NUNCA MAIS PASSE RAIVA POR NÃO CONSEGUIR RESOLVER UM PROBLEMA COM O EXCEL - GARANTIDO!

UNIVERSIDADE DO VBA - Domine o VBA no Excel Criando Sistemas Completos - Passo a Passo - CLIQUE AQUI

Você está em: PrincipalTutoriaisLucineiagomes : Msproject005
Quer receber novidades e e-books gratuitos?

FILTRO DE TUTORIAIS:


MsProject -  Módulo 05

 

Objetivos

 

Este é o quinto módulo de MsProject, nele será dado a seqüência do módulo passado, trabalharemos no mesmo projeto.

 

Pré-requisitos:

 

Para acompanhar esta lição, é aconselhável você ler a lição anterior. Bons estudos!

 

Configuração do calendário do projeto

 

Irei nesse tópico mostrar como se configura um calendário, todo o agendamento de tarefas e o comando é desenvolvido de forma com as determinações do calendário do projeto. Nele será determinado os períodos de férias, os feriados e os dados sobre o período de jornada de trabalho. Siga os passos a seguir:

 

» Vá até o menu ferramentas -> Alterar período de trabalho. Veja a figura abaixo:

 

Figura 01 – Menu ferramenta -> Alterar período de trabalho.

 

» Após ir à opção da figura 01, surgirá para você a caixa de diálogo a seguir:

 

Figura 02 – Caixa de diálogo Alterar período de trabalho.

 

» Nesta caixa de diálogo, pode-se modificar as determinações do calendário padrão ou desenvolver calendários específicos para serem colocados a diferentes recursos do projeto. O calendário do MSProject já mostra algumas determinações padrões de períodos de trabalhos. Suponha que, folgas no começo de semana e jornadas de trabalhos das 08 às 12 horas e das 14 às 18 horas.

 

» Pode-se modificar esses dados globais para o calendário padrão a partir da caixa de diálogo opções. Para acessar esta opção vá até opções:

 

Figura 03 – Caixa de diálogo opções.

 

» Nesta caixa de diálogo pode-se modificar os valores globais de jornada de trabalho padrão que serão utilizadas em todos os calendários padrão de todos os seus projetos. No mais, as modificações nessa caixa apenas serão aceitos para novos projetos que serão desenvolvidos. Ou melhor, caso deseja modificar essas configurações globais para seus projetos, deve-se modificar essas informações antes de desenvolver um novo projeto.

 

» No nosso projeto iremos manter as configurações globais.

 

» Dê um clique em cancela. Retornaremos na caixa de diálogo alterar período de trabalho, iremos visualizar como trabalhar com determinações mais específicas no seu calendário de projeto.

 

» Tais períodos como férias não fazem parte do calendário padrão e necessitam ser colocados no seu calendário de projeto. Para colocar uma determinada data de feriado no calendário faça o seguinte:

 

1 – Utilize a barra de rolagem do mesmo para mostrar o mês no qual será o feriado.

 

Figura 04 – Barra de rolagem.

 

2 – Quando você achar o mês que se deseja para o feriado, dê um clique em cima do dia para escolhê-lo. Na seqüência, vá até a opção Definir datas selecionas -> Período de folga para determinar que nesta data não existirá dia trabalhado. Olhe a figura abaixo:

 

Figura 05 – Determinou dia 19 como folga.

 

3 – agora será passado como desenvolver um calendário específico. Suponha que algumas pessoas do projeto trabalhem em um horário diferente do horário padrão. Para isso dê um clique no botão Novo.

 

Figura 06 – Caixa de diálogo criar novo calendário.

 

4 – Observe a figura acima, em Nome, escreva um nome, no nosso caso será Escola.

 

Nota: Para desenvolver um calendário especifico, pode-se desenvolver um novo calendário base ou desenvolver uma cópia do calendário atual. No nosso caso deveremos conservar o feriado incluído nesse calendário atual, mantenha selecionada a opção Criar uma cópia do calendário padrão.

 

5 – Dê um clique em ok.  Aparecerá a caixa de diálogo abaixo:

 

Figura 07 – Caixa de diálogo salvar.

 

6 – Você escolherá SIM, para salvar as modificações feitas em cima do calendário padrão.

 

Após clicar em sim, será mostrada a caixa de diálogo Alterar período de trabalho com as determinações  do seu calendário base, as marcações de feriados determinadas no calendário base serão repetidas nesse calendário especial.  Vamos supor, para esse horário você desejasse determinar o período de trabalho para jornadas de quatro horas corridas, meio expediente, para todos os dias úteis da semana. Quando se escolhe os cabeçalhos de dias da semana, pode–se realizar modificações que serão válidas para este dia em todos os meses e anos do calendário.

 

7 – Dê um clique em cima do cabeçalho de dia de semana da quinta feira. Observe que, toda a coluna sera marcada. Olhe a seguir:

 

Figura 07 – Exemplo.

 

Conclusão

 

Concluí-se mais um módulo de MsProject, espero que você tenha gostado. Neste módulo demos o inicio a um pequeno projeto que se chama Escola, no próximo módulo daremos continuidade ao mesmo. Bons estudos.

 

Quer receber novidades e e-books gratuitos?

Cursos Online

  • Banco de Dados
  • Carreira
  • Criação/Web
  • Excel/Projetos
  • Formação
  • + Todas as categorias
  • Contato: Telefone: (51) 3717-3796 | E-mail: webmaster@juliobattisti.com.br | Whatsapp: (51) 99627-3434

    Júlio Battisti Livros e Cursos Ltda | CNPJ: 08.916.484/0001-25 | Rua Vereador Ivo Cláudio Weigel, 537 - Universitário, Santa Cruz do Sul/RS, CEP: 96816-208

    Todos os direitos reservados, Júlio Battisti 2001-2020 ®

    [LIVRO]: MACROS E PROGRAMAÇÃO VBA NO EXCEL 2010 - PASSO-A-PASSO

    APRENDA COM JULIO BATTISTI - 1124 PÁGINAS: CLIQUE AQUI