[LIVRO]: Tudo Sobre GPOs no Windows Server 2008, 2012 e 2016 - 654 páginas + 40 Brindes - CLIQUE AQUI

Páginas: 654 | Autores: Júlio Battisti e Diego Lima | 50% de Desconto e 40 Excelentes Bônus!

Você está em: PrincipalTutoriaisHerbertgois : Programandocsharp001
Quer receber novidades e e-books gratuitos?
›››

FILTRO DE TUTORIAIS:




MCAD - Programando com C# - Parte 1

 

Esta é a primeira parte de uma série de tutoriais sobre a certificação MCSA.NET e MCSD.NET com C#. Vamos começar abordando os fundamentos da programação com C#, após vamos passar a estudar o conteúdo de cada prova para a certificação começando com a 70-305.

 

Como estamos lidando com a preparação para uma prova o material será um pouco diferenciado do conteúdo de um tutorial comum, sempre teremos questionários para que você possa avaliar o entendimento de cada assunto. Procure dominar cada assunto antes de passar para o próximo. Publicarei também alguns simulados que o ajudarão a ter mais segurança para a prova tendo uma idéia das questões que são cobradas na mesma, darei também dicas sobre as revisões, pontos importantes e macetes para guardar os conteúdos sempre que julgar necessário, além disso, vou procurar fazer sempre uma ligação entre os assuntos para ajudar na revisão.

 

Vou procurar tornar o curso o mais prático possível, e ir passando a teoria aos poucos conforme avançamos com os exercícios. Portanto, fique tranqüilo, no final dos tutoriais você vai ter o domínio do conteúdo necessário para passar nas provas e consequentemente a base para se tornar em excelente desenvolvedor.

 

Para acompanhar o curso é necessário ter instalado o Visual Studio.NET na sua maquina.

 

Para os mais adiantados peço um pouco de paciência no inicio, vamos primeiramente conhecer um pouco do Visual Studio.NET, a ferramenta que utilizaremos para desenvolver nossos aplicativos e executar o clássico Hello World.

 

1 – Entre no Visual Studio.NET, eu estou usando a versão 2003, mas os exercícios funcionam em qualquer versão, ate mesmo nas betas.

 

Você pode entrar no Visual Studio.NET através do menu Iniciar / Programas / Microsoft Visual Studio .NET / Microsoft Visual Studio .NET , sinta-se a vontade para criar qualquer atalho para ele.

 

 

2 – No menu File, aponte em New, e clique em Project. (Ou clique Ctrl+Shift+N).

 

A caixa de dialogo New Project aparece. Ela permite que criemos um novo projeto usando vários templates, como um Windows Application, Class Library, Console Application e vários outros.

 

 

3 – No painel Project Type, clique em Visual C# Projects, aqui estão todos os templates disponíveis para a linguagem C#.

 

4 – No painel Templates clique em Console Application.

 

5 – No campo Location, digite C:\Programando com C#\Tutorial 1, se esta pasta não existir o Visual Studio vai cria-la pra você.

 

6 – No campo nome digite, ClassicoHelloWorld.

 

7 – Clique em OK.

 

 

A barra de menus (menu bar) possibilita o acesso aos comandos que você usa no ambiente de programação. Você pode usar o teclado ou o mouse para acessar o menu ou atalhos exatamente como usa em outros programas baseados em Windows.

 

A barra de ferramentas (toolbar) é localizada embaixo da barra de menus e disponibiliza botões que executam os comandos usados com mais freqüência. Não confunda toolbar com toolbox. Vamos ver mais na frente sobre a toolbox.

 

A janela Solution Explorer mostra os nomes dos arquivos associados com o seu projeto. Você pode dar um clique duplo sobre o nome do arquivo para exibi-lo no painel de código (Code pane). Vamos examinar os arquivos que o Visual Studio criou como parte do seu projeto:

  • ClassicoHelloWorld.sln organiza os projetos de cada solução, uma solução pode ter vários projetos, seu nome é representado no primeiro item na janela Solution Explorer só que sem a extensão do arquivo.
  • ClassicoHelloWorld.csproj este é o arquivo do projeto C#. Pode ser associado a vários arquivos de código. É reconhecido no Solution Explorer pelo nome do projeto apenas, no entanto é gravado no disco com a extensão .csproj.
  • Class1.cs é um arquivo de código do C#. Você vai escrever seu código neste arquivo. O Visual Studio já adicionou algum código nele automaticamente, examinaremos esse código mais adiante.
  • AssemblyInfo.cs este é um outro arquivo de código do C#. Você pode usar esse arquivo para adicionar atributos ao seu programa, como por exemplo, nome do autor, data que o programa foi escrito e outros. Vamos examina-lo também mais adiante no curso.
  • App.ico este é o ícone associado com a aplicação. Toda a janela Windows da aplicação que tem uma interface com o usuário tem um ícone a ela associado. Esse ícone aparece quando a janela é minimizada na barra de tarefas quando a aplicação esta sendo executada.

Aos poucos nós vamos explorando mais o Visual Studio, vamos ao nosso primeiro exemplo.

 

O arquivo Class1.cs define uma classe chamada Class1 que contém um método chamado Main. Todos os métodos precisam ser definidos dentro de uma classe. O método Main é especial porque ele é o primeiro a ser executado quando o programa é iniciado, por isso ele precisa ser designado como static (estático), métodos e classes vão ser discutidos em detalhes mais adiante no curso.

 

Importante: O C# é case-sensitive, ele diferencia letras minúsculas de maiúsculas, um M é interpretado diferente de um m. Consequentemente Main é diferente de main.

 

Nosso primeiro exemplo é bem simples, e um clássico para quem esta aprendendo qualquer linguagem, ele escreve Hello World no console.

 

8 – No arquivo Class1.cs, localize e remova a linha TODO: comments... ( a linha que começa com //), do método Main. Em C# as linhas que começam com // são comentários. Remova também os comentários da linha acima e abaixo de TODO: comments...

 

 

9 – Em uma linha branca depois do colchete aberto { digite Console

 

 

A classe Console contém os métodos para exibir mensagens na tela e pegar as entradas do teclado. Tudo que o usuário digita no teclado pode ser lido através da classe Console. A classe Console só é significante para aplicações que rodam no prompt de comando como neste nosso primeiro exemplo.

 

10 – Agora digite um ponto depois de Console.

 

Uma lista aparece, ela é chamada de IntelliSense, esse não é um recurso exclusivo do Visual Studio mas ajuda muito na programação principalmente em linguagens case-sensitive, como é o C#. O IntelliSense exibe todos os métodos, propriedades e campos da classe.

 

 

11 – Selecione WriteLine, você pode usar o Mouse ou o Teclado, tecle Enter ou dê um clique duplo sobre o WriteLine. Vai ficar assim:

 

 

O IntelliSense é fechado e o método WriteLine é adicionado ao código.

 

Quando o IntelliSense aparece você também pode pressionar W para ir direto para o primeiro membro do método Console que começar com w.

 

12 – Abra parênteses (

 

É mostrado uma outra forma do IntelliSense, esse mostra os parâmetros do método WriteLine. O método WriteLine tem o que chamamos de Sobrecarga (Overload). Sobrecarga também vai ser visto em detalhes mais adiante neste curso. O importante agora é que para cada sobrecarga do método WriteLine usamos parâmetros diferentes. Cada sobrecarga e seus respectivos parâmetros podem ser visualizados clicando com o mouse na seta do IntelliSense ou navegando pelas setas do teclado.

 

13 – Feche os parênteses ) e digite ponto-e-virgula, vai ficar assim:

 

 

14 – Digite entre os parênteses a string “Hello World”, string deve ficar entre aspas. Vamos aprender sobre os tipos de dados em detalhes também, o importante agora é saber que string é um tipo de dado. Vai ficar assim:

 

 

Pegue o hábito de digitar os pares de caracteres juntos, como ( e ) e { e }, antes de entrar com seus respectivos conteúdos. Assim você evitará alguns erros por esquecer de fechar.

 

15 – Vamos agora compilar nossa aplicação. No menu Build, clique em BuildSolution. Se tudo estiver certinho vai aparecer a seguinte linha na janela Output:

 

Build: 1 succeeded, 0 failed, 0 skipped

 

Um asterisco depois do nome do arquivo no painel de código indica que foram feitas modificações no código do respectivo arquivo e que essas alterações não foram salvas. Você pode salvar manualmente antes de compilar a aplicação mas ao compilar o Visual Studio salva automaticamente todos os arquivos da aplicação.

 

16 – No menu Debug, clique em Start Without Debugging para executar o programa no prompt de commando.

 

 

O programa vai escrever Hello World como a ilustração acima.

 

Nós escolhemos Start Without Debugging para forçar uma pausa no final da execução. Se clicássemos em Start ele iria executar o programa e fechar o prompt de comando logo após a execução, seria tão rápido que não conseguiríamos ver o que foi escrito, experimente.

 

17 – Com o foco no prompt de comando pressione qualquer tecla.

 

A janela irá fechar e retornaremos para o Visual Studio.

 

Conclusão

 

Pra concluir esse primeiro tutorial vamos revisar alguns pontos importantes:

 

1 – Sempre que executamos uma aplicação C# o primeiro método a ser executado é o método Main. Ele precisa ser static (estático).

 

2 – C# é case-sensitive, Main é diferente de main.

 

3 – Linhas de comentários começam com //

 

4 – A classe Console contém os métodos para exibir mensagens na tela e pegar as entradas do teclado.

 

5 – O IntelliSense mostra todos os itens relacionados a classe ou parâmetros e ajuda a evitar erros de digitação.

 

Um ponto importante também é que começamos a nos familiarizar com o ambiente do Visual Studio.


Confira todos os artigos de Certificações:

Best Sellers de Programação do Julio Battisti

Todos com Vídeo Aulas, E-books ou Exemplos de Brinde!

Aprenda com Júlio Battisti: SQL Server 2008 R2

 

Autor: Júlio Battisti | Páginas: 1164 | Editora: Instituto Alpha

 

Macros e Programação VBA no Excel 2010

 

Autor: Júlio Battisti | Páginas: 1124 | Editora: Instituto Alpha

 

Access 2010 Avançado, Macros e Programação VBA - Passo a Passo

 

Autor: Júlio Battisti | Páginas: 828 | Editora: Instituto Alpha

 

 

Todos os livros com dezenas de horas de vídeo aulas de bônus, preço especial (alguns com 50% de desconto). Aproveite. São poucas unidades de cada livro e por tempo limitado.

Dúvidas?

Utilize a área de comentários a seguir.

Me ajude a divulgar este conteúdo gratuito!

Use a área de comentários a seguir, diga o que achou desta lição, o que está achando do curso.
Compartilhe no Facebook, no Google+, Twitter e Pinterest.

Indique para seus amigos. Quanto mais comentários forem feitos, mais lições serão publicadas.

Quer receber novidades e e-books gratuitos?
›››

Cursos Online

  • Banco de Dados
  • Carreira
  • Criação/Web
  • Excel/Projetos
  • Formação
  • + Todas as categorias
  • Contato: Telefone: (51) 3717-3796 | E-mail: webmaster@juliobattisti.com.br | Whatsapp: (51) 99627-3434

    Júlio Battisti Livros e Cursos Ltda | CNPJ: 08.916.484/0001-25 | Rua Vereador Ivo Cláudio Weigel, 537 - Universitário, Santa Cruz do Sul/RS, CEP: 96816-208

    Todos os direitos reservados, Júlio Battisti 2001-2017 ®

    [LIVRO]: MACROS E PROGRAMAÇÃO VBA NO EXCEL 2010 - PASSO-A-PASSO

    APRENDA COM JULIO BATTISTI - 1124 PÁGINAS: CLIQUE AQUI