NUNCA MAIS PASSE RAIVA POR NÃO CONSEGUIR RESOLVER UM PROBLEMA COM O EXCEL - GARANTIDO!

UNIVERSIDADE DO VBA - Domine o VBA no Excel Criando Sistemas Completos - Passo a Passo - CLIQUE AQUI

Você está em: PrincipalTutoriaisInformatizando sua Empresa com Excel : Programacaovba014
Quer receber novidades e e-books gratuitos?

FILTRO DE TUTORIAIS:


Programação VBA. Parte 14

 

Objetivo:

 

O objetivo deste  tutorial é  dar continuidade no aprendizado de VBA, irei ensinar você a codificar a interface grafica que criamos no tutorial anterior, você vai aprender a criar o código para fazer pesquisa no banco e também ativar a bibliotéa Microsoft Dao.Mostrando sempre através de telas para facilitar o seu aprendizado.

 

Pré-requisito:

 

Para você poder acompanhar o desenvolvimento deste tutorial, será necessário ter conhecimento no mínimo de informática e Parte 1, Parte 2, Parte 3, Parte 4, Parte 5, Parte 6,  Parte 7, Parte 8, Parte 9,  Parte 10, Parte 11 e Parte 12  deste tutorial.

 

NOTA: A partir deste sistema, irei oferecer serviços de acessoria em desenvolvimento de sistemas em Excel e Sites com acesso a banco de dados,  portanto, se você quiser adaptar ou criar um sistema conforme sua necessidade, entre em contato comigo através do e-mail: erico_2223@yahoo.com.br.

 

Bom, no tutorial anterior você aprendeu a criar o código para inserir registros no banco de dados, vamos aprender nesse a criar o código pra retornar os registros do banco de dados. Serei bem objetivo quanto a explicação de forma que você possa entender sem maiores dificuldades, lembrando sempre que para aprenderemos a programar é bom sempre ter um curso de lógica de programação onde aprendermos melhor a utilizar o nosso raciocínio para desenvolvimento de sistemas, mas claro que nestes códigos que estou ensinado para você não há esta necessidade.

 

Uma das primeiras coisas que temos que fazer é definir qual o campo que iremos utilizar para buscar as informações, ou seja, neste pequeno sistema que estamos criando, vamos utilizar como exemplo o campo “FILIAL”, através dele é que iremos digitar o nome da filial que desejamos localizar. O primeiro código sempre é declar as variveis e conectar e abrir o banco de dados, esta parte de código ensinei no tutorial anterior, então, irei apenas coloca- lo aqui novamente para irmos montando o código.

 

Dim bd As Database

Dim rs As Recordset

 

Set bd = OpenDatabase(ThisWorkbook.Path & "\" & ThisWorkbook.Name, False, False, "excel 8.0")

Set rs = bd.OpenRecordset("PLAN1$", dbOpenDynaset)

 

Tela 001

 

Vamos começar inserindo uma linha de código que irá testar se o nome que estamos buscando esta no banco de dados,  em nosso caso este campo é “FILIAL”, digamos por exemplo que você esteja buscando uma filial com o nome “filial 2” se esta não estiver ira aparecer uma mensagem informando que a mesma não foi localizada ou não esta cadastrada no banco de dados, essa mensagem fica ao seu critério, o código  que faz esta função, a mesma é bem simples, apenas estou dizendo se o textBox1 que é o código for igual a fazio então aparece a mensagem, isso porque é neste sistema é obrigado retornar o código do sistema.

 

If Me.TextBox1 = "" Then MsgBox "Nome não cadastrado", vbInformation, "Banco de dados": Exit Sub

 

Tela 002

 

Vou mostar para você  como ira aparecer esta mensagem na tela, lembrando que este deve ficar por em baixo dos demais código:

 

Tela 003

 

Seguindo a criação do código utilizares o control “DO UNTIL” esta vai fazer com que retorne os registros do banco.

 

LIN = 2

 

Do Until rs.EOF

 

LIN = LIN + 1

rs.MoveNext

Loop

 

No inicio temos LIN=2, ou seja queremos comaçar a pesquisar a partir da segunda linha do banco, porque a primeira é o cabeçalho, utilizamos o Do Until mais a variavel do banco rs.EOF para para percorrer  os registros até o final em busca do que digitamos, se for verdadeiro, ou seja, no momento que ele encontra o registro ele retorna o mesmo, para que faça esta movimentação utilizamos rs.moveNext em forma de loop, parece um pouco complicado, mas resumindo ira percorrendo linha a linha da planilha na qual transformamos em banco de dados atrás do registro.

 

Tela 004

 

Para terminar temos que colocar mais um código, onde iremos selecionar o campo que iremos buscar fazendo com o mesmo um teste, mais os campos com seus objetos para mostrarmos os registros retornados.

 

If rs("FILIAL") = Me.TextBox2.Text Then

        Me.TextBox1 = rs.Fields("N")

        Me.TextBox3 = rs.Fields("MATRICULA")

        Me.TextBox4 = rs.Fields("NOME")

        Me.TextBox5 = rs.Fields("CPF")

        Me.TextBox6 = rs.Fields("RG")

        Me.TextBox7 = rs.Fields("NASC")

        Me.TextBox8.Text = LIN

 

End If

 

Do lado esquerdo os objetos, que em neste caso são os TextBox passando o sinal de “=” mais os campos o nome dos campos do banco de dados.

 

Tela 005

 

Esta pronto o código que ira retornar os registros do banco de dados, este é bem simples, ira retornar apenas um registro de cada vez, existem situações que precisamos retornar vários registros, por exemplo, digamos que você tem um cadastro de clientes e neste existem cadastrados 10 pessoas que iniciam com o no Neli, poderia ser criado um código para retornar estes 10 nomes ao mesmo tempo, isso irei ensinar nos próximos tutorias, este mesmo código que acabamos de criar pode ser ainda mais incrementado, mas preferi fazer assim para irmos devagar, ao longo dos demais tutorial poderei voltar a fazer mais alterações no mesmo.

 

O importante, e este é meu objetivo principal é que você posso utilizar estes códigos adaptando as suas necessidades do seus sistema, abaixo aparece a tela com uma pesquisa efetuada.

 

Tela 006

 

Outro fator importante para que os códigos funcione corretamente é ativar a biblioteca chamada Microsof Dao, no editor de VBA, clique em ferramentas, referências e depois ative a mesma.

 

Tela 007

 

Conclusão:

 

Neste tutorial ensinei você a criar  o código para  retornar do bando de dados os regitros e também como ativar a biblioteca Microsoft Dao,  sempre mostrando passo a passo através de telas  e explicando o funcionamento das  funções de forma  simples direta e objetiva através das telas o que vai facilitar o seu aprendizado. Bons estudos e até a próxima parte.

 

Quer receber novidades e e-books gratuitos?

Cursos Online

  • Banco de Dados
  • Carreira
  • Criação/Web
  • Excel/Projetos
  • Formação
  • + Todas as categorias
  • Contato: Telefone: (51) 3717-3796 | E-mail: webmaster@juliobattisti.com.br | Whatsapp: (51) 99627-3434

    Júlio Battisti Livros e Cursos Ltda | CNPJ: 08.916.484/0001-25 | Rua Vereador Ivo Cláudio Weigel, 537 - Universitário, Santa Cruz do Sul/RS, CEP: 96816-208

    Todos os direitos reservados, Júlio Battisti 2001-2020 ®

    [LIVRO]: MACROS E PROGRAMAÇÃO VBA NO EXCEL 2010 - PASSO-A-PASSO

    APRENDA COM JULIO BATTISTI - 1124 PÁGINAS: CLIQUE AQUI