NUNCA MAIS PASSE RAIVA POR NÃO CONSEGUIR RESOLVER UM PROBLEMA COM O EXCEL - GARANTIDO!

UNIVERSIDADE DO VBA - Domine o VBA no Excel Criando Sistemas Completos - Passo a Passo - CLIQUE AQUI

Você está em: PrincipalTutoriaisJorgeasantos : Montagemconfiguracaopc004
Quer receber novidades e e-books gratuitos?

FILTRO DE TUTORIAIS:


Montagem e Configuração de PC– 4ª Parte

Estes tutoriais trarão uma série de tópicos sobre montagem, configuração e instalação de hardware em microcomputadores. O leitor aprenderá de forma clara e objetiva o funcionamento, informações e conceitos dos componentes internos do computador, não somente de computadores atuais, mas também de micros mais antigos, pois estes ainda existem no mercado.  Serão vistos também, assuntos relacionados a soluções diversas de hardware, configurações e otimizações de registro do sistema operacional Windows, bem como exemplos práticos de montagem de PC. Este tutorial poderá servir como fonte de consulta para usuários iniciantes e avançados, servindo tanto para uso profissional como pessoal. Este tutorial não tem como objetivo ser apenas a única fonte de leitura e solução, sendo necessário o estudo em livros técnicos e um acompanhamento personalizado em questões de maior abrangência.

Montagem e Configuração de PC – Conhecendo o computador IV

Fonte de alimentação e Gabinetes

Como informado no tutorial anterior, faremos uma breve descrição dos principais componentes externos e internos do microcomputador. Assim, colocaremos todos os usuários nivelados em termos de conhecimentos.

Nestes primeiros tutoriais, o leitor descobrirá em um passo a passo como é o funcionamento interno de um computador e como reconhecer as suas partes principais de um computador.

O gabinete é caixa de metal que comporta o micro e todos os periféricos internos, tais como:

- HD

- Unidades de disquete

- Driver Zip

- CD – Rom

A escolha do formato dos gabinetes fica, nos dias atuais, a critério do usuário. O que tem que se salientar é que o computador nunca deve ser julgado pelas cores e pela forma do gabinete.

Dos tipos mais comumente usados o que mais tem no mercado é do tipo minitorre.

Observe alguns tipos de gabinetes

1) Gabinete vertical ou minitorre

2) Gabinete horizontal

No mercado atual, há dois tipos de placa-mãe:

1) As que comportam tecnologia AT

2) As que comportam tecnologia ATX

Obviamente o gabinete dever ser compatível com o formato da placa mãe, desta forma, se a placa mãe for to tipo AT o gabinete necessariamente dever ser AT.

Todo gabinete precisa ser alimentado na energia. Assim, entre em cena outro equipamento que é necessário ter conhecimento: A fonte de alimentação.

Fonte de alimentação

Além de ter a função de abrigar todos os componentes internos de um computador, o gabinete ainda comporta também uma fonte de alimentação, que assim como os carros com todo seu aparato necessita de uma bateria para funcionar, também desta forma são os computadores. Todo o conjunto de hardware para funcionar necessariamente precisa ser alimentado na energia e a fonte de alimentação tem esta função.

A placa mãe, CD-Rom, unidades de disquete, Hds são alimentados por fios (espécie de conectores) vindo da placa mãe.

As placas diversas que são conectadas na placa mãe (placa de rede, placa de vídeo e outras) são alimentadas pela placa mãe que por sua vez é alimentada pela fonte de alimentação.

Estas interfaces diversas, então, não precisam ser alimentadas diretamente na energia, sendo este papel feito pela placa mãe.

Na parte de trás da fonte de alimentação, existe uma tomada que, normalmente, serve para conectar um monitor de vídeo.

Ao contrário que muitos usuários e técnicos pensam, não nenhum tipo problema em se ligar o vídeo do computador nesta tomada na parte de trás da fonte de alimentação.

Observe abaixo:

Cabo para chave liga/desliga ou Power on/Power off: Usado para ligar  a fonte à chave Liga/desliga, que está na parte da frente do computador. Este cabo é inexistente em fontes do tipo ATX.

Veja as diferenças de fontes:

Fontes AT – estas fontes são instaladas em gabinete e placas mãe do tipo AT.

Observe acima, os fios de uma fonte do tipo AT. Os dois cabos de conexão possuem seis (06) fios cada um para serem encaixados na placa mãe. Um dos fatores problemas é que eles podem ser encaixados de qualquer forma, causando erros no funcionamento.

O encaixe correto é no formato acima, ou seja : os fios pretos dos dois cabos de conexão juntos.

Fontes ATX - estas fontes são instaladas em gabinete e placas mãe do tipo ATX. Existe no mercado uma variação grande dos padrões das fontes ATX, o que não será abordado em questão, sendo um assunto a ser tratado futuramente.

Observe abaixo que os tipos de fios são diferentes das fontes AT e a peça de encaixe também. Além disso, existe uma pequena guia na própria peça de encaixe que mostra como conectar este tipo de fonte na placa mãe.

Veja abaixo a guia indicando o lado que deve ser encaixada à fonte na placa mãe.

Na fonte de alimentação existem cabos conectores iguais a estes abaixo:

Estes cabos servem para alimentar geralmente, os discos rígidos e unidades de CD-Rom.

Na fonte de alimentação existe, ainda, outro cabo igual a este abaixo:

Estes cabos servem para alimentar geralmente, a unidade de disquete.

Os  conectores acima, tanto para ligar HD ou outro dispositivo, bem como o conector para ligar disquetes são comuns a fontes do tipo AT e ATX.

Nas próximas lições veremos mais sobre montagem e configuração de PC.

Até a próxima.


Confira todos os artigos de Montagem de PCs:

Quer receber novidades e e-books gratuitos?

Cursos Online

  • Banco de Dados
  • Carreira
  • Criação/Web
  • Excel/Projetos
  • Formação
  • + Todas as categorias
  • Contato: Telefone: (51) 3717-3796 | E-mail: webmaster@juliobattisti.com.br | Whatsapp: (51) 99627-3434

    Júlio Battisti Livros e Cursos Ltda | CNPJ: 08.916.484/0001-25 | Rua Vereador Ivo Cláudio Weigel, 537 - Universitário, Santa Cruz do Sul/RS, CEP: 96816-208

    Todos os direitos reservados, Júlio Battisti 2001-2020 ®

    [LIVRO]: MACROS E PROGRAMAÇÃO VBA NO EXCEL 2010 - PASSO-A-PASSO

    APRENDA COM JULIO BATTISTI - 1124 PÁGINAS: CLIQUE AQUI