NUNCA MAIS PASSE RAIVA POR NÃO CONSEGUIR RESOLVER UM PROBLEMA COM O EXCEL - GARANTIDO!

UNIVERSIDADE DO VBA - Domine o VBA no Excel Criando Sistemas Completos - Passo a Passo - CLIQUE AQUI

Você está em: PrincipalTutoriaisHerbertgois : Memorizacao009
Quer receber novidades e e-books gratuitos?

FILTRO DE TUTORIAIS:


Curso Sobre a Memória

 

"A cultura certa fortalece os poderes interiores."

Horácio

 

COMO FIXAR OS SEUS COMPROMISSOS

 

Neste tutorial você vai aprender a usar sua memória para lembrar de compromissos com hora marcada, como uma agenda.

 

Para tanto, basta criar associações entre cada uma das coisas que planeja fazer, na ordem em que deseja fazê-las.

 

Exemplo:

 

Suponha que você deva, ao sair de casa, passar no correio para expedir uma encomenda. Depois, telefonar ao Rafael para marcar uma entrevista. Também precisa lembrar de comprar envelopes. Seguidamente as 09h30min o seu cliente, Sr. Felipe vai atendê-lo. Quando sair deste você planeja às 10h30min se encontrar com outro cliente, o Sr. Monteiro. As 11h30min você deverá estar na rodoviária para esperar um colaborador da firma.

 

Para memorizar esses compromissos você pode fazer como se segue:

 

Visualize em seu pensamento ao sair de casa dizendo a sua esposa: “Vou ao correio”. Imagine-se depois no balcão das “Encomendas Registradas”. Veja o funcionário do correio lhe devolvendo o troco do seu dinheiro lhe dizendo: “Telefone ao Rafael”.

 

Quando tiver finalizado o telefonema, imagine-se estrebuchando encima de montanhas de envelopes. No primeiro envelope você lê: “Felipe 9h30min”. Em seguida, imagine o Sr. Felipe despedindo-se de você dizendo: “O Monteiro o espera as 10h30min”. Depois, imagine-se ao sair do senhor Monteiro vendo um letreiro enorme, cravado na porta com uma flecha que diz: “RODOVIARIA”.

 

Conforme verifica, é inútil procurar fazer associações complicadas. São necessários apenas alguns segundos para estabelecer todas as associações necessárias. Mais uma vez lembro: o importante é ver as imagens criadas na mente.

 

Ao sair de casa você pensara imediatamente em ir ao correio e a cada compromisso as imagens puramente artificiais voltarão no momento oportuno para lembrar o que você tem que fazer.

 

Se por acaso tiver em qualquer momento hesitação em lembrar-se do compromisso, basta retomar a cadeia de associações desde o começo, fazendo uma revisão e você descobrirá geralmente o que falta, a menos que não tenha visualizado corretamente algum dos compromissos.

 

COMO FIXAR O LUGAR ONDE GUARDA SUAS COISAS

 

Quando deseja lembrar de algo que guarda é necessário que tenha isso em mente na hora que esta guardando o objeto para fazer a associação.

 

Exemplo:

 

Você arrumou as fotografias das férias numa gaveta da escrivaninha da mesa no escritório. Elas estão ao lado do seu passaporte e de uma fita métrica portátil.

 

Visualize então a imagem de um passaporte em que haja uma fotografia em cada página. Imagine em seguida toda uma serie de fotografias arrumadas em fila, e você ao lado com a sua fita métrica medindo o respectivo comprimento total.

 

Também aqui as associações não têm qualquer significado, apenas a função de associar no seu cérebro as fotografias o passaporte e a fita métrica de forma que no futuro você possa lembrar facilmente de onde estão estes objetos.

 

COMO FIXAR UMA LISTA DE COMPRAS A FAZER

 

Se você precisa memorizar uma lista de compras não hesite em recorrer a técnica de associação de imagens. Você pode usar a técnica mesmo que tenha que memorizar várias listas referentes a vários locais onde deseja fazer as compras.

 

Deste momento em diante, abandone as listas de compras e de compromissos e procure utilizar sua memória juntamente com as técnicas aqui apresentadas. Lembre-se de que quanto mais você usa e confia em sua memória melhor ela fica e mais fácil você faz associações e aprende tudo que deseja.

 

Faça os próximos dois exercícios, depois você aprenderá a memorizar trechos musicais.

 

EXERCICIO Nº 32

 

Eis uma lista de compras:

 

» Caderno

 

» Tinta

 

» Laranjas

 

» Queijo

 

» Torradas

 

» Manteiga

 

» Refrigerante

 

» Algodão hidrófilo

 

» Xarope pra tosse

 

» Pasta de dentes

 

Forme tão rapidamente quanto possível as associações de imagens. Dentro de uma hora, tente reconstituir a lista.

 

EXERCICIO Nº 33

 

Tente lembrar do nome dos professores que teve desde os 15 anos de idade. Verá que, em geral, foram os professores que lhe ensinaram as suas matérias preferidas que você conseguira recordar.

 

Isto prova que a afetividade desempenha um papel muito importante quanto a intensidade da lembrança.

 

COMO FIXAR UMA MÚSICA OU TRECHO MUSICAL

 

A memória auditiva encontra-se, em geral, muito desenvolvida em músicos. Sabe-se que Mozart reconstituiu, de memória, o “Misere da Capela Sixtina”, depois de, somente, duas audições.

 

Por vezes, o dom musical desenvolve-se ao mesmo tempo em que uma boa memória musical. Mas nem sempre isso acontece. Cita-se, por exemplo, o caso de Paderewski, o célebre pianista polaco, que, quando criança não era capaz de reter uma obra musical melhor que qualquer outro.

 

Embora Paderewski já fosse um músico, ele não tinha memória musical superior à normal. Isso porque ele não tinha treinado corretamente. Um professor soube ajudá-lo neste sentido, desde então sua memorial musical se desenvolveu prodigiosamente, rapidamente pode aprender sinfonias inteiras, tinha 15 anos.

 

Esse e outros exemplos nos mostram que a memória desenvolve-se através de treino e compreensão.

 

Analise um trecho musical. Decomponha-o em partes diferentes. Compreenda o sentido profundo e encadeamento. Então, será fácil fixá-lo.

 

De um modo geral, para fixar qualquer obra musical siga os seguintes conselhos:

 

1. Ouça primeiro o trecho todo uma vez, atentamente, para adquirir uma impressão geral;

 

2. Ouça novamente, agora, procure analisar as diferentes partes, os diferentes movimentos. Preste atenção às semelhanças e diferenças que possam existir entre as varias partes. Se necessário, ouça de novo as partes semelhantes uma após a outra;

 

3. Escute novamente o começo e o fim;

 

4. Tente reconstituir, cantarolando, o começo e o fim;

 

5. Ouça, outra vez, para fixar trechos;

 

6. Anote as “falhas” que porventura existam;

 

7. Escute novamente o conjunto e tente reconstituí-lo inteiramente.

 

Embora este método seja muito mais simples na prática que no papel, sem maiores esforços você obterá resultados satisfatórios em apenas uma única sessão.

 

Pelo menos no principio você pode você poderá, por exemplo:

 

» Executar os itens 1 e 2 no primeiro dia.

 

» Os itens 3 e 4 no segundo dia.

 

» No terceiro dia o item 5 e 6.

 

» No quarto dia o item 7.

 

Cada sessão deve durar 20 minutos.

 

Com a experiência você vai verificar que os primeiros trechos são bem mais difíceis de serem fixados. Com o tempo fará progressos consideráveis, confirmando mais uma vez que quanto mais armazenar mais fácil são feitas as novas associações e consequentemente mais fácil torna-se a memorização.

 

EXERCICIO Nº 34

 

Pratique o exercício de memória auditiva descrito na lição. Ouça um trecho musical ou musica. Tente reconstituir o inicio, cantarolando-o. Depois, tente reconstituir a parte final.

 

Torne ouvir a musica a fim de fixar outros trechos intermediários.

 

Seguidamente, ouça-o novamente a fim preencher quaisquer “falhas” que porventura tenha notado.

 

Deverá chegar a conhecer todo o trecho ou musica de cor.

 

Se não conseguir numa única sessão, que deve durar no máximo 20 minutos, retome no dia seguinte.

 


Confira todos os artigos de Memorização:

Quer receber novidades e e-books gratuitos?

Cursos Online

  • Banco de Dados
  • Carreira
  • Criação/Web
  • Excel/Projetos
  • Formação
  • + Todas as categorias
  • Contato: Telefone: (51) 3717-3796 | E-mail: webmaster@juliobattisti.com.br | Whatsapp: (51) 99627-3434

    Júlio Battisti Livros e Cursos Ltda | CNPJ: 08.916.484/0001-25 | Rua Vereador Ivo Cláudio Weigel, 537 - Universitário, Santa Cruz do Sul/RS, CEP: 96816-208

    Todos os direitos reservados, Júlio Battisti 2001-2020 ®

    [LIVRO]: MACROS E PROGRAMAÇÃO VBA NO EXCEL 2010 - PASSO-A-PASSO

    APRENDA COM JULIO BATTISTI - 1124 PÁGINAS: CLIQUE AQUI