[LIVRO]: Tudo Sobre GPOs no Windows Server 2008, 2012 e 2016 - 654 páginas + 40 Brindes - CLIQUE AQUI

Páginas: 654 | Autores: Júlio Battisti e Diego Lima | 50% de Desconto e 40 Excelentes Bônus!

Você está em: PrincipalTutoriaisMarilanealmeida : Coreldrawmod01002
Quer receber novidades e e-books gratuitos?
›››

FILTRO DE TUTORIAIS:




CorelDRAW - Módulo 2

 

Objetivos

 

Este é o módulo 2 de uma série de tutoriais sobre o CorelDRAW. Nesta série você aprenderá um pouco mais sobre essa maravilhosa ferramenta.

 

Pré-requisitos: Para acompanhar esta lição, você deve ter lido a lição número 1.

 

Tela doCorelDRAW

Vamos detalhar um pouco a tela principal do CorelDRAW, mostrando sua Barra de Menu, Barra de comando, Ferramentas, régua, paleta de cores, barra de status e etc.

 

1 – Barra de títulos: Oferece não apenas o nome do aplicativo, como também o nome do arquivo recentemente aberto na área de trabalho. Com um duplo clique na barra de títulos poderá alternar entre a restauração e a maximização da janela do aplicativo. Com o apontador sobre ela, pressionar e arrastar o mouse fará mover a janela. No cantinho dessa barra existem botões que são comuns em praticamente todos os aplicativos, tais botões são: Minimizar , esse botão reduz a janela para um botão na barra de tarefas. Restaurar , esse botão restaura a janela de volta a seu tamanho original. Maximizar , esse botão aumenta o tamanho da janela para que a mesma ocupe toda a área disponível da tela do computador. Fechar , Esse botão encerra o corelDRAW. Verifique a barra de títulos na figura 01.

 

Figura 01 – Barra de titulo.

 

2 – Barra de Menu: Localiza-se abaixo da barra de títulos, onde a mesma possui um total de onze menus, os quais agrupam praticamente todos os comandos disponíveis no CorelDRAW . Veja a figura 02 essa opção.

 

Figura 02- Barra de Menu

 

3 – Barra de Comando: Esses são os botões utilizados normalmente em vários outros programas, botões de atalho padrão Windows e de comandos do CorelDRAW. Veja a figura 03 para essa barra de comando.

 

Figura 03 – Barra de Comando.

 

4 – Caixa de Ferramentas: Essa barra tem botões basicamente para manipulação e criação do CorelDRAW . Para escolher uma, basta você dar um clique em cima da mesma ou pressionar a tecla de atalho da respectiva ferramenta. Um exemplo dessas teclas são F5 e F6, que acionam, respectivamente, as ferramentas de criação traço e retângulo. Veja a figura seguinte essas ferramentas.

 

Figura 04 – Ferramentas.

 

5 – Régua: Pode-se configurar a régua em milímetros e polegadas. Para configurar a mesma basta apenas dar um duplo clique. São utilizadas para auxiliar na criação de objetos que necessitam ter medidas apropriadas e na posição dos mesmos com a página. Existem réguas verticais e horizontais. As horizontais exibem medidas reais tanto da página como de qualquer objeto constante na área de trabalho, e é a partir da mesma que saem as linhas-guia, usadas para precisar mais o posicionamento e o redimensionamento de objetos no CorelDRAW . As verticais possuem a mesma função da horizontal, porém com uma diferença, na vertical ambas réguas possuem suas medidas configuráveis. Verifique a régua na figura a seguir.

 

Figura 05 – Régua.

 

6 - Ponto Zero: Mostra onde se encontra o ponto zero das coordenadas de altura e largura da página, é uma opção muito favorável quando se quer realizar desenhos precisos. Para movimenta-lo dê um clique em cima do mesmo e arraste com o mouse até onde você desejar. A figura 06 mostra o ponto zero.

 

Figura 06 – Ponto zero.

 

7 – Paleta de cores: Tem um conjunto predefinido de cores, que você pode utilizar para colorir seus objetos de desenho, a partir dessa paleta o usuário seleciona e aplica ligeiramente a cor almejada para o preenchimento e para o contorno de um objeto. No CorelDRAW é aceitável trabalhar com mais de uma paleta de cores aberta ao mesmo tempo e admite visualizar as cores disponíveis e escolhe-las de uma maneira mais veloz, pode-se também personalizar suas cores. Veja a figura a seguir.

 

Figura 07 – Paleta de cores.

 

8 – Botões de rolagem: geralmente, é através do arraste do botão de rolagem que a janela é movimentada pela tela. Para isso, basta colocar o apontador sobre qualquer botão, pressionar e arrastar o mouse. A figura 08 mostra isso.

 

Figura 08 – Botões de rolagem.

 

9 – Controle de página: Além de aceitar o acesso a qualquer página do documento, é um excelente atalho para colocar novas páginas. Quando você desejar acessar página qualquer de uma maneira mais rápida, basta simplesmente clicar duas vezes sobre o ícone que mostra a página atual com o total delas. Após você dar o clique aparecera uma caixa de diálogos, onde basta apenas você digitar o numero da página que se deseja e depois clicar em OK para que a mesma seja acessada.Veja a figura 10.

 

Figura 09 – controle de página.

 

Figura 10 – Acessar página.

 

10 – Barra de status: Mostra os detalhes de um objeto marcado, como: tamanho, cor, espessura da linha, além de mostrar a posição real do ponteiro do mouse de acordo com o ponto zero. Essa barra pode ser personalizada caso o usuário ache melhor. Visualize a figura.

 

Figura 11 – Barra de Status.

 

11 – Página de desenho: Este é o local onde todos os trabalhos precisam estar posicionados. Esta página aparenta a folha que você usa na impressão de suas artes. O que não encontrar-se dentro da página de desenhos não será impresso, será impresso apenas o que estiver dentro. O tamanho da página é configurável, ou seja, é o usuário quem definirá o tamanho correto da mesma, através de configurações predefinidas ou personalizadas. Um documento pode possuir de uma a diversas páginas, de acordo com a necessidade que o mesmo impõe.

 

Figura 12 – Página de desenhos.

 

Teclas

 

No CorelDRAW utilizam-se teclas para dar mais exatidão na hora de desenhar e também as tarefas mais rápidas, são elas: SHIFT e CTRL, Tab e Alt.

  • SHIFT: é usado para selecionar mais de um objeto. Um exemplo disso é quando se tem três retângulos, um dentro do outro, e você quer selecionar simplesmente os dois do centro ou os dois mais externos, para isso pressione a tecla SHIFT mantenha pressionada e com o mouse dê um clique em cada um dos retângulos. E caso queira desmarcar um dos retângulos selecionados? É bastante fácil, com a tecla SHIFT pressionada clique no retângulo desejado e você desmarcará somente aquele retângulo. Pratique este exemplo.
  • CTRL: é usado para criar objetos proporcionais e movimentar objetos linearmente sem perder o alinhamento. Um exemplo disso é quando você desenhar um circulo com a ferramenta Elipse. Para se fazer um circulo perfeito demora-se muito porque a ferramenta é própria para se fazer ovais, mas se você o fizer com a tecla CTRL pressionada, essa tarefa fica muito mais veloz.
  • Tab: com essa tecla é possível selecionar um objeto. Quando existem vários objetos numa página, pressione a tecla Tab para selecionar o próximo objeto. Se quiser selecionar o objeto anterior mantenha a tecla SHIFT pressionada e logo em seguida pressione a tecla Tab.
  • Alt: com essa tecla você seleciona um objeto parcial ou totalmente oculto. Um objeto está oculto quando diversos objetos foram desenhados ou posicionados sobrepostos.

Para você selecionar um objeto oculto: posicione o ponteiro do mouse sobre os objetos sobrepostos e mantendo a tecla Alt pressionada, dê um clique sobre ele até selecionar o objeto desejado. Para selecionar mais de um objeto oculto, mantenha a tecla Shift pressionada junto à tecla Alt , enquanto clica sobre os objetos.

 

Conclusão

 

Concluímos mais uma lição sobre o CorelDRAW , na próxima lição falarei um pouco mais e também será falado um pouco sobre arquivos, vetores e bitmaps. Bons estudos.

 

Frase: Os homens quando não são forçados a lutar por necessidade, lutam por ambição. (Nicolau Maquiavel, pensador Italiano)

Best Sellers do Júlio Battisti

Todos os livros com dezenas de horas de vídeo aulas de bônus, preço especial (alguns com 50% de desconto). Aproveite! São poucas unidades de cada livro e por tempo limitado.

Dúvidas?

Utilize a área de comentários a seguir.

Me ajude a divulgar este conteúdo gratuito!

Use a área de comentários a seguir, diga o que achou desta lição, o que está achando do curso.
Compartilhe no Facebook, no Google+, Twitter e Pinterest.

Indique para seus amigos. Quanto mais comentários forem feitos, mais lições serão publicadas.

Quer receber novidades e e-books gratuitos?
›››

Cursos Online

  • Banco de Dados
  • Carreira
  • Criação/Web
  • Excel/Projetos
  • Formação
  • + Todas as categorias
  • Contato: Telefone: (51) 3717-3796 | E-mail: webmaster@juliobattisti.com.br | Whatsapp: (51) 99627-3434

    Júlio Battisti Livros e Cursos Ltda | CNPJ: 08.916.484/0001-25 | Rua Vereador Ivo Cláudio Weigel, 537 - Universitário, Santa Cruz do Sul/RS, CEP: 96816-208

    Todos os direitos reservados, Júlio Battisti 2001-2017 ®

    [LIVRO]: MACROS E PROGRAMAÇÃO VBA NO EXCEL 2010 - PASSO-A-PASSO

    APRENDA COM JULIO BATTISTI - 1124 PÁGINAS: CLIQUE AQUI