[LIVRO]: Tudo Sobre GPOs no Windows Server 2008, 2012 e 2016 - 654 páginas + 40 Brindes - CLIQUE AQUI

Páginas: 654 | Autores: Júlio Battisti e Diego Lima | 50% de Desconto e 40 Excelentes Bônus!

Você está em: PrincipalTutoriaisKeniareis : Pagemaker7002
Quer receber novidades e e-books gratuitos?
›››

FILTRO DE TUTORIAIS:




PAGER MAKER 7.0 - PARTE 2

 

Objetivos: Esta é a segunda parte de uma serie de tutoriais sobre PagerMaker. Nesta parte do tutorial você aprendera a salvar e abrir um documento PagerMaker e também vai conhecer alguns recursos necessários para criar vários tipos de publicações.

 

Pré-requisito: Para estudar esta lição você deve estudar a primeira parte desse tutorial.

 

Introdução

 

Nessa primeira parte desse tutorial, abordei conhecimentos básicos de Pager Maker, onde é possível criar um documento e modifica-lo de acordo com a publicação que vai ser efetuada. Agora você vai aprender a salvar e abrir um documento já existente e outros recursos necessários para tornar sua tarefa atrativa e bem feita.

 

Salvando e Abrindo Documentos

 

Para abrir uma publicação existente ou um arquivo de modelo do PagerMaker, basta seguir o seguinte passo:

 

1º Passo : Selecione a opção Abrir do menu Arquivo ou usar as Teclas de Atalho: Ctrl+ O , e ir aparecer uma caixa para abrir o documento desejado, conforme mostrado na Figura 2.0.

 

Figura 2.0 – Abrindo Documentos

 

2º Passo : Clique no botão abrir .

 

3º Passo : Caso você queira abrir uma publicação que você usou recentemente e deseja abri-lo, basta selecionar Publicações Recentes do menu Arquivo, conforme mostrado na Figura 2.1 e selecionar o documento desejado.

 

Figura 2.1-Abrindo Publicações Recentes

 

Nota: A opção Publicações Recentes lista as oito ultimas publicações abertas e salvas do PagerMaker.

 

Depois de aberta a publicação e você executou as modificações necessárias e deseja armazenar a publicação ativa em um arquivo como mesmo nome ou salvar um arquivo que ainda não tinha sido salvo, utilizamos os seguintes passos:

 

4º Passo: Selecione a opção Salvar do menu Arquivo (CTRL+S). E abrir um caixa para salvar o documento ativo.

 

5º Passo: Na opção Salva Publicação como: Escolha a pasta ou seja o local onde será gravado o arquivo.

 

6º Passo : Na opção Nome do arquivo : Digite o nome do arquivo que deseja salvar.

 

7º Passo: Selecione o botão Salvar.

 

Depois de salvar, você pode continuar a trabalhar na publicação é importante que você salve freqüentemente o arquivo para evitar perda acidental do seu trabalho.

 

Nota: Ao salvar pela primeira vez o arquivo, será pedido um nome, nos próximos salvamento o PageMaker executará uma operação de salvamento rápido mas, a cada salvamento seu arquivo ficará maior, mesmo quando você remove figuras ou páginas.

 

Para evitar o crescimento do arquivo PagerMaker, poderemos executar os seguintes passos:

 

8º Passo: Selecionar a opção Salvar Como do menu Arquivo no lugar da opção Salvar, neste caso, teremos que confirmar a substituição para continuarmos com o mesmo nome - isto ocorre porque não é permitido ter numa mesma pasta, mais de um arquivo com o mesmo nome.

 

Nota: O comando Salva Como , permite renomear a publicação ou modelo ou salva-los em outro disco ou pasta. Ao contrario do comando Salvar. O Salvar Como tambem compacta o arquivo , reduzindo seu tamanho o máximo possível.

 

Outra forma aplicada a esta situação, é mudarmos a opção de salvamento para Menor do quadro de diálogo Preferências vista na primeira parte desse tutorial- menu Arquivo- opção Preferências/Geral ou pressione as teclas Ctrl+K. Neste caso, poderemos continuar a utilizar a opção Salvar do menu Arquivo, conforme mostrado na Figura 2.2.

 

Figura 2.2- Preferencia/Geral

 

Recursos básicos para uma publicação

 

Menu Arquivo

 

O PageMaker oferece várias opções para visualização de páginas, conforme visto na Figura 2.3. Cada opção será detalhada adiante.

 

Figura 2.3- Menu Arquivo

 

Novo » Abre uma nova publicação ou arquivo de modelo do PageMaker, como mostrado na primeira parte desse tutorial, quando você aprendeu a criar um documento.

 

Abrir » Abre uma publicação existente ou um arquivo de modelo do PagerMaker, como visto anteriormente.

 

Publicações Recentes » Lista as ultimas publicações abertas e salvas do PagerMaker , como visto anteriormente .

 

Fechar » Fecha a publicação ativa. Para fechar todas as publicações ao mesmo tempo , pressione a tecla Shift enquanto seleciona este comando no meu Arquivo. Tecla de atalho: Ctrl+W.

 

Salvar » Armazena a publicação ativa em um arquivo com o mesmo nome ou solicita que você atribua um nome se o arquivo ainda não estiver salvo, como visto anteriormente.

 

Salvar como » Permite renomear a publicação ou modelo ou salva-los em outro disco ou pasta, como visto anteriormente .

 

Reverter » Remove as alterações feitas na publicação ativa desde a ultima vez que foi salva.

 

Importar » Importa texto , gráficos e planilhas ou arquivos de banco de dados para a publicação ativa.

 

Obter TIFF » Use as opções de obter TIFF a fim de importar imagens TIFF criadas em um dispositivos separado para as publicações sem sair do PagerMaker.

 

Selecionar Origem » Selecionar o dispositivo compatível com TWAIN a ser usado para criar e importar a imagem TIFF sem sair do PagerMaker.

 

Obter Imagem » Importar uma imagem de um dispositivo compatível com TWAIN sem sair do PagerMaker.

 

Exportar » Opções para criar novos arquivos a partir de elementos de uma publicação. Como descrito a seguir:

  • Adobe PDF » Cria uma versão Adobe PDF da publicação ativa , que pode ser usada para visualização na tela e distribuição eletrônica.
  • HTML » Cria uma versão HTML da publicação ativa , que pode ser visualizada em navegador da World Wide Web em varias plataformas de computador.
  • Grafico » Permite salvar um grafico em qualquer dos varios formatos de graficos , como GIF, JPEG, TIFF ou DCS.
  • Texto » Permite salvar o texto da materia selecionada do PagerMaker tanto como um arquivo ASCII somente-texto ou em outros formatos como : Word, RTF ou DCA.

Gerenciador de Vinculos » Permite visualizar o status do vinculo , conforme mostrado na Figura 2.4.

 

Figura 2.4- Gerenciador de Vinculos

 

Configurar documento » Permite alterar especificaçoes de uma publicaçao definidas pela primeira vez ao escolher Novo , como tamanho da pagina , numero de paginas e numeraçao, conforme mostrado na Figura 2.5.

 

Figura 2.5-Configurar Documento

 

Nota: As margens são aplicadas a pagina mestra do documento. As opcoes da Figura acima já foram detalhadas na primeira parte desse tutorial.

 

Estilos de impressoras » Permite salvar , recuperar e aplicar especificaçoes de impressao a qualquer publicaçao.

 

Imprimir » Imprime uma publicacao ou livro em uma impressora. As opcoes de impressao disponiveis dependem da impressora que esta sendo usada, conforme mostrado na Figura 2.6.

 

Figura 2.6- Imprimir documento

 

Quando voce seleciona Arquivo à Imprimir , o PagerMaker exibe as caixas de dialogo para o tipo de impressora que voce selecionou.

  • Clique em Imprimir para imprimir sua publicaçao.
  • Clique em Cancelar para fechar as caixas de dialogo de impressao sem imprimir e para retornar aos seus estados anteriores quaisquer opções de impressao que voce tenha selecionado.
  • Clique em Documento para exibir as opcoes de Imprimir Documento novamente.
  • Clique em Papel, Opcoes, Cor para exibir outras ocpçoes de impressao para impressoras PostScript.
  • Clique em Configuração, Opções, ou Cor para exibir outras opcões de impressao para impressoras não-PostScript.
  • Clique em Redefinir para retornar as opçoes de impressao em uma caixa de dialogo as suas configuraçoes originais.

Preferências » Controla varias especificaçoes que se aplicam ao comportamento da publicaçao como um todo.

  • Geral » Já foi detalhada na primeira parte desse tutorial

Figura 2.7 – Preferencias/Geral

  • On-line » Controla varias especificaçoes que afetam como os hipervinculos funcionam no PagerMaker e como um documento é publicado na Wold Wide Web.

Figura 2.8- Preferencias\On-line

  • Ajuste de Layout » Controla diversas especificaçoes que afetam como Ajustar Layout apresenta posiçoes , bem como dimensiona blocos de texto, quatros e graficos durante um ajuste de layout automatico .

Figura 2.9- Preferencias\Ajuste de Layout

  • Ajuste de Registro » Permite ativar e definir ajuste de registro de cores para a publicaçao ativa , bem como controlar a impressao sobreposta de objetos pretos.

Figura 3.0- Preferencias\Ajuste de Registro

 

Encerrar » Finaliza uma sessao do PagerMaker. Se voce ainda não tiver salvo as publicaçoes atuais desde a ultima vez que voce as editou , o PagerMaker o solicitará para salvar as alteraçoes antes de encerrar.

 

Menu Editar

 

No menu Editar temos as seguintes opçoes , conforme mostrada na Figura 3.1.

 

Figura 3.1-Menu editar

 

Desfazer » Permite reverter a ultima acão. Tecla de atalho : Ctrl+Z.

 

Recortar » Move o texto ou os objetos selecionados da publicaçao para a Area de Transferencia , removendo-os da pagina , podendo posteriormente serem colados em outras paginas de qualquer programa.Tecla de atalho : Ctrl+X.

 

Copiar » Copiar o texto ou os graficos selecionados para a Area de transferencia , podendo posteriormente serem colados em outras paginas de qualquer programa. Ctrl+C

 

Colar » Importa o conteudo da Area de Transferencia ( a ultima coisa recortada ou copiada) para sua publicaçao. Tecla de atalho: Ctrl+V.

 

Limpar » Exclui o texto ou os graficos selecionados. Escolher Limpar equivale a pressionar a tecla Delete. Tecla de atalho: Del.

 

Selecionar Tudo » Seleciona tudo o que há na pagina visivel ou nas paginas duplas e na area da prancheta. Tecla de atalho: Ctrl+A.

 

Desselecionar Tudo » Desselecionar tudo que na pagina visivel ou nas paginas duplas e na area da prancheta. Tecla de atalho: Shift+Ctrl+A.

 

Colagens Multiplas » Permite duplicar objetos selecionados especificando o numero de copias desejadas e o seu respectivo deslocamento horizontal e vertical em relaçao ao objeto original, conforme mostrado na Figura 3.2

 

Figura 3.2-Colagens Multiplas

 

Cola Especial » Permite especificar o formato em que deve ser colado o conteudo da Area de Transferencia. A Opcão Colar Vinculo cola um objeto de um servidor OLE na publicaçao, conforme mostrado na Figura 3.3

 

Figura 3.3- Colar Especial

 

Inserir Objeto » Permite iniciar um aplicaativo do servidor OLE, onde voce cria um objeto que ,em seguida , é colado como um objeto OLE incoprorado na publicaçao atual, conforme mostrado na Figura 3.4.

 

Figura 3.4- Inserindo Objetos

 

Editar Materia » Abre o editor de materias para mostrar a materia atualmente selecionada ou uma nova janela de materia se nenhum texto estiver selecionado Tecla de atalho :Ctrl+E.

 

Editar Original » Abre o aplicativo de origem ao qual o objeto selecionado esta vinculado . Pressione Shift + este comando para escolher um aplicativo a fim de editar o objeto.

 

Menu Layout

 

No menu Layout temos as seguintes opçoes, conforme mostrada na Figura 3.5.

 

Figura 3.5-Menu Layout

 

Ir para a página » Vai para outra pagina especificada ou para a pagina mestra na publicaçao ativa, conforme mostrado na Figura 3.6. Tecla de atalho : Alt+Ctrl+G.

 

Figura 3.6- Ir para a pagina

 

Inserir Pagina » Permite acrescentar paginas em uma publicaçao antes ou depois da pagina atual ou inserir novas paginas entre duas paginas duplas , alem de especificar a pagina mestra aplicadas as novas paginas, conforme mostrado na Figura 3.7.

 

Figura 3.7- Inserindo Paginas

 

Remover Paginas » Exclui todo o conteudo do intervalo de paginas especificado em uma publicaçao , inclusive o texto e os graficos dessas paginas, conforme mostrado na Figura 3.8.

 

Figura 3.8-Removendo paginas

 

Odernar Paginas » Permite mover paginas de uma posicao para outra na publicaçao ativa organizando as miniaturas das paginas na ordem desejada, conforme mostrado na Figura 3.9.

 

Figura 3.9.Ordenando Paginas

 

Nota: Voce pode notar que existe dos botoes nesta caixa nos quais permitem uma visualizaçao mais aproximada ou afastada das paginas. Esses botoes são os botoes Zoom desta caixa.Clicando no botao opcoes surgira a seguinte caixa de dialogo:

 

Figura 3.10.

 

Ao reordenar as paginas ,voce pode definir a publicaçao como frente e verso , uma pagina pu pagina dupla. Quando as paginas em frente e verso se tornam uma pagina ,a margem interna se torma a margem esquerda e a margem externa se torna a margem direita.

 

Voltar » Permite voltar a pagina anterior na sequencia de paginas visualizadas desde a sua abertura de uma publicaçao. Tecla de Atalho: Ctrl+Page UP.

 

Avançar » Permite avançar para a proxima pagina na sequencia de paginas visualizadas desde a sua abertura de uma publicaçao. Tecla de Atalho: Ctrl+Page Down.

 

Guias de Colunas » Especifica o numero de coluinas e a quantidade de espaços entre as colunas da pagina , com ou sem ajustes do layout, conforme mostrado na Figura 3.11.

 

Figura 3.11- Guias de Coluna

 

Copiar Guias Mestres » Exibe nas paginas atuais as guias não imprimiveis da pagina Mestre atualmente aplicadas.

 

Fluxo Automático » Quando assinalado , o texto flui para colunas disponiveis ate que não haja mais texto a ser importado. As paginas serão incluidas no final da publicaçao , se necessario.

 

Conclusão

 

Nesta parte do tutorial, mostrei como salvar e abrir um arquivo Pagermaker e abordei alguns recursos necessario para criar uma publicaçao e manipula-la de acordo com a tarefa que voce deseja executar. Na proxima parte desse tutorial continuarei à abordar mais recursos necessarios para sua publicaçao, detalhando-os para que voce possa ter mais familiaridade com o software e aprender a criar seus proprios documentos eletronico de modo facil e atrativo.

Best Sellers do Júlio Battisti

Todos os livros com dezenas de horas de vídeo aulas de bônus, preço especial (alguns com 50% de desconto). Aproveite! São poucas unidades de cada livro e por tempo limitado.

Dúvidas?

Utilize a área de comentários a seguir.

Me ajude a divulgar este conteúdo gratuito!

Use a área de comentários a seguir, diga o que achou desta lição, o que está achando do curso.
Compartilhe no Facebook, no Google+, Twitter e Pinterest.

Indique para seus amigos. Quanto mais comentários forem feitos, mais lições serão publicadas.

Quer receber novidades e e-books gratuitos?
›››

Cursos Online

  • Banco de Dados
  • Carreira
  • Criação/Web
  • Excel/Projetos
  • Formação
  • + Todas as categorias
  • Contato: Telefone: (51) 3717-3796 | E-mail: webmaster@juliobattisti.com.br | Whatsapp: (51) 99627-3434

    Júlio Battisti Livros e Cursos Ltda | CNPJ: 08.916.484/0001-25 | Rua Vereador Ivo Cláudio Weigel, 537 - Universitário, Santa Cruz do Sul/RS, CEP: 96816-208

    Todos os direitos reservados, Júlio Battisti 2001-2017 ®

    [LIVRO]: MACROS E PROGRAMAÇÃO VBA NO EXCEL 2010 - PASSO-A-PASSO

    APRENDA COM JULIO BATTISTI - 1124 PÁGINAS: CLIQUE AQUI