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3D Studio MAX - Módulo 02

 

Objetivos

 

Vamos ao segundo módulo sobre o 3D Studio  MAX. Neste módulo estudaremos a barra de ferramentas lateral.

 

Pré-requisitos:

 

Para acompanhar esta lição, você deve ter conhecimentos de informática.

 

Barra de Ferramentas Lateral

 

A barra de ferramentas lateral tem todas as funções presentes na barra de ferramentas superior, e algumas  a mais.

 

Essa barra existe desde a primeira versão de 3D Studio MAX, e já é conhecida dos antigos usuários. Nela, cada tipo de operação está em uma seção. Nas figuras a seguir você verá todas as seções.

 

Na figura 1, possuímos o painel “create” (seção geometry) no qual você achará todas as ferramentas para  criação de objetos 2D e 3D, bem como opções para criarmos luzes, helpers, etc. Veja abaixo:

 

Figura 1 - Barra de ferramentas “create ”.

 

Na figura 2, temos a barra de ferramentas Create com a lista de opções aberta que possuem todos os tipos de objetos que podem ser feitos com o programa.

 

Figura 2 - Lista de opções.

 

Cada seção (luz, shapes, etc.) tem sua lista de opções. A seção modifiers aceita a edição das características do objeto escolhido. Suponha que, que você fez um texto e quer modificá-lo, para isso basta selecionar o texto e ir ao painel modifier. Esse painel aceita colocar modificadores aos objetos selecionados (semelhante à barra de ferramentas superior).

 

Figura  3- Painel Modifier.

 

Quando o painel modifiers é selecionado sem nenhum objeto selecionado, ele ficará cinza, mostrando que não há seleção.Veja o mesmo da figura 3 agora sem nenhum objeto selecionado, observe a diferença:

 

Figura  4- Painel Modifier sem nenhum objeto selecionado.

 

Além dos modificadores disponíveis para você, temos outras opções, escolha o botão more, surgirá a caixa de diálogo  abaixo:

 

Figura  5 – Caixa de diálogo Modifiers.

 

O quadro de ferramentas Hierarchy  aceita fazer ajustes no centro de rotação e modificação de um objeto (pivo), configura suas características de movimento e cinemática inversa.

 

Figura  6 – Opção Hierarchy.

 

A barra de ferramentas Motion aceita fazer ajustes como um objeto irá se mover, bem como definir um caminho para esse objeto.

 

Figura  7 – Opção Motion.

 

A barra de  ferramentas Display controla a visibilidade dos objetos presentes na cena. Esta função é de grande utilidade  na seleção de objetos em uma cena complexa bem como para facilitar a localização de objetos em cenas muito “poluídas”.

 

Figura  8 – Opção Display.

 

Os objetos podem sumir (Hide), ou seja, não surgem na cena finalizada. Se colocarmos hide a câmeras e luzes, o efeito será preservado, ou seja o desenho não surgirá, mas a iluminação será conservada.

 

Os objetos podem também ser congelados. Quando isso acontece, os objetos não podem ser selecionados, porém surge na figura finalizada em cinza-escuro.

 

A barra de ferramentas “Utilities” concentra funções especiais e adições por meio de plugins. Nela, por exemplo, poderemos desenvolver uma simulação de movimentos reais, criar um script (pequeno programa para movimentos e funções automáticas), e etc.

 

Figura  9 – Opção Utilities.

 

Conclusão

 

Concluímos a segunda lição de 3D Studio MAX , espero que tenha sido de utilidade a você e até o próximo módulo.

 

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