NUNCA MAIS PASSE RAIVA POR NÃO CONSEGUIR RESOLVER UM PROBLEMA COM O EXCEL - GARANTIDO!

UNIVERSIDADE DO VBA - Domine o VBA no Excel Criando Sistemas Completos - Passo a Passo - CLIQUE AQUI

Você está em: PrincipalTutoriaisHerbertgois : Certificacaomcadmcsd006
Quer receber novidades e e-books gratuitos?

FILTRO DE TUTORIAIS:


 

CERTIFICAÇÃO MCP, MCAD E MCSD .NET COM VB.NET

 

ENTENDENDO O .NET FRAMEWORK

 

Como sabe a plataforma .NET faz parte uma iniciativa da Microsoft para simplificar o desenvolvimento de sistemas principalmente para a Internet.

 

A plataforma .NET consiste basicamente no:

 

.NET Framework

 

O .NET Framework é uma biblioteca que disponibiliza os recursos que você vai utilizar para desenvolver suas aplicações.

 

Ele é como o sistema operacional do programador. Uma aplicações desenvolvida utilizando uma linguagem de programação como Delphi ou Visual Basic 6 é executada encima do sistema operacional, ou seja, ela acessa DLLs, APIs e outros recursos diretamente do sistema operacional. Já uma aplicação desenvolvida utilizando a tecnologia .NET roda sobre o .NET Framework, esse faz o acesso ao sistema operacional, graças a isso qualquer dispositivo ou sistema que tenha o .NET Framework instalado tem a capacidade de rodar o aplicativo que foi  desenvolvido para essa plataforma.

 

Claro que dependendo do dispositivo temos algumas mudanças principalmente com relação à interface com o usuário, uma interface feita para windows não vai ser suportada em um ambiente web por exemplo, no entanto podemos usar a mesma regra de negócios para windows e para a web, e para outros dispositivos, mudando apenas a interface. Isso torna o desenvolvimento de aplicações para vários dispositivos extremamente produtivo.

 

O principal objetivo do .NET Framework é simplificar o desenvolvimento de software ele faz isso através dos seguintes recursos:

 

» Baseado em padrões WEB: suporta a maioria das tecnologias disponíveis para a Internet incluindo HTML, XML, SOAP, XSLT, XPath, e outros.

 

» Modelo de aplicação unificado: as classes do .NET Framework estão disponíveis para qualquer linguagem com suporte à plataforma.

 

» Fácil de se usar: o código é organizado hierarquicamente em namespaces e classes. Os tipos de dados são unificados entre as linguagens compatíveis com a plataforma.

 

» Classes extensíveis: A hierarquia do .NET Framework não é oculta ao desenvolvedor, você pode acessar e extender classes do .NET Framework (menos as classes seladas) usando herança.

 

Como dissemos, para se rodar uma aplicação .NET é necessário que o .NET Framework esteja instalado na máquina, ele pode ser baixado facilmente no site da microsoft, também pode ser instalado através do Windows Update ou distribuído junto na instalação de uma aplicação desenvolvida em .NET. Quando você instala o Visual Studio .NET ele já instala o .NET Framework também.

 

Basicamente o .NET Framework é composto por:

 

» Common language runtime: disponibiliza o ambiente onde o código será executado, incluindo a independência de linguagem, segurança e gerenciamento de memória. Durante o desenvolvimento disponibiliza recursos que simplificam o desenvolvimento.

 

» .NET Framework class library: Disponibiliza código reutilizável para as tarefas mais comuns, incluindo acesso a dados, desenvolvimento de web services, etc. Todas as aplicações (Web, Windows e Web Services) podem acessar as mesmas classes no framework. Segue uma descrição das suas principais classes:

 

System

 

Contém as classes fundamentais e básicas que definem os tipos de dados, eventos e manipuladores, interfaces, atributos e tratamento de erros.

 

System.Collections

 

Possui interfaces e classes que definem varias coleções de objetos como listas, filas, arrays de bits, hashtables e dicionários.

 

System.Configuration

 

Fornece classes e interfaces para acesso as configurações do framework e manipulação de erros nos arquivos de configuração.

 

System.Data

 

Contém classes que constituem na arquitetura ADO.NET e permitem construção de componentes que manipulem diretamente dados de múltiplas origens se necessário. Em um cenário desconectado o ADO.NET fornece as ferramentas para recuperar e atualizar dados em sistemas multicamadas.

 

System.Globalization

 

Contém classes que definem informação relacionada a cultura, como: linguagem, pais, região, calendários em uso, padrões de formatos de datas e moeda corrente, números e ordens para ordenação de strings.

 

System.Security

 

Fornece as estrutura do sistema de segurança do CLR, incluindo classes bases para permissões.

 

System.Security.Cryptography

 

Fornece serviços criptográficos, incluindo codificação e decodificação, segurança de dados, hashing, geração de números randômicos e autenticação de mensagem.

 

System.Threading

 

Fornece classes e interfaces para programação multi-threading. Inclui recursos para gerenciamento de grupos de threads, delegação de chamadas e sincronização.

 

System.Web

 

Fornece classes e interfaces que permitem comunicação cliente – servidor (IIS). Permite recuperar informações sobre a requisição http, gerenciar a saida http, acessar utilitários do servidor, manipular cookies, transferência de arquivos, informações sobre erros e controle de cachê de saída.

 

System.Web.Configuration

 

Contém classes que são usadas para alterar as configurações ASP.NET

 

System.Web.Mail

 

Contém classes que permitem construir e enviar mensagens de email usando o componente CDOSYS Message.

 

System.Web.Services

 

Contém classes que possibilitam criar e utilizar web service.

 

System.Windows.Forms

 

Contem classes para criar as aplicações baseadas em Windows.

 

» Data and XML: Microsoft ADO.NET é a próxima geração Microsoft ActiveX Data Objects (ADO), tecnologia usada para acesso a banco de dados até então. Uma das principais características do ADO.NET é suporte a programação utilizando modelo desconectado e suporte a XML.

 

» XML Web services: São componentes web que podem ser compartilhados entre diversas aplicações através da internet. Você pode acessar um web service dos correios por exemplo, passando para ele um endereço e ele vai retornar o cep, tudo isso trafegando através de xml.

 

» Web Forms: Interface através da web.

 

» Windows Forms: Interface através do windows.

 

Quer receber novidades e e-books gratuitos?

Cursos Online

  • Banco de Dados
  • Carreira
  • Criação/Web
  • Excel/Projetos
  • Formação
  • + Todas as categorias
  • Essential SSL

    Contato: Telefone: (51) 3717-3796 | E-mail: webmaster@juliobattisti.com.br | Whatsapp: (51) 99627-3434

    Júlio Battisti Livros e Cursos Ltda | CNPJ: 08.916.484/0001-25 | Rua Vereador Ivo Cláudio Weigel, 537 - Universitário, Santa Cruz do Sul/RS, CEP: 96816-208

    Todos os direitos reservados, Júlio Battisti 2001-2020 ®

    [LIVRO]: MACROS E PROGRAMAÇÃO VBA NO EXCEL 2010 - PASSO-A-PASSO

    APRENDA COM JULIO BATTISTI - 1124 PÁGINAS: CLIQUE AQUI