NUNCA MAIS PASSE RAIVA POR NÃO CONSEGUIR RESOLVER UM PROBLEMA COM O EXCEL - GARANTIDO!

UNIVERSIDADE DO VBA - Domine o VBA no Excel Criando Sistemas Completos - Passo a Passo - CLIQUE AQUI

Você está em: PrincipalTutoriaisJorgeasantos : Montagemconfiguracaopc008
Quer receber novidades e e-books gratuitos?

FILTRO DE TUTORIAIS:


Montagem e Configuração de PC– 8ª Parte

Estes tutoriais trarão uma série de tópicos sobre montagem, configuração e instalação de hardware em microcomputadores. O leitor aprenderá de forma clara e objetiva o funcionamento, informações e conceitos dos componentes internos do computador, não somente de computadores atuais, mas também de micros mais antigos, pois estes ainda existem no mercado.  Serão vistos também, assuntos relacionados a soluções diversas de hardware, configurações e otimizações de registro do sistema operacional Windows, bem como exemplos práticos de montagem de PC.

Este tutorial poderá servir como fonte de consulta para usuários iniciantes e avançados, servindo tanto para uso profissional como pessoal, não tendo como objetivo ser apenas a única fonte de leitura e solução, sendo necessário o estudo em livros da área e um acompanhamento personalizado em questões de conhecimentos técnicos avançados. Todas as marcas e nomes apresentados tem seus direitos reservados aos fabricantes.

Montagem e Configuração de PC – Conhecendo o computador VIII

* Um breve conhecimento sobre processadores

Como informado no tutorial anterior, faremos uma breve descrição dos principais componentes externos e internos do microcomputador. Assim, colocaremos todos os usuários nivelados em termos de conhecimentos.

Nestes primeiros tutoriais, o leitor descobrirá em um passo a passo como é o funcionamento interno de um computador e como reconhecer as suas partes principais de um computador.

Todos os assuntos aqui abordados serão relacionados com o formato chamado de “Arquitetura aberta”.

* Iniciando com processadores Parte III

Conforme assunto do tutorial anterior, segue com as explanações básicas sobre processadores e conhecimento de alguns deles.

Processador Pentium III

O processador Pentium III é um Pentium II com consideráveis melhorias de desempenho e outras características.

Veja algumas:

* Barramento Dual Independente – chamado (DIB).

* Barramento com sistema multi-transação.

* Trabalha com tecnologia MMX.

* Oferece extensões de Internet Streaming (SIMD).

* Possui cerca de 70 novas instruções em relação ao seu antecessor.

* A grande parte dos processadores PIII vem equipado com um sistema chamado de “cache de transferência avançada”. Trata-se de um moderno sistema de armazenagem para monitorar a demanda mais alta de dados em banda larga.

* Trabalha com tecnologia SSE. Também conhecida por outros nomes como: FPMMX. Esta tecnologia equivale a “3dNow” da AMD. É um conjunto de instruções novas para trabalhar com MMX. Esta tecnologia somente terá efeito para programas que forem desenvolvidos para tal.

* Trabalha com cache primário de 32 K, sendo 16 k para infra-estrutura e 16 k para dados. Este é chamado de cache L1 ou nível 1.

* Possui cache L2 chamado também de nível 2 com 512 kb.

* A partir de Pentium III os processadores usam um número de série único.

O processador PIII usa o mesmo conector slot 1, que se utiliza na placa-mãe usada para Pentium II com barramento externo com velocidade 100 MHz.

Existe uma versão de processador Pentium III, chamado de versão “B”, que trabalha com velocidade no barramento de 133 MHz, e nestes processadores é necessário que a placa mãe tenha um slot de encaixe que consiga trabalhar na mesma velocidade.

Observe abaixo o modelo Pentium III ou “PIII”:

Existe também, um outro modelo lançado no mercado, chamado de Pentium III modelo “E”.

Veja algumas mudanças neste modelo:

» Cache de memória L2 (chamado de nível 2) foi  colocado dentro do processador e sua velocidade foi diminuída de 512 Kb para 256 Kb.

» Este cache trabalha na mesma freqüência do processador.

Observe abaixo o modelo Pentium III ou “PIII” versão “E”:

Há ainda também, um outro modelo lançado no mercado, chamado de Pentium III FCPGA.

O termo FCPGA chamado de (Flip Chip Pin Grid Array), que é bem diferente fisicamente do modelo Pentium III “E” . Trabalha também como modelo de cache na frequência da placa-mãe.

Este tipo de processador usa placa-mãe com soquete 370, ou seja, o mesmo tipo usado para placa mãe com processador celeron PPGA. Porém o processador PIII FCPGA pode ser usado em placas-mãe com tecnologia de slot 1, com auxílio de uma placa controladora.

Abaixo um Pentium III FCPGA:

Processador Pentium IV

Este processador é a sétima geração dos microprocessadores com arquitetura x86 fabricados pela empresa Intel. O PIV foi totalmente redesenhado desde o processador Pentium Pro do ano de 1995.

Na contramão dos seus antecessores que herdaram várias características de design do Pentium Pro, o Pentium IV tem poucas características do Pentium Pro, pois foi desenhado e feito a partir da raiz.

Este processador foi lançado inicialmente com codinome “Willamette”, funcionando em 1.4 e 1.5 GHz no ano de 2000, trabalhando com Socket 423.

Em relação ao Pentium III não houve significativas melhoras em questões de velocidade de processamento e em desempenho de pontos flutuantes. Muito pelo contrário, sacrificou o desempenho por ciclo de processamento com intenção de ganhar duas coisas: velocidades de clock mais alto e desempenho de SSE.

O que é esta tal SSE ??

O termo Significa Streaming SIMD Extensions – Extensões SIMD de fluxo.

A tecnologia SSE é uma implementação do conceito SIMD que foi introduzida no processador Pentium III, falado anteriormente. A partir do PIII todos os processadores da Intel trabalham com esta tecnologia.

Trata-se de um conjunto de 70 instruções com o objetivo de manipular vários dados pequenos de uma só vez. O diferencial da tecnologia “MMX” para a “SSE” está no fato que o MMX  opera com números inteiros (usando registradores de 32 bits), enquanto o SSE consegue operar com números de ponto flutuante (com registradores de 128 bits).

Para usar esta tecnologia, o processador tem que ter instruções deste tipo e o programa tem que ter sido escrito para usar estas instruções, e assim  aproveitar o ganho de desempenho que elas oferecem.

Veja algumas características do Pentium IV:

* Introduziu-se uma tecnologia chamada de hyper-pipelined, aumentando o desempenho do processador e a capacidade de freqüência.

* Possui um motor de execução rápido que empurra as Unidades de Aritmética Lógica (chamada de - ALU), com velocidade mais que o dobro da freqüência central.

* Possui um barramento do sistema com velocidade de 400 MHz, fornecendo três vezes mais a largura de banda que o Processador Pentium III. Isto possibilita uma taxa de transferência de 3.2 gigabytes entre o Processador Intel Pentium 4 e o controlador de memória.

* Melhorias nos sistemas de cachê L1 e L2.

Observe abaixo o Pentium IV:

Algumas informações específicas sobre o PIV:

O processador Pentium IV trabalha passando dados a quatro dados por pulso de clock. A isto damos o termo técnico de QDR (Quad Data Rate). Esta característica faz com que o computador tem um grau de desempenho quatro vezes maior que o clock real trabalhado no computador. Observe a tabela abaixo:

Aqui é considerada uma velocidade de 400 MHz, quando do lançamento do Pentium IV.

* Tabela de processadores Intel

Este tutorial não tem o objetivo de fazer um estudo técnico sobre os processadores e nem fazer um levantamento sobre suas diferenças e aplicações.

Apenas buscamos apontar alguns processadores e suas características para que o usuário tenha conhecimentos sobre eles, mais a frente poderemos abordar novamente o assunto e detalhar mais sobre o assunto. Mesmo informando apenas aspectos gerais, coloco abaixo uma tabela evolutiva do Processador Pentium.

Observe as colunas :

Code Name = O nome que foi lançado no mercado.

Processor = Processador.

Core Clock = Velocidade de clock.

Socket = Circuito de encaixe do processador na placa-mãe.

Nas próximas lições veremos mais sobre montagem e configuração de PC.  Até a próxima.


Confira todos os artigos de Montagem de PCs:

Quer receber novidades e e-books gratuitos?

Cursos Online

  • Banco de Dados
  • Carreira
  • Criação/Web
  • Excel/Projetos
  • Formação
  • + Todas as categorias
  • Contato: Telefone: (51) 3717-3796 | E-mail: webmaster@juliobattisti.com.br | Whatsapp: (51) 99627-3434

    Júlio Battisti Livros e Cursos Ltda | CNPJ: 08.916.484/0001-25 | Rua Vereador Ivo Cláudio Weigel, 537 - Universitário, Santa Cruz do Sul/RS, CEP: 96816-208

    Todos os direitos reservados, Júlio Battisti 2001-2020 ®

    [LIVRO]: MACROS E PROGRAMAÇÃO VBA NO EXCEL 2010 - PASSO-A-PASSO

    APRENDA COM JULIO BATTISTI - 1124 PÁGINAS: CLIQUE AQUI