NUNCA MAIS PASSE RAIVA POR NÃO CONSEGUIR RESOLVER UM PROBLEMA COM O EXCEL - GARANTIDO!

UNIVERSIDADE DO VBA - Domine o VBA no Excel Criando Sistemas Completos - Passo a Passo - CLIQUE AQUI

Você está em: PrincipalTutoriaisInformatizando sua Empresa com Excel : Htmlbasico011
Quer receber novidades e e-books gratuitos?

FILTRO DE TUTORIAIS:


Html Básico. Parte 11

 

Objetivo:

 

O objetivo deste  tutorial sobre html é ensinar você a criar formulários, irei ensinar as etiquetas necessárias para a criação do mesmo bem como adiconar os atributos a mesma, também ira aprender a utilizar caixas de texto e seus atributos,  tudo mostrado de forma simples e objetiva  através das telas.

 

Pré-requisito:

 

Para você poder acompanhar o desenvolvimento deste tutorial, será necessário ter conhecimento no mínimo do de informática básica e Parte 1, Parte 2, Parte 3 , Parte 4,  Parte 5,  Parte 6,  Parte 7, Parte 8, Parte 9 e Parte 10  do tutorial html básico.

 

Nota:

 

Irei ensinar a linguagem de html de uma forma bem objetiva, ou seja, iremos aprender na prática através da criação páginas.

 

Vamos começar  criando uma página para a criação do formulário a qual iremos chamar de formulario.html, copie o código abaixo e salve dentro da pasta site que a nossa pasta de projetos.

 

<html>

<head><title>Criação de Formulários</title></head>

 

<body>

<center>

<h2>Criação de Formulários</h2>

<br><br>

</center>

</body>

 

</html>

 

Veja a página abaixo:

 

Tela 001

 

Para começar a criar os formulários  utilizamos as seguintes  etiquetas:
 <form></form>

 

Sendo que entre esta duas etique vamos inserir os botões,campos que fazem parte deste formulário, sendo que dentro das etiquetas <form></fomr> utlizamos alguns atributos como action:

 

Action serve para definir o tipo de aççao que o formulário deve seguir, ou seja, podemos enviar o formulário para um endereço de correio ou uma página de script, sendo que para enviar para um e-mail a sintaxe fica assim:

 

<form action=”Endereço de e-mail que você deseja enviar”>

 

Em outro caso a sintaxe  para chamar uma página de script fica desta forma:

 

<form action=”Nome do arquivo a ser chamado”>

 

Outro atributo que utilizamos é o method, o mesmo fica encarregado de espcificar a forma que o mesmo é enviado.

 

Vou mostrar na tela abaixo como ficaria a sintaxe completa para envio de  um formulário:

 

Tela 002

 

Agora iremos aprender a inserir caixa de texto, a mesma serve para darmos entrada de registros, estas caixas são inseridas através da etiqueta <input> e dentro desta etiqueta podemos inserir atributos como type que podemos definir como texto  e name para inserir um nome a caixa de texto, vou inseri um caixa de texto com a definição type como texto e name como formulário, veja nas telas abaixo o procedimento.

 

Tela 003

 

Tela 004

 

Podemos ainda dentro desta caixa de texto inserir o atributo size para definir o tamanho da mesma, vamos colocar um tamanho 60.

 

Tela 005

 

Tela 006

 

Agora vamos inserir o atributo maxlength que serve para definir quanto carecteres o caixa pode aceitar, ou seja, vmos definir o tamanho 10, isso vai segnificar que só podermos digitar um texo com no máximo 10 letras, também vamos inser a atributo value, este serve para caso você queira definir um nome que aparece dentro da caixa assim que o formulário for aberto, pode ser um símbolo também, vamos definir um tamanho para o texto de 20 e vamos colocar o seguinte nome “aprendendo html” para ser visualizado dentro da caixa.

 

Tela 007

 

Tela 008

 

Outro atributo muito útil é o type password que serve para ocultar o texto, colocamos o mesmo dentro do atributo type, substituindo  pelo text, utilizado muito dentro de um campo para digitação de senhas.

 

Tela 009

 

Tela 010

 

Se necessitar de utilizar um texto longo, ou seja, que vai ocupar varias linhas podemos utilizar a atique <textarea></textarea> e dentro da mesma definir linhas através de Rows e colunas através de Cols.

 

Tela 011

 

Tela 012

 

Conclusão:

 

Mostrei as etiquetas para a ciação de formulários e seus atributos e a utilizar  a criar a caixa de texto para entrada de registros juntamente com seus atributos, tudo de forma bem  objetiva e mostrado através das telas para que você tenha uma melhor entendimento possível, na próxima parte ensinarei a ultima parte do tutorial sobre html com a continuação do uso de formulário.Bons Estudos.

 

Quer receber novidades e e-books gratuitos?

Cursos Online

  • Banco de Dados
  • Carreira
  • Criação/Web
  • Excel/Projetos
  • Formação
  • + Todas as categorias
  • Essential SSL

    Contato: Telefone: (51) 3717-3796 | E-mail: webmaster@juliobattisti.com.br | Whatsapp: (51) 99627-3434

    Júlio Battisti Livros e Cursos Ltda | CNPJ: 08.916.484/0001-25 | Rua Vereador Ivo Cláudio Weigel, 537 - Universitário, Santa Cruz do Sul/RS, CEP: 96816-208

    Todos os direitos reservados, Júlio Battisti 2001-2020 ®

    [LIVRO]: MACROS E PROGRAMAÇÃO VBA NO EXCEL 2010 - PASSO-A-PASSO

    APRENDA COM JULIO BATTISTI - 1124 PÁGINAS: CLIQUE AQUI