NUNCA MAIS PASSE RAIVA POR NÃO CONSEGUIR RESOLVER UM PROBLEMA COM O EXCEL - GARANTIDO!

UNIVERSIDADE DO VBA - Domine o VBA no Excel Criando Sistemas Completos - Passo a Passo - CLIQUE AQUI

Você está em: PrincipalTutoriaisInformatizando sua Empresa com Excel : Programacaovba007
Quer receber novidades e e-books gratuitos?

FILTRO DE TUTORIAIS:


Programação VBA. Parte 7

 

Objetivo:

 

O objetivo deste tutorial é continuar aprender sobre o editor de visual basic do Excel, neste irei falar estrutura de controle IF ... ELSE ... THEN, sua sintaxe e mostrar sua utilização através de um exemplo prático, utilizando o sistema que ensinei a criar no tutorial anterior. Mostrando sempre através de telas para facilitar o seu aprendizado.

 

Pré-requisito:

 

Para você poder acompanhar o desenvolvimento deste tutorial, será necessário ter conhecimento no mínimo de informática e Parte 1, Parte 2, Parte 3, Parte 4, Parte 5 e Parte 6 deste tutorial.

 

NOTA: A partir deste sistema, irei oferecer serviços de acessória em desenvolvimento de sistemas em Excel, portanto, se você quiser adaptar ou criar um sistema conforme sua necessidade, entre em contato comigo através do e-mail: erico_2223@yahoo.com.br.

 

Ola! Neste tutorial vamos aprender sobre estruturas  de controle que servem para que possamos testar certas realização durante o código, irei começar ensinado a estrutura If ...Then...Else,  com esta podemos determinar qual código vai ser executado se o resultado for verdadeiro.

 

Sua sintaxe é a seguinte:

 

If  condição Then

 

Comando 1

 

Comando 2

 

....

 

Comando

 

Else

 

Comando 1

 

Comando 2

 

....

 

Comando

 

End if

 

Se a condição for verdadeira ira executar parte do código que contém  o comando, caso seja falsa executará a outra parte.  Para que você possa compreender melhor, nada melhor que utilizar-mos um exemplo prático.

 

No tutorial anterior falei sobre variáveis e criamos um exemplo prático, onde digitávamos um nome qualquer e este era repassado através de uma variável para o segundo formulário.

 

Vamos pegar o mesmo formulário e vamos criar uma condição para que só abra o segundo formulário se o nome for igual a “ERICO”, caso não seja este o nome digitado vamos fazer com que aparece uma mensagem “Nome esta incorreto”. Com a utilização desta condição você poderá criar um sistema de login simples, onde digitamos “ERICO” você poderá colocar seu nome, por exemplo.

 

Abaixo esta os formulários pronto, que ensinei a criar no tutorial anterior.

 

Tela 001

 

Tela 002

 

Acesse o código do formulário entrada que esta dentro do botão acessar. Neste temos que definir a condição, mas te que forma? Simples,já temos o código pronto que terá a função de abrir o segundo formulário e se queremos que o sistema só ative o  segundo formulário se o nome for igual “ÉRICO”. devemos  inserir  o código da seguinte maneira:

 

If  Text_nome.Text = "VBA" Then

 

Tela 003

 

A condição acima diz o seguinte: Se text_nome.text (text_box é a caixa onde você vai digitar o nome)  for igual a VBA então, vai executar o comando abaixo, que no caso vamos colocar o código para abrir o formulário.

 

Dim nome As String

 

nome = Text_nome

 

recebe.Label2 = nome

 

recebe.Show

 

Tela 004

 

Agora temos utilizar a expressão IF, que em português significa “se” e logo após o comando que será executado quando o nome não for igual a “ÉRICO”, no nosso caso vai ser mostrado uma mensagem, e por ultimo encerramos a condição.

 

Else

 

MsgBox "Nome esta incorreto"

 

End If

 

Tela 005

 

Vamos rodar o programa e digitar o nome “ERICO”, quero fazer uma observação referente ao código, o mesmo faz distinção entre minúsculas e maiúsculas e acentos.Então, você deve tomar cuidado ao escolher a forma que vai escrever o nome, se for você que utilizará o sistema tudo bem, mas já imaginou se outra pessoa que ira utilizar?, com certeza a mesma ira fazer perguntas porque que esta digitando o nome escolhido provavelmente pela mesma e não esta conseguindo acessar o sistema.

 

Nos próximos tutoriais iremos começar a interagir mais com os usuários, ou seja, entrada de dados do mesmo direto para o banco de dados, que neste caso vai ser uma própria planilha do Excel, aí irei  ensinar para você alguns ajustes que evitarão certos problemas, e temos que sempre que pensar que apesar do Excel através do vba criarmos sistemas o mesmo tem suas limitações.

 

Tela 006

 

Tela 007

 

Agora se digitarmos outro nome será executado  o código da segunda parte do comando, que á mensagem.

 

Tela 008

 

Tela 009

 

Conclusão:

 

Neste tutorial falei sobre estruturas de controle IF ...ELSE ...THEN, mostrando sua sintaxe e para demonstrar de forma prática utilizei o sistema que tinha criado no tutorial anterior, passo a passo e de forma simples direta e objetiva através das telas o que vai facilitar o seu aprendizado. Bons estudos e até a próxima parte.

 

Quer receber novidades e e-books gratuitos?

Cursos Online

  • Banco de Dados
  • Carreira
  • Criação/Web
  • Excel/Projetos
  • Formação
  • + Todas as categorias
  • Contato: Telefone: (51) 3717-3796 | E-mail: webmaster@juliobattisti.com.br | Whatsapp: (51) 99627-3434

    Júlio Battisti Livros e Cursos Ltda | CNPJ: 08.916.484/0001-25 | Rua Vereador Ivo Cláudio Weigel, 537 - Universitário, Santa Cruz do Sul/RS, CEP: 96816-208

    Todos os direitos reservados, Júlio Battisti 2001-2020 ®

    [LIVRO]: MACROS E PROGRAMAÇÃO VBA NO EXCEL 2010 - PASSO-A-PASSO

    APRENDA COM JULIO BATTISTI - 1124 PÁGINAS: CLIQUE AQUI