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3D Studio MAX - Módulo 04

 

Objetivos

 

Vamos ao mais um módulo sobre o 3D Studio  MAX. Neste módulo estudaremos a barra de ferramenta principal que são os ícones Main Tollbar.

 

Pré-requisitos:

 

Para acompanhar esta lição, você deve ter conhecimentos de informática.

 

Barra de Ferramentas Principal “ Ícones da Main Tollbar ”

 

Help Mode - Com este botão ativado, clique em uma região do programa que será  mostrado um texto explicativo sobre o local clicado.

 

 Undo - Defaz o último comando.

 

 Redo - Anula o último undo.

 

 Select and Link - Liga dois objetos, no formato pai-filho.

 

 Unlink Selection - Separa a união dos objetos pai-filho.

 

 Bind to Space Warp - junta o objeto selecionado a uma SpaceWarp.

 

Select Object - Seleciona um objeto.

 

 Retangular Selection Region - Seleção em forma retangular para selecionarmos um grupo objetos.

 

 Circular Selection Region - Seleção do tipo circular.

 

 Fence Selection Region - Selecionar uma região através de uma linha de seleção.

 

 Selection Filter - Define o tipo de objeto a ser selecionado.

 

Select by Name - Seleção pelo nome do objeto.

 

 Select and Move - Move o objeto selecionado.

 

 Select and Rotate – Faz a rotação do objeto selecionado.

 

 Select and Uniform Scale - Muda o tamanho do objeto selecionado.

 

 Select and Non-uniform Scale - Deformará o objeto seguindo um dos eixos ativos.

 

 Select and Squash - Semelhante ao Non-uniform Scale.

 

 Reference Coordinate System - Esta região define qual sistema de coordenadas será adotado para o desenvolvimento, animação e transformação dos objetos.

 

 Use Pivo Point Center - Define o tipo de pivô que será usado pelas modificações. Quando este ícone está ativo, o pivô estará no centro da seleção dos objetos.

 

 Use Selection Center - Com este ícone ativo, o centro de modificação será adotado para cada objeto. Suponha que, no caso da rotação cada objeto rotacionará em torno de seu próprio eixo.

 

 Use Transform Coordinate Center - O centro de modificação estará no centro do sistema de coordenadas escolhido, suponha que o Sistema de Coordenada View.

 

 Restrict to X - Aceita modificações apenas no eixo X. Suponha que, quando criamos movimentos (rotação e escala) alinhados.

 

 Restrict to Y - Aceita  modificações somente no eixo Y.

 

 Restrict to Z - Aceita modificações somente no eixo Z.

 

 Restrict to XY Plane - Aceita modificações apenas no plano XY.

 

 Restrict to YZ Plane - Aceita modificações apenas no plano YZ.

 

 Restrict to ZX Plane - Aceita modificações apenas no plano ZX.

 

 Inverse Kinematics on/off toggle - Modo cinemática inversa.

 

  Mirror Selected Objects - Copia o objeto selecionado mudando sua orientação. A cópia será a ifigura invertida do objeto selecionado, como é um espelho.

 

 Array - Cria cópia de um objeto com modificações de movimento, escala e rotação.

 

 Snapshot - Criará cópias do objeto selecionado em função de sua animação.

 

 Spacing Tool - Criará cópias de um objeto seguindo o caminho selecionado.

 

Align - Alinha o objeto selecionado a um segundo objeto.

 

 Normal Align - Alinha os objetos selecionados com vetor normal.

 

 Place Highlight - Alinha o objeto selecionado com um outro em relação ao seu foco de luz.

 

 Align Camera - Alinha o objeto selecionado com um câmera.

 

 Align to View - Alinha o objeto selecionado com a vista ativa.

 

 Named Selection Sets - Selecionando um grupo de objetos e digitando um nome, nesta região poderemos criar um grupo de seleção.

 

 Open Track View - Este ícone inicia uma nova janela do tipo Track View.

 

 Open Schematic View - Este ícone abre a janela Schematic View.

 

 Material Editor - Abre o editor de materiais.

 

 Render Scene - Abre o quadro de renderização.

 

 Quick Render (Production) - Finaliza a cena, seguindo as configurações do quadro de renderização, no modo de produção.

 

 Quick Render (Draft) - Finaliza a cena, seguindo as configurações do quadro de renderização, no modo de rascunho. Nós só notaremos a diferença com o anterior em projetos mais complexos.

 

Render Type - Determina a maneira como a cena será finalizada.

 

 Render Last - Repete a última renderização.

 

Conhecendo o Espaço 3D

 

Quando  se fala sobre programas de ilustração em 3D, estamos determinando que ele poderá estabelecer figuras com altura, largura e profundidade, e que podemos nos movimentar ao seu redor. Veja um exemplo a seguir de figuras em 3D.

 

 

Ao oposto do desenho 2D tradicional e estático, no desenho 3D pode-se gerar diversos resultados diferentes com o mesmo objeto, apenas mudando nossa câmera ou disposição das luzes.

 

Quando se estar no espaço 3D, pode-se trabalhar nas três direções principais que são os (eixos) X Y Z que definem ser bastante comum termos que trabalhar com planos individuais xy xz zy para melhorar o desenvolvimento e manipulação de formas.

 

Conclusão

 

Concluímos a segunda lição de 3D Studio MAX , espero que tenha sido de utilidade a você e até o próximo módulo.

 

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