[LIVRO]: Tudo Sobre GPOs no Windows Server 2008, 2012 e 2016 - 654 páginas + 40 Brindes - CLIQUE AQUI

Páginas: 654 | Autores: Júlio Battisti e Diego Lima | 50% de Desconto e 40 Excelentes Bônus!

Você está em: PrincipalTutoriaisKeniareis : Dicionarioinfo002
Quer receber novidades e e-books gratuitos?
›››

FILTRO DE TUTORIAIS:




Mini-Dicionario Técnico de Informática- Parte 2

 

Objetivos: O objetivo desse dicionário é conter algumas palavras usadas na informática e que muitas das vezes não sabemos o significado, então com o objetivo de ampliar o conhecimento de quem deseja saber mais sobre palavras técnicas utilizadas na informática.

 

Introdução

 

Na Segunda parte desse tutorial será abordadas palavras de C á D usadas na informática e seus significados.

 

C

 

C » Linguagem de programaçaão de alto nível, desenvolvida principalmente para escrever programas estruturados.

 

C++ » Uma versão orientada a objetos da linguagem de programação C, desenvolvida no inicio de 1980, por Bjarne Stroustrup, nos laboratorios Bell, e adotada por diveros criadores de software, inclusive a Apple Computer e a Sun Microsystems, Inc.

 

Cabeça de impressão » Nas impressoras que imprimem um caracter ou uma linha por vez, a cabeça de impressão é a parte que se movimenta para frente e para trás na página para criar o texto ou imagem.

 

Cabeça de leitura/gravação » Recupera(lê) e armazena(escreve) informações em um disco. É um dispositivo magnetico que se movimenta para frente e para trás apenas micrometros sobre o disco.

 

Cabeçalho » O texto que se repete na parte superior de toda pagina de um documento é chamado de cabeçalho. No processamento de dados, um cabeçalho é o primeiro registro de um arquivo e contém as informações essenciais do arquivo.

 

Cabo » É aquele monte de fios encapados com borracha ou plastico que conecta o computador a outras partes do sistema, como impressora,monitor, etc.

 

Cabo SCSI » É um cabo grosso com grandes conectores retangulares nas pontas.

 

Cable modem » Um tipo de modem que é acoplado ao cabo do sitema de televisão. Um cable modem pode transmitir documentos em uma velocidade muito superior a de um computador acoplado a um modem normal, que manda sinais apara a rede por meio da linha telefônica.

 

Cache » Um subsistema especial da memória de alta velocidade, utilizado para armazenar dados temporariamente até que eles sejam solicitados. Os dados utilizados com mais frequência são copiados para ela,permitindo um aceso mais rápido. É uma forma de acelerar a memória, o processador e as transferências do disco. Os caches de memória armazenam o conteudo das posições mais atualizadas da RAM e os endereços onde esses dados estão armazenados.

 

Cache Card » Cartão cache.

 

CAD(Computer Alded Design) » Desenho auxiliando por computador.

 

Cadeia SCSI » Ocorre quando varios dispositivos SCSI são ligados atraves de cabos SCSI.

 

Caixa de alerta » É uma mensagem que aparece na tela para avisa-lo de alguma coisa esta errada ou para informa-lo sobre uma situação na qual suas ações podem Ter consequências irreversiveis.

 

Caixa de dialogo » É qualquer caixa ou janela na tela com a qual você trava um “dialogo”.

 

Caixa de edição » É o nome daquele pequeno retangulo que aparece nas caixas de dialogo, onde você pode digitar algo.

 

Caixa de ferramentas » Muitos aplicativos principalmente de pinturas, desenhos , layout de pagina, tem uma caixa de ferramenta.

 

Caixa de rolagem ou paginação » Quando a barra de rolagem de uma janela estiver cinza, você verá uma caixa pequena de rolagem.

 

Caixa de seleção » Permite que você escolha quais caracteristicas que deseja aplicar ao que estiver fazendo.

 

Canal alpha » Quando você realiza alguma seleção em uma imagem e salva o que selecionou, isso ocorre em um canal que recebe o nome de alpha channel ou canal alpha.

 

Caminho ou Nome do Caminho » É a sequência de nomes que informa ao computador e a você a localização do arquivo. Ex: C:\Nomedoaluno\Mini-Dicionario Tecnico de Informatica.html

 

Campo » É uma area preparada em um documento, geralmente em um banco de dados de algum tipo para receber as informações que serão inseridas.

 

Caps Lock » No teclado, Caps Lock(Fixa Maiusculas) tem a função da tecla fixa maiusculas do computador.

 

Captura » O termo captura tem pelo menos dois significados uma captura tela ou seja tira uma foto da tela do computador ou captura o texto ou seja gravar o texto em um arquivo do disco.

 

Caracter » É qualquer letra, numerom sinal de pontuaçãoou outro simbolo.

 

Cartão Cacher » É uma placa instalada dentro do computador, especificamente destinada ao armazenamento temporario de informações.

 

Cartao de registro » Quando voce abre a caixa de um novo software ou hardware, quase sempre há um cartão de registro dentro do pacote.

 

Carregamento de página » O mesmo que Download.

 

Cascade » Janelas sobrepostas uma a uma, em forma de cascata, na tela do computador.

 

Cavalo de Tróia » Programa que se esconde dentro de outro programa para danificar hardware e/ ou software. Muitos vírus são na realidade Cavalos de Tróia ou Trojans.

 

CD(Compact Disk) » Desenvolvido para armazenar musica e substituir os antiquados discos de vinil com vantagens. Os fabricantes perceberam que o CD também poderia ser usado para gravar dados. Criou-se, então, uma distinção: CDs destinados a gravar musicas passaram a ser chamados de CD-DA , enquanto os destinados à gravação de dados são os CD-ROM.

 

Cert(Computer Emergency Response Team) » Organismo criado em 1988 pela Darpa( divisão da extinta ARPA), visando tratar questões de segurança na Internet.

 

CGI(Common Gateway Interface) » É a interface que permite que os servidores Web interpretem e manipulem as informações em tempo real, de maneira que possa executar processos complicados sem a intervenção do usuário. Esse processo é realizado por pequenos programas, rodados no servidor, que permitem adicionar vários recursos a uma pagina web, retornando para o usuário a resposta desejada.

 

CGI bin » O nome mais comum dado ao diretório do servidor Web, onde os programas de CGI ficam armazenados.

 

Chat » Lugar na Internet aonde as pessoas se encontram para conversar.

Chips » Circuitos integrados formados por milhões de minúsculos componentes que desempenham uma função especifica. Material com o qual são construídos os microprocessadores.

 

Cibercultura » O termo veio rebatizar e dar novas caracteristicas ao que se chamava ate entao de pessoas ligadas à “esfera de dados”. A cibercultura tem como pano de fundo as novissimas tecnologias em especial as relacionadas a comunicação digital, realidade virtual e a biotecnologia.

 

CiberEspaço »Mundo virtual, onde transitam as mais diferentes formas de informações.

 

Click Through » Percentual de cliques que um banner ou outro elemento publicitário produziu. É calculado dividindo-se o numero de cliques pelo numero de exibição do banner ou outro elemento publicitário.

 

Cliente » Programa responsável pela solicitação de um serviço feito a um servidor. A Internet é toda baseada em uma estrutura Cliente/Servidor. Na Web os clientes são os navegadores, enquanto os servidores são os programas que armazenam as paginas e verificam as autorizações dos usuários para acessar determinados arquivos, além de executar programas especiais.

 

Clipart » Imagens prontas para serem usadas em documento.

 

Clipboard » Área de armazenamento reservada na memória do computador, que guarda os arquivos quando estes são copiados ou recortados.

 

Clock » O circuito eletrônico do computador que gera uma serie continua de pulsos de sindronização de sinais digitais, que coordenam todas as operações do computador.

 

Cluster » Unidade de armazenamento de dados , formada por um numero fixo de setores que o sistema operacional utiliza para ler ou gravar informações.

 

CMOS » Complementary Metal Oxide Semiconductor- Um tipo de memória que armazena informações de configuração que perduram, através de bateria, mesmo se o computador for desligado, como relógio, calendário ou senha de acesso ao computador.

 

CMYK » Cian, Magenta,Yellow and Black- É um padrão de quatro cores primarias que, combinadas, formam cores ilimitadas

 

Cobol » Linguagem de programação desenvolvida entre 1959 e 1961. Os programas desenvolvidos em cobol, que é uma linguagem compilada são segmentadas em quatro parte: identificação, ambiente, dados e procedimentos.

 

Codec » Tecnologia de compactação e descompactação para vídeo digital e áudio estéreo.

 

Componentes ActiveX » São bibliotecas que contém varios objetos reunidos, principalmente os que necessitam de instâncias para funcionar.

 

Comutador » Você há deve já deve Ter ouvido falar que os sistema telefonico atual é “comutado”.Isto significa que o seu telefone esta ligado a uma central, que encaminha suas ligações para o numero apropriado, estabelecendo a comunicação. Ao desligar , a central desfaz a conexão para poder utilizar a mesma linha em novas ligaçòes. Esta é a funçào do comutador: endereçar varias entradas para varias saidas.

 

Código Fonte » Durante o desenvolvimento de um programa, ele é inicialmente escrito em uma linguagem de programação e , depois traduzido, com o auxílio de um programa especial,chamado compilador,para uma forma que pode ser entendida pelo computador.

 

COM » Communucations- Porta de comunicação ou porta serial usada por modems, mouse e algumas impressoras

 

Compilador » Programa que transforma o código fonte em linguagem de máquina, que somente o computador identifica e usa para execução.

 

Compressão » Técnica usada para diminuir o tamanho dos arquivos, sem perda de dados, para que ocupem menos área nos discos e demorem menos tempo para envio/recepção.

 

Conexão Direta » Ligação permanente entre dois computadores. Também é conhecida como linha dedicada.

 

Controle de Fluxo » O processo de inicio-fim de hand shaking que impede que ser modem ou impressora serial receba uma quantidade excessiva de dados do seu computador ou de outro modem.

 

Configuração » Configurar seu computador e as diversas partes a ele conectadas significa estabelecer características comuns, para que funcione em harmonia. Configurar um programa é ajustá-lo às características da sua máquina e de sua própria pessoa

 

Conta » Permissão para acesso a um dos servidores da Internet e, por meio dele, a toda a rede.

 

Cookies » Mensagem enviada ao browser por um servidor Web. Normalmente, esta mensagem é gravada no micro cliente como um arquivo de texto. Sempre que o cliente volta a acessar aquele site, a mensagem é reenviada ao servidor. O objetivo do cookie é identificar o usuário e, por exemplo, exibir páginas personalizadas. Para isso, o usuário precisa ter fornecido informações pessoais numa visita anterior ao site.

 

Copyright » Também chamado de direito de reprodução pu direito de autoria. Esse termo refere-se aos direitos de propriedade material e moral de qualquer produção intelectual, ou seja, os direitos de propriedade do autor de obra e os reprodução/divulgação.

 

Corpo » Tamanho da letra.

 

CPM » Custo por milhão de impressões - É uma forma de se determinar o preço da propaganda de banner. Se uma publicidade em CPM custa 25$, isso quer dizer que você dera 1000 impressões fornecidas ao seu banner, a um custo de 25$, para colocá-lo naquele site.

 

CPU » Unidade Central de Processamento ou Processador- A unidade de processamento é o controle do compudator. O dispositivo que interpreta e executa as funções. É o chip que funciona como “cerebro” do computador.

 

Cracker » Indivíduo que faz o possivel para entrar num sistema informatico alheio, quebrando sistemas de segurança.

 

Criptografia » Consiste em cifrar um arquivo ou mensagem usando um conjunto de cálculos, ou seja, há uma conversão da informação sigilosa para um código secreto.

 

CTR » Click-Through Ratio- É o método que mede quantas vezes um banner é clicado, ou seja, é uma relação existente entre a quantidade de vezes que um banner é mostrado e a quantidade de vezes que é clicado.

 

CTS » clear to send- Sinal usado em transmissões de dados entre o computador e modem paara dizer “ok, estou pronto para transmitir”.

 

Cursor » Ponto de inserção que pode ser visto, geralmente, nos monitores de computadores e que executa tarefas, como por exemplo, arrastar um arquivo, comandado por um dispositivo acoplado normalmente, um mouse.

 

CUSeeMe » Um programa de conferência por vídeo, desenvolvido na Cornell University. Foi o primeiro programa a permitir que usuários do Windows e de outras plataformas participassem de conferencias em tempo real atraves de video na internet.

 

Customazar » Personalizar, ajustar, otimizar.

 

D

 

Dac » Digital to Analog Converte- Conversor Digital-Analógico. Uma placa de som que pode reproduzir sons armazenados em um arquivo.

 

DCC » Abreviatura de Direct Client to Client (Direto Cliente a Cliente), é um método usado em chats (para reduzir o lag) ou para passar arquivos entre duas pessoas que estejam no IRC.

 

Dados » Qualquer tipo de informação processada pelo computador.

 

Dados Relacionais » Representam os dados contidos em um Banco de Dados, através de relações que estabelecem vínculos de acordo com as informações que estão contidas em várias tabelas.

 

Database » No âmbito da Internet, diz-se do computador que contém um número muito grande de informações disponibilizadas pela rede.

 

Data Warehousing » Técnica que envolve a coleta de dados de computadores de grande porte e seu armazenamento em outro banco de dados, de modo que possam ser analisados para a descoberta de tendências ou sugestão de novas estratégias.

 

Default » Valor padrão fornecido automaticamente pelo sistema operacional, podendo ser modificado pelo usuário.

 

Descompressão » Consiste em obter o arquivo original a partir de um arquivo comprimido.

 

Desktop Publishing » Sistema compacto de composição( editoração eletrônica ), que inclui um microcomputador, um processador de texto, programas de ilustração, retoque e montagem de paginas.

 

DHTML » ( HTML dinâmico ) » É a junção de tecnologias como HTML, JavaScript e “folha de estilo” , para produzir sites “animados”. O DHTML permite que uma imagem mude de posição a partir de um clique do mouse em alguma região da página.

 

Dial-Up » Designação de um tipo de ligação de acesso à Internet, via conexão discada(Dial) para um computador, através de um modem para conectar uma rede qualquer à super-rede Internet.

 

DirectX » Ferramenta de desenvolvimento de jogos e aplicativos multimídia para Windows.

 

Diretório » Pasta existentes, geralmente, em um disco rígido onde ficam contidos arquivos.

 

Discussão » Fóruns globais onde pessoas com interesses em comum trocam informações, debatem idéias e fazem perguntas umas às outras. Tudo através de mensagens que são distribuídas aos usuários pelo esquema de Mailing List ou Newsgroups.

 

Dithering » Recurso que cria a ilusão de novas cores, misturando pontos de cores diferentes. Um exemplo clássico é uma foto de jornal: apesar de aparentar ser composta por várias tonalidades de cinza, existem apenas pontos branco e pretos que, intercalados, dão a impressão de novas tonalidades.

 

DLL » Dynamic Link Library – biblioteca de Conexão Dinâmica. Um conjunto de funções e rotinas(imprescindíveis) de programação , que podem ser acessadas dinamicamente por um programa.

 

DNS » Sistema responsável pela conversão dos endereços no formato simbólico (Exemplo: juliobattisti.com.br) para o formato numérico (Exemplo: 192.18.1.7), também chamado de endereço IP.

 

Domínio » Um termo do LAN Manager e do Windows NT utilizado para representar um grupo de dispositivos, servidores e computadores agrupados dentro de uma rede. O termo também é utilizado na Internet com o mesmo sentido. É um sistema de endereçamento que envolve um grupo de nomes que são listados com pontos entre eles, na ordem do mais específico para o mais geral.

 

Dom » Document Object Model- São modelos de objetos( com suas propriedades e métodos), expostos ao programador DHTML. Através do envio de mensagens a estes objetos, o programador a estes objetos, o programador pode explorar como está ocorrendo a interatividade com o usuário.

 

Download » É a transferência de um arquivo de outro computador para o seu computador através da rede. "Baixar" um arquivo significa fazer o download do mesmo.

DPI » Dots per inch- pontos por polegadas –É usado com relação à resolução de uma imagem impressa. Este termo é aplicável a imagens.

 

Dram » Dynamic Randim Access Memory ou Dynamic RAM- Memória Dinâmica de Acessi Aleatório. Tipo de chip de memória que requer que seu conteúdo seja atualizado freqüentemente.

 

Conclusão

 

Nesta parte do tutorial abordei algumas palavras de C à D, usadas na informática. Na próxima parte deste tutorial abordarei palavra de E ,F e G e seus significados.

Best Sellers do Júlio Battisti

Todos os livros com dezenas de horas de vídeo aulas de bônus, preço especial (alguns com 50% de desconto). Aproveite! São poucas unidades de cada livro e por tempo limitado.

Dúvidas?

Utilize a área de comentários a seguir.

Me ajude a divulgar este conteúdo gratuito!

Use a área de comentários a seguir, diga o que achou desta lição, o que está achando do curso.
Compartilhe no Facebook, no Google+, Twitter e Pinterest.

Indique para seus amigos. Quanto mais comentários forem feitos, mais lições serão publicadas.

Quer receber novidades e e-books gratuitos?
›››

Cursos Online

  • Banco de Dados
  • Carreira
  • Criação/Web
  • Excel/Projetos
  • Formação
  • + Todas as categorias
  • Contato: Telefone: (51) 3717-3796 | E-mail: webmaster@juliobattisti.com.br | Whatsapp: (51) 99627-3434

    Júlio Battisti Livros e Cursos Ltda | CNPJ: 08.916.484/0001-25 | Rua Vereador Ivo Cláudio Weigel, 537 - Universitário, Santa Cruz do Sul/RS, CEP: 96816-208

    Todos os direitos reservados, Júlio Battisti 2001-2017 ®

    [LIVRO]: MACROS E PROGRAMAÇÃO VBA NO EXCEL 2010 - PASSO-A-PASSO

    APRENDA COM JULIO BATTISTI - 1124 PÁGINAS: CLIQUE AQUI