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Parte 5

 

Configurando Gerente do CACIC

 

Depois de configurado o CACIC no seu servidor Mandriva Linux ou na sua distribuição preferida. Vamos configurar o Gerente do CACIC. É, nele que iremos informar as configurações da nossa rede como:

 

» Endereço da rede

 

» Servidor de ftp e outras configurações.

 

 

1. Acesse o CACIC. Aqui na empresa acesso digitando no seu navegador http://172.16.220.196/cacic2 ou pelo nome http://cacic/cacic2 (tem que configurar esta url no seu servidor de dns.

 

2. Se logue no sistema com direitos administrativos. O login é o admin e a senha que criamos com o comando: echo "INSERT INTO usuarios (nm_usuario_acesso, te_senha, id_grupo_usuarios) VALUES ('admin', PASSWORD('@Paje283'),'2');" | mysql -u root -ppaje@98A -D cacic

 

3. Agora clique em Administração, depois Cadastros e finalmente em Redes.

 

Adicionando uma rede

 

Bem, neste momento se for na tua empresa faça o levantamento da rede que você vai cadastrar. Serão necessários:

 

» As configurações TCP/IP

» Servidor de FTP, login e senha para ftp para o gerente

» Servidor de FTP, login e senha para ftp para o agente

» O caminho do servidor de update para o FTP.

 

Criando a nossa primeira rede:

 

Bem. Vamos cadastrar a nossa rede.

 

1. Agora, clique no botão Incluir Nova Rede.

 

Aqui é importante que você entenda como é a configuração para do cacic para uma única Rede e para quem tem várias sub-redes ou filiais. Por exemplo, se você tem apenas uma única Rede? Nos campos Servidor de Banco de Dados: e Servidor de Updates (FTP):, você informa o IP do teu servidor Linux. Lembra que configuramos o servidor proftpd e testamos? Mas, no meu caso além de ter minha rede principal, eu tenho várias filiais (umas 90) e nelas funcionam servidores com Windows 2000 Server, quando eu for fazer o cadastro desta Rede, tenho que informar no campo Servidor de Updates (FTP): o IP do servidor de FTP desta filial.

 

Vamos fazer agora a configuração apenas para a nossa rede. Então, você deve preencher os campos de acordo com a configuração da sua rede. Veja uma ilustração:

 

 

2. Clique no botão Gravar Informações.

 

Será exibida a seguinte tela:

 

 

Testando a rede configurada

 

Vamos testar se está tudo funcionando:

 

1. Clique no IP da tua Rede. Veja uma ilustração:

 

 

2. Aqui, vou clicar no IP 172.16.0.0.

 

Observe a ilustração abaixo:

 

 

Observe que os dados não ficaram preenchidos. Bem, o que fazer? Sinceramente? Preencher novamente. O livro está correto e se você não fez todos os passos nada está errado. Então, informe os dados e grave as alterações.

 

Observe a ilustração, depois que eu preenchi os dados mais uma vez:

 

 

Pronto. Já estamos com a Rede funcionando. Vamos agora fazer a Manutenção, ou seja o envio dos arquivos que está no diretório repositório para o nosso ftp ou vários ftp se for o seu caso. Então, vamos ao nosso próximo passo.

 

Fazendo o Update dos arquivos

 

Vamos agora, enviar os dados que estão no diretório /var/www/html/cacic2/repositório para o diretório /var/www/html/ftpcacic/agentes.

 

1. Acesse o diretório /var/www/html/cacic2/repositório.

 

2. Digite pwd e depois ls.

 

Estes arquivos que estão no repositório, são os mesmos do arquivo agentes.tar.gz. Mas não será necessário usar o agentes.tar.gz, pois o sistema WEB do CACIC já fiz automaticamente. Veja a ilustração:

 

 

3. Agora, acesse o diretório /var/www/html/ftpcacic/agentes e digite pwd, depois ls.

 

Até agora está correto. Quando fizermos a manutenção, os arquivos do diretório do /var/www/html/cacic2/repositório será enviado para o diretório  /var/www/html/ftpcacic/agentes. Então, os arquivos que estão no diretório /var/www/html/ftpcacic/agentes é o que será usado para a instalação do agente nas estações Windows e computadores com o Linux.

 

Entendido como funciona? Então vamos a prática

 

1. Acesse a seção Manutenção e clique em Updates de SubRedes.

 

2. Clique no botão Marca /Desmarca todos os objetos. Pois iremos enviar todos para o nosso servidor de ftp da rede que você vai especificar mais abaixo.

 

3. Marque a rede para onde será enviado o conteúdo (os arquivos) do repositório.

 

Veja a ilustração:

 

 

4. Agora, clique no botão Executar Updates e confirme a transferência clicando no botão Ok.

 

Será feito o update e exibido uma página com os arquivos que foram transferidos. Observe no seu computador.

 

A transferência dos arquivos foi feita com sucesso. Agora, os arquivos já estão disponíveis no nosso servidor de ftp. Para nos certificar que está tudo correto, acesse o diretório /var/www/html/ftpcacic/agentes e digite ls. Veja a ilustração:

 

 

Pronto. Se você tiver mais outras sub-redes ou redes diferentes, faça os procedimentos e no momento de enviar os arquivos, selecione apenas a rede desejada.

 

Configurando o item Gerente

 

Vamos neste momento configurar uma Rede para que possamos instalar o CACIC Agente na rede configurada. Faça assim:

 

1. Acesse via browser o CACIC e depois clique em Administração, Configurar Gerente.

 

2. Preencha os dados de acordo com a sua empresa. Para exemplo, veja a ilustração abaixo:

 

 

Vamos agora a uma configuração importante que é sobre as notificações na alteração de hardware. Na minha experiência eu percebi que estava recebendo muita notificação por e-mail de alteração de hardware. Então, removi no campo Selecionadas: a opção Placa de som.

 

 

Ou seja, clique no campo Placa de Vídeo, depois clique no botão < (remover).

 

Ao final da página informe o servidor de Banco de dados e de Updates. Detalhe: estas opções só ficam disponíveis depois que você cria a primeira rede. Por isso eu fiz antes este processo. Veja a ilustração:

 

 

Clique no botão Gravar informações.

 

Pronto. É basicamente isto.

 

Configurando os Agentes no Gerente

 

Agora, vamos configurar como os agentes vão se comportar no Windows. Basicamente é:

 

» Se será exibido um ícone do CACIC no systray (ao lado do relógio do Windows).

» Erros serão exibidos para o usuário.

» A Senha para configurar e finalizar agentes.

» Como será a execução dos agentes.

» Intervalos da execução.

 

Vamos a prática.

 

Acesse a seção Administração, Configurar Agentes.

 

Estas configurações será uma decisão de cada administrador de redes. Geralmente configuro de acordo com a ilustração abaixo:

 

 

Um item aqui importante é da seção Intervalo de execução das ações. O que é isso? É o período que será enviado informações da estação (hardware e software) para o CACIC. Então, configure para somente a cada 10 horas, pois percebi certa lentidão nos micros. Então, é importante que seja feito alguns testes.

 

Ao final clique no botão Gravar informações.

 

Obs: as opções que tem Ação: COLETA..., não mencionei, pois podemos fazer isto em outro local que é na seção Módulos no próximo capítulo.

 

Conclusão

 

Aprendemos aqui a configurar vários itens do Gerente do CACIC. No próximo capítulo, daremos continuidade.

 

 

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