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Programando com C#

 

Vamos novamente a uma breve revisão, procure responder as seguintes perguntas:

 

1 – O que é e para que serve os namespaces?

 

2 – Como referenciamos em nosso código o namespace System?

 

3 – Como compilamos no prompt de comando um programa com o arquivo de código chamado soma.cs, sendo que seu executável deve chamar calculadora.exe?

 

4 – Para que serve o método WriteLine e qual classe ele pertence?

 

Se tiver dificuldade nas questões acima de mais uma estudada no tutorial anterior, os assuntos neste principio são básicos mas necessários para a compreensão das mais difíceis.

 

Hoje vamos criar nossa primeira aplicação Windows.

 

Até agora por motivo didático usamos somente o prompt de comando para criar os nossos exemplos. Como sabemos esse tipo de aplicação não é muito útil nos dias de hoje. O Visual Studio .NET conta com diversos recursos importantes para o desenvolvimento de aplicações Windows.

 

1 – Entre no Visual Studio .NET.

 

2 – Crie um novo projeto, só que desta vez do tipo Windows Application, na pasta C:\Programando com C#\Tutorial 3\ com o nome WinHello.

 

 

O Visual Studio .NET cria e mostra um formulário baseado em Windows no modo Design.

 

 

Vamos agora criar a nossa interface com o usuário.

 

3 – Na barra de ferramentas do Visual Studio .NET clique em ToolBox. O ícone da ToolBox aparece a esquerda do formulário.

 

 

4 – Arraste da barra de ferramentas o controle Label e posicione-o no canto superior esquerdo do formulário.

 

 

Para colocar um controle no formulário você pode também dar um clique duplo sobre ele na barra de ferramentas ou clicar uma vez sobre ele na barra de ferramentas e depois clicar no formulário. O clique duplo posiciona o controle no canto superior esquerdo. A segunda opção coloca o controle no local onde você clicar.

 

5 – Coloque também no formulário um controle TextBox e um controle Button. Como na próxima ilustração:

 

 

6 – Na janela Solution Explorer, clique no botão View Code.

 

O código do arquivo Form1.cs aparece.

 

Para voltar ao modo design, também na janela Solution Explorer clique em View Design.

 

Form1.cs tem todo o código gerado automaticamente pelo Visual Studio .NET. Note os seguintes elementos no código.

  • As diretivas usadas no inicio do código referenciando aos namespaces.
  • O Visual Studio .NET usa o mesmo nome do projeto para criar o namespace principal.
  • Uma classe chamada Form1 dentro do namespace WinHello.
  • Três campos que foram criados dentro da classe Form1. Eles implementam os três controles que adicionamos na interface com o usuário no modo Design.
  • O constructor (construtor), é um método especial que tem o mesmo nome da classe. Ele é o primeiro método a ser executado quando o programa é iniciado.
  • Um método chamado InitializeComponent. O código dentro deste método configura as propriedades dos controles que adicionamos no modo Design. Atenção, não modifique o conteúdo do InitializeComponent diretamente no código, use a janela Properties no modo Design. Vamos aprender mais sobre os métodos nos próximos tutoriais.

 

O método Main, o ponto de entrada do programa, falamos sobre ele no primeiro tutorial.

 

 

Vamos agora definir as propriedades dos controles que colocamos no Form.

 

7 – Volte para o modo Design.

 

Para voltar ao modo design, também na janela Solution Explorer clique em View Design.

 

8 – De um clique sobre o Button1 para selecioná-lo.

 

9 – Na janela Properties, altere a propriedade Text do button1 para OK.

 

Se não localizar a janela Properties, clique em F4, ou no menu View, clique em Properties Window.

 

10 – Altere também a propriedate Text do Label1 para Digite o seu nome

 

11 – Altere agora a propriedade Text do controle textBox1 para aqui.

 

Note que as propriedades modificadas na janela Properties ficam em negrito. Assim você pode saber se elas estão com seu valor padrão ou não.

 

12 – Mude para o painel de código.

 

Note que as propriedades que você modificou estão no método InitializeComponent. Aumentei a fonte no texto abaixo para você visualizar a melhor.

 

 

13 – Volte para o modo Design.

 

14 – Selecione o formulário. Clicando sobre ele.

 

Note que aparecem oito marcadores. Eles ajudam a redimensionar o formulário.

 

15 - Clique sobre o marcador central na parte de baixo do Form1 e mantendo o botão pressionado arraste para cima.

 

Isso serve para os outros controles também, clique sobre os outros controles e note os marcadores.

 

Vamos agora escrever o código para o nosso programa.

 

16 – No painel de código de um clique duplo sobre o Button1.

 

Note que ele vai diretamente para o painel de código e é criado automaticamente o seguinte código.

 

 

Tudo que for digitado dentro deste código será executado assim que o Button1 for clicado quando o programa estiver executando.

 

17 - Digite o seguinte código:

 

Tenha atenção com esse código, ele deve ser digitado exatamente como se segue, lembre-se que o C# é case-sensitive, duvidas sobre isso consulto o tutorial 1. É necessário também o ponto-e-virgula no final da linha.

 

MessageBox.Show("Hello " + textBox1.Text);

 

Vai ficar assim:

 

 

18 – Execute o programa.

 

Para executar o programa você pode clicar e Ctrl+F5, ou no menu Debug clicar em Start Without Debugging.

 

Automaticamente o Visual Studio .NET salva o programa, compila e o executa. A seguinte janela aparece:

 

 

19 – Digite seu nome e clique em OK.

 

Uma janela aparece exibindo a mensagem “Hello seu-nome”.

 

20 - Clique em Ok para fechar a janela com a mensagem.

 

21 – Na janela executando o Form1 clique em fechar.

 

No próximo tutorial vamos aprender sobre documentação de código usando XML e vamos introduzir a tipos de variáveis.

 

Conclusão

 

Certifique-se que compreendeu o seguinte:

 

1 – Que deve escolher Windows Application quando cria a aplicação para criar uma aplicação para o windows.

 

2 – Como navegar entre o painel de código e o de desing (View Code, View Design).

 

3 - O Visual Studio .NET usa o mesmo nome do projeto para criar o namespace principal.

 

4 - C onstructor é um método especial que tem o mesmo nome da classe. Ele é o primeiro método a ser executado quando o programa é iniciado.

 

5 - O código dentro do método InitializeComponent configura as propriedades dos controles que adicionamos no modo Design.

 

6 – Para definir as propriedades dos controles usamos a janela Properties.

 

7 – Os itens em negrito na janela Properties são os que não contem seus valores padrão.

 

8 – Para redimencionar tanto o Form quanto os controles, clicamos sobre eles e usamos os marcadores.

 

9 – Dando um clique duplo sobre um controle Button podemos definir o código a ser executado quando esse botão for clicado.


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