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FILTRO DE TUTORIAIS:


Access- Sistema Básico Auto Escola. Parte 11

 

Objetivo:

 

Objetivo deste  tutorial é continuar o desenvolvimento do sistema, vamos neste tutorial você vai aprender a  criar algumas consultas utilizando sempre o modo estrutura do access, estas consultas serão muito útil.

 

Pré-requisito:

 

Para você poder acompanhar o desenvolvimento deste tutorial, será necessário ter conhecimento no mínimo do “Curso Básico Básico de Informática”  Parte 1,  Parte 2, Parte3, Parte4, Parte5, Parte6, Parte7, Parte 8, Parte9 e Parte 10  deste tutorial.

 

Nota: Irei ensinar todo o sistema de forma direta e simples e algumas vezes passo a passo,  para que você desenvolva este sistema basta ter noções básicas de informática e seguir todos os procedimentos e para facilitar o seu aprendizado, durante o desenvolvimento poderemos voltar a alguma parte anterior para fazer algumas modificações, o que é normal quando estamos desenvolvendo um sistema.

 

Para a criação das consultas vamos partir do seguinte principio, digamos que você quer saber  qual curso e periodo  um  determinado aluno esta  fazendo. Para isso precisamos saber o nome do mesmo, então, para obter o nome deste aluno vamos utilizar a tabela “cadatro_alunos” e campo “nome” da mesma,  para saber o nome da turma e periodo utilizaremos a tabela “Cadastro_turmas” e os campos “descrição” e “Periodo”.

 

No access, na janela “objetos” clique  em consultas:

 

Tela 001

 

Clicando no modo estrutura será aberto  uma janela a para a criação da consulta e outra com todas as tabelas que criamos nos tutoriais anteriores, esta apresenta também as opções “Consultas” ou “Ambas”.

 

Tela 002

 

Selecione as tabelas “Cadastro_alunos” e “Cadastro_turmas” uma de cada vez e clique am adicionar depois feche a janela “Mostrar Tabela”.

 

Tela 003

 

Veja na tabela acima que temos as seguintes opções:

 

Campos – Onde vamos inserir os nomes dos campos da tabela;

 

Tabelas – Vai ser o nome da tabela;

 

Classificação – Podemos colocar em ordem crescente ou descrecente;

 

Mostrar – Voce pode obtar por mostrar ou não o objeto;

 

Critérios – Você pode definir critérios, exemplo: Voce quer que fazer uma busca de todos os alunos que tenham idades abaixo de 21 anos.

 

Ou – É utilizado em conjunto com o campo Critério, no exemplo que citei acima, você poderia querer saber alunos que tenha entre 21 e 30 anos.

 

No nosso caso agora não utlizaremos um critério definido, portanto, o primeiro campo que iremos inser é da tabela “Cadastro_alunos”, clique sobre o campo  “nome” e arraste até o nome “campos”, veja este procedimento na tela abaixo:

 

Tela 004

 

Agora você deve fazer o mesmo para a tabela “Cadastro_turmas” inserindo os campos “Descrição” e “Periodo”, feito isso salve a consula com o nome “Consulta alunos”.

 

Tela 005

 

Abaixo o resultado da pesquisa, inclui apenas um registro para que você possa visualizar.

 

Tela 006

 

Agora, digamos  que você queira saber a data de inicio e fim  do curso e informática onde o instrutor for  o Érico, para isso vamos utilizar as tabelas  “cadastro_instrutor” onde vamos selecionar o campo “Instrutor”  e “cadastro_turmas” onde você deve selecionar, a descrição, data de inicio e fim. Siga o mesmo processo  que ensinei acima para inserir as tabelas e os campos, a mesma deve ficar igual a tebela abaixo:

 

Tela 007

 

Agora iremos definir o critério para a consulta da seguinte maneira:

 

No campo Instrutor vai ficar  =Érico

 

No campo Descrição vai ficar =Informática

 

Tela 008

 

Salve a consulta com o nome “Curso_data”, depois clique na mesma para abrir, veja que vai selcionar o nome do instrutor, o curso e as datas, neste exemplo, abaixo aparece apenas o meu nome porque, não fiz o cadastro de mais instrutores em turmas, mas faça você mesmo para testar.

 

Tela 009

 

Conclusão:

 

Neste tutorial você  aprendeu a desenvolver duas consultas apartir tabelas utilizando o modo estrutra do access, também mostrei para que servia cada campo para a criação das consultas .Mostrei tudo de  forma simples e objetiva e através de telas , para que você tenha melhor compreensão, na próxima parte do tutorial daremos continuidade no desenvolvimento deste sistema. Bons estudos e até a próxima parte.

 


Confira todas as partes deste tutorial:

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