NUNCA MAIS PASSE RAIVA POR NÃO CONSEGUIR RESOLVER UM PROBLEMA COM O EXCEL - GARANTIDO!

UNIVERSIDADE DO VBA - Domine o VBA no Excel Criando Sistemas Completos - Passo a Passo - CLIQUE AQUI

Você está em: PrincipalTutoriaisFabioalmeida : Logomarca004
Quer receber novidades e e-books gratuitos?

FILTRO DE TUTORIAIS:


SÉRIE LOGOMARCA – LOGO DO NAVEGADOR OPERA

 

Olá galera!

 

Estão curtindo a série Logomarca?! Muito bacana os recursos que os designers utilizam para desenvolver as logomarcas, não é?!

 

Não raramente, visualizamos logomarcas tão bem feitas e ficamos imaginando o trabalho que o profissional a produziu deve ter tido. Mas, a verdade é que na maioria das vezes estes profissionais utilizaram recursos bem simples para a construção de tal. E isso pode ser percebido na prática, através desta série que é dedicada justamente a esclarecer os simples procedimentos utilizados no desenvolvimento das logomarcas.

 

Esta semana irei ensinar a criar a logomarca do navegador Opera, um dos concorrentes do Microsoft Internet Explorer.

 

Preparados?! Então vamos lá!

 

1) Crie um novo arquivo com as seguintes configurações:

 

» Largura: 100 pixels.

» Altura: 150 pixels.

» Resolução: 72 dpi.

» Cor da tela: Branco.

 

 

2) Selecione a Ferramenta Texto e digite a vogal “O” obedecendo aos seguintes parâmetros:

 

» Fonte: Times New Roman.

» Tamanho: 70.

» Estilo: Negrito.

» Cor de preenchimento: vermelho (#C60000).

» Cor do contorno: sem cor de contorno.

 

 

3) O próximo passo é converter a vogal em um símbolo gráfico para podermos trabalhar os efeitos que serão empregados. Para isso, mantenha a vogal selecionada e pressione a tecla do atalho F8. Surgirá a janela Propriedades do símbolo. Configure-a conforme o exemplo abaixo:

 

 

4) Teremos assim nossa vogal convertida em símbolo. Vamos agora “esticar” a vogal para se assemelhar ao da logomarca do navegador Opera. Selecione a Ferramenta Dimensionar, ou simplesmente o atalho do teclado Ctrl+T, para realizar tal ação. Veja o exemplo na figura abaixo:

 

 

5) Desta forma definimos a vogal na proporção correta em relação a logo original. Como próximo passo, vamos aplicar o efeito de degrade no símbolo Logo. Utilize o efeito Linear. Para chegar à janela apresentada abaixo, você deve dar um clique no “balde de tinta” referente à cor de preenchimento do símbolo e acessar a opção Opções de preenchimento... na paleta de cores. Logo após, escolha no combo box Categoria de preenchimento a opção Linear.

 

 

6) Ao escolher a opção Linear no combo box, acesse o botão Editar para modificarmos as cores. Configure da seguinte maneira:

 

 

 

OBS: Nas extremidades e nos dois vértices criados ao redor do vértice central, a cor utilizada foi a mesma que configuramos no início deste tutorial para criar a vogal “O” – (#C60000). Já o vértice central possui a cor branca (#FFFFFF).

 

Dica: Para adicionar vértices em um efeito Linear, basta apontar o ponteiro do mouse sobre o eixo de vértices. Este ponteiro irá admitir um sinal de positivo. Daí basta clicar no local que deseja inserir o vértice. Veja:

 

7) O efeito será aplicado em sua orientação padrão. Modifique-a conforme a figura abaixo:

 

 

8) Aplique o efeito Sombra interna, através do menu Efeitos (+), Sombra e brilho, Sombra interna, conforme segue:

 

 

» Distância: 4.

» Opacidade: 65%.

» Suavidade: 4.

» Ângulo: 315.

 

 

9) Para aplicar o próximo efeito – o efeito sombra, duplique este símbolo através do atalho do teclado Ctrl+Alt+D, lembrando de manter a vogal selecionada.

 

 

10) Selecione a cópia criada e exclua todos os efeitos aplicados (efeito linear e sombra interna) e modifique sua cor de preenchimento para cinza escuro (#969696).

 

 

11) Como se trata da sombra, temos que diminuir o tamanho da vogal duplicada e incliná-la. Utilize as ferramentas Dimensionar e Inclinar.

 

 

 

12) Vamos ao nosso último passo para concluir a logomarca. Organize as vogais no palco, sendo que a sombra será enviada para trás para proporcionar o efeito desejado – o de sombra.

 

Eis o efeito final:

 

 

Sendo assim, finalizamos mais um tutorial da série Logomarca.

 

Pessoal, trago uma boa notícia a todos os que acompanham a série de tutoriais da série Fireworks aqui no site do Júlio Battisti. Já está a venda o curso de Fireworks Básico – Passo a Passo, de minha autoria. É uma maneira fácil e didática de se aprender esta maravilhosa ferramenta de design. São inúmeros exemplos práticos que irão te levar a um mundo totalmente real em se tratando de design em geral. Clique aqui para saber mais sobre este curso.

 

Chegamos ao final de mais um tutorial da série Fireworks. Caso tenha dúvida(s), entre em contato comigo através do e-mail webdesigner.pro@pop.com.br

 

Para desenvolvimento de Sites, Layout, Apresentações, Flyes, Banners, Identidade Visual, Diagramação, Vetorização e Serviços Gráficos em geral,  acesse: http://www.fabio.trampos.net/ e solicite seu orçamento. Profissionalismo sempre!

 

Até a próxima!

 

Um cordial abraço a todos,

Fábio Almeida

 

Quer receber novidades e e-books gratuitos?

Cursos Online

  • Banco de Dados
  • Carreira
  • Criação/Web
  • Excel/Projetos
  • Formação
  • + Todas as categorias
  • Essential SSL

    Contato: Telefone: (51) 3717-3796 | E-mail: webmaster@juliobattisti.com.br | Whatsapp: (51) 99627-3434

    Júlio Battisti Livros e Cursos Ltda | CNPJ: 08.916.484/0001-25 | Rua Vereador Ivo Cláudio Weigel, 537 - Universitário, Santa Cruz do Sul/RS, CEP: 96816-208

    Todos os direitos reservados, Júlio Battisti 2001-2020 ®

    [LIVRO]: MACROS E PROGRAMAÇÃO VBA NO EXCEL 2010 - PASSO-A-PASSO

    APRENDA COM JULIO BATTISTI - 1124 PÁGINAS: CLIQUE AQUI