[MEU 50º LIVRO]: BANCOS DE DADOS E ACESS - CURSO COMPLETO - DO BÁSICO AO VBA - 1602 páginas

Páginas: 1602 | Autor: Júlio Battisti | 40% de Desconto e 70h de Vídeo Aulas de Bônus

Você está em: PrincipalTutoriaisKeniareis : Dicionarioinfo001
Quer receber novidades e e-books gratuitos?
›››

FILTRO DE TUTORIAIS:




Mini-Dicionario Técnico de Informática

 

Objetivos: O objetivo desse dicionário é conter algumas palavras usadas na informática e que muitas das vezes não sabemos o significado, então com o objetivo de ampliar o conhecimento de quem deseja saber mais sobre palavras técnicas utilizadas na informática, em uma serie de tutoriais terá as palavras mais utilizadas e seus significados.

 

Introdução

 

Nesta tutorial será abordados palavras usadas na informática e seus significados, para facilitar a procurar do leitor , abordaremos todas em ordem alfabética.

 

A

 

@ » Símbolo da medida de peso equivalente a 15 Kg. Na informática este símbolo é usado na Internet como separador entre a identificação do usuário e a designação da rede, e o provedor de acesso a que pertence sua conta. Ele indica “at”, que em inglês , quer dizer esta , ou seja , que o usuário esta na rede. Antes do símbolo arroba , era empregado o ponto de exclamação “!”: seunome!juliobatisti.com.br.

 

ABNT » ( Associação Brasileira de Normas Técnicas ) , Trata-se de um órgão brasileiro responsável pela padronização de normas.

 

Acesso Dedicado » Modalidade de acesso a Internet , na qual o computador do usuário mantém-se permanentemente conectado à rede.

 

Acesso Discado ( dial-up) » A conexão dial-up , é feita via telefone e modem. Há o estabelecimento de uma chamada telefonica-dial para um computador modem . ë o tipo de acesso utilizado pela maioria dos usuários domésticos .

 

Access time » O tempo de acesso, em milissegundo, que um driver gasta para começar a distribuir dados solicitados por um programa.

 

Acelerador Gráfico » Hardware que possui um processador(chip) dedicado a parte gráfica, liberando o processador principal do computador para outras tarefas , o que melhora o poder de processamento da maquina.

 

Âncora » Tag que em um documento HTML define uma seção e serve como alvo a um hiperlink. Assim, ao clicar sobre uma ancora, o usuário vai para outro ponto do mesmo documento ou para outro documento disponível na web.

 

ActiveX » Ë uma especificação criada pela Microsoft , que permite a inclusão de elementos multimídia em paginas web , aumentando sua interatividade. Ela permite a construção de paginas dinâmicas , com scripts que rodam a partir do servidor. O ActiveX ainda apresenta incompatibilidade com vários browsers, gerando muitos bugs, pois ele sobrecarrega o servidor devido a grande quantidade de processamento exigido, alem de apresentar brechas de segurança.

 

Acrobat » Formato de arquivo desenvolvido pela Adobe , que permite que documentos sejam exibidos em qualquer micro com as fontes e layout corretos. Suporta imagens, tabelas e recursos de segurança.

 

ADC » (Analogue-to-Digital Converter) Componente que faz conversão de um sinal analógico para digital. Todas as placas de som do micro possuem um ADC, responsável por digitazar os sons analógicos vindos do microfone ou outro dispositivo analógico qualquer.

 

ADPCM » (Adaptive Delta Pulse Code Modulation) Tecnica que diminui o tamanho dos arquivos de som.

 

ADSL » ( Assimmetric Digital Subscriber ou Linha Digital Assimetrica para Assinates) Tecnologia que viabiliza a transmissao de dados , inclusive video , em alta velocidade , por linha telefonica comum. As velocidades variam, em geral , entre 256 Kbps e 2 Mbps.

 

Agentes » Instrumentos de pesquisas que buscam automaticamente informaçoes on-line ,conforme definiçoes que recebem.

 

AIFF » (Audio Interchange File Format ou Formato de Arquivo para Troca de Audio) Padrao para arquivo de audio em formato mono e estereo, desenvolvido pela Apple para a plataforma Macintosh , também , também utilizado em maquinas Silicon Graphics.

 

Algoritmo » Um conjunto de informaçaoes matematicas , usado para encripar dados , compactar arquivos , entre varias outras aplicaçoes. Um arquivo compactado ou encripatado pode ser usado apenas por quem tiver o algoritmo de desencriptaçao ou descompactaçao , que permitirá reverter o processo.

 

Analógica » Forma de comunicação que usa ondas eletromagneticas continuas.

 

Aninhado » Quando se tem um objeto dentro do outro, como uma tabela, por exemplo , voce possui um aninhamento , ou seja, um objeto funcionando como ninho para outro objeto.

 

Anonymous » (anônimo) Normalmente utilizado para conectar –se a um servidor. O nome de usuarios “anonymous”indica que se trata de um usuario não registrado na maquina em questao.

 

ANSI » ( American National Standards Institute) Uma associação voluntaria , formada por varios membros e varias companhias. A ANSI encarrega-se de estabelecer padroes para a industria,compatibilidade de linguagem de programaçao, protocolos de rede, especificaçoes eletricas de varios componentes, etc.

 

Anti-Aliasing » Esta tecnica permite suavizar os contornos em imagens, adicionando pontos de cores intermediarios. O Anti-Aliasing é um recurso cada vez mais utilizados nos jogos 3D, com o objetivo de melhorar a qualidade da imagem , sobretudo ao se utilizar baixas resoluçoes.

 

API » (Application Program Interface) Um conjunto de funçoes que oferece aos programadores acesso ao hardware e permite ativar um determinado dispositivo no programa. Quando um programa executa uma funçao em que estão envolvidas recursos do sistema operacional Windows, por exemplo, provavelmente, ele esta fazendo uma chamada para alguma API do Windows.

 

Aplicaçoes Web » Programas especialmente escritos para rodar em um servidor web, onde podem realizar funções especificas em um website, como, por exemplo, controlar e formatar o fluxo de informaçoes de um banco de dados.

 

Aplicativo » O mesmo que programa ou software.

 

Applet » Pequenos programas que executam tarefas especificas numa webpage. Costumam ser embutidos no sistema operacional ou em outros aplicativos . Os Applets podem ser feitos em varias linguagens, a mais utilizada é Java. Estes pequenos programas são automaticamente instalados ao acessar a pagina, o que torna as paginas web mais interativas e dinamicas.

 

Archie » Ferrament que permite procurar informaçoes em servidores FTP. Indique ao archine a informaçao que deseja encontrar e ele retorna-lhe o nome(endereço) dos servidores onde se pode encontrar aquela informaçao.

 

Area de Trabalho » Area de trabalho ou desktop é a area vista e disponivel no monitor quando o usuario liga o computador.

 

Area Util » Desconsidere toda a area que a interface de um software ocupa; o que sobra é chamado de area util ou area util de trabalho. Assim , quanto mais janelase/ou mais softwares abertos no desktop , menor sera a area util que o usuario dispoe.

 

ARPANET » Uma rede experimental criada pela ARPA(Advanced Research Projects Agency). Nela foram testados as teorias e o software no qual a internet se apoia.ë considerado o bisavo da internet atual.

 

Arquitetura Cliente-Servidor » Arquitetura de rede de computador , na qual o processamento pode ser distribuido entre clientes( usuarios) da rede, que requisitam informaçoes; e servidores(fornecem as informaçoes)da rede.

 

Arquitetura Fechada » Um software de arquitetura fechada é um programa que possui um projeto , onde a linguagem de programaçao de construção é única para aquele.

 

ARJ » Um formato de compactação de arquivos bastante conhecido , mas não tao utilizado quanto o ZIP.

 

Artefatos » Quando se refere a tratamento de imagens, refere-se aos “erros”que aparecemem imagens escaneadas , filmes digitalizados, causadas por poeira , infidelidade na reproduçao de cores gerado pelos scanners, e entre outras fatores.

 

ASCII » ( American Standard Code for Information Interchange ) é ainda o codigo de caracteres de texto mais usados. Cada um do texto ASCII ocupa 8 bits de dados ( 1 byte) , o suficiente para 256 combinaçoes diferentes , que incluem caracteres , numeros e simbolos diversos. Na giria , “ASCII”também é usado em relaçao a um arquivo de texto puro , sem formataçao.

 

ASP » ( Active Server Pages ou Paginas de Servidor Ativas ) Ambiente para programaçao por scripts , desenvolvida pela Microsoft, que permite a criaçao de scripts no servidor( não no cliente) . Vem sendo bastante usado para criar paginas dinamicas , interativas e de alta performance, por Ter bons recursos e ser facil de aprender se comparada a outras linguagens, pois o proprio servidor transforma os scripts em HTML pafrao, fazendo com que qualquer browser faca sua leitura.

 

Attach » Literalmente significa "anexo". A expressão é utilizada para designar arquivos que acompanham mensagens de e-mail, newsgroup ou BBS. Não há restrição quanto ao tipo de arquivo que pode ser enviado (texto, imagem, som, programa,etc.).

 

AVI » ( Audio Video Interleave) Formato de arquivos audiovisuais criado pela Microsoft.

 

B

 

B » Em informatica , no geral, é a abreviaçao de Byte( e não bit) que repersenta a quantidade de armazenamento nas unidades de disco ou memoria do seu computador. Corresponde um conjunto de oito bits e é suficiente para 256 combinações diferentes .

 

B2B » (Business to Business) Negócios entre empresas , envolvendo produtos , serviços ou parcerias. Este termo é mais usado em relação aos sites que promovem este tipo de comércio , oferecendo toda a praticidade e infra-estrutura necessária , cobrando em troca uma mensalidade ou comissão sobre as transações.

 

Backbone » Parte principal de uma rede , formada por computadores de alto poder desempenho e memória , capaz de transmitir dados em alta velocidade e atingir grandes distancias. Normalmente interliga redes regionais e nacionais , às quais outras redes menores estão conectadas ; essa é razão da adoção do termo em inglês que quer dizer ”espinha dorsal”. A Internet é formada por inúmeros backones que interligam as redes de universidades, empresas , provedores de acesso, etc.

 

Back-door » Porta dos fundos. Ë uma porta aberta no sistema , não documentada , que permite ao criador ter acesso a ele. As Backdoors podem ser criadas tanto pelo responsável , como meio de acesso emergencial ao sistema , quanto por alguém interessado em invadi-lo, roubar informações etc. Neste ultimo caso , o meio mais usado é convencer algum usuário do sistema a executar o programa que abrirá a backdoor , enviando-o, via email ou alguma armadilha.

 

Background » Segundo plano ou plano de fundo.

 

Backup » Uma copia exata de um programa e/ou arquivo , feita para fins de arquivamento ou para salvarguarda das informações .

 

Ban » Impedir um nick de entrar num canal, só operadores podem fazer isto, eles normalmente fazem isso para punir uma pessoa que esteja desrespeitando as regras do canal.

 

Banco de dados » Um conjunto de informaçoes relacionadas entre si, referentes a um mesmo assunto e organizadas de maneira util , com o proposito de servir de base para que o usuario recupere as informaçoes , tire conclusoes e tome decisoes.

 

Bandwidth » ( Largura de Banda) Refere-se a capacidade de transmissao de uma rede em determinado meio de comunicaçao ( fio, fibra otica, etc) , normalmente medida em bits por segundo (bps) ou em Hertz. Quando maior a largura de banda , maior a capacidade de envio de dados de um canal.

 

Banner » Faixa. Atualmente refer-se a um anuncio , que é colocado em paginas na web, geralmente com um link paraa pagina do anuciante.

 

Barra de Rolagem » Barras existentes nas laterais verticais e/ou horizontais da janela de algum documento ativo de um programa qualquer, que surgem quando o conteúdo do documento excede o tamanho da Janela.

 

Baud Rate » Uma medida e velocidade para modems. Indica o numero de bauds , ou seja, de sinais sonoros transmitidos por segundo.

 

Bauds ou Bps » Velocidade de comunicaçao das portas seriais ou portas paralelas.

 

BBS » ( Bulletin Board System ou Sistema eletrônico de quadro de mensagens ) Serviço eletrônico que oferece recursos como correio eletrônico, acesso a outros computadores e serviços remotos, meios de oferecer e receber arquivos de
domínio público, conversas on-line. O acesso ao BBS pode ser feito via modem, por discagem direta, de forma independente, sem o uso de uma rede.

 

Bcc » Abreviatura de blind carbon copy. Cópia de uma mensagem de e-mail enviada para várias pessoas sem que o endereço dos destinatários apareça no documento.A maioria dos programas de e-mail oferece os campos Bcc e Cc. Quando se usa o Cc, todos os endereços aparecem na mensagem.

Beta » Quando um programa é chamado de beta , quer dizer que aquele é uma versão pré-lançamento do programa e que , por esse motivo, ainda possui muitos bugs, pois esta em fase de testes. Não é a versão final do produto.

 

Biblioteca » Em programação , refere-se a um conjunto de rotinas de programação desenvolvidas pelo fabricante de um produto. As rotinas podem ser incorporadas aos programas criados, seja para implementar determinada função ou para criar a interface entre o novo programa e o sistema operacional.

 

Binário » Sistema numérico usado em computação , que consiste em apenas dois valores( dígitos ): 1 e 0, utilizados para representação interna das informações. Todas as operações executadas pelo computador são interpretadas como zeros ou uns.

 

BinHex » Um formato de conversão de arquivos que transforma os arquivos que estão em binário para texto ASCII, é muito utilizado pelos micros Macintosh.

 

BIOS » (Basic Input-Output System ) Sistema básico de entradas e saídas. Conjunto de rotinas essenciais que testam o hardware durante a partida , inicializam o sistema operacional e suportam a transferencia de informações entre os dispositivos de hardware.

 

Birô » Empresa que realiza diversos serviços de pré-impressao e , não raro, serviços de produção e impressão final.

 

Bit » ( binary digit) Qualquer circuito eletrônico é baseado em transistores , componentes extremamente simples , que permitem apenas dois estados : podem estar ligados ou desligados. Já que todo tipo de dado a ser processado precisa ser codificado em seqüências destes dois valores , foi criado o sistema binário , que permite representar qualquer tipo de informação ou de operação aritmética , através da combinação dos números 1 e 0 , chamados de bit.

 

BitNet » Iniciais da expressão "Because It's Time Network" (Porque é tempo de rede), é o nome de uma rede acadêmica e de pesquisa iniciada em 1981 e operada pela Educom. Formada, na sua maior parte, por mainframes IBM, utiliza um protocolo diferente da Internet (RSCS - Remote Spooling Communication System). No entanto, é possível a troca de mensagens entre a Internet e a BitNet.

 

B2C » ( Business to Consumer) Vendas ao consumidor. Ë geralmente usado em relação aos sites que vendem produtos no varejo,

 

Bitmap » Formato onde cada ponto de imagem é representado por um certo numero de bits, sem compactaçao.

 

Bookmark » Uma ferramenta presente em todos os browsers atuais que serve como um bloco virtual de anotações. Nele, o usuário guarda os endereços que mais lhe interessam para poder acessá-los quando quiser.

 

Bots » São programas de computador que simulam ser um usuário do IRC para cumprir determinadas funções. Existem tanto bots benéficos como os que ajudam na administração do canal quanto bots maléficos que visam desconectar uma pessoa do IRC.

 

Boot » O processo de inicializar ou reinicializar um computador. Al ser ligado pela primeira vez ou ser religado , o computador executa o software , que é carregado e inicia o sistema operacional e se prepara para o uso normal.

 

Boot disk » Um disquete que contem os arquivos-chave do sistema operacional, geralmente , de um PC, e que podem ser utilizado para dar partida ou inicializar o computador.

Boot record » ( Registro de inicializaçao) Parte do disco rígido que contém a inicializaçao do sistema operacional.

 

Bounce » Mensagem de correio eletronico informando que a mensagem que voce enviou não foi entregue, Em geral , contem um codigo de erro e o conteudo da mensagem não entregue.

 

Bps( bits per second ) » É usado para medir a velocidade de modems e redes em geral. Refere-se ao numero de bits transmitidos por segundo.

 

Briefing » Questinario detalhadp que visa conhecer o cliente seu produtou ou serviço , seu mercado, seu consumidor e o objetivo a ser trabalhado , sintetizando , dessa maneira , os aspectos que devem ser levados em consideração para melhor desenvolvimento do projeto.

 

Broadband » ( Banda Larga ) Uma forma qualquer de acesso rapido a internet , como acesso via cabo, ADSL, satelite etc.

 

Broadcast » Uma transmissao enviada amais de um receptor.

 

Browser » Programa que desempenha o papel de mostrar os documentos de um website de maneira visualmente agradável e intuitiva.

 

Buffer » Uma pequena área de memória ultra-rápida usada, para melhorar a velocidade de acesso a um determinado dispositivo .

 

Bug » Erro de programação ou fabricação recorrente , que um software ou hardware manifesta, causando defeito na funcionalidade do programa ou hardware.

 

Conclusão:

 

Nesta primeira parte desse tutorial abordei algumas palavras de A à B, usadas na informática e que muitas das vezes ficamos perdidos em seus significados. Na próxima parte deste tutorial abordarei palavra de C à D e seus significados.

Best Sellers de Excel do Julio Battisti

Todos com Vídeo Aulas, E-books e Planilhas de Bônus!

Aprenda com Júlio Battisti:
Excel 2010 Básico em 140 Lições - Através de Exemplos Práticos - Passo a Passo

 Aprenda com Júlio Battisti: Excel 2010 Básico em 140 Lições - Através de Exemplos Práticos

 

Autor: Júlio Battisti | Páginas: 540 | Editora: Instituto Alpha

 

[Livro]: Aprenda com Júlio Battisti: Excel 2010 Básico em 140 Lições - Através de Exemplos Práticos

Aprenda com Júlio Battisti: Excel 2010 Avançado, Análise de Dados, Tabelas Dinâmicas, Funções Avançadas, Macros e Programação VBA - Passo a Passo

Livro: Aprenda com Júlio Battisti: Excel 2010 Avançado, Análise de Dados, Tabelas Dinâmicas, Funções Avançadas, Macros e Programação VBA - Passo a Passo

 

Autor: Júlio Battisti | Páginas: 952 | Editora: Instituto Alpha

 

Livro: Aprenda com Júlio Battisti: Excel 2010 Avançado, Análise de Dados, Tabelas Dinâmicas, Funções Avançadas, Macros e Programação VBA - Passo a Passo

Aprenda com Júlio Battisti: Macros e Programação VBA no Excel 2010 Através de Exemplos Práticos e Úteis - Passo a Passo

 

[LIVRO]: Aprenda com Júlio Battisti: Macros e Programação VBA no Excel 2010 Através de Exemplos Práticos e Úteis - Passo a Passo

 

Autor: Júlio Battisti | Páginas: 1124 | Editora: Instituto Alpha

 

[LIVRO]: Aprenda com Júlio Battisti: Macros e Programação VBA no Excel 2010 Através de Exemplos Práticos e Úteis - Passo a Passo

Aprenda com Júlio Battisti: Excel 2010 - Curso Completo - Do Básico ao Avançado, Incluindo Macros e Programação VBA - Através de Exemplos Práticos

 

[A BÍBLIA DO EXCEL]: Aprenda com Júlio Battisti: Excel 2010 - Curso Completo - Do Básico ao Avançado, Incluindo Macros e Programação VBA - Através de Exemplos Práticos Passo a Passo

 

Autor: Júlio Battisti | Páginas: 1338 | Editora: Instituto Alpha

 

[A BÍBLIA DO EXCEL]: Aprenda com Júlio Battisti: Excel 2010 - Curso Completo - Do Básico ao Avançado, Incluindo Macros e Programação VBA - Através de Exemplos Práticos Passo a Passo

Todos os livros com dezenas de horas de vídeo aulas de bônus, preço especial (alguns com 50% de desconto). Aproveite. São poucas unidades de cada livro e por tempo limitado.

Dúvidas?

Utilize a área de comentários a seguir.

Me ajude a divulgar este conteúdo gratuito!

Use a área de comentários a seguir, diga o que achou desta lição, o que está achando do curso.
Compartilhe no Facebook, no Google+, Twitter e Pinterest.

Indique para seus amigos. Quanto mais comentários forem feitos, mais lições serão publicadas.

Quer receber novidades e e-books gratuitos?
›››

Novidades e E-books grátis

Fique por dentro das novidades, lançamento de livros, cursos, e-books e vídeo-aulas, e receba ofertas de e-books e vídeo-aulas gratuitas para download.



Institucional

  • Quem somos
  • Garantia de Entrega
  • Formas de Pagamento
  • Contato
  • O Autor
  • Endereço

  • Júlio Battisti Livros e Cursos Ltda
  • CNPJ: 08.916.484/0001-25
  • Rua Vereador Ivo Cláudio Weigel, 537 Universitário
  • Santa Cruz do Sul/RS
  • CEP 96816-208
  • Todos os direitos reservados, Júlio Battisti 2001-2017 ®

    [LIVRO]: MACROS E PROGRAMAÇÃO VBA NO EXCEL 2010 - PASSO-A-PASSO

    APRENDA COM JULIO BATTISTI - 1124 PÁGINAS: CLIQUE AQUI