NUNCA MAIS PASSE RAIVA POR NÃO CONSEGUIR RESOLVER UM PROBLEMA COM O EXCEL - GARANTIDO!

UNIVERSIDADE DO VBA - Domine o VBA no Excel Criando Sistemas Completos - Passo a Passo - CLIQUE AQUI

Você está em: PrincipalTutoriaisHerbertgois : Certificacaomcadmcsd001
Quer receber novidades e e-books gratuitos?

FILTRO DE TUTORIAIS:


 

CERTIFICAÇÃO MCP, MCAD E MCSD .NET COM VB.NET

 

SOBRE A CERTIFICAÇÃO MICROSOFT

 

Durante estes tutoriais, além de estudarmos o conteúdo teórico necessário para a certificação MCSD.NET, que é a mais reconhecida e valorizada na área de Desenvolvimento com a plataforma .NET da Microsoft, seguiremos um modelo de estudo baseado em exemplos práticos, ou seja, de funções você precisará realizar no “mundo real”.

 

Mas antes de estudarmos como será o nosso planejamento de estudo para alcançar esta certificação, e como introdução ao assunto quero deixar claro a resposta para duas perguntas importantes, acredito que se você não tiver clara em sua mente a resposta para elas provavelmente não vai alcançar seu objetivo, são elas:

 

1 – Porque usar a plataforma .NET?

 

2 – Porque se certificar?

 

Com a plataforma .NET você pode desenvolver aplicações poderosas aplicações para Windows, aplicativos complexos para a Web, Intranets, criar Web Services e aplicações para dispositivos móveis, ou seja você pode desenvolver praticamente qualquer tipo de aplicação e de qualquer porte, mas acho que sua duvida pode ser mais relacionada a seguinte pergunta: porque .NET e não JAVA?

 

Muitas pessoas que eu conheço e até eu mesmo já tive esta pergunta em minha mente, e o que pesou em relação ao .NET no meu dia-a-dia foi a produtividade.

 

JAVA é uma plataforma incrivelmente poderosa, assim como a .NET. Mas pela minha experiência hoje os clientes buscam projetos baratos e com curto prazo, mas como alcançar isso?

 

Se você é produtivo realmente consegue diminuir o tempo de desenvolvimento, e consequentemente, levando menos tempo para executar um projeto você consegue ter um custo menor, ou seja, um preço mais competitivo. Reduzindo assim o tempo e consequentemente os custos e o preço final do projeto.

 

Além disso, a curva de aprendizado para a plataforma .NET em relação a JAVA é menor. Um profissional com menos experiência em .NET consegue fazer mais do que um profissional com pouca experiência em JAVA. Na pratica, em JAVA se você não tiver um bom conhecimento da plataforma e da linguagem não consegue fazer muita coisa.

 

Isso pode parecer tolice, pode parecer que estamos desvalorizando um profissional de .NET, mas não é nada disso. Ambos têm o mesmo valor - como pode verificar nas propostas salariais de ambos os profissionais em sites especializados - o que quero dizer é que para uma empresa, o tempo de aprendizado de um profissional em .NET é menor do que o de JAVA. Reduzindo os custos em treinamento e permitindo que o profissional comece a participar dos projetos antes.

 

Resumindo, .NET porque é poderoso, mais produtivo e mais fácil de aprender.

 

Vamos responder agora a segunda pergunta, porque certificar?

 

Como sabe a certificação tem um ótimo reconhecimento no mercado e influencia muito em contratações e salários mais altos, no entanto quero abordar um outro aspecto do estudo para certificação, a sua qualificação pessoal, a sua superação e a sua capacidade em aprender a desenvolver usando todos os recursos de uma tecnologia que permite o desenvolvimento de sistemas complexos.

 

Como sabe você pode desenvolver aplicativos para WEB, Windows, dispositivos móveis, webservices, etc... usando a plataforma .NET. Temos uma quantidade enorme de recursos para manipulação de dados, segurança, etc... mas por onde começar a estudar?

 

Acredito que além do reconhecimento, a certificação realmente orienta um profissional no estudo de uma tecnologia. O próprio fabricante da tecnologia preparou um treinamento que permite a você utilizar os recursos da mesma. Como vai perceber durante o estudo.

 

Não vou dizer que você vai aprender tudo durante a certificação, mas posso garantir por experiência própria que este estudo vai lhe dar base para desenvolver qualquer tipo de aplicação e de qualquer porte. A partir dela você vai ter os conhecimentos necessários para explorar o restante.

 

Além disso, a certificação vai servir como um medidor seu, quando você conseguir passar na prova, vai ter certeza que adquiriu os conhecimentos necessários sobre aquele conteúdo, vai confiar mais em si mesmo e acredite, outros vão confiar mais no seu trabalho.

 

Resumindo, a certificação é importante porque além de propiciar melhores oportunidades de trabalho e salário, orienta no estudo da tecnologia fornecendo os conhecimentos necessários para trabalhar com a plataforma. É uma ótima maneira de começar a estudar a tecnologia.

 

Para alcançar nosso objetivo de certificação MCSD.NET seguiremos um programa que lhe permitira alcançar três certificações. Este é o modelo que julgo mais apropriado por permitir alcançar a certificação MCAD antes da MCSD.

 

Conheça a certificação MCAD neste link:

 

http://www.microsoft.com/brasil/certifique/certificacao/mcad/principal.aspx

 

Conheça a certificação MCSD neste link:

 

http://www.microsoft.com/brasil/certifique/certificacao/mcsd/default.aspx

 

Para alcançar a certificação MCSD você precisa passar em CINCO exames ou provas. Visite a seguinte página para ver as provas disponíveis:

 

http://www.microsoft.com/brasil/certifique/certificacao/mcsd/requirementsdotnet1.aspx

 

Como pode ver algumas provas são obrigatórias e outras são eletivas, ou seja, você pode escolher quais deseja fazer de acordo com a área de seu interesse.

 

Durante os tutoriais seguiremos o estudo para as seguintes provas:

 

Exame 70–305: Developing and Implementing Web Applications with Microsoft Visual Basic® .NET and Microsoft Visual Studio® .NET

 

Exame 70–306: Developing and Implementing Windows-based Applications with Microsoft Visual Basic .NET and Microsoft Visual Studio .NET

 

Exame 70–310: Developing XML Web Services and Server Components with Microsoft Visual Basic .NET and the Microsoft .NET Framework

 

Exame 70–229: Designing and Implementing Databases with Microsoft SQL Server™ 2000 Enterprise Edition

 

Exame 70–300: Analyzing Requirements and Defining .NET Solution Architectures

 

Quando você passar no primeiro exame já vai alcançar a certificação MCP.

 

Quando passar nos próximos 3 exames, terá a certificação MCAD.

 

Após a ultima prova, 70-300, terá conquistado a certificação MCSD.

 

As provas são realizadas em locais autorizados pela Microsoft. E custam em média 90 dólares. Visite a seguinte página para ver onde poderá realizar suas provas:

 

http://www.microsoft.com/brasil/certifique/exame/locais/centros.aspx

 

Neste ponto suponho que você já conheça a linguagem VB.NET, que é a linguagem que usaremos durante estes tutoriais, e esteja familiarizado com o ambiente do Visual Studio .NET 2003, se não tiver estes conhecimentos, antes de começar estuda a serie de tutorias de programação com VB.NET no próprio site do Julio Battisti no link: https://juliobattisti.com.br/tutoriais/default.asp?cat=0020

 

A partir do próximo tutorial começaremos estudando o conteúdo para a prova:

 

Exame 70–305: Developing and Implementing Web Applications with Microsoft Visual Basic® .NET and Microsoft Visual Studio® .NET

 

Desenvolvendo e Implementando Aplicações Web com o Microsoft Visual Basic .NET e o Microsoft Visual Studio .NET.

 

Finalizando, gostaria de salientar que a ferramenta que usaremos nos exemplos é o Visual Studio .NET 2003. Sei que temos a versão 2005 que tem bem mais recursos, mas o que é cobrado na prova é sobre esta ferramenta.

 

Recomendo que você use no seu dia-a-dia o Visual Studio 2005 porque ele tem muitos controles novos que o ajudarão em suas aplicações, no entanto o nosso foco não é nos controles e sim no “núcleo” na “base” de conhecimento necessária sobre a tecnologia permitindo que você utilize por si só os controles e demais ferramentas que forem surgindo.

 

Resumindo, não vai prejudicar seus conhecimentos com a nova ferramenta, a “base” sobre a plataforma pode ser estudada usando a versão 2003. E usando a mesma estaremos mais próximo do que será cobrado na prova.

 

Quer receber novidades e e-books gratuitos?

Cursos Online

  • Banco de Dados
  • Carreira
  • Criação/Web
  • Excel/Projetos
  • Formação
  • + Todas as categorias
  • Contato: Telefone: (51) 3717-3796 | E-mail: webmaster@juliobattisti.com.br | Whatsapp: (51) 99627-3434

    Júlio Battisti Livros e Cursos Ltda | CNPJ: 08.916.484/0001-25 | Rua Vereador Ivo Cláudio Weigel, 537 - Universitário, Santa Cruz do Sul/RS, CEP: 96816-208

    Todos os direitos reservados, Júlio Battisti 2001-2020 ®

    [LIVRO]: MACROS E PROGRAMAÇÃO VBA NO EXCEL 2010 - PASSO-A-PASSO

    APRENDA COM JULIO BATTISTI - 1124 PÁGINAS: CLIQUE AQUI