[MEU 50º LIVRO]: BANCOS DE DADOS E ACESS - CURSO COMPLETO - DO BÁSICO AO VBA - 1602 páginas

Páginas: 1602 | Autor: Júlio Battisti | 40% de Desconto e 70h de Vídeo Aulas de Bônus

Você está em: PrincipalTutoriaisJorgeasantos : Empreendorismo002
Quer receber novidades e e-books gratuitos?
›››

FILTRO DE TUTORIAIS:




Tudo sobre Empreendedorismo– 2ª Parte

Caminhos Para vencer

Objetivos:

Seguindo como a série de Tutorias sobre Empreendedorimo, que trará uma série de tópicos sobre o tema “empreender”. Nestas séries serão abordados assuntos tais como: você aprenderá definições de termos, técnicas de empreender, resumos de dados de atividades, melhores ramos do mercado, como montar um negócio e principais dúvidas sobre assuntos voltados ao empreendedorismo. Você aprenderá desde saber o que é ser empreendedor até a criação de empresas.

Os caminhos para vencer

Este tutorial trás meios e caminhos, planos de vôo, e alguns cuidados para abrir sua empresa, documentação e caminhos necessários para você ter seu empreendimento no comércio tradicional, na indústria e nos serviços. No entanto, este tutorial não tem finalidade de ser única fonte para você abrir sua empresa, procure consultorias públicas e órgãos competentes para melhor auxiliar sua jornada e lhe ajudar a abrir a visão sobre o mundo dos negócios. Aqui procuramos apenas destacar pontos fortes para que você possa tomar a direção certa. Sabendo o que realmente é este terma “Empreendedorismo” e sua aplicabilidade.

A distância entre o sonho e a realidade muitas vezes depende de um único movimento e muitas pessoas nessa hora, não tem coragem de fazê-lo, pois se vêem perdidas no mar de informações e papéis para se conseguir abrir sua própria empresa. Embora pareça simples, o gesto de abrir um negócio e assumir o espírito empreendedor requer uma dose razoável de coragem. Não é fácil se lançar no desconhecido.

O desafio de tomar as rédeas da própria vida envolve em várias circunstâncias riscos que, como no conto de D. Quixote, os moinhos de vento que se transformavam em perigosos inimigos na imaginação – o personagem do escritor Cervantes -, assustam o herói em sua caminhada, mas podem revelar-se inofensivos se ele mantiver os pés firmes no chão.

Os passos inicias que muitas vezes parecem complicados para muitas pessoas na hora de abrir sua empresa, podem parecer difíceis, porém com uma dose de esforço, vontade vencer na vida e principalmente ter o espírito de empresário, tornam esta batalha inicial uma forma de vencer as barreiras.

É sabido que grande parte dos novos negócios sucumbe antes do quinto ano de vida, sendo que 35% não ultrapassam o primeiro ano de atividade. Alguns empresários que sobreviveram estas estatísticas, falam que, em média, estudaram a abertura do negócio por dez meses. A competência também é fundamental, pois 68% dos empreendedores ativos já tinham experiência anterior.

O mercado é cada vez mais competitivo e exigente, os clientes hoje buscam soluções inteligentes e produtos bons com preços competitivos. Exige análise de risco, viabilidade e visão da concorrência. Por isso, pesquise negócios semelhantes. Também vale a pena refletir se você tem as características empreendedoras definidas para seu negócio. A falta de algumas pode ser suprida pelo empenho em adquiri-las. O otimismo, por exemplo, desenvolve-se como efetivas mudanças de atitude. Se você achar que não vai dar certo, acredite: não dará mesmo!

PERFIL ADEQUADO

Colocamos aqui as principais características encontradas em pessoas empreendedoras, que tem feito muitos se enquadrarem no perfil de empresários e podem fazer grande diferença na hora da sobrevivência.

Lembre-se: algumas delas são adquiridas com esforço e com tempo, nem todas as pessoas as se enquadram com totalidade, porém é de vital importância possuí-las.

  • ASSUME – a pessoa sabe ou está disposto a aprender e gerenciar riscos. O futuro empresário assume o papel de empreendedor, sabendo os riscos e os benefícios de ser dono do seu próprio negócio.
  • ENXERGA – A pessoa empreendedora, enxerga como águia, ela tem faro comercial e aproveita as oportunidades para ampliar negócios, fechar vendas ou mesmo abrir de forma adequada a sua empresa.
  • TEM – competência e também experiência para fazer com inteligência e precisão o que se dispõe se mantém sempre atualizado sobre o mercado em que atua.
  • É – capaz de organizar e administrar recursos financeiros, matérias e humanos, definindo metas e fazendo um planejamento adequado.
  • TOMA – decisões no momento certo, com boa dose de autoconfiança e coragem para enfrentar cenários complexos e difíceis de gerenciar.
  • POSSUI – liderança, mas é capaz de delegar responsabilidade.
  • TEM – talento, criatividade e entusiasmo pelo trabalho, pois terá muito pela frente.
  • É – independente quanto aos rumos de sua vida. Não se vê como empregado.
  • MANTÉM – o otimismo, mesmo quando a conjuntura não parece favorável.

O CAMINHO LEGAL – PRINCIPAIS PASSOS PARA CRIAR PRÓPRIA EMPRESA

1 – DEFINA

Planeja e defina muito bem o empreendimento e seu foco. Planeje o que fará em detalhes, disso vai depender tudo o mais.

2 – ESCOLHA

Escolha um endereço para seu negócio, dê preferência, é claro, para um ponto comercial com boa movimentação de pessoas e bem localizado. Caso não tenha capital suficiente para comprar, se resolver começar em casa, use o da própria da residência, mais verifique antes se pode fazê-lo, analisando e vendo questões como o código de zoneamento, a regularização do imóvel e pagamentos de tributos (IPTU, por exemplo) e o contrato de locação. Em qualquer caso, atenção às exigências prévias do Corpo de Bombeiros, da Vigilância Sanitária e das instâncias ambientais. Podem ser diferentes dependendo do lugar.

3 – SOCIEDADE

Escolha o tipo de sociedade que mais convém ao seu objetivo empresarial. As mais comuns são a anônima e a limitada. As demais são: firma individual, em nome coletivo, em conta de participação, de capital e indústria.

4 – FIRMA INDIVIDUAL

Se optar pela firma individual, terá de abri-la com seu nome, porque na haverá sócios. O mesmo se aplica à categoria de autônomo na área de serviços, que também requer registro junto aos órgãos competentes. Os demais tipos de sociedade permitem o uso do chamado “nome fantasia”, que dever ser definido antes dos trâmites para registro. Será preciso verificar na Junta Comercial de sua cidade, se não há registros homônimos.

5 – DOCUMENTAÇÃO

Providencie documentação de registro, além daqueles já reunidos do imóvel. Os pessoais: fotocópias autenticadas de RG, comprovantes de endereço e CPF de cada um dos sócios, caso seja se enquadre neste item, além de recibos das declarações de Imposto de Renda dos últimos cinco anos ou da isenção.

6 – CONTRATO SOCIAL

Elabore o contrato social, se possível com a ajuda de um advogado, para prevenir dúvidas e problemas futuros em eventuais casos de litígio com os sócios. O documento terá 03 vias, todas elas assinadas pelos sócios. Se puder delegue a um contador os trâmites de registro.

PAPÉIS EM DIA

Iniciada a trajetória, atenção para lição número um:

* Prepare-se para encarar a burocracia que envolve a abertura de uma empresa. Não dá pra contorná-la, mas mantenha a calma, não desista, pois todas as outras empresas tiveram que passar pelo mesmo caminho.

Criar e registrar a pessoa jurídica significa estruturar-se e estar apto para atender a clientela e o mercado, que hoje exige, sim, nota fiscal. Atuar na informalidade pode ser tentador e muito prático, mais aí o fisco estará em seu encalço e será mais difícil transpor o fosso rumo à legalidade.

Mesmo que você resolva delegar a tarefa a advogados e contadores, uma parte do trabalho é sua e isto você não pode se esquivar, como reunir documentos necessários, incluindo fotocópias autenticadas, e estar em dia com o fisco. Tudo certo, o Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ) pode demorar, mas você terá antes o número com o qual pode iniciar suas atividades. Os talões de notas fiscais, porém, somente depois de tudo concluído. Esse caminho pede paciência, e pode demorar mais que o previsto, se algum detalhe tiver sido negligenciado, como por exemplo, o local de funcionamento da empresa. É preciso ter certeza que seu empreendimento pode funcionar no ponto escolhido.

Não se esqueça que atividades ligadas à alimentação requerem cuidados, como piso especial e condições impecáveis de higiene. E uma loja de varejo deve estar em lugar onde as pessoas obrigatoriamente precisam passar e ter boa visibilidade, principio que vale para o segmento de serviços. Vale sempre pensar em oferecer a modalidade “em domicilio” ou delivery, comodidade cada vez mais apreciada pelos consumidores.

CUSTOS

Saber escolher os fornecedores é outro fator decisivo para o início de sua atividade empresarial, pois influi na estrutura e formação do preço final do produto/serviço.

Nada impede que os pequenos consigam barganhar condições preferenciais para se tornarem competitivos. È preciso estar sempre revendo os custos e pesquisando alternativas via Internet, que oferece ilimitadas possibilidades de negócios. Alias o e-business é uma tendência já comprovada. Por exemplo, você pode criar endereço eletrônico que requer custo zero, na maioria das vezes, e pode lhe ajudar a fazer contatos em outros estados e até mesmo em outros países.

O único item em que não é possível barganhar é o fisco. As empresas têm uma série de tributos a pagar. É possível, sim, optar por sistema como o Simples, que suavizam a carga da contribuição.

O governo e sua malha tributária é um item a ser considerado quando for abrir sua empresa, seja ela qual o ramo for, pois a carga de impostos é muito alta hoje no Brasil. Muitos futuros empresários, ao abrir seu negócio não fazem os cálculos necessários para sobrevivência da sua empresa pagando estes impostos e acabam por sofrer traumaticamente quando vão apurar os resultados líquidos no final do mês.

Um exemplo que podemos fornecer e que é muito fácil de assimilar é carga sobre empregados, que pode chegar a 100,44% do valor da mão de obra, ou seja:

  • Sua empresa tem um empregado e paga outro somente de impostos ao governo, o que reflete e muito no resultado final de lucros e custos de sua empresa.

VEJA UM MAPA DOS CAMINHOS BUROCRÁTICOS

1 – APRESENTAÇÃO

A apresentação do contrato perante a Junta Comercial, com os documentos providenciados e pagamento da taxa de fiscalização e serviços diversos (TCEC) – Esta taxa pode ser outra ou ter o nome alterado.

2 – INDÚSTRIA

No caso de indústria, será preciso solicitar previamente a licença da Secretaria de Saúde ou do Meio Ambiente estaduais.

3 – SOLICITAÇÃO

Fazer a solicitação da Inscrição Estadual, o que exige os seguintes documentos:

  • declaração de codificação de atividade econômica
  • declaração cadastral em cinco vias informando a abertura do negócio
  • recolhimento da taxa de fiscalização e serviços diversos
  • contrato de locação
  • contrato social registrado na Junta Comercial
  • ou no caso, documento de firma individual
  • cópias do documento de identidade

4 – INSCRIÇÃO

Solicitar Inscrição Municipal, com preenchimento da Guia de Dados Cadastrais. Documentos necessários:

  • ficha de inscrição no CGC
  • contrato social ou firma individual
  • cópia do documento de identidade e CPF dos sócios

Obs.: Esta não pode ser sua única fonte de auxílio para abrir sua empresa, porém mostra como pode ser o caminho de início de atividades. Para maior detalhe órgãos do governo devem ser consultados.

A LUZ DA ÉTICA  

Os impostos variam de localidade para localidade. Ninguém está a salvo das contribuições previdenciárias, mesmo se não tiver nenhum funcionário. Evite a tentação de esconder vínculos sob o manto da “terceirização”, oferecendo trabalho regular em troca de nota fiscal.

Se alguém trabalha regularmente na sede de sua empresa mais do que 03 meses subseqüentes é considerado empregado, para efeitos de lei. Começar bem significa, sobretudo, respeitar os colaboradores, estar atento a questões de cidadania e contribuir para o progresso de sua comunidade e de seu País.

Uma das grandes tendências das empresas é trabalhar sob a luz da ética. E esse novo patrimônio pode ser a diferença decisiva entre seu empreendimento permanecer ou ser descartado do cenário.

Muitas empresas fecham por conta de atuação do governo, sob demanda de impostos devidos ou mesmo denúncias de funcionários que não estão sendo corretamente pagos e até mesmo direitos do trabalho sendo negligenciados.

Várias pessoas abrem sua empresa e começam de forma errada a administrar seu empreendimento, não tendo a mínima noção dos riscos que compõem atitudes ilícitas e inconseqüentes e acabam conduzindo sua empresa ao fracasso, saindo assim do mercado. Porém para aqueles que optam por respeitar a Lei, conduzindo sua empresa de forma adequada, cabe o trabalho e empenho que o sucesso virá como fruto principal.

Até a próxima.


Confira todos os artigos de Empreendedorismo:

Best Sellers de Excel do Julio Battisti

Todos com Vídeo Aulas, E-books e Planilhas de Bônus!

Aprenda com Júlio Battisti:
Excel 2010 Básico em 140 Lições - Através de Exemplos Práticos - Passo a Passo

 Aprenda com Júlio Battisti: Excel 2010 Básico em 140 Lições - Através de Exemplos Práticos

 

Autor: Júlio Battisti | Páginas: 540 | Editora: Instituto Alpha

 

[Livro]: Aprenda com Júlio Battisti: Excel 2010 Básico em 140 Lições - Através de Exemplos Práticos

Aprenda com Júlio Battisti: Excel 2010 Avançado, Análise de Dados, Tabelas Dinâmicas, Funções Avançadas, Macros e Programação VBA - Passo a Passo

Livro: Aprenda com Júlio Battisti: Excel 2010 Avançado, Análise de Dados, Tabelas Dinâmicas, Funções Avançadas, Macros e Programação VBA - Passo a Passo

 

Autor: Júlio Battisti | Páginas: 952 | Editora: Instituto Alpha

 

Livro: Aprenda com Júlio Battisti: Excel 2010 Avançado, Análise de Dados, Tabelas Dinâmicas, Funções Avançadas, Macros e Programação VBA - Passo a Passo

Aprenda com Júlio Battisti: Macros e Programação VBA no Excel 2010 Através de Exemplos Práticos e Úteis - Passo a Passo

 

[LIVRO]: Aprenda com Júlio Battisti: Macros e Programação VBA no Excel 2010 Através de Exemplos Práticos e Úteis - Passo a Passo

 

Autor: Júlio Battisti | Páginas: 1124 | Editora: Instituto Alpha

 

[LIVRO]: Aprenda com Júlio Battisti: Macros e Programação VBA no Excel 2010 Através de Exemplos Práticos e Úteis - Passo a Passo

Aprenda com Júlio Battisti: Excel 2010 - Curso Completo - Do Básico ao Avançado, Incluindo Macros e Programação VBA - Através de Exemplos Práticos

 

[A BÍBLIA DO EXCEL]: Aprenda com Júlio Battisti: Excel 2010 - Curso Completo - Do Básico ao Avançado, Incluindo Macros e Programação VBA - Através de Exemplos Práticos Passo a Passo

 

Autor: Júlio Battisti | Páginas: 1338 | Editora: Instituto Alpha

 

[A BÍBLIA DO EXCEL]: Aprenda com Júlio Battisti: Excel 2010 - Curso Completo - Do Básico ao Avançado, Incluindo Macros e Programação VBA - Através de Exemplos Práticos Passo a Passo

Todos os livros com dezenas de horas de vídeo aulas de bônus, preço especial (alguns com 50% de desconto). Aproveite. São poucas unidades de cada livro e por tempo limitado.

Dúvidas?

Utilize a área de comentários a seguir.

Me ajude a divulgar este conteúdo gratuito!

Use a área de comentários a seguir, diga o que achou desta lição, o que está achando do curso.
Compartilhe no Facebook, no Google+, Twitter e Pinterest.

Indique para seus amigos. Quanto mais comentários forem feitos, mais lições serão publicadas.

Quer receber novidades e e-books gratuitos?
›››

Novidades e E-books grátis

Fique por dentro das novidades, lançamento de livros, cursos, e-books e vídeo-aulas, e receba ofertas de e-books e vídeo-aulas gratuitas para download.



Institucional

  • Quem somos
  • Garantia de Entrega
  • Formas de Pagamento
  • Contato
  • O Autor
  • Endereço

  • Júlio Battisti Livros e Cursos Ltda
  • CNPJ: 08.916.484/0001-25
  • Rua Vereador Ivo Cláudio Weigel, 537 Universitário
  • Santa Cruz do Sul/RS
  • CEP 96816-208
  • Todos os direitos reservados, Júlio Battisti 2001-2017 ®

    [LIVRO]: MACROS E PROGRAMAÇÃO VBA NO EXCEL 2010 - PASSO-A-PASSO

    APRENDA COM JULIO BATTISTI - 1124 PÁGINAS: CLIQUE AQUI