NUNCA MAIS PASSE RAIVA POR NÃO CONSEGUIR RESOLVER UM PROBLEMA COM O EXCEL - GARANTIDO!

UNIVERSIDADE DO VBA - Domine o VBA no Excel Criando Sistemas Completos - Passo a Passo - CLIQUE AQUI

Você está em: PrincipalTutoriaisInformatizando sua Empresa com Excel : Programacaovba010
Quer receber novidades e e-books gratuitos?

FILTRO DE TUTORIAIS:


Programação VBA. Parte 10

 

Objetivo:

 

O objetivo deste tutorial é continuar aprender sobre o editor de visual basic do Excel, neste irei ensinar a trabalhar  com códigos para retornar datas. Mostrando sempre através de telas para facilitar o seu aprendizado.

 

Pré-requisito:

 

Para você poder acompanhar o desenvolvimento deste tutorial, será necessário ter conhecimento no mínimo de informática e Parte 1, Parte 2, Parte 3, Parte 4, Parte 5, Parte 6 e Parte 7 deste tutorial.

 

NOTA: A partir deste sistema, irei oferecer serviços de acessória em desenvolvimento de sistemas em Excel, portanto, se você quiser adaptar ou criar um sistema conforme sua necessidade, entre em contato comigo através do e-mail: erico_2223@yahoo.com.br.

 

Olá! Neste tutorial irei voltar a ensinar mais alguns códigos para manipulação de datas, os mesmo podem ser bastante úteis, sempre irei procurar mostrar os códigos de forma direta e as vezes utilizarei para isso a criação de simples sistemas, sendo que meu objetivo é que você compreenda o código para adaptá-lo aos seus sistemas.

 

Bom, vamos aprender os códigos utilizando um formulário, insira todos os objetos conforme a tela abaixo:

 

Tela 001

 

O primeiro código “Day()”que também pode ser chamado de função,  será  para retornar apenas o dia de uma data, ou seja, digamos que você tenha uma data no seguinte formato dd/mm/yyyy, com o código “day()” poder retornar dd.

 

Dentro do botão datas insira o código da seguinte maneira: me.label1=day(date), veja que dentro parênteses insira o comando “date”, isso porque este ira retornar a data do sistema, e o código day via extrair apenas o dia.

 

Tela 002

 

Tela 003

 

Para retornar o mês utilizamos a função “month()”, aproveitando o momento antes de inserimos o código para extrair o mês de uma data,  irei ensinar você a comentar o código, isso é muito útil por exemplo quando desejar escrever qual a função de um determinado código e também comentar para que o mesmo não seja executado quando o programa for inicializado. Para que você entenda melhor vamos comentar o código que mostra apenas o dia, o que remos que fazer é inserir uma aspa simples no inicio do mesmo, assim o código ficara na cor verde, e não será executado.

 

‘ me.label1= Day (Date)

 

Tela 004

 

Feito isso vamos inserir o código para extrair a apenas o mês:

 

Me.label1= Month(Date)

 

Tela 005

 

Tela 006

 

Para extrair apenas o ano de uma data utilizamos  o código “year (date)”.

 

Me.Label1 = Year(Date)

 

Tela 007

 

Tela 008

 

Um fator importante para é que as vezes precisamos quando estamos programando no editor de vba é ativar a biblioteca MicrosoftDAO, se não alguns códigos não irão funcionar, principalmente quando estamos fazendo a declaração de variáveis. Para ativa-la, no editor do vba clique no menú ferramentas, referências, será aberta uma janela, na mesma selecione a biblioteca e clique no botão ok.

 

Tela 009

 

Conclusão:

 

Neste tutorial ensinei você a utilizar códigos para fazer manipulações com datas, podendo extrair apenas o dia, mês ou ano da mesma e também  a ativar a biblioteca Microsoft DAO, de forma  simples direta e objetiva através das telas o que vai facilitar o seu aprendizado. Bons estudos e até a próxima parte.

 

Quer receber novidades e e-books gratuitos?

Cursos Online

  • Banco de Dados
  • Carreira
  • Criação/Web
  • Excel/Projetos
  • Formação
  • + Todas as categorias
  • Contato: Telefone: (51) 3717-3796 | E-mail: webmaster@juliobattisti.com.br | Whatsapp: (51) 99627-3434

    Júlio Battisti Livros e Cursos Ltda | CNPJ: 08.916.484/0001-25 | Rua Vereador Ivo Cláudio Weigel, 537 - Universitário, Santa Cruz do Sul/RS, CEP: 96816-208

    Todos os direitos reservados, Júlio Battisti 2001-2020 ®

    [LIVRO]: MACROS E PROGRAMAÇÃO VBA NO EXCEL 2010 - PASSO-A-PASSO

    APRENDA COM JULIO BATTISTI - 1124 PÁGINAS: CLIQUE AQUI