[MEU 50º LIVRO]: BANCOS DE DADOS E ACESS - CURSO COMPLETO - DO BÁSICO AO VBA - 1602 páginas

Páginas: 1602 | Autor: Júlio Battisti | 40% de Desconto e 70h de Vídeo Aulas de Bônus

Você está em: PrincipalTutoriaisHerbertgois : Programandovbnet001
Quer receber novidades e e-books gratuitos?
›››

FILTRO DE TUTORIAIS:




MCAD - Programando com VB.NET – Parte 1

 

Esta é a primeira parte de uma série de tutoriais sobre a certificação MCSA.NET e MCSD.NET com VB.NET. Vamos começar abordando os fundamentos da programação com VB.NET, após vamos passar a estudar o conteúdo de cada prova para a certificação começando com a 70-315.

 

Como estamos lidando com a preparação para uma prova o material será um pouco diferenciado do conteúdo de um tutorial comum, sempre teremos questionários para que você possa avaliar o entendimento de cada assunto. Procure dominar cada assunto antes de passar para o próximo. Publicarei também alguns simulados que o ajudarão a ter mais segurança para a prova tendo uma idéia das questões que são cobradas na mesma, darei também dicas sobre as revisões, pontos importantes e macetes para guardar os conteúdos sempre que julgar necessário, além disso, vou procurar fazer sempre uma ligação entre os assuntos para ajudar na revisão.

 

Para acompanhar o curso é necessário ter instalado o Visual Studio.NET na sua maquina.

 

A plataforma .NET de forma resumida é um ambiente de desenvolvimento integrado com gerenciamento de dados e estrutura de servidores para Web. Além disso a plataforma .NET oferece uma serie de serviços como .NET Framework, ASP.NET, Web Services, Windows Form, ADO.NET. Vamos ver todos eles em detalhes durante todo o curso para a cerificação MSCD.NET.

 

A principio vamos conhecer um pouco o ambiente de trabalho do Visual Studio, estou usando a versão 2003, mas os exemplos podem ser feitos em versões anteriores.

 

O Visual Studio .NET é a ferramenta oficial de desenvolvimento da Microsoft para a plataforma .NET. Ele possui um ambiente integrado de desenvolvimento com editor de código fonte, compilador, depurador e mais uma série de utilitários que o ajudam em todas as fases do projeto, como editores de XML, arquivos XSD, arquivos binários, utilitários para visualizar servidores de banco de dados, eventos do sistema, etc.

 

A primeira vista o ambiente é familiar ao Visual Studio 6 da Microsoft, o mesmo ambiente pode ser usado para o desenvolvimento de qualquer linguagem com suporte para a plataforma .NET.

 

O Visual Studio .NET permite criar diversos tipos de aplicativos em diversas linguagens, incluindo aplicativos para o Windows, WEB, Bibliotecas, Serviços Windows, Projetos de Instalação e aplicativos para dispositivos portáteis.

 

Ele é capaz de abrir projetos criados para o Visual Studio 6, convertendo o projeto para o Visual Studio .NET e o código VB, sinalizando no editor e através de comentários os possíveis problemas. Atenção neste ponto porque a compatibilidade não é total.

 

1 – Entre no Visual Studio.

 

Você pode entrar no Visual Studio.NET através do menu Iniciar / Programas / Microsoft Visual Studio .NET / Microsoft Visual Studio .NET , sinta-se a vontade para criar qualquer atalho para ele.

 

 

Este é o ambiente integrado do Visual Studio .NET, ele apresenta no centro uma página web inicial com uma lista dos projetos abertos recentemente.

 

O Visual Studio .NET possuiu diversas barras de ferramentas, é possível escolher quais serão exibidas.

 

2 – Clique em View e selecione Toolbars.

 

 

Você vai ver a lista das barras de ferramentas disponíveis. Cada uma delas pode ser destacada e colocada sobre o documento que esta sendo editado para facilitar o seu uso.

 

Além das barras de ferramentas existem muitas janelas de edição, iremos agora examinar algumas destas janelas.

 

O Solution Explorer permite gerenciar os projetos e arquivos que estamos trabalhando. Podemos reunir vários projetos em uma única solução, ela relaciona logicamente os projetos, permite que eles compartilhem opções de compilação e que sejam estabelecidas dependências entre os projetos. Cada projeto lista os arquivos que devem ser usados para compilar o mesmo e possui suas próprias opções de compilação.

 

 

O ToolBox contém componentes para serem colocados sobre superfície de trabalho como formulários e componentes. Os componentes são separados em páginas que facilitam a organização. As páginas são exibidas conforme o projeto que esta sendo criado, por exemplo para um projeto web ela exibe a pagina web forms, já para uma aplicação Windows ela exibe a página Windows Forms. Você pode alterar as configurações das paginas adicionando componentes criados por você ou por terceiros.

 

 

O Server Explorer permite acesso a recursos do servidor que normalmente exigiriam ferramentas separadas, aqui você tem os mesmos recursos do SQL Server Enterpriser Manager por exemplo, sem precisar ter o Enterpriser Manager instalado na sua maquina. Inclui também acesso aos eventos do sistema, filas de mensagem, contadores de performance e serviços. Em resumo ele permite que você execute diversas tarefas necessárias ao desenvolvimento de software sem ter que sair do ambiente do Visual Studio .NET. O Server Explorer permite acesso não apenas aos recursos do computador local, mas a qualquer servidor da rede a qual você pertence.

 

 

Uma das mais importantes janelas é a Properties, ela exibe as propriedades por categoria ou em ordem alfabética. Propriedades complexas como Font podem ser fechadas e abertas exibindo sub-propriedades. Outra característica importante é que as propriedades alteradas em relação a original são exibidas em negrito. A opção Reset disponível com um clique com o botão direito do mouse sobre a propriedade permite que ela volte ao valor original. A linha inferior mostra uma descrição da propriedade.

 

 

Os editores de código fonte tem várias características com as quais os programadores já estão acostumados, como cores sensíveis a sintaxe, tabulação automática, numeração de linhas, margens e formatação do código. Um novo recurso é a possibilidade de fechar e abrir blocos de código. De forma a facilitar a leitura ocultando detalhes que não interessam no momento.

 

 

O IntelliSense lista possíveis comandos e completa o que você esta digitando aumentando bastante a produtividade e diminuindo os erros de programação. Ele exibe também informações de auxilio em uma caixa amarela relacionados ao elemento que esta sendo sugerido.

 

 

O Visual Studio .NET possui também sofisticados recursos de depuração, incluindo breakpoints condicionais, execução passo-a-passo, visualização de variáveis e expressões, alteração dos valores de variáveis, visualização da pilha de execução, threads, dll carregadas, memória, disassembly de instruções 80x86 e registradores da CPU. Importante: esses recursos só estão disponíveis enquanto o programa estiver rodando em modo de depuração.

 

Veja o Visual Studio em modo de depuração parado em um breakpoint, observe na parte inferior janelas para exibir valores que mostram a pilha da CPU e a lista de breakpoints.

 

 

Conclusão

 

Podemos conhecer um pouco a ferramenta que iremos usar durante o curso. Todas as ferramentas utilizadas serão amplamente exploradas e utilizadas no decorrer do curso todo. O objetivo deste primeiro tutorial é apenas familiarizar os novos programadores e aqueles que estão migrando para a plataforma .NET com o ambiente de programação do Visual Studio .NET.

 

Um sugestão, explore o ambiente do Visual Studio, sua opções forma de organizar as janelas etc.


Confira todos os artigos de Certificações .NET:

Best Sellers de Programação do Julio Battisti

Todos com Vídeo Aulas, E-books ou Exemplos de Brinde!

Aprenda com Júlio Battisti: SQL Server 2008 R2

 

Autor: Júlio Battisti | Páginas: 1164 | Editora: Instituto Alpha

 

Macros e Programação VBA no Excel 2010

 

Autor: Júlio Battisti | Páginas: 1124 | Editora: Instituto Alpha

 

Access 2010 Avançado, Macros e Programação VBA - Passo a Passo

 

Autor: Júlio Battisti | Páginas: 828 | Editora: Instituto Alpha

 

 

Todos os livros com dezenas de horas de vídeo aulas de bônus, preço especial (alguns com 50% de desconto). Aproveite. São poucas unidades de cada livro e por tempo limitado.

Dúvidas?

Utilize a área de comentários a seguir.

Me ajude a divulgar este conteúdo gratuito!

Use a área de comentários a seguir, diga o que achou desta lição, o que está achando do curso.
Compartilhe no Facebook, no Google+, Twitter e Pinterest.

Indique para seus amigos. Quanto mais comentários forem feitos, mais lições serão publicadas.

Quer receber novidades e e-books gratuitos?
›››

Novidades e E-books grátis

Fique por dentro das novidades, lançamento de livros, cursos, e-books e vídeo-aulas, e receba ofertas de e-books e vídeo-aulas gratuitas para download.



Institucional

  • Quem somos
  • Garantia de Entrega
  • Formas de Pagamento
  • Contato
  • O Autor
  • Endereço

  • Júlio Battisti Livros e Cursos Ltda
  • CNPJ: 08.916.484/0001-25
  • Rua Vereador Ivo Cláudio Weigel, 537 Universitário
  • Santa Cruz do Sul/RS
  • CEP 96816-208
  • Todos os direitos reservados, Júlio Battisti 2001-2017 ®

    [LIVRO]: MACROS E PROGRAMAÇÃO VBA NO EXCEL 2010 - PASSO-A-PASSO

    APRENDA COM JULIO BATTISTI - 1124 PÁGINAS: CLIQUE AQUI