NUNCA MAIS PASSE RAIVA POR NÃO CONSEGUIR RESOLVER UM PROBLEMA COM O EXCEL - GARANTIDO!

UNIVERSIDADE DO VBA - Domine o VBA no Excel Criando Sistemas Completos - Passo a Passo - CLIQUE AQUI

Você está em: PrincipalTutoriaisInformatizando sua Empresa com Excel : Sisautoescola004
Quer receber novidades e e-books gratuitos?

FILTRO DE TUTORIAIS:


Access- Sistema Básico Auto Escola. Parte 4

 

Objetivo:

 

Objetivo deste  tutorial  é de ensinar você criar o formulário para cadastrar o nome e valor dos cursos, vamos utilizar o modo estrutura para criação do mesmo.

 

Pré-requisito:

 

Para você poder acompanhar o desenvolvimento deste tutorial, será necessário ter conhecimento no mínimo do “Curso Básico Básico de Informática”  Parte 1,   Parte 2 e Parte 3 deste tutorial.

 

Nota: Irei ensinar todo o sistema de forma direta e simples e algumas vezes passo a passo,  para que você desenvolva este sistema basta ter noções básicas de informática e seguir todos os procedimentos e para facilitar o seu aprendizado, durante o desenvolvimento poderemos voltar a alguma parte anterior para fazer algumas modificações, o que é normal quando estamos desenvolvendo um sistema.

 

Abra o nosso projeto, na janela de objetos clique em formulário e depois no modo estrutura.

 

Tela 001

 

Agora na próxima janela, você deve aumentar o tamanho do formulário o sufuciente para inserir os objetos no mesmo, iremos inserir uma label com o seguinte título: “Cadastro de Cursos”. Para isso, na caixa de ferramentas clique no controle “Aa”, depois  clique sobre o formulário, e escreva o título definido acima, veja como deve ficar este procedimento na tela abaixo:

 

Tela 002

 

Agora iremos aumentar  o tamanho deste título, vamos fazer isso utilizando a janela de propriedades do mesmo, para ativa-la selecione o texto, clique no menú “exibir” e dentro deste clique em propriedades.

 

Tela 003

 

Na caixa de propredades no formato “tamanho de fonte” selecione 16 e depois ajuste o rotulo no formulário para que aparece  todo o nome, veja como deve ficar:

 

Tela 004

 

Agora iremos inserir os campos da tabela cadastro_cursos no formulário, para isso na caixa de ferramentas  no objeto combobox, selecione o formulário, fazendo isso a janela ira mostrar todas as propriedades do mesmo.

 

Tela 005

 

Selecione a aba dados e depois em “origem do registro” a tabela cadastro_cursos, será aberta uma janela com todos os campos da tabela.

 

Tela 006

 

Vamos inserir os campos da tabela dentro de um objeto moldura para isso, na caixa de ferramentas clique, no quadrado ao lado das letras “ab|” clique dentro do fomulário, apague o rotulo e deixe um tamanho suficiente para inserir os nomes dos campos.

 

Tela 007

 

Agora selecione todos os campos da tabela e arraste para dentro do fomulário e faça os ajuste na label e rotulo conforme a tela abaixo:

 

Tela 007

 

Vamos inserir botões para navegação e operação de registros, dentro de um objeto moldura, para inserir este é mesmo procedimento que ensinei logo acima,  irei mostrar como inserir o primeiro botão, depois você deve seguir os mesmo procedimentos para inserir os demais.

 

Os botões para navegação serão ao todo 04: “Ir para primeiro registro”, “Ir para próximo registro”,”Ir para registro anterior” e “Ir para ultimo registro” com a utilização deste ficará mais facil a manipulação de registros.

 

Após você ter inserido o objeto moldura, na caixa de ferramentas clique no “botão de comando” e depois dentro do objeto moldura, vai ser aberta a janela “Assitente de Botão de Comando” em categoria já vai estar slecionado “navegação de registros”  e dentro de ações “Ir para o primeiro registro”.

 

Tela 008

 

Clique em no botão  avançar, na próxima janela selecione texto e clique em avançar.

 

Tela 009

 

Clique em avançar na próxima tela clique em concluir, agora você deve seguir o mesmo procedimento para inserir os demais botões.

 

Tela 010

 

Agora para inserir os botões para operação de resgistros,os quais serão: “Adicionar novo resgistro”, “Salvar registro” e “Excluir Registros”, demais  o procedimento é quase o mesmo, o que você deve fazer e na categoria selecionar “Operações de Registros” e as ações correspondente, sendo que você deve criar mais um objeto moldura para inserir os mesmos.

 

Ireis mostrar apenas criar parte do botão para “Adiconar Registros” através das telas abaixo, demais é so seguir os mesmo procedimentos:

 

Tela 011

 

Tela 012

 

Na próxima tela clique em concluir, irei mostrar como deve ficar os botões todos prontos.

 

Tela 013

 

Salve o formulário com o nome “Cadatro_cursos”.

 

Conclusão:

 

Neste tutorial você aprendeu a criar o formulário para cadastrar o nome de curos e seus valores utilizando o modo estrutura do access,  de uma forma simples e objetiva, mostrado através de telas para que você tenha melhor compreensão, na próxima parte do tutorial daremos continuidade no desenvolvimento deste sistema. Bons estudos e até a próxima parte.

 


Confira todas as partes deste tutorial:

Quer receber novidades e e-books gratuitos?

Cursos Online

  • Banco de Dados
  • Carreira
  • Criação/Web
  • Excel/Projetos
  • Formação
  • + Todas as categorias
  • Essential SSL

    Contato: Telefone: (51) 3717-3796 | E-mail: webmaster@juliobattisti.com.br | Whatsapp: (51) 99627-3434

    Júlio Battisti Livros e Cursos Ltda | CNPJ: 08.916.484/0001-25 | Rua Vereador Ivo Cláudio Weigel, 537 - Universitário, Santa Cruz do Sul/RS, CEP: 96816-208

    Todos os direitos reservados, Júlio Battisti 2001-2020 ®

    [LIVRO]: MACROS E PROGRAMAÇÃO VBA NO EXCEL 2010 - PASSO-A-PASSO

    APRENDA COM JULIO BATTISTI - 1124 PÁGINAS: CLIQUE AQUI