NUNCA MAIS PASSE RAIVA POR NÃO CONSEGUIR RESOLVER UM PROBLEMA COM O EXCEL - GARANTIDO!

UNIVERSIDADE DO VBA - Domine o VBA no Excel Criando Sistemas Completos - Passo a Passo - CLIQUE AQUI

Você está em: PrincipalTutoriaisJorgeasantos : Montagemconfiguracaopc030
Quer receber novidades e e-books gratuitos?

FILTRO DE TUTORIAIS:


Montagem e Configuração de PC– 30ª Parte

Estes tutoriais trarão uma série de tópicos sobre montagem, configuração e instalação de hardware em microcomputadores. O leitor aprenderá de forma clara e objetiva o funcionamento, informações e conceitos dos componentes internos do computador, não somente de computadores atuais, mas também de micros mais antigos, pois estes ainda existem no mercado.  Serão vistos também, assuntos relacionados a soluções diversas de hardware, configurações e otimizações de registro do sistema operacional Windows, bem como exemplos práticos de montagem de PC. Este tutorial poderá servir como fonte de consulta para usuários iniciantes e avançados, servindo tanto para uso profissional como pessoal, não tendo como objetivo ser apenas a única fonte de leitura e solução, sendo necessário o estudo em livros da área e um acompanhamento personalizado em questões de conhecimentos técnicos avançados. Todas as marcas e nomes apresentados tem seus direitos reservados aos fabricantes.

Montagem e Configuração de PC – Montagem de Computador - VII

* Montagem da Placa CPU

 

Neste ponto do nosso tutorial a placa de CPU já estará com o processador e o cooler instalados – a excessão fica por conta do processador Pentium 4, que deve ser instalado depois que a placa de CPU já está fixa ao gabinete. As memórias respectivas ao modelo do computador já estão instaladas e os jumpers estão configurados na forma correta.

* Preparação do computador

Nos passos anteriores houve uma preparação do gabinete para acomodar a placa de CPU. Podem  ter ocorrido diversas situações, dependendo do formato e do tamanho do gabinete:

1) Remoção da bandeja que aloja o disco rígido e a unidade de disquetes

2) Remoção do fundo do gabinete do computador

3) Remoção da fonte para abrir caminho para a placa de CPU

4) Remoção da chapa onde a placa de CPU será fixada

Existem gabinetes que são tão espaçosos que não precisam de providências especiais para a colocação da placa de CPU. Encaixam-se perfeitamente nestes casos os gabinetes torre tamanho grande (full tower ou “super torre”), de alguns gabinetes torre tamanho médio, e alguns gabinetes horizontais.

O gabinete nesta etapa já deverá estar com os parafusos hexagonais instalados. Alguns gabinetes são acompanhados de parafusos plásticos. Esses parafusos devem ser fixados no gabinete, e a seguir a placa de CPU é encaixada sobre os mesmos.

Observe as figuras dos parafusos hexagonais:

* Fixação padrão da Placa CPU

Nesta fase já estamos fixando a placa de CPU ao gabinete. Normalmente nos modelos ATX, basta apoiar a placa sobre os parafusos metálicos hexagonais e se for o caso, encaixá-la nos parafusos plásticos. Em determinados gabinetes são usados espaçadores plásticos, que devem ser encaixados na placa de CPU e a seguir introduzidos em fendas existentes no gabinete. Use a seguir parafusos com arruelas isolantes para fixar a placa de CPU. Devem ser aparafusados sobre os parafusos metálicos hexagonais.

* Conectando painel ATX

Placas de CPU ATX possuem na parte traseira, um bloco de conectores. Esses conectores devem ser adaptados e acoplados a uma chapa metálica, contendo encaixes para os mesmos.

Em determinados gabinetes, esta chapa metálica é fixa, mas este procedimento é raro, já que podem existir diferentes configurações de conectores. Muitos gabinetes são acompanhados de uma, duas e até três chapas com diferentes furações, visando compatibilidade com as diversas configurações de conectores. Finalmente, muitas placas de CPU são acompanhadas de uma chapa com a furação exata para os seus conectores.

Este é o tipo mais indicado a ser instalado. Ao fixar a placa de CPU no gabinete, temos antes que verificar como este painel será montado. Em alguns casos, o painel deve ser colocado no gabinete pela sua parte interna, antes de ser instalada a placa de CPU. Em outros casos o painel é montado e aparafusado pela parte traseira externa do gabinete, o que deve ser feito depois que a placa de CPU já está montada.

* Conectando Drivers diversos

Os drivers de disquetes, disco rígido e drivers de CD-ROM serão colocados no passo seguinte, depois que a placa de CPU já está fixa ao gabinete.

Existem alguns casos em que os drivers precisam ser instalados antes da placa de CPU. Isso pode ocorrer quando o gabinete é muito compacto e a placa de CPU é muito comprida.

A placa de CPU pode obstruir uma das partes laterais dos drivers, tornando impossível aparafusá-los adequadamente. Muitos usuários  ou profissionais de informática só percebem isso depois que a placa de CPU já está fixa ao gabinete e acabam aparafusando os drivers apenas de um dos lados do gabinete.

O procedimento correto é aparafusar os drivers de ambos os lados. Antes de instalar a placa de CPU no gabinete, verifique se depois que ela estiver fixa será possível acessar ambas as partes laterais de todos os drivers.

Se você concluir que uma das partes laterais vai ficar inacessível, então instale os drivers antes da placa de CPU.

Como instalar uma unidade de DVD e informações

Para instalar uma unidade DVD ao micro é muito simples. Há dois tipos de unidade DVD para PCs no mercado atual: IDE e SCSI, sendo que unidades DVD IDE são as mais comuns de serem encontradas. É importante salientar que as unidades DVD  já estão vindo em alguns kits multimídia e são unidades IDE.

A melhor maneira de se conectar dispositivos IDE ao micro - tais como CD-ROM IDE e outros - é através da porta IDE secundária existente na placa-mãe, pois isto garantirá uma  performance com melhor nível de serviço.

A taxa de transferência normal de uma unidade de DVD é 1 de 1350 KB/s. Isto equivale a uma unidade de CD-ROM "9x". Ou seja, o DVD é fatalmente uma unidade de mídia lenta, se comparada as atuais unidades de CD-ROM e, principalmente, se compararmos sua taxa de transferência com a taxa de transferência, por exemplo, de um HD.

Caso usuário instale a unidade DVD IDE (ou uma unidade de CD-ROM IDE) na porta IDE primária como "slave" do disco rígido existente no micro, fará com que o micro tenha baixo desempenho. Neste caso os dois dispositivos terão que compartilhar o mesmo cabo o que significa que o micro só poderá se comunicar com um dispositivo por vez.

Como terão taxas de transferência bem diferentes, o micro terá que esperar o DVD ou CD-ROM acabar de ser acessado, e como já mencionado o acesso destes dispositivos é muito lento para, então, ter acesso ao disco rígido.

Isto faz o micro "rodar lento" toda a vez em que o CD-ROM ou outro dispositivo IDE instalado da mesma forma for acessado.

* Checkup básico e ligação do PC

O computador já pode ser ligado pela primeira vez. Ele ainda não vai funcionar, mas o usuário já poderá ver os ventiladores girando, e a seguir o SPEAKER emitirá sons de alertas, indicando a ausência de placa de vídeo. Antes de ligá-lo, verifique mais uma vez:

- Fonte de alimentação com a chave 110/220 na posição correta.

Este passo é de fundamental importância, pois posteriormente caso o usuário ou profissional de informática esqueça a voltagem da fonte de alimentação, poderá queimar o computador ou mesmo, por este estar ligado com voltagem errada, pensar que o computador está com problemas.

- Fonte de alimentação ligada na placa de CPU.

Tome bastante cuidado ao montar placa-mãe to tipo AT (Não se esqueça dos fios pretos e vermelhos conectados corretamente)

- Conectores Speaker, Reset e Power Switch ligados corretamente.

- Processador instalado e cooler acoplado ao processador.

Dependendo do processador, caso o mesmo não seja acoplado corretamente com seu respectivos cooler, o mesmo poderá queimar.

- Cooler ligado no conector CPU FAN da placa de CPU.

- Coolers de modelos antigos devem ser ligados na fonte de alimentação.

- Módulos de memória corretamente instalados.

Feitas essas conferências, o computador pode ser conectado à rede elétrica e ligado. Os coolers irão funcionar e ouviremos um BEEP vindo do PC Speaker.

Este BEEP (som) é um código de erro que indica que “a placa de vídeo não está funcionando”.

Se a placa de CPU tiver vídeo onboard, outro tipo de erro pode ser apresentado, através de uma seqüência de beeps, indicando “teclado não conectado” ou “erro no acesso a disco”.

Seja qual for o tipo de erro, é normal neste ponto. O erro reportado através de BEEPS pelo PC Speaker indica que a placa de CPU está funcionando. Desligue o computador e desconecte-o da rede elétrica.

* Montagem dos drivers

Esta etapa não depende do fato do gabinete ser AT ou ATX. As pequenas diferenças dependem muito mais do fato do gabinete ser horizontal e vertical.

Mesmo considerando gabinetes do mesmo tipo - horizontal ou vertical, pequenas diferenças ainda podem ocorrer, como mostraremos nestes tutoriais.

Gabinetes espaçosos possuem vários locais para a instalação de drivers. Já gabinetes muito compactos possuem apenas um local para instalar o disco rígido, um para o driver de disquetes e um para o driver de CD-ROM.

Escolha os locais corretos, levando em conta a melhor disposição de cabos e a melhor dissipação de calor. Por exemplo, se você utilizar um gabinete espaçoso, deixe um espaço livre entre o disco rígido e o driver de disquetes, isso vai melhorar a performance dos dispositivos internos.

Isto facilitará a dissipação do calor gerado pelo disco rígido. Se o gabinete for muito compacto, provavelmente você não terá escolha. O aquecimento poderá ser maior que o ideal e a maquina possivelmente terá problemas de “travamento”.

Nos gabinetes do tipo torre, o driver de disquetes e o driver de CD-ROM são introduzidos pela parte frontal, e a seguir aparafusados pelos seus furos laterais.

O driver de CD-ROM utiliza três cabos: cabo de alimentação, cabo flat e cabo de áudio. Se quiser pode conectar o cabo flat IDE e o cabo de áudio na parte traseira do driver de CD-ROM, antes de colocá-lo no gabinete.

Veja a figura abaixo:

Nos próximas lições veremos mais sobre montagem e configuração de PC.  Até a próxima.


Confira todos os artigos de Montagem de PCs:

Quer receber novidades e e-books gratuitos?

Cursos Online

  • Banco de Dados
  • Carreira
  • Criação/Web
  • Excel/Projetos
  • Formação
  • + Todas as categorias
  • Essential SSL

    Contato: Telefone: (51) 3717-3796 | E-mail: webmaster@juliobattisti.com.br | Whatsapp: (51) 99627-3434

    Júlio Battisti Livros e Cursos Ltda | CNPJ: 08.916.484/0001-25 | Rua Vereador Ivo Cláudio Weigel, 537 - Universitário, Santa Cruz do Sul/RS, CEP: 96816-208

    Todos os direitos reservados, Júlio Battisti 2001-2020 ®

    [LIVRO]: MACROS E PROGRAMAÇÃO VBA NO EXCEL 2010 - PASSO-A-PASSO

    APRENDA COM JULIO BATTISTI - 1124 PÁGINAS: CLIQUE AQUI