NUNCA MAIS PASSE RAIVA POR NÃO CONSEGUIR RESOLVER UM PROBLEMA COM O EXCEL - GARANTIDO!

UNIVERSIDADE DO VBA - Domine o VBA no Excel Criando Sistemas Completos - Passo a Passo - CLIQUE AQUI

Você está em: PrincipalTutoriaisJuliosabreu : Bdtxt001
Quer receber novidades e e-books gratuitos?

FILTRO DE TUTORIAIS:


Banco de Dados em Arquivos Texto

 

Objetivos:

 

Neste tutorial veremos como armazenar dados em um esquema simples com arquivos texto. Esta é uma implementação boa para um volume bem pequeno de dados, mas serve como um bom exercício de manipulação de arquivos e strings.

 

Pré-requisitos: Ter acompanhado os tutoriais anteriores da série.

 

No tutorial anterior vimos que é possível acessar e editar arquivos através do PHP. Agora veremos uma maneira de utilizar estes arquivos para agrupar dados de maneira uniforme para que possamos consulá-los posteriormente.

 

A Função explode

 

Uma função muito útil no PHP e que necessitaremos para a nossa implementação é a função explode. Esta função pega uma string e a divide através de separadores, colocando cada parte em uma posição do array resultante. Por exemplo:

 

Temos a seguinte string:

 

“Júlio;Adriana;Giulia”

 

Se utilizarmos a função explode com o caracter “;” como separador obteremos o seguinte resultaddo:

 

Array[0]= Júlio

Array[1]= Adriana

Array[2]= Giulia

 

A função explode tem a seguinte sintaxe:

 

explode("caractere separador", $string);

 

Vamos utilizar esta função e depois um loop para imprimir o array resultante:

 

 

Desenhando o Layout do Arquivo

 

Com o conhecimento da função explode podemos começar a imaginar como serão armazenados nossos dados. Podemos utilizar um arquivo onde cada linha será um registro onde separaremos cada os dados através de um caracter separador.

 

No nosso exemplo armazenaremos dados simples de uma pessoa como nome, idade, estado civil e cidade natal, nesta ordem e como caracter separador “:” (dois pontos)

 

Então no arquivo teremos várias linhas com o seguinte layout:

 

nome:idade:estadocivil:cidadenatal:

 

Adicionando Registros

 

Para armazenar dados em nosso arquivo vamos utilizar duas páginas, como no exemplo em que criamos o scrap book, uma primeira contendo um formulário chamada “inserir.php” que envia os dados para uma outra nomeada “escreve.php” que insere os dados formatados para o layout no arquivo.

 

Vamos seguir o passo-a-passo para cria-las:

 

Primeiramente criamos uma nova página nomeada “inserir.php” e colocamops a estrutura html básica.

 

Depois inserimos um form que submeterá os dados para a página “escreve.php”, e neste form inserimos os inputs para a entrada dos dados nome, idade, estado civil e cidade natal.

 

O código resultante deverá ser semelhante ao seguinte:

 

 

Perceba que por questões de estética organizamos o form dentro de uma tabela.

 

Partimos agora para a página escreve.php. Como esta página não será exibida, não há necessidade de adicionar tags html.

 

Esta página deverá receber as variáveis do form, concatena-las, adicionando o separador e uma quebra de linha no fim, para que desta forma consigamos manter o layout estipulado, ou seja, um registro por linha separado por “:”.

 

Vamos fazer este processamento no trecho de código a seguir:

 

 

A parte de inclusão de novos registros está pronta. Tente incluir alguns e verifique o arquivo, certifique-se de que as informações estão seguindo o layout definido, de que as quebras de linha estão corretas e etc.

 

Vamos agora construir a parte de consulta ao “banco”, criando uma pagina chamada “lista.php”, onde listaremos todos os dados contidos no arquivo de forma amigável.

 

A primeira coisa a fazer é utilizar a função file() para abrirmos o arquivo de forma que cada linha de texto corresponda a uma posição do array.

 

Depois devemos através de um loop tratar cada uma destas linhas, utilizando a função explode para dividi-las em um array e depois tratar cada uma destas partes. É bom lembrar que esta página será exibida, portanto devemos incluir os tags html básicos.

 

Observem como tudo isto é feito de maneira simples neste trecho de código:

 

 

Os registros do arquivo deverão ser listados.

 

Faça experiências, tente listar os registros de uma maneira mais bonita, colocando-os em uma tabela, tente também adicionar mais campos ao banco, como endereço e etc.

 

É bom lembrar que o separador deve ser muito bem escolhido pois ele nunca deve estar contido no conteúdo dos campos. Por exemplo o caractere “,” (vírgula) pode não ser um bom separador se formos armazenar endereços, pois quase sempre este caractere está contido neste campo.

 

Conclusão

 

Neste tutorial mostramos como utilizar as funções de manipulação de arquivos e strings para criar um banco de dados simples que armazena seus dados em um arquivo txt. Esta implementação é muito útil para pequenas quantidades de dados e aplicações simples.

Quer receber novidades e e-books gratuitos?

Cursos Online

  • Banco de Dados
  • Carreira
  • Criação/Web
  • Excel/Projetos
  • Formação
  • + Todas as categorias
  • Contato: Telefone: (51) 3717-3796 | E-mail: webmaster@juliobattisti.com.br | Whatsapp: (51) 99627-3434

    Júlio Battisti Livros e Cursos Ltda | CNPJ: 08.916.484/0001-25 | Rua Vereador Ivo Cláudio Weigel, 537 - Universitário, Santa Cruz do Sul/RS, CEP: 96816-208

    Todos os direitos reservados, Júlio Battisti 2001-2020 ®

    [LIVRO]: MACROS E PROGRAMAÇÃO VBA NO EXCEL 2010 - PASSO-A-PASSO

    APRENDA COM JULIO BATTISTI - 1124 PÁGINAS: CLIQUE AQUI