NUNCA MAIS PASSE RAIVA POR NÃO CONSEGUIR RESOLVER UM PROBLEMA COM O EXCEL - GARANTIDO!

UNIVERSIDADE DO VBA - Domine o VBA no Excel Criando Sistemas Completos - Passo a Passo - CLIQUE AQUI

Você está em: PrincipalTutoriaisInformatizando sua Empresa com Excel : Programacaovba004
Quer receber novidades e e-books gratuitos?

FILTRO DE TUTORIAIS:


Programação VBA. Parte 4

 

Objetivo:

 

O objetivo deste tutorial é continuar aprender sobre o editor de visual basic do Excel, neste irei ensinar a criar um simples código para inserir a data  utilizando os objetos rotulo ou label como é mais conhecida,  também dentro de textbox utilizando um botão para  fazer a ação  e um código para fechar formulários. Mostrando sempre através de telas para facilitar o seu aprendizado.

 

Pré-requisito:

 

Para você poder acompanhar o desenvolvimento deste tutorial, será necessário ter conhecimento no mínimo de informática e Parte 1, Parte 2, Parte 3 e Parte 4 deste tutorial.

 

NOTA: A partir deste sistema, irei oferecer serviços de acessória em desenvolvimento de sistemas em Excel, portanto, se você quiser adaptar ou criar um sistema conforme sua necessidade, entre em contato comigo através do e-mail: erico_2223@yahoo.com.br.

 

Vamos começar a utilizar os códigos na pratica assim vai ficar melhor o seu aprendizado, podendo você utilizar estes códigos para a criação dos seus sistemas bastando fazer a adaptação. Criaremos um pequeno sistema para prática irei mostrar passo a passo.

 

Com o editor de visual basic do Excel aberto, vamos salvar o sistema com nome “vba.xls” e depois vamos inserir o primeiro objeto que será um formulário. Para inserir o formulário clique no menu inserir userform.

 

Tela 001

 

Agora vamos criar um código para inserir a data, a primeira coisa a fazer antes de escrever o código é definir em qual objeto utilizaremos para mostrar a mesma, aconselho a utilizar um rotulo, então, utilizaremos a mesma para visualizar a data, insira um label no formulário, para isso selecione a mesma na caixa de ferramentas e depois clique sobre o formulário.

 

Tela 002

 

Temos que definir onde inserir o código, o que vamos criar para a data deve ser inserido no formulário na sua propriedade initialize, esta propriedade executa o código  assim que é inicializado o formulário, portanto, quando rodarmos o aplicativo o código será acionado e a data será mostrada através do objeto label. Para isso clique duas vezes sobre o formulário e depois seleciona a propriedade.

 

Tela 003

 

A seguir o código para mostrar a data:

 

Label1 = Format(Date, " dd / mm / yyyy")

 

Veja que primeiro inserimos o nome do objeto que vai receber a data, depois colocamos Format() seguido Date com a formatação dia, mês e ano.

 

Tela 004

 

Agora vamos rodar o programa, para ver a data:

 

Tela 005

 

Você viu que é simples criar um código para inserir uma data utilizando programação. Agora vamos fazer com que a data aparece dentro de um objeto textbox quando você clicar num botão. Para isso insira um textbox e um botão, selecione os mesmo na caixa de ferramentas e clique sobre  o formulário:

 

Tela 006

 

O código para inserir a data esta pronto, o que temos que fazer é modificar o nome do objeto que é Label1 para textbox1, então o código passa a ser assim:

 

Antes: label1 = Format(Date, " dd / mm / yyyy")

 

Agora: TextBox1 = Format(Date, " dd / mm / yyyy")

 

Devemos inserir este código dentro do botão em sua propriedade clique, para que quando clicarmos este código vai enviar a data para o text.

 

Tela 007

 

Execute o programa e clique sobre o botão, para que a data seja inserida dentro do textbox.

 

Tela 008

 

Vamos criar um código bem simples para fechar o formulário sem clicar no x, para isso inserira outro botão e dentro do mesmo coloque o seguinte código:

 

Userform.hide

 

Colocamos o nome do formulário e depois o código Hide.

 

Tela 009

 

Execute o programa e clique no botão fechar.

 

Tela 010

 

Conclusão:

 

Neste tutorial mostrei como criar um código para inserir datas no formulário utilizando para isso dois objetos um rotulo ou label como é mais conhecida e um textbox, utilizando um botão para fazer a ação, também ensinei a inserir um código para fazer o fechamento do formulário, tudo de forma simples e objetiva, na próxima parte do tutorial continuaremos nosso aprendizado. Bons estudos e até a próxima parte.

 

Quer receber novidades e e-books gratuitos?

Cursos Online

  • Banco de Dados
  • Carreira
  • Criação/Web
  • Excel/Projetos
  • Formação
  • + Todas as categorias
  • Contato: Telefone: (51) 3717-3796 | E-mail: webmaster@juliobattisti.com.br | Whatsapp: (51) 99627-3434

    Júlio Battisti Livros e Cursos Ltda | CNPJ: 08.916.484/0001-25 | Rua Vereador Ivo Cláudio Weigel, 537 - Universitário, Santa Cruz do Sul/RS, CEP: 96816-208

    Todos os direitos reservados, Júlio Battisti 2001-2020 ®

    [LIVRO]: MACROS E PROGRAMAÇÃO VBA NO EXCEL 2010 - PASSO-A-PASSO

    APRENDA COM JULIO BATTISTI - 1124 PÁGINAS: CLIQUE AQUI