[MEU 50º LIVRO]: BANCOS DE DADOS E ACESS - CURSO COMPLETO - DO BÁSICO AO VBA - 1602 páginas

Páginas: 1602 | Autor: Júlio Battisti | 40% de Desconto e 70h de Vídeo Aulas de Bônus

Você está em: PrincipalTutoriaisJorgeasantos : Informaticaconcursos036
Quer receber novidades e e-books gratuitos?
›››

FILTRO DE TUTORIAIS:




Informática para Concursos– 36ª parte

Conhecimentos Básicos de Microinformática – Questões de Concursos

Neste tutorial segue com a série de tópicos sobre noções básicas de informática, bem como definições sobre o mundo tecnológico. Serão abordados diversos assuntos tais como: computação, microinformática, noções de redes de computadores, componentes básicos dos computadores, funções dos componentes, noções de sistema operacional Windows, serviços de Internet, instalação física dos computadores, mais alguns temas que são abordados quase sempre na maioria das provas em concursos que são realizados em todo o Brasil. Você aprenderá desde saber o que é um computador até meios de transmissão de dados e redes de computadores.

* Orientações

Em tutoriais anteriores, estudamos aspectos gerais sobre os temas abordados, definições e exemplos resolvidos. Serão iniciados a partir deste tutorial, intercalado com outros assuntos temáticos posteriores, uma série de questões oriundas de concursos públicos e que foram resolvidas por professores de alto gabarito ou mesmo pelo autor dos tutoriais. Quando for possível será mostrada de qual concurso à questão foi retirada, tendo em vista alguns aspectos legais. As respostas são baseadas nos gabaritos oficiais das Instituições elaboradoras das provas.

Obs.: É importante que o estudo das questões seja feito de forma que as soluções não sejam vistas e que o estudante tente fazer apenas com os conhecimentos adquiridos anteriormente.

Quando possível será feito algum comentário ou análise das questões para que haja uma melhor compreensão.

1) Questão Prova APRF/2002 - Analise as seguintes afirmações relativas à arquitetura de computadores:

I. A memória virtual é dividida em páginas, que são relativamente grandes quando comparadas com os blocos de memória cache.

II. A arquitetura Intel 80x86, que atualmente está presente na maioria dos microcomputadores domésticos, tem suas raízes no microcomputador 8086. Só foi possível manter esta compatibilidade devido à arquitetura RISC destes processadores.

III. O registrador pode ser visto como uma memória pequena e rápida, separada da memória do sistema, que é usada para armazenamento temporário durante o processamento.

IV. O ISA é um padrão de barramento de 64 bits.

Indique a opção que contenha todas as afirmações verdadeiras.

a) I e III

b) II e III

c) III e IV

d) I e II

e) II e IV

Análise:

O Item I está incorreto, a memória virtual é realmente dividida em páginas, porém são quase do mesmo tamanho dos blocos de memória cache. Obs.: A Instituição que fez a prova considerou esta questão como certa.

O Item II está incorreto.

* Não existe microcomputador 8086; existe microprocessador 8086.

*A arquitetura dos microprocessadores 80x86 chama-se CISC (Complex Instruction Set Computer) em contraposição à arquitetura RISC (Reduced Instruction Set Computer);

* A compatibilidade foi mantida pela concepção de projeto utilizada nestes microprocessadores.

O item IV está incorreto, pois o ISA é um padrão de barramento de 16 bits e não de 64 bits. O barramento PCI é que é um padrão de barramento de 64 bits.

Resposta: A Instituição deu como resposta a letra A.

2) Questão Prova APRF/2002 - Um processo pode ser definido como:

a) a memória disponível para execução de um programa.

b) a memória utilizada durante a execução de um programa.

c) a memória compartilhada entre dois ou mais programas.

d) um programa em execução.

e) as chamadas ao sistema.

A resposta correta é a letra D.

3) Questão Prova SUSEP / Analista Técnico - O conjunto de informações referentes aos diversos elementos de uma coleção na qual todos são de uma mesma natureza e que dizem respeito a programas ou dados é

a) o disco rígido.

b) o processador.

c) uma chave secundária.

d) uma chave primária.

e) o arquivo.

Comentários:

Olhando as opções que temos, observe:

1. A letra a e a letra b tratam-se de dispositivos físicos e o que se pede no enunciado são informações. Informações não têm esta natureza física, ou seja, opções descartadas descartadas;

2. A letra c e a letra d são chaves de sistema, ou seja, nomes de campos que servem para ordenar tabelas ou arquivos. Não correspondem à definição descrita no enunciado, assim, também estão descartadas.

Por eliminação ficou somente a letra E, que é a resposta correta.

4) Questão Prova SUSEP / Analista Técnico - O componente do Windows que é necessário para a configuração de uma conexão via linha discada é :

a) A Discagem automática.

b) O Acesso à rede dial-up.

c) A Conexão direta via cabo.

d) O Serviço do Internet Mail.

e) O Microsoft Exchange.

É verificado que se trata de uma linha discada, ou "dialed" do inglês. O componente do Windows necessário para a configuração deste tipo de configuração é a rede dial-up.

A resposta é a letra B.

5) Questão Prova Técnico Receita Federal – Analise as seguintes afirmações relacionados a Fundamentos da Computação:

1) O ASCII é um sistema de codificação de caracteres de byte simples usado para dados com base em texto. Esse sistema de codificação usa combinações numéricas designadas de 7 ou 8 bits para permitir que até 128 ou 256 caracteres sejam representados. O ASCII padrão usa 7 bits para representar todas as letras maiúsculas ou minúsculas, os números 0 a 9, caracteres de pontuação e de controle especial usados no inglês americano. A maior parte dos sistemas com base Intel possibilita o uso do ASCII estendido (ou “alto”). O ASCII estendido permite que o oitavo bit de cada caractere seja usado pra identificar outros 128 caracteres de símbolos especiais, letras de línguas estrangeiras e símbolos gráficos.

2) Barramentos são as linhas de comunicação usadas para transferência de dados entre os componentes do sistema do computador. Essencialmente, os barramentos permitem que diferentes partes do sistema compartilhem dados. Por exemplo, um barramento conecta o controlador de unidade de disco, a memória e as portas de entrada/saída ao microprocessador.

3) Uma DLL é um recurso do sistema operacional que permite que rotinas executáveis (geralmente servindo uma função específica ou conjunto de funções) sejam armazenadas separadamente como arquivos com extensões .dll. Todas estas rotinas são carregadas pelo Sistema Operacional no momento de sua inicialização estando sempre disponíveis em memória RAM para quaisquer programas que delas necessitar.

4) Uma porta de comunicação ou de conexão é uma forma de transferir e compartilhar informações entre aplicativos, como um processador de textos e uma planilha eletrônica, usando recursos copiar/colar.

Indique a opção que contenha todas as informações verdadeiras:

a) II e II       b) I e II        c) III e IV      d) I e III       e) II e IV

Comentários:

Olhando as opções que temos, eliminando logo as questões erradas, observe:

Opção 3 – Uma DLL

Para economizar espaços em memória muitos programas compartilham funções comuns. Isso significa que elas devem ficar em um local que qualquer programa que necessite desses serviços possa utilizá-los.

As funções são então escritas dentro de um arquivo que possui uma extensão DLL, por exemplo, BWCC.DLL. Quando a DLL for "lida" do disco e colocada na memória, as funções que ela possui ficam disponíveis para os programas que necessitarem delas.

Se não forem utilizadas, os programas precisam possuir estas funções "dentro" de si próprios. Se isso acontecer, quando dois ou mais programas são executados, essas funções acabam ocupando espaço desnecessário uma vez que estão em duplicidade.

Não que seja obrigatório, mas vários programas conhecidos utilizam DLLs (MS-Word, MS-Excel, etc..) e normalmente elas são construídas por fabricantes de compiladores ( Microsoft, Borland, etc.)

Existem basicamente 3 lugares no disco rígido onde as DLL’s podem ser colocadas, são eles:

1. O diretório onde o programa (.EXE) foi instalado

2. O diretório SYSTEM do Windows

3. O diretório WINDOWS.

A grande maioria dos programas existentes no mercado são criados com alguma linguagem de programação ( Visual Basic, Delphi, etc) e utilizam DLL’s que acompanham estas linguagens.

Desta forma pode se concluir que DLL não deixam recursos ou informações na memória e nem são carregadas na inicialização, mais somente quando o programa referente àquela DLL for acionado. Esta questão está errada.

Opção 4 – Portas de comunicação

Esta opção você “descarta” logo de início, somente analisado o último trecho do enunciado (usando recursos copiar/colar). Isto é um recurso usado dentro de um aplicativo simples de edição de textos.

Diante deste quadro de eliminação, e analisando nossas opções, a resposta correta é letra B.

6) Questão Prova DNITEm relação aos dispositivos de entrada e saída de um computador, das seguintes opções, aquela que NÃO é um dispositivo de entrada.

a) Teclado 

b) Joysticks

c) Trackballs

d) Scanners

e) Monitor

Comentários:

Teclado – O usuário insere dado – digitação (entrada).

Joysticks – Serve para jogos, inserção de movimentos – dados (entrada).

Trackballs – Dispositivo de entrada no formato esférico que substitui o mouse (entrada).

Scanners - Periférico de entrada (input peripheral) que permite a captação pelo computador de textos, fotos e gráficos de qualquer material impresso.

Diante deste quadro, e analisando nossas opções, a resposta correta é letra E.

Nos próximos tutoriais serão vistos mais assuntos relacionados à informática para concursos.

Até a próxima.


Confira todos os artigos de Informática para Concursos:

Livros Que O Júlio Battisti Indica:

Todos com excelentes bônus e pode parcelar no cartão!

Windows Server 2012 R2 e Active Directory

 Aprenda com Júlio Battisti: Access 2010 Básico em 140 Lições - Através de Exemplos Práticos

 

Autor: Júlio Battisti | Páginas: 2100 | Editora: Instituto Alpha

 

[Livro]: Aprenda com Júlio Battisti: Access 2010 Básico em 140 Lições - Através de Exemplos Práticos

Universidade Redes

Curso Online: Universidade de Redes

 

Autor: André Stato | Carga horária: 170h

 

Curso Online: Universidade de Redes

A Bíblia do Excel

 Aprenda com Júlio Battisti: Access 2010 Básico em 140 Lições - Através de Exemplos Práticos

 

Autor: Júlio Battisti | Páginas: 1338 | Editora: Instituto Alpha

 

[Livro]: Aprenda com Júlio Battisti: Access 2010 Básico em 140 Lições - Através de Exemplos Práticos

Macros e VBA no Access 2010

 Aprenda com Júlio Battisti: Access 2010 Básico em 140 Lições - Através de Exemplos Práticos

 

Autor: Júlio Battisti | Páginas: 1164 | Editora: Instituto Alpha

 

[Livro]: Aprenda com Júlio Battisti: Access 2010 Básico em 140 Lições - Através de Exemplos Práticos

Macros e VBA no Excel 2010

 Aprenda com Júlio Battisti: Access 2010 Básico em 140 Lições - Através de Exemplos Práticos

 

Autor: Júlio Battisti | Páginas: 1124 | Editora: Instituto Alpha

 

[Livro]: Aprenda com Júlio Battisti: Access 2010 Básico em 140 Lições - Através de Exemplos Práticos

Universidade Java

 Aprenda com Júlio Battisti: Access 2010 Básico em 140 Lições - Através de Exemplos Práticos

 

Autor: Neri Zeritzke | Duração: 250h | Aulas: 1922

 

[Livro]: Aprenda com Júlio Battisti: Access 2010 Básico em 140 Lições - Através de Exemplos Práticos

Todos os livros com dezenas de horas de vídeo aulas de bônus, preço especial (alguns com 50% de desconto). Aproveite. São poucas unidades de cada livro e por tempo limitado.

Dúvidas?

Utilize a área de comentários a seguir.

Me ajude a divulgar este conteúdo gratuito!

Use a área de comentários a seguir, diga o que achou desta lição, o que está achando do curso.
Compartilhe no Facebook, no Google+, Twitter e Pinterest.

Indique para seus amigos. Quanto mais comentários forem feitos, mais lições serão publicadas.

Quer receber novidades e e-books gratuitos?
›››

Novidades e E-books grátis

Fique por dentro das novidades, lançamento de livros, cursos, e-books e vídeo-aulas, e receba ofertas de e-books e vídeo-aulas gratuitas para download.



Institucional

  • Quem somos
  • Garantia de Entrega
  • Formas de Pagamento
  • Contato
  • O Autor
  • Endereço

  • Júlio Battisti Livros e Cursos Ltda
  • CNPJ: 08.916.484/0001-25
  • Rua Vereador Ivo Cláudio Weigel, 537 Universitário
  • Santa Cruz do Sul/RS
  • CEP 96816-208
  • Todos os direitos reservados, Júlio Battisti 2001-2017 ®

    [LIVRO]: MACROS E PROGRAMAÇÃO VBA NO EXCEL 2010 - PASSO-A-PASSO

    APRENDA COM JULIO BATTISTI - 1124 PÁGINAS: CLIQUE AQUI