEL 2010 - PASSO-A-PASSO

    APRENDA COM JULIO BATTISTI - 1124 PÁGINAS: CLIQUE AQUI