NUNCA MAIS PASSE RAIVA POR NÃO CONSEGUIR RESOLVER UM PROBLEMA COM O EXCEL - GARANTIDO!

UNIVERSIDADE DO VBA - Domine o VBA no Excel Criando Sistemas Completos - Passo a Passo - CLIQUE AQUI

Você está em: PrincipalTutoriaisJorgeasantos : Montagemconfiguracaopc020
Quer receber novidades e e-books gratuitos?

FILTRO DE TUTORIAIS:


Montagem e Configuração de PC– 20ª Parte

Estes tutoriais trarão uma série de tópicos sobre montagem, configuração e instalação de hardware em microcomputadores. O leitor aprenderá de forma clara e objetiva o funcionamento, informações e conceitos dos componentes internos do computador, não somente de computadores atuais, mas também de micros mais antigos, pois estes ainda existem no mercado.  Serão vistos também, assuntos relacionados a soluções diversas de hardware, configurações e otimizações de registro do sistema operacional Windows, bem como exemplos práticos de montagem de PC. Este tutorial poderá servir como fonte de consulta para usuários iniciantes e avançados, servindo tanto para uso profissional como pessoal, não tendo como objetivo ser apenas a única fonte de leitura e solução, sendo necessário o estudo em livros da área e um acompanhamento personalizado em questões de conhecimentos técnicos avançados. Todas as marcas e nomes apresentados tem seus direitos reservados aos fabricantes.

Montagem e Configuração de PC – Resolvendo Conflitos de DLL

* Conflitos de DLL no Windows

Neste tutorial, buscaremos entender o porquê estes arquivos geram tantos problemas, e muitas vezes o que leva a culpa é a parte física do computador (hardware). Descobriremos alguns mecanismos para solucionar conflitos e reparar programas que param de funcionar “do nada”.

A verdade é que quantos de nós usuários ou técnicos já não recebemos uma mensagem do tipo : “Este programa executou uma operação ilegal e será fechado”, ou então algo como: “Este programa causou um erro na Nomeestranho.DLL e será fechado".

Praticamente todo o usuário de Windows, evidentemente que estamos falando aqui da família 9x, o Windows XP é mais estável e quase não dá pane neste tipo de problema, porém ainda tem casos do XP com problemas de DLL, já experimentou algum problema relacionado com arquivos do tipo DLL.

* O que é DLL

Não é sempre, mais podemos ter certeza que em 90% dos casos de usuários do Windows, em algum momento já vivenciou um problema de DLL e isto é conhecido como “DLL Hell” ou “Inferno das DLLs”.

O termo DLL significa “Dynamic Link Library”. O problema de DLL ocorre quando programas diferentes utilizam versões díspares de uma mesma DLL, ou quando uma DLL do sistema operacional é sobrescrita por outra de mesmo nome pertencente a algum programa que você instalou.

* Como surgiram os Arquivos .DLL

No início da computação um programa era todo feito apenas por um arquivo executável que continha todas as instruções necessárias para seu funcionamento. Entretanto, programas de maior complexidade poderiam conter diversos executáveis. No decorrer dos anos, o tamanho dos programas cresceu drasticamente, marcado principalmente com o uso das interfaces gráficas generalizadas, o chamado “GUI – Graphical User Interface”, fazendo com que apenas a divisão dos programas em vários arquivos executáveis se tornasse ineficaz do ponto de vista produtivo, uma vez que o código deles não poderia ser compartilhado.

Com o intuito de resolver este problema os projetistas do ambiente Windows começaram a tirar vantagem de uma estratégia de geração de código chamada de “linkagem” dinâmica.

A grande parte das funções utilizadas em um programa não é codificada em seu corpo, a maioria delas tem seu código armazenado em bibliotecas. Em uma “linkagem” tradicional o que ocorre basicamente é que o programador informa ao compilador a localização das bibliotecas, este importa o código das funções e o concatena com o código do programa propriamente dito, gerando assim, um arquivo executável contendo o código escrito pelo programador e o código vindo das bibliotecas.

Em uma “linkagem” dinâmica, o código das funções não é armazenado no arquivo executável, mas consultado durante a execução do programa, uma  biblioteca pré-compilada.

Existem várias vantagens usando esta estratégia, veja:

- Atualizações nos programas são mais fáceis, sendo que é possível alterar apenas bibliotecas dinâmicas ao invés de reinstalar todo o programa.

- Bibliotecas dinâmicas permitem que o código seja compartilhado por vários arquivos executáveis, evitando que uma mesma parte do código se repita em diferentes programas.

- Possibilidade de criar arquivos executáveis de menor porte.

As DLLs são as bibliotecas dinâmicas padrão de todos os sistemas operacionais da família Windows.

A famosa API (Apllication Program Interface) do Windows é em sua grande parte baseada neste tipo de arquivo. É na API que estão definidas as informações de como devem ser desenhadas, por exemplo, barra de ferramentas, botões e diálogos, fazendo com que os programadores tenham menos trabalho para desenvolverem aplicações e promovendo a padronização das interfaces dos programas.

Como exemplo, podemos citar a : comdlg32.dll (Commom Dialog Library), que contém alguns diálogos padrão, como o de seleção de cores e de abertura de arquivos.

* Visualizando Informações em arquivos .DLL

Para visualizar informações de versão com o Windows Explorer basta clicar com botão direito sobre o arquivo, selecionar a opção “Propriedades” e, em seguida, clicar sobre a aba versão.

Observe as figuras abaixo:

1 – Tela inicial de um arquivo .DLL – adprop.dll

2 – Tela da versão do mesmo arquivo adprop.dll no Microsoft Windows XP

* Como resolver problemas de DLL ?

O fato é que não existe nenhuma receita certa ou adequada para isso. Porém a Microsoft começou a ter preocupações com este tipo de problema, tanto que as versões do Windows a partir do Windows 98, começaram a ser lançadas acompanhadas de um programa gerenciador de conflitos.

No caso do Windows 98, (já quase não usado mais no mercado), existia um programa chamado (vcmui.exe) – Version Coflict Manager.

Este programa fica armazenado na pasta c:\windows e mantêm uma cópia dos arquivos de sistema (SYS, OCX, DLL...) que foram substituídos durante a atualização do Windows. As cópias de segurança são mantidas na pasta c:\windows\vcm.

No Windows XP, a Microsoft colocou uma ferramenta chamada SFC.exe (System File Checker), que tem como objetivo principal proteger os arquivos vitais do sistema contra substituições ou exclusões. Ao contrário do vcmui.exe, o SFC busca restaurar os arquivos que foram danificados ou substituídos, a partir da mídia original.

Para executar o SFC.exe no Windows XP, siga os passos:

1 – No prompt de comando do DOS, digite sfc.exe

2 – Digite o comando /SCANNOW

3 – Irá aparecer a tela informando que o Windows irá checar se os arquivos de sistema não foram danificados.

4 – Após este procedimento o sistema operacional irá solicitar o CD de instalação.

5 – Feito estes passos o windows irá perguntar se o usuário deseja restaurar os arquivos originais e se está seguro da operação. Clique em sim e continue.

De fato os sistemas operacionais mais antigos Windows 98/ME eram mais sensíveis aos problemas de “Hell DLL”, devido principalmente à falta de um mecanismo de permissões de arquivos FAT, o que permite a qualquer usuário apagar ou sobrescrever arquivos do sistema.

No caso dos sistemas operacionais Windows 2000/XP esses problemas são bem menos comuns, devido ao bom mecanismo de permissões presente no sistema de arquivos NTFS.

Além disso, como já mencionado, é possível contar com o utilitário chamado SFC.exe, o qual deixa pouquíssimas situações onde se torna necessária uma reinstalação de sistema.

Nos próximas lições veremos mais sobre montagem e configuração de PC.

Até a próxima.


Confira todos os artigos de Montagem de PCs:

Quer receber novidades e e-books gratuitos?

Cursos Online

  • Banco de Dados
  • Carreira
  • Criação/Web
  • Excel/Projetos
  • Formação
  • + Todas as categorias
  • Contato: Telefone: (51) 3717-3796 | E-mail: webmaster@juliobattisti.com.br | Whatsapp: (51) 99627-3434

    Júlio Battisti Livros e Cursos Ltda | CNPJ: 08.916.484/0001-25 | Rua Vereador Ivo Cláudio Weigel, 537 - Universitário, Santa Cruz do Sul/RS, CEP: 96816-208

    Todos os direitos reservados, Júlio Battisti 2001-2020 ®

    [LIVRO]: MACROS E PROGRAMAÇÃO VBA NO EXCEL 2010 - PASSO-A-PASSO

    APRENDA COM JULIO BATTISTI - 1124 PÁGINAS: CLIQUE AQUI