NUNCA MAIS PASSE RAIVA POR NÃO CONSEGUIR RESOLVER UM PROBLEMA COM O EXCEL - GARANTIDO!

UNIVERSIDADE DO VBA - Domine o VBA no Excel Criando Sistemas Completos - Passo a Passo - CLIQUE AQUI

Você está em: PrincipalTutoriaisMarilanealmeida : Coreldrawmod01003
Quer receber novidades e e-books gratuitos?

FILTRO DE TUTORIAIS:


CorelDRAW - Módulo 3

 

Objetivos

 

Este é mais um módulo sobre o CorelDRAW. Nesta série você conhecerá sobre a caixa de ferramenta.

 

Pré-requisitos: Para acompanhar esta lição, é bom você ler as lições anteriores.

 

Caixa de Ferramentas

 

A Caixa de Ferramentas guarda os ícones a partir dos quais o usuário realizará grande parte de suas tarefas no CorelDRAW , cada uma das ferramentas a seguir pode ter uma ou mais funcionalidades na janela de desenhos, descritas a seguir:

 

Figura 01 – Caixa de Ferramentas.

 

SELEÇÃO: esta é uma das ferramentas mais usadas nos trabalhos do CorelDRAW, é por meio dela, por exemplo, que é selecionado os objetos constantes na janela de figuras para aplicar sobre os mesmos várias ações, tais como: mover, copiar, alterar atributos de cor, contorno, enfim, todos os atributos que precisam da prévia seleção do objeto.

 

FORMA: usada para modificar as formas originais dos objetos, sejam esses textos ou figuras dispostas na janela de figuras, essa ferramenta possui as seguintes variações: a tecla de atalho para a mesma é F10.

    • FACA: tem como função dividir objetos constantes na janela de figuras a partir dos nós destes objetos.
    • BORRACHA: tem como finalidade apagar o local sobre o qual o apontador do mouse é posicionado e este pressionado, o mesmo é válido apenas sobre imagens vetoriais.
    • TRANSFORMAÇÃO LIVRE: tem como função modificar a direção de posicionamento e o aspecto dos objetos sobre os quais ela age. Para conseguir qualquer ferramenta de variação, basta manter o botão do mouse pressionado por dois segundos sobre a ferramenta que possui ao seu lado o ícone de uma pequena seta.

ZOOM: aceita aumentar ou diminuir o distanciamento entre o objeto e o campo de visão do usuário. São diversas as ações que exigirão uma aproximação muito grande do local onde as mesmas serão aplicadas, devido a isso usa-se esta ferramenta. Esta ferramenta possui como variação a ferramenta a seguir:

    • MOVER: que tem como função admitir rolar a janela de figuras pela tela, para poder visualizar áreas atualmente não mostradas, atalhos para as barras de rolagem.

MÃO LIVRE: aceita desenhar linhas e formas variadas à mão livre, simplesmente pressionando e arrastando o mouse pela janela de figuras. Como variações, esta ferramenta possui as ferramentas a seguir:

    • BÉZIER: tem como função criar curvas a partir da união dos pontos que o próprio usuário vai dispondo na janela de figuras.
    • CANETA NATURAL: tem como função a criação de objetos fechados em forma de curva e com espessura diversas conforme a necessidade do usuário.
    • DIMENSÃO: tem como função desenhar linhas-verticais, horizontais e diagonais, que avisam, ao mesmo tempo, o tamanho das mesmas.
    • LINHA DE CONEXÃO: admitem juntar dois objetos parecidos, como há um certo vinculo entre estes dois objetos conectados, se você mover um deles, o outro também será movido da mesma maneira.
    • CONECTOR INTERATIVO: essa ferramenta é ideal para desenhar fluxogramas. Seu funcionamento é muito parecido com a ferramenta anterior, pois a mesma também cria uma linha de conexão entre dois objetos, mas com quebrar que ajudam na criação dos fluxogramas.

RETÂNGULO: esta tem como função desenhar retângulos, para que se possa desenhar um retângulo, com o mouse clique com o botão esquerdo em qualquer parte da área de trabalho e, mantendo o botão pressionado arraste-o para que outra posição qualquer, a fim de que se defina o tamanho do retângulo. Mantendo-se a tecla CTRL pressionada, enquanto desenha, aparecerá um quadrado. Se você der clique duplo em cima do botão desta ferramenta, um retângulo surgirá em volta da página de trabalho que , neste caso, é chamado de moldura. Sua tecla de atalho é F6.

 

ELIPSE: esta ferramenta tem como função desenhar circunferências elípticas. Para desenhar círculos, mantenha a tecla CTRL pressionada. Sua tecla de atalho é F7.

 

POLÍGONO: esta ferramenta desenha polígonos, que nada mais é que figuras geométricas fechadas formada por segmentos de reta. Assim que é desenhado algum polígono, seleciona-se a ferramenta forma para que você possa manipular os nós e fazer as alterações das formas dos desenhos.

    • ESPIRAL: tem como função desenhar linhas espiraladas na janela de figuras. Quando se desenha uma espiral suas pontas não são unidas, devido a isso não é possível preenche-la. Para que se possa preencher um espiral, tem obrigatoriamente unir as duas pontas deste espiral. Isso se faz da seguinte maneira: desenhe um espiral e selecione a ferramenta forma, com esta ferramenta clique sobre uma das pontas e com a tecla SHIFT pressionada clique sobre a outra ponta do espiral, após ter feito isso abra o editor de nó, para abri-lo basta apenas dar um duplo clique sobre o nó ou sobre a ferramenta forma. Assim que o editor nó se abrir clique no botão juntar dois nós ou estender curva para fechar. Pronto agora basta clicar sobre alguma cor na paleta de cores.
    • PAPEL GRÁFICO: essa ferramenta desenha grades ou tabelas, é aceitável manipula-lo para que suas células fiquem com tamanhos personalizados.

TEXTO: admite a inserção de textos na janela de figuras. Esta ferramenta tem duas funções: compor textos artísticos ou parágrafos de texto. E sua tecla de atalho é F8. Para elaborar a criação de parágrafos de textos, selecione a ferramenta e mantenha o botão do mouse pressionado, isto possibilitará a abertura de uma caixa do tamanho que se deseja, admitindo a digitação de um texto dentro dele.

 

PREENCHIMENTO INTERATIVO: aceita o preenchimento dos objetos com a ajuda do mouse, cuja direção e posicionamento do preenchimento são controlados por meio de setas que podem ser arrastados através da superfície do objeto selecionado.

 

TRANSPARÊNCIA INTERATIVA: admite aplicarmos uma mascara de tom cinza sobre o objeto, criando a sensação de transparência do mesmo.

 

MISTURA INTERATIVA: aceita misturar dois objetos, puramente arrastando com o mouse um dos objetos sobre o outro. Possui como variações as ferramentas:

    • DISTORÇÃO INTERATIVA: aceita a aplicação de três tipos diferentes de distorção sobre um objeto constante na janela de desenho.
    • ENVELOPE INTERATIVO: tem como função também distorcer o objeto para a forma de envelope, através do arraste dos nós com o mouse.
    • EXTRUSÃO INTERATIVA: tem como função dar a impressão de profundidade a elementos planos e, assim, a ilusão de ser um objeto em três dimensões.
    • SOMBRA INTERATIVA: tem como função a criar a impressão de profundidade e sombra a objetos em duas dimensões “planos”.

CONTORNO: abre um menu desdobrável, os mesmos permitem acesso às várias configurações e espessuras de linhas a serem traçadas ou já selecionadas na janela de desenhos.

 

Conclusão

 

Concluí-se mais uma lição sobre o CorelDRAW , espero que tenha sido de utilidade a você, e até a próxima lição. Bons estudos.

 

Frase: Não tenho um caminho novo. O que eu tenho de novo é um jeito de caminhar. (Thiago de Melo)

Quer receber novidades e e-books gratuitos?

Cursos Online

  • Banco de Dados
  • Carreira
  • Criação/Web
  • Excel/Projetos
  • Formação
  • + Todas as categorias
  • Essential SSL

    Contato: Telefone: (51) 3717-3796 | E-mail: webmaster@juliobattisti.com.br | Whatsapp: (51) 99627-3434

    Júlio Battisti Livros e Cursos Ltda | CNPJ: 08.916.484/0001-25 | Rua Vereador Ivo Cláudio Weigel, 537 - Universitário, Santa Cruz do Sul/RS, CEP: 96816-208

    Todos os direitos reservados, Júlio Battisti 2001-2020 ®

    [LIVRO]: MACROS E PROGRAMAÇÃO VBA NO EXCEL 2010 - PASSO-A-PASSO

    APRENDA COM JULIO BATTISTI - 1124 PÁGINAS: CLIQUE AQUI