NUNCA MAIS PASSE RAIVA POR NÃO CONSEGUIR RESOLVER UM PROBLEMA COM O EXCEL - GARANTIDO!

UNIVERSIDADE DO VBA - Domine o VBA no Excel Criando Sistemas Completos - Passo a Passo - CLIQUE AQUI

Você está em: PrincipalTutoriaisFabioalmeida : Logomarca002
Quer receber novidades e e-books gratuitos?

FILTRO DE TUTORIAIS:


SÉRIE LOGOMARCA – LOGO AMD

 

Fala galera! Tudo bem com vocês?

 

Gostaram do primeiro tutorial da série Logomarca (Logo da Macromedia)?

 

Puderam perceber que não há segredos em se desenvolver logomarcas de qualidade e com profissionalismo. O objetivo desta série é proporcionar a você uma base sólida de como desenvolver logomarcas com profissionalismo. Quando finalizarmos esta série, estará apto a criar as sus próprias logomarcas.

 

Vale a ressalva de que um designer profissional nunca faz plágio a outras criações, ou seja, não copia a idéia de terceiros. Seja criativo e faça você mesmo suas logomarcas. Você poderá sim captar algumas idéias legais que viu em algum arquivo para desenvolver a sua logomarca. Isso não é crime, mas tem que saber utilizar adequadamente esta idéia para que a mesma não se caracterize plágio. O recomendável mesmo é ser totalmente inovador.

 

Nesta semana vou ensinar a criar a logomarca da empresa AMD. Todos devem a conhecer, não é?

 

Preparados?! Então vamos lá!

 

1) Crie um novo arquivo com as seguintes configurações:

 

» Largura: 250 pixels.

» Altura: 100 pixels.

» Resolução: 72 dpi.

» Cor da tela: Branco.

 

 

2) Selecione a Ferramenta Retângulo e desenhe um quadrado com os seguintes parâmetros:

 

» Tamanho: 42 x 42 pixels.

» Cor de preenchimento: verde (#00912F).

» Cor do contorno: sem cor de contorno.

 

Obs.: Para criar um quadrado perfeito, pressione a tecla Shift de seu teclado enquanto desenha.

 

 

3) Com a Ferramenta Retângulo ainda selecionada, crie outro quadrado com as seguintes configurações:

 

Obs.: Para criar um quadrado perfeito, pressione a tecla Shift de seu teclado enquanto desenha.

 

» Tamanho: 18 x 18 pixels.

» Cor de preenchimento: branco (#FFFFFF).

» Cor do contorno: sem cor de contorno.

 

 

Obs.: Como criamos um quadrado da cor do palco (branco), temos duas formas de selecioná-lo futuramente. A primeira é mais rústica e exige que memorizemos o local onde o objeto foi criado. Como segunda opção podemos acessar o menu Janela, Camadas ou simplesmente o atalho do teclado F2 e selecionar a camada correspondente ao quadrado branco.

 

4) Com os dois quadrados criados, posicione o quadrado menor (branco) ao centro do quadrado maior (verde). Veja:

 

Seguem as referências ao posicionamento:

 

Quadrado maior – Verde:

 

» X: 0.

» Y: 0.

 

Quadrado menor – Branco:

 

» X: 12.

» Y: 12.

 

 

5) A próxima etapa é perfurar os objetos. Teremos como resultado final o quadrado verde como se estivesse “vazado”. Para aplicar este efeito, selecione os dois quadrados criados e acesse o menu Modificar, Combinar traçados, Unir ou o atalho do teclado Ctrl+J.

 

 

6) Com o quadrado selecionado, acesse a Ferramenta Caneta. Esta ferramenta nos permite criar vértices em nossos objetos. Estes vértices terão uma grande importância no efeito final.

 

 

7) Vamos criar um vértice no lado esquerdo do quadrado, na parte superior. Veja o exemplo abaixo:

 

 

Obs.: Para se criar um vértice com precisão, observe o formato que o ponteiro do mouse admite durante o processo. Quando passar o mouse sobre a linha do objeto, na posição desejada, verá que o ponteiro no formato de uma caneta admitirá um sinal de positivo (+). Isso indica que ali será adicionado um novo ponto.

 

8) Crie outro vértice logo abaixo do que criamos no passo anterior.

 

 

9) Acesse a Ferramenta selecionar secundário.

 

 

 

10) Com a Ferramenta selecionar secundário selecionada, clique no primeiro vértice que criamos (ver passo 7) e direcione-o ao vértice superior esquerdo do quadrado do interior (o branco). Para facilitar, utilize as setas direcionais do teclado. Veja como deve ficar:

 

 

Dica: Trabalhe neste caso com o zoom + (atalho: Ctrl +) para facilitar a aplicação do efeito. Desta forma terá mais visibilidade.

 

11) Nosso lado superior está finalizado. Agora vamos trabalhar no lado inferior do quadrado. Crie mais dois vértices na lateral direita do quadrado, obedecendo aquele critério da criação dos vértices superiores, ou seja, um na extrema direita e o outro um pouco mais afastado (rumo a esquerda). Volte aos passos 7 e 8 caso tenha dúvidas de como criar os vértices. Veja:

 

 

12) Selecione novamente a Ferramenta selecionar secundário e faça a seleção do vértice da extrema direita. Use as teclas direcionais do teclado para posicioná-lo de acordo com a figura a seguir:

 

 

13) Desta forma, concluímos a primeira etapa da logomarca. O desenho já está pronto. Agora falta digitar e configurar a palavra AMD correspondente a segunda etapa da criação da logomarca. Vamos modificar algumas coisinhas neste texto. Selecione a Ferramenta Texto e digite a palavra AMD com as seguintes configurações:

 

» Fonte: Verdana.

» Tamanho: 53.

» Cor de preenchimento: Preto (#000000).

» Estilo: Negrito.

 

 

14) Vocês devem ter percebido que a letra “M” da palavra AMD é um pouco distinta da fonte original. Isso é para dar uma maior expressividade à logomarca. Vamos criar aquele efeito. O primeiro passo é transformar o texto em caminho. Selecione o texto com a Ferramenta selecionar secundário e acesse o atalho do teclado Ctrl+Shift+P. Assim, transformamos nosso texto em caminho.

 

 

15) Selecione apenas a letra M, na qual vamos modificar algumas de suas propriedades originais. Dê um clique no vértice central inferior esquerdo e logo após pressione a tecla Delete de seu teclado para que removamos este vértice.

 

 

 

16) Vamos para a parte final. Após ter removido o vértice central inferior esquerdo, selecione o vértice central inferior direito e mova-o, utilizando as setas direcionais do teclado, até que se posicione ao centro da letra M.

 

 

17) Continue com este vértice selecionado e selecione o vértice central superior e mova-os um pouco para cima, utilizando as setas direcionais do teclado. Veja o exemplo:

 

 

18) Agora basta posicionar corretamente os objetos no palco. O texto ficará do lado esquerdo e o desenho do lado direito. Procure seguir o exemplo abaixo:

 

 

Finalmente concluímos a criação da logomarca da empresa AMD. O que acharam? Fácil não é? Se surgir alguma dúvida já sabem, entrem em contato comigo, pois estarei à disposição para esclarecer as dúvidas que possam surgir.

 

Pessoal, trago uma boa notícia a todos os que acompanham a série de tutoriais da série Fireworks aqui no site do Júlio Battisti. Já está a venda o curso de Fireworks Básico – Passo a Passo, de minha autoria. É uma maneira fácil e didática de se aprender esta maravilhosa ferramenta de design. São inúmeros exemplos práticos que irão te levar a um mundo totalmente real em se tratando de design em geral. Clique aqui para saber mais sobre este curso.

 

Chegamos ao final de mais um tutorial da série Fireworks. Caso tenha dúvida(s), entre em contato comigo através do e-mail webdesigner.pro@pop.com.br

 

Para desenvolvimento de Sites, Layout, Apresentações, Flyes, Banners, Identidade Visual, Diagramação, Vetorização e Serviços Gráficos em geral,  acesse: http://www.fabio.trampos.net/ e solicite seu orçamento. Profissionalismo sempre!

 

Até a próxima!

 

Um cordial abraço a todos,

Fábio Almeida

Quer receber novidades e e-books gratuitos?

Cursos Online

  • Banco de Dados
  • Carreira
  • Criação/Web
  • Excel/Projetos
  • Formação
  • + Todas as categorias
  • Essential SSL

    Contato: Telefone: (51) 3717-3796 | E-mail: webmaster@juliobattisti.com.br | Whatsapp: (51) 99627-3434

    Júlio Battisti Livros e Cursos Ltda | CNPJ: 08.916.484/0001-25 | Rua Vereador Ivo Cláudio Weigel, 537 - Universitário, Santa Cruz do Sul/RS, CEP: 96816-208

    Todos os direitos reservados, Júlio Battisti 2001-2020 ®

    [LIVRO]: MACROS E PROGRAMAÇÃO VBA NO EXCEL 2010 - PASSO-A-PASSO

    APRENDA COM JULIO BATTISTI - 1124 PÁGINAS: CLIQUE AQUI