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FILTRO DE TUTORIAIS:


Access- Sistema Básico Auto Escola. Parte 5

 

Objetivo:

 

Objetivo deste  tutorial  é de ensinar você criar o formulário para cadastrar o nome das despesas que sempre acontecem em qualquer empresa, vamos utilizar o modo estrutura para criação.

 

Pré-requisito:

 

Para você poder acompanhar o desenvolvimento deste tutorial, será necessário ter conhecimento no mínimo do “Curso Básico Básico de Informática”  Parte 1,  Parte 2, Parte 3 e Parte 4 deste tutorial.

 

Nota: Irei ensinar todo o sistema de forma direta e simples e algumas vezes passo a passo,  para que você desenvolva este sistema basta ter noções básicas de informática e seguir todos os procedimentos e para facilitar o seu aprendizado, durante o desenvolvimento poderemos voltar a alguma parte anterior para fazer algumas modificações, o que é normal quando estamos desenvolvendo um sistema.

 

Abra o projeto, na janela de objetos clique em formulário e depois no modo estrutura.

 

Tela 001

 

Na janela que vai ser aberta iremos inserir um “rotulo” com o nome “cadastro de despesas”, você deve ajustar o tamanho do formulário para ter espaço suficiente para inseri os objetos. Para isso, na caixa de ferramentas clique no controle “Aa”, depois  clique sobre o formulário, e escreva o título definido acima, também vamos definir  o tamanho 16 para o título através da propriedade “Tamanho da Fonte”. Veja como deve ficar este procedimento na tela abaixo:

 

Tela 002

 

Vamos inserir os campos da tabela cadastro_despesas no formulário, para isso na caixa de ferramentas  selecione o formulário, fazendo isso a janela ira mostrar todas as propriedades do mesmo.

 

Tela 003

 

Clique sobre  aba dados e depois em “origem do registro” selecione a tabela cadastro_despesas, vai aparecer uma janela com os campos da tabela cadastro_despesas.

 

Tela 004

 

Vamos inserir um objeto moldura, na caixa de ferramentas clique, no quadrado ao lado das letras “ab|” clique dentro do fomulário, apague o rotulo com o nome “moldura1” e deixe o tamanho suficiente para inserir os nomes dos campos.

 

Tela 005

 

Agora selecione todos os campos da tabela , arraste para dentro do fomulário e ajuste a label e rotulo conforme a tela abaixo:

 

Tela 006

 

Agora vamos inserir os  botões para navegação e operação de registros, utilizaremos um objeto moldura para cada grupo de botões, para inserir o objeto moldura é mesmo procedimento que ensinei logo acima, apenas vou mostrar passo a passo  como deve ser  inserido  os dois  primeiros botões para navegação e operação com registros, os demais você deve seguir os mesmo procedimentos.

 

Os botões para navegação serão ao todo 04: “Ir para primeiro registro”, “Ir para próximo registro”,”Ir para registro anterior” e “Ir para ultimo registro” com a utilização deste ficará mais facil a manipulação de registros.

 

Após você ter inserido o objeto moldura, na caixa de ferramentas clique no “botão de comando” e depois dentro do objeto moldura, vai ser aberta a janela “Assitente de Botão de Comando” em categoria já vai estar slecionado “navegação de registros”  e dentro de ações “Ir para o primeiro registro”.

 

Tela 007

 

Clique em no botão  avançar e na próxima janela selecione a opção texto e clique em avançar.

 

Tela 008

 

Clique em avançar e depois em  concluir, agora você deve seguir o mesmo procedimento para inserir os demais botões para navegação de registros.

 

Tela 009

 

Para inserir os botões de operação de registros,os quais serão: “Adicionar novo resgistro”, “Salvar registro” e “Excluir Registros”, os  procedimentos são  quase os mesmos, o que você deve fazer é na categoria selecionar “Operações de Registros” e suas ações.

 

Tela 010

 

Selecionamos o tipo texto e clicamos em avançar:

 

Tela 011

 

Na tela seguinte clique em concluir, repita estes procedimento para insere os demais botões, depois salve o formulário com o nome “cadastros_despesas”,  sendo que seu formulário deverá ficar igual a tela abaixo:

 

Tela 012

 

Conclusão:

 

Neste tutorial ensinei a criar o formulário para cadastrar o nome das despesas que a empresa tem, sempre  de uma forma simples e objetiva, mostrado através de telas para que você tenha melhor compreensão, na próxima parte do tutorial daremos continuidade no desenvolvimento deste sistema. Bons estudos e até a próxima parte.

 


Confira todas as partes deste tutorial:

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