NUNCA MAIS PASSE RAIVA POR NÃO CONSEGUIR RESOLVER UM PROBLEMA COM O EXCEL - GARANTIDO!

UNIVERSIDADE DO VBA - Domine o VBA no Excel Criando Sistemas Completos - Passo a Passo - CLIQUE AQUI

Você está em: PrincipalTutoriaisLucineiagomes : Msproject004
Quer receber novidades e e-books gratuitos?

FILTRO DE TUTORIAIS:


MsProject -  Módulo 04

 

Objetivos

 

Este é o quarto módulo de MsProject, nele você verá como começar um projeto.

 

Pré-requisitos:

 

Para acompanhar esta lição, é aconselhável você ler a lição anterior. Bons estudos!

 

Como começar um projeto

 

Existem três maneiras diferentes de dar inicio a um projeto que são:

 

» Pode se trabalhar diretamente no arquivo em branco que o MSProject desenvolve como padrão ao iniciar o mesmo.

 

» Pode-se clicar no ícone Novo , da barra de ferramentas padrão.

 

» Pode-se escolher a opção novo no menu Arquivo. Nessa maneira, será mostrada uma caixa de diálogo onde se pode optar entre iniciar um arquivo em branco ou um modelo de projeto. Você verá essa opção abaixo:

 

Vamos dar inicio a um novo arquivo.

 

1 – Vá até o menu Arquivo -> Novo.

 

Figura 01 – Menu Arquivo -> Novo.

 

2 – Surgira para você a caixa de diálogo abaixo:

 

Figura 02 – Caixa de diálogo Novo.

 

3 – Essa caixa tem uma opção de desenvolver um arquivo vazio, e também a ficha modelos do project, essa opção você pode dar inicio ao mesmo a partir de um modelo pronto, esses exemplos prontos servem para auxiliar em algum projeto com as mesmas características, veja a seguir:

 

Figura 03 – Caixa de diálogo Novo.

 

4 – No nosso exemplo será feito em cima de um projeto vazio, então volte novamente em Geral e dê um duplo clique em cima de do projeto vazio:

 

Quando damos inicio a um novo arquivo de projeto no MSProject será apresentado a você a caixa de  Informações sobre o projeto, veja a figura abaixo:

 

Figura 03 – Informações sobre o projeto 1.

 

Pode-se também visualizar essa opção no Menu Projeto -> Informações do projeto.  Seu projeto pode ser organizado em função de uma data inicial ou final.

 

Figura 04 – Menu projeto.

 

Antes de adicionar todos os dados no MSProject, é essencial determinar todas as tarefas e etapas de seu projeto. Já deu tempo de você adicionar todas as tarefas no papel e anexar em quadros para serem realizadas, onde esquecem de muitas tarefas e adicionam em lugares errados, entretanto no fim só resta a desorganização de não executá-las ou deixá-las incompleta. O MSProject possui, por padrão, uma formatação própria que nem sempre apresenta aquilo que desejamos usar em nossos projetos. Além do mais, a criação de um modelo facilitará nossos trabalho futuros.

 

Como estamos trabalhando com um modelo, não é preciso colocar a data de início de projetos agora. Então, basta apenas manter todos os dados e clicar em OK. Irei agora descrever essa caixa de diálogo a você:

 

» Data inicio ou data termino: para fazer o calculo da duração de seu projeto.Caso você opte o agendamento a partir da data de inicio, suponha que, o MSProject irá fazer os cálculos automático a data término do projeto considerando as durações e dependências entre tarefas.

 

A maneira de relacionamento que você escolhe, ainda, na forma de restrição com que às tarefas são feitas. Na forma padrão para o agendamento a partir da data de inicio, todas as tarefas são feitas para serem iniciadas o mais rápido possível. Para o agendamento a partir da data termino, todas as tarefas são feitas para serem iniciadas o mais tarde possível.

 

» Data Atual: esse campo mostra, como padrão, a data vigente no relógio de seu computador. Pode-se modificar essa data para que o MSProject passe a dar dados, criar relatórios ou controlar o progresso no decorrer de uma data mencionada.

 

» Data de status: utilizada para realização de cálculos de valor de ganho e para sustentar linhas de progresso. A opção NA, neste menu, determina a data de status como a data vigente no relógio de seu computador.

 

» Prioridade: Tem a característica de receber valores entre 1 e 1000.Essa determinação é bastante importante quando se trabalha com diversos projetos que usam os mesmos recursos.

 

» Calendário: determina qual calendário esta sendo utilizado como base para a programação do seu projeto. Pode-se trabalhar com diferentes calendários e desenvolver definições especifica para cada um. Futuramente estudaremos, mas sobre a determinação dos mesmos.

 

Vamos dar continuidade ao exemplo, iremos trabalhar com o agendamento a partir da data de inicio, e marcar a data de inicio do projeto de instalação de uma escola.

 

No campo data inicio entre com uma data válida que indica a inicialização de seu projeto. Na seqüência tecle enter. É importante você escolher uma data futura, por exemplo, daqui a quatro meses.

 

Figura 05 – Informações sobre o projeto.

 

É de grande importância sempre salvar seu projeto, no decorrer do tempo. Vá ao menu Arquivo -> Salvar.

 

Figura 06 – Menu Arquivo -> Salvar.

 

Aparecerá para você a caixa de dialogo para salvar dê o nome de Escola e clique em salvar. Pronto seu projeto foi salvo.

 

Conclusão

 

Concluí-se mais um módulo de MsProject, espero que você tenha gostado. Neste módulo demos o inicio a um pequeno projeto que se chama Escola, no próximo módulo daremos continuidade ao mesmo. Bons estudos.

 

Quer receber novidades e e-books gratuitos?

Cursos Online

  • Banco de Dados
  • Carreira
  • Criação/Web
  • Excel/Projetos
  • Formação
  • + Todas as categorias
  • Contato: Telefone: (51) 3717-3796 | E-mail: webmaster@juliobattisti.com.br | Whatsapp: (51) 99627-3434

    Júlio Battisti Livros e Cursos Ltda | CNPJ: 08.916.484/0001-25 | Rua Vereador Ivo Cláudio Weigel, 537 - Universitário, Santa Cruz do Sul/RS, CEP: 96816-208

    Todos os direitos reservados, Júlio Battisti 2001-2020 ®

    [LIVRO]: MACROS E PROGRAMAÇÃO VBA NO EXCEL 2010 - PASSO-A-PASSO

    APRENDA COM JULIO BATTISTI - 1124 PÁGINAS: CLIQUE AQUI