NUNCA MAIS PASSE RAIVA POR NÃO CONSEGUIR RESOLVER UM PROBLEMA COM O EXCEL - GARANTIDO!

UNIVERSIDADE DO VBA - Domine o VBA no Excel Criando Sistemas Completos - Passo a Passo - CLIQUE AQUI

Você está em: PrincipalTutoriaisHerbertgois : Memorizacao008
Quer receber novidades e e-books gratuitos?

FILTRO DE TUTORIAIS:


Curso Sobre a Memória

 

O seu maior desafio é se aprimorar
 para ser... você mesmo.".
Anônimo

 

LIÇÃO 8 - NOMES E FEIÇÕES

 

Agora que você já aprendeu os três fatores de memorização (Impressão, Associação e Repetição), vejamos algumas aplicações práticas, a primeira delas será como memorizar nomes e feições.

 

Consegue imaginar o quão bom seria lembrar dos nomes de todas as pessoas que você conhece? Como você se sente quando uma pessoa que lhe conheceu há muito tempo e pouco conversou com você se encontra com você e lembra do seu nome? E aqueles professores que na primeira ou segunda aula já sabem os nomes de todos os alunos da sala, sejam 10, 30, ou mais alunos? Geralmente ficamos admirados com isso não? Você lembraria do nome dessa pessoa também?

 

A partir de hoje vai lembrar sim. Vamos começar a colocar em prática o conteúdo que aprendemos ate agora.

 

Em geral não nos esquecemos das feições dos indivíduos, geralmente é o nome que não conseguimos identificar com o rosto.

 

Isso acontece por que:

 

1. O nome é um elemento abstrato e artificial;

2. Em relação ao rosto basta “reconhecer”, já o nome é preciso “recordar”.

 

RECORDAR É MAIS DIFÍCIL DO QUE RECONHECER NÃO CONCORDA?

 

De qualquer modo o método a seguir vai permitir que você recorde tanto do nome como do rosto simultaneamente.

 

Sempre que conhecer uma pessoa, preste atenção as seguintes regrinhas:

 

1. ATENDE BEM NA PESSOA. Não se distraia quando alguém lhe é apresentado.

 

2. ESCUTE BEM O NOME e tente vê-lo mentalmente.

 

3. OBSERVE BEM O ROSTO e repita o nome mentalmente ou, se isso lhe for possível, verbalmente: “Tenho muito prazer em conhecê-lo, Sr. Carlos”.

 

4. Observe os detalhes: rosto, mãos, vestuário, etc.

 

5. Faça associações com pormenores e repita o nome. Essas associações podem ser artificiais, divertidas e até ridículas.

 

6. Interesse-se por essa pessoa. Tente aprender o maior numero possível de coisas a seu respeito. Terá assim oportunidade de voltar a fazer associações.

 

Assim que tiver um pouco de treino, os itens que acabei de ensinar poderão ser executados rapidamente, e para varias pessoas que lhe forem apresentadas sucessivamente. Não serão necessários mais do que 4 ou 5 segundos para fazer as associações.

 

Mas tenho um outro método para lhe apresentar que vai permitir memorizar rapidamente uma grande quantidade de nomes, esse método é conhecido como MÉTODO DOS PERITOS.

 

Suponha que você se encontra em uma recepção ou participa de um congresso. Você deseja memorizar o nome de 10, 20, 30 ou mais pessoas que lhe serão apresentadas, fica difícil utilizar o método acima não?

 

Mas o MÉTODO DOS PERITOS o ajuda nisso, esse método é o mesmo utilizado pelos artistas de “music-hall” que retém instantaneamente o nome de 20 ou 30 espectadores.

 

Essa técnica é baseada no método de associação de imagens e dele já demos um exemplo anteriormente em nossos tutoriais. O processo consiste em fazer imediatamente uma associação entre a pessoa que esta perante você e uma palavra que tenha uma assonância parecida com o respectivo nome. Pode-se proceder dessa fora:

 

Aqui vai uma lista de nomes tomados por acaso:

 

» Clemente;

» Gastão;

» Gaspar;

» Mario;

» Pedro;

» Moreira;

 

Clemente: nome qual pode associar-se “cimento” ou “que mente”;

 

Gastão: nome qual pode associar-se “glutão” ou “gastador”;

 

Gaspar: nome qual pode associar-se “gastar” ou “raspar”;

 

Mario: nome qual pode associar-se “marinho” ou “mar”;

 

Pedro: nome qual pode associar-se “pedra” ou “preto”;

 

Moreira: nome qual pode associar-se “amoreira” ou “amora”;

 

Bem entendido, o importante é representar bem, para si, as coisas que imagina.

 

Veja o Sr. Clemente, que está à sua frente, se transformando subitamente numa estatua de cimento.

 

Veja o Sr. Moreira comendo amoras, muitas amoras.

 

O essencial é andar rapidamente e visualizar claramente, na imaginação as associações que se fez.

 

EXERCICIO Nº 31

 

Durante 30 segundos examine cada rosto do quadro abaixo e tome conhecimento de cada pessoa lendo o texto abaixo indicado.

 

Tente fazer associações com o nome e a profissão, de modo semelhante ao que acabamos de expor.

 

Assim que tiver terminado verifique se lembra bem os respectivos nomes, depois pense em outra coisa durante 15 minutos.

 

Retorne então ao quadro.

 

Verifique se lembra facilmente do nome destas pessoas e se recorda de quaisquer outros pormenores ao respeito delas.

 

Amanha faça uma nova verificação. Se as suas associações tiverem sido bem feitas, você vai se lembrar. Procure exagerar quando estiver visualizando, exemplo, ao invés de amoras visualize muitas amoras, ao invés de uma simples pedra, visualize uma pedra gigante, confie em mim, isso vai ajudá-lo muito, procure sempre exagerar na proporção, tamanho e quantidade.

 

Ai vão as pessoas, em seguida estão o nome e algumas particularidades de cada uma delas.

 

 

1 – Sr. Velasco: sofre do estomago, mora em São Paulo, mas seu armazém é nos arredores de Cotia. O Sr. Velasco é um grande especialista na arte oriental. O Sr. Velasco também aprecia, como passatempo, aquários. O seu primeiro nome é Marcos.

 

2 – A Sra. Aurora Silveira exerce a profissão de modista de alta costura, possui dois estabelecimentos de venda ao publico, na Augusta e no Centro. Tem um temperamento muito alegre, gosta de dançar, de musica clássica bem como de jazz. A Sra. Aurora é casada com um engenheiro do Departamento de Estradas Federais. A Sra. Aurora é gulosa e, sobretudo, delira com doces.

 

3 – O Dr. André Vaz é advogado. Exerce no Rio de Janeiro. Tem viajado muito, tanto por motivos profissionais como a titulo turístico. O Dr. André Vaz trabalha dez horas por dia, e por isso vai de bom grado para férias cerca de 8 a 10 dias, três vezes por ano. O Dr. André Vaz é solteiro, mora em Ipanema, numa propriedade que pertence a sua família há dois séculos.

 

4 – A Sra. Ivone Graça casou com um rico industrial de Bauru, vem frequentemente com seu marido a São Paulo, gosta de coisas bonitas e é uma cliente do Sr. Velasco. A Sra. Ivone Graça deu-lhe, alias, a tarefa de decorar todo o apartamento que possui em Santos. A Sra. Ivone Graça tem uma filha de seis anos.

 

5 – O Sr. Cláudio Azeredo é diretor comercial de uma empresa têxtil. O Sr. Azeredo casou somente há dois anos (ele tem trinta anos). O Sr. Azeredo é um grande jogador de bridge. Mora em Sorocaba. Sai muito e dorme apenas seis horas por noite, o que lhe basta.

 

6 – A Sra. Carmen Flores mora em Campinas, onde nasceu e casou com um químico. A Sra. Flores gosta muito de ler, especialmente romances históricos, tem 3 filhos, dos quais se ocupa pessoalmente. A Sra. Flores e o marido vão normalmente passar as férias em Copacabana, acompanhados dos filhos.

 

7 – A menina Luisa Viana é apreciadora de estética, trabalha em um Instituto de Beleza, em Pinheiros. Freqüentou a Universidade de direito, mas não finalizou o curso. A menina Luisa Viana gosta de cinema e de teatro. A menina Luisa Viana aprecia muito café.

 

8 - O Sr. Antonio Vidal é um artista (pintor), mas é igualmente um ótimo musico-poeta. O Sr. Antonio Vidal mora em Caieiras, mas desejaria encontrar um apartamento em São Paulo, na Lapa. O Sr. Vidal esteve duas vezes para se casar, mas rompeu no ultimo momento. Fuma muito, come pouco.

 

9 – O Sr. Alberto Rico nasceu no Rio de Janeiro. Estudou engenharia em Paris. O Sr. Alberto Rico começou a trabalhar em uma empresa fabricante de motores elétricos, mais tarde preferiu montar e tomar a direção de um negócio de maquinaria. O Sr. Alberto Rico tem somente 34 anos.

Confira todos os artigos de Memorização:

Quer receber novidades e e-books gratuitos?

Cursos Online

  • Banco de Dados
  • Carreira
  • Criação/Web
  • Excel/Projetos
  • Formação
  • + Todas as categorias
  • Essential SSL

    Contato: Telefone: (51) 3717-3796 | E-mail: webmaster@juliobattisti.com.br | Whatsapp: (51) 99627-3434

    Júlio Battisti Livros e Cursos Ltda | CNPJ: 08.916.484/0001-25 | Rua Vereador Ivo Cláudio Weigel, 537 - Universitário, Santa Cruz do Sul/RS, CEP: 96816-208

    Todos os direitos reservados, Júlio Battisti 2001-2020 ®

    [LIVRO]: MACROS E PROGRAMAÇÃO VBA NO EXCEL 2010 - PASSO-A-PASSO

    APRENDA COM JULIO BATTISTI - 1124 PÁGINAS: CLIQUE AQUI