NUNCA MAIS PASSE RAIVA POR NÃO CONSEGUIR RESOLVER UM PROBLEMA COM O EXCEL - GARANTIDO!

UNIVERSIDADE DO VBA - Domine o VBA no Excel Criando Sistemas Completos - Passo a Passo - CLIQUE AQUI

Você está em: PrincipalTutoriaisKeniareis : Dicionarioinfo006
Quer receber novidades e e-books gratuitos?

FILTRO DE TUTORIAIS:


Mini-Dicionário Técnico de Informática- Parte 6

 

Objetivos: O objetivo desse dicionário é conter algumas palavras usadas na informática e que muitas das vezes não sabemos o significado, então com o objetivo de ampliar o conhecimento de quem deseja saber mais sobre palavras técnicas utilizadas na informática.

 

Introdução

 

Na Sexta parte desse tutorial será abordadas palavras de O,P,Q,R usadas na informática e seus significados.

 

O

 

Objeto» Um objeto é uma  informação que pode ser selecionada e manipulada.

 

OCR» Optical CharacterRecognition ou Reconhecimento Óptico de Caractere- Permite que caracteres impressos ou escritos sejam reconhecidos oticamente e convertidos oticamente e convertidos, de uma forma de código que o computador reconheça.

 

OEM» Original Equipment Manufacture ou Equipamento Original Manufaturado-Uma empresa que fabrica componentes e vende-os a outras empresas, que os usam para montar seus produtos, ou os revendem para o consumidor final.

 

Offboard» Fora da placa. Este termo se refere a componentes, como placas de vídeo, modens, placa de som, rede, etc. que vem na forma de placas de expansão, não embutidas na placa mãe. A vantagem nesse caso, é que os componentes podem ser trocados com mais facilidade e aproveitados em futuro upgrades. A desvantagem é o preço.

 

Off-line» Quando um computador não esta conectado a outro sistema.

 

On-line» Qualquer atividade executada enquanto o seu computador estiver conectado a um outro computador ou rede.

 

Onboard» Na placa. Refere-se a componentes que vem embutidos na placa mãe, algo cada vez mais comum hoje em dia. Muitas placas vem como vídeo,som, modem e ate mesmo rede onboard.

 

OP» Pessoas responsáveis pela administração de um canal de IRC seu nick é precedido por uma @. Eles podem retirar do canal ou impedir de entrar determinado usuário.

 

Open Source» Programas que tem seu código aberto. Qualquer um pode baixar o código fonte do programa, estuda-lo ou mesmo aperfeiçoa-lo.

 

OS/2» Desde o inicio da era PC, a Microsoft e a IBM vinham trabalhando juntas no desenvolvimento do MS-DOS e outros programas para plataforma PC.Mas, em 1990 a IBM e a Microsoft se desentenderam e cada um ficou com uma parte do trabalho feito, com o qual tentaram a liderança do mercado de sistemas operacionais. Alguns brincam que a IBM ficou com a parte que funciona e a Microsoft com o resto, mas na verdade é que, apesar do OS/2 da IBM ser tecnicamente muito superior ao Windows 95 da Microsoft, foi o sistema das janelas que levou a melhor, pois era mais fácil usar e contava com a familiaridade dos usuários com o Windows 3.1.

 

P

 

Packet» Em uma transmissão por rede, os dados são desmembrados em pequenas porções chamadas de pacotes. O tamanho dos pacotes pode variar de 40 ate 32.000 bytes, dependendo da rede.

 

Páginas Estáticas» Não quer necessariamente dizer que elas sejam paginas paradas, mas, que elas não apresentam um conteúdo dinâmico, ou seja, que possa ser atualizado rapidamente, logo que o conteúdo é editado.

 

Page view» Toda vez que uma webpage completa é vista, conta-se um page view.

 

Panning» É uma técnica de fotografia, que utiliza um tempo de exposição longo do filme, e permite fotografar algo que vai a uma velocidade razoável.

 

Paridade» Um esquema de verificação mas não necessariamente de correção de erros de nível bastante baixo para comunicações por modems e outras comunicações assíncronas usado os oitos bits de dados.

 

Password» Senha de segurança utilizada para dar acesso a serviços privados.

 

Path» Caminho que um aplicativo precisa seguir para encontrar uma informação.

 

PC» Personal Computer- Computador Pessoal.

 

PCI» Peripheral Componebt Interconnect ou Interconexão de Componentes Periféricos- Um padrão de conexão de hardware inventado pela Intel que permite a adição de até 10 dispositivos de barramento local e suporta operação simultânea da CPU e do barramento mestre.

 

PDA» Pessonal Digital Assistants – Computadores que cabem na palma da mão e que tem recursos para organização pessoal e comunicação móvel.

 

PDF» Portable Document Format- Formato em que as especificações do arquivo são visualizados identicamente em qualquer plataforma. Esse formato de arquivo foi desenvolvido pela empresa Adobe para gerar documentos eletrônicos. Ele permite incluir texto, fontes e imagens num arquivo protegido.

 

Ping» Pequeno utilitários empregado para verificar se uma determinada ligação encontra-se  ativa e qual o tempo que uma mensagem leva para ir de um ponto ao outro da ligação.

 

Pixel» Picture Element- È o menor ponto de luz que possui cor própria , cuja cor e luminosidade podem ser controladas na tela.

 

Plataforma» O tipo de computador , processador ou sistema operacional em uso.

 

Plug & Play» Dispositivos de hardware e software que facilitam a instalação de periféricos, pois faz com que estes sejam automaticamente reconhecidos pelo computador.

 

Plug-in» É um pequeno programa que adiciona funções extras para que um determinado programa possa executar uma operação especifica.

 

PNG» Portable Network Graphic – Extensão dos arquivos gerados pelo programa Macromedia Fireworks.

 

Point of view» Ponto de vista.

 

Pop» Post Office Protocol- Protocolo de armazenamento de mensagens ate que o usuario se conecte a rede.

 

POP3»  Post Office Protocol- Protocolo usado por programas de correio eletrônico para o recebimento de correspondência.

 

PostScript» Linguagem criada pela empresa Adobe e que descreve um arquivo pronto para ser impresso matematicamente para uma impressora profissional.

 

Posting» Um artigo individual mandado para um grupo de discussão ou o ato de mandar um artigo para o mesmo.

 

PPP» Point to Point Protocol- O Protocolo Ponto a Ponto implementa o protocolo  TCP/IP numa linha telefonica, para que , atraves dela, um computador pessoal possa liga-se á Internet e usufruir de todos os serviços e aplicações existentes.

 

Pop-up» Uma pequena janela que se abre automaticamente, a partir de uma janela inicial, após uma ação direta ou indireta do visitante, oferecendo um leque de múltiplas opções que se encontram vinculadas aquele link principal.

 

Porta» Este termo é usado tanto com relação a um encaixe de expansão quanto em relação as portas TCP/IP, que são portas lógicas que permitem varias conexões simultâneas a um único host.

 

Portal» Site de um determinado conteúdo na Internet ou diversos, por exemplo, o PCDicas é um Portal de Informática, onde você pode achar tudo ou quase tudo relacionadoao seu assunto.

 

Preview» Imagem de baixa qualidade, que é mostrada atencipadamente para que o usuário tenha uma visualização rápida da imagem final.

 

Procurador» O mesmo que bussula ou mecanismo de busca. È uma empresa digital que presta serviço de localização de informações na web

 

Profile» Perfil. Uma receita que indica a melhor forma de executar uma tarefa.

 

Profundidade de Bit» Número de bits usados para representar cada ponto de uma imagem escaneada.Quantos mais bits por ponto, mais cores e melhor será a fidelidade da imagem; porém, maior será o arquivo gerado.

 

Profundidade de Cor» Medida através do numero de bits usados para representar cada ponto da imagem.

 

Prompt» Sinal de espera para entrada de dados.

 

Propaganda Rotativa» Programa rotativa ou ad rotator. Controla a exibição rotativa de banners exibidos na página.

 

Protocolo» Conjunto de regras que devem ser obedecidos para que se possa transmitir uma informação de um computador para outro, em uma rede de computadores.

 

Provedor de acesso» Empresa com dispositivos ligados á Rede para obter conectividade IP e repassá-la a outros indivíduos.

 

Proxy» Servidor- Serve como um intermediário entre o PCs de uma rede e a Internet.

 

PSD» Photoshop Document- Extensão nativa dos arquivos gerados pelo programa Adobe Photoshop.

 

Public Domain» Domínio publico.

 

Pulse» Impulso-Um linha telefônica comunica-se através de impulsos: os sinais são enviados na forma de serie de pequenos pulsos separador por espaços.

 

Q

 

Query» Processo de extração de informações de um banco de dados e sua apresentação em forma adequada ao uso.

 

Quicktime» Um formato de arquivos multimídia desenvolvido pela Apple. Apesar dos usos mais comuns serem vídeo e áudio, os arquivos quicktime podem também armazenar animações e texto. Usam as extensões: qt,mov ou mov.

 

QIC» Quarter Inch Cartridge- Cartucho de Um Quarto de Polegada.

 

R

 

Ratio» Taxa;proporção.

 

Realidade virtual» Não quer dizer que ela seja inexistente, e sim, que precisa de um suporte para desencadear algo que possibilite informações se transformarem em situações.

 

Real-time» Em tempo real; um aplicativo que é capaz de lidar com novos dados tão rápido, que tudo pareça instantâneo.

 

Rede» Conjunto de computadores interligados, compartilhando um conjunto de serviços.

 

Reload» Recarregar- Atualizar a página.

 

Remoto» É como se denomina o computador que fornece um serviço.

 

Renderizar» É um processo que o computador utiliza para descrever uma imagem na tela do monitor.

 

Reply» Resposta.

 

Resolução» É o volume de informações armazenado em uma imagem. Ou seja, é a quantidade de pixels que existe em uma polegada quadrada.

 

Retail» Componentes destinados a venda no varejo. Ao contrario dos componentes OEM, vem com caixa, manual,programas,garantia maior, etc.

 

RGB» Vermelho (Red), Verde ( Green) e Azul (Blue), que são as cores com as quais o monitor trabalha.

 

Ripper» Programa usado para extrair as faixas de áudio de um CD de musica, gravando-as no HD na forma de arquivos em Wav ou MP3.

 

Root» raiz.

 

Roteador» Um dispositivo que interliga duas ou mais redes, inclusive as que utilizam diferentes tipos de cabos e diferentes velocidades de transmissão.

 

Router» Computador, software ou sistema dedicado que interliga duas ou mais redes efetuando automaticamente o endereçamento correto das mensagens de uma rede para outra.

 

Ruído» Mesmo que noise.

 

Conclusão

 

Nesta parte do tutorial abordei algumas palavras de O,P,Q,R, usadas na informática. Na próxima parte deste tutorial outras palavras seguindo a ordem alfabética e descrevendo seus significados.

Quer receber novidades e e-books gratuitos?

Cursos Online

  • Banco de Dados
  • Carreira
  • Criação/Web
  • Excel/Projetos
  • Formação
  • + Todas as categorias
  • Contato: Telefone: (51) 3717-3796 | E-mail: webmaster@juliobattisti.com.br | Whatsapp: (51) 99627-3434

    Júlio Battisti Livros e Cursos Ltda | CNPJ: 08.916.484/0001-25 | Rua Vereador Ivo Cláudio Weigel, 537 - Universitário, Santa Cruz do Sul/RS, CEP: 96816-208

    Todos os direitos reservados, Júlio Battisti 2001-2019 ®

    [LIVRO]: MACROS E PROGRAMAÇÃO VBA NO EXCEL 2010 - PASSO-A-PASSO

    APRENDA COM JULIO BATTISTI - 1124 PÁGINAS: CLIQUE AQUI