NUNCA MAIS PASSE RAIVA POR NÃO CONSEGUIR RESOLVER UM PROBLEMA COM O EXCEL - GARANTIDO!

UNIVERSIDADE DO VBA - Domine o VBA no Excel Criando Sistemas Completos - Passo a Passo - CLIQUE AQUI

Você está em: PrincipalTutoriaisInformatizando sua Empresa com Excel : Programacaovba009
Quer receber novidades e e-books gratuitos?

FILTRO DE TUTORIAIS:


Programação VBA. Parte 9

 

Objetivo:

 

O objetivo deste tutorial é continuar aprender sobre o editor de visual basic do Excel, neste irei falar estrutura de controle de repetição “For...Next”, sua sintaxe e mostrar sua utilização através de um exemplo prático, utilizando o sistema que ensinei a criar no tutorial anterior e também a carregar o objeto combobox através de código e da sua propriedade . Mostrando sempre através de telas para facilitar o seu aprendizado.

 

Pré-requisito:

 

Para você poder acompanhar o desenvolvimento deste tutorial, será necessário ter conhecimento no mínimo de informática e Parte 1, Parte 2, Parte 3, Parte 4, Parte 5, Parte 6 e Parte 7 deste tutorial.

 

NOTA: A partir deste sistema, irei oferecer serviços de acessória em desenvolvimento de sistemas em Excel, portanto, se você quiser adaptar ou criar um sistema conforme sua necessidade, entre em contato comigo através do e-mail: erico_2223@yahoo.com.br.

 

Ola! Neste tutorial neste tutorial iremos trabalhar com intervalos de data, as vezes na criação de determinados  sistemas precisamos fazer cálculos com datas, para saber por exemplo  o número de dias entre duas datas.

 

Começaremos a calcular um intervalo (Intervalo quer dizer um número de dias) entre duas datas, para isso utilizamos o código “Datediff”, sua sintaxe é a seguinte:

 

Datediff (intervalo, data1, data2)

 

Onde:

 

Intervalo: Vai ser uma string que vai indicar o tipo de intervalo, ou seja, dia (d), mês (m), ano(yyyy).

 

Data1: é a primeira data, ou seja, data inicial.

 

Data2: é a segunda data, ou seja, data final.

 

Crie um formulário e adicione ao mesmo um botão  dentro do mesmo no evento clic digite o seguinte código:

 

Msgbox “ O Intervalo entre as datas é: “ & datadiff(“d”,”01/04/2006”,”04/04/2006”)

 

Tela 001

 

Agora execute o programa e clique sobre o botão, deve aparecer o seguinte resultado:

 

Tela 002

 

É simples e fácil,veja que no exemplo acima digitei a data direto no código porque eu já sabia as datas a serem calculadas, mas se quisemos criar um sistema onde o cliente vai digitar as datas. Este exemplo que irei ensinar, utilizei  parte do mesmo para  desenvolver um sistema para calcular juros de uma prestação.

 

A primeira coisa que você deve fazer é criar uma interface gráfica para o usuário dar entrada com os dados que neste caso será a data inicial e final, os objetos serão os seguintes, lembrando que quanto  a formatação do objetos pode esta fica  ao seu critério.

 

01 formulário

 

04 label

 

01 botão

 

Após ter criado a interface gráfica para o usuário, começaremos a pensar como iremos desenvolver o código ,  este deve ser inserido  dentro do botão calcular, no seu evento clic.

 

Como não sabemos quais datas o usuário vai digitar precisaremos criar duas variáveis uma para data inicial o qual iremos chamar de “inidata” e para data final que iremos chamar de “fimdata”.

 

Código de declaração das variáveis.

 

Dim inidata as string

 

Dim fimdata as string

 

Tela 003

 

Tela 004

 

Agora temos que passar os valores para estas variáveis, ou seja, este valor será a data que o usuário vai digitar no textbox1 e textbox2, através do seguinte código;

 

Inidata = Me.TextBox1

 

Fimdata = Me.TextBox2

 

Tela 005

 

Agora, temos que inserir o código datediff, da seguinte maneira:

 

Textobox3 = datediff (“d”,Inidata,Fimdata)

 

Começamos com o objeto textbox3  que vai receber o valor final, ou seja, o resultado do intervalo.

 

Depois inserirmos o sinal de igual (=) mais  código datediff, com o intervalo “d” que vai ser o número de dias, e as duas variáveis “Inidata” e “Fimdata”.

 

Tela 006

 

Agora execute o programa e digite por exemplo as datas: 01/04/2006 e 04/04/2006,, o resultado deve ser igual o que aparece na tela abaixo:

 

Tela 007

 

Conclusão:

 

Neste tutorial ensinei a calcular  intervalos entre duas datas utilizando o código “Datediff” mostrando sua sintaxe, ensino também a criar um exemplo  prático  para facilitar o seu aprendizado, de forma  simples direta e objetiva através das telas o que vai facilitar o seu aprendizado. Bons estudos e até a próxima parte.

 

Quer receber novidades e e-books gratuitos?

Cursos Online

  • Banco de Dados
  • Carreira
  • Criação/Web
  • Excel/Projetos
  • Formação
  • + Todas as categorias
  • Contato: Telefone: (51) 3717-3796 | E-mail: webmaster@juliobattisti.com.br | Whatsapp: (51) 99627-3434

    Júlio Battisti Livros e Cursos Ltda | CNPJ: 08.916.484/0001-25 | Rua Vereador Ivo Cláudio Weigel, 537 - Universitário, Santa Cruz do Sul/RS, CEP: 96816-208

    Todos os direitos reservados, Júlio Battisti 2001-2020 ®

    [LIVRO]: MACROS E PROGRAMAÇÃO VBA NO EXCEL 2010 - PASSO-A-PASSO

    APRENDA COM JULIO BATTISTI - 1124 PÁGINAS: CLIQUE AQUI