NUNCA MAIS PASSE RAIVA POR NÃO CONSEGUIR RESOLVER UM PROBLEMA COM O EXCEL - GARANTIDO!
UNIVERSIDADE DO VBA - Domine o VBA no Excel Criando Sistemas Completos - Passo a Passo - CLIQUE AQUI
FILTRO DE TUTORIAIS:
Objetivo:
O objetivo deste tutorial é de continuar a criar um banco de dados para biblioteca, vamos aprender a criar relacionamento de forma direta entre as tabelas e uma consulta na tabela Livros onde iremos mostrar todos os campos e selecionar todos os registros da mesma utilizando o assitente do access, e ainda mostrar uma pesquisa com os campos nome do autor e editora utilizando as tabela autor e livros em conjunto.
Pré-requisito:
Para você poder acompanhar o desenvolvimento deste tutorial, será necessário ter conhecimento no mínimo do “Curso Básico Básico de Informática” Parte1 e Parte 2 deste tutorial.
Irei explicar de forma direta o relacionamento das tabelas que utilizaremos, nos prximos tutorias ire abordar mais sobre relacionamento, tendo em vista que quase sempre teremos que faze-lo.
Na tela do access clique no icone relacionamentos, vai ser aberta uma janela para efetuarmos os relacionamentos, os mesmo servem para inteligar um campo ao outro, mas os mesmo tem que ter a mesma origem, ou seja, se um campo for numero o outro deve ser tambemm, no nosso caso vamos fazer um relacionameto um para muitos, o lado um é onde normalmente iremos digitar uma única vez, por exemplo na tabela assunto, vamos escrever uma vez Informática, já na tabela livros vamos escrever varias vezes a palavra informática.
Tela 001
Nesta próima tela ira apracer as quatro tabelas, para fazermos o relacionamento vamos interligar primeiramente a tabela assunto com o campo codigo do assunto com codigo do assunto da tabela livros, para isso possione o mouse sobre o campo da tabela assuntos e arraste até em cima do codigo assunto da tabela livros, no momento que você soltar será aberta uma nova janela para editar o relacionamento marque a opção impor intregridade referencial e clique em criar.
Tela 002
Tela 003
Agora você deve fazer o mesmo processo para as tabelas editora interligando codigo editora com o codigo editora na tabela livros e o mesmo com o campo codigo autor tabela autor para a tabela livros os relacionamentos devem ficar iguais ao que é mostrado na tela abaixo.
Tela 004
Começaremos a fazer consulta usando como referência uma tabela por vez,ou seja, assim vai facilitar o seu aprendizado. Irei mostrar como criar uma consulta utilizando o assistente primeiro, depois criaremos através do modo estrutura.
Vamos efetuar uma pesquisa na qual selecionaremos todos os campos da tabela livros, para isso no access clique o objetos consulta.
Tela 005
Note que o access oferece duas opções para a criação de consultas, Criando consulta no modo estrutura e Criar consulta usando assistente, iremos utilizar essa, clique duas vezes sobre a mesma, será aberta uma janela com um Assitente de consulta simples.
Tela 006
Nesta podemos selecionar uma tabela ou até mesmo uma consulta, poderiamos fazer uma consulta com base em outra, no nosso caso vamos selecionar a tabela livros.
Tela 007
No momento que selecionamos a tabela livros, será mostrado os campos disponiveis que a mesma possui, no lado esquerdo da janela.
Tela 008
No lado direito selecionamos os campos que desejamos mostrar na pesquisa, no nosso caso iremos mostrar todos, então,, clique nas duas setas, fazendo isso iremos transferir todos os campos de uma só vez.
Tela 009
Sempre iremos clicando no botão avançar até concluir, nesta próxima tela você pode selecionar em detalhe ou resumo, no nosso caso iremos deixar em detalhes.
Tela 010
Na próxima tela sera para concluir a consulta onde devemos dar um nome a mesma, iremos deixar o nome sugerido pelo access que é Livros Consulta , depois basta clicar no botão concluir, e será criada e aberta a jenal de consulta selecionado dos os registros contido na tabela livros.
Tela 011
Tela 012
Veja que na tabela acima o autor “José” aparece duas vezes, através da edtora Paulista, então poderiamos fazer uma pesquisa para mostrar os nomes dos autores e suas respectivas editoras, so que voc~e deve estar se perguntado mas isso eu já sei, sim sabe, mas o que quero mostrar é que iremos pegar o nome do autor da tabelas autores e aditora esta da tabela livros, com isso você vai aprender a selecionar campos de tabelas diferentes utilizando o assitente. Então, clique no assitente, selecione a tabela autor e nesta o campo nome.
Tela 013
Agora selecione iremos selecionar a tabela livros e nela o campo codigo editora, com isso estamos utilizando campos de duas tabelas.
Tela 014
Agora é so ir clicando no botão avançar até chegar a última tela onde você deve escolher o nome para a consulta deixe o mesmo nome Autor consulta sugerido pelo access, veja como vai ficar a consulta.
Tela 015
Ensinei passo a passo como criar consultas utilizando o assitente do access na tabela livros e também utiliando a tabela autor, tudo de uma forma simples e objetiva, na próxima parte do tutorial daremos continuidade na criação de consultas. Bons estudos e até a próxima parte.
Confira todas as partes deste tutorial:
CURSO PROFISSIONALIZANTE DE INFORMÁTICA |
São 68 Cursos -
3440 Vídeo Aulas - 396:07 horas |
Domine Todos os Recursos de Informática Exigidos pelo Mercado de Trabalho, Através de Exemplos Práticos, Completos e Úteis, Detalhadamente Explicados - Passo a Passo |
Para Todos os Detalhes, Acesse:
https://juliobattisti.com.br/informatica-curso-completo-1v.asp |
Contato: Telefone: (51) 3717-3796 | E-mail: webmaster@juliobattisti.com.br | Whatsapp: (51) 99627-3434
Júlio Battisti Livros e Cursos Ltda | CNPJ: 08.916.484/0001-25 | Rua Vereador Ivo Cláudio Weigel, 537 - Universitário, Santa Cruz do Sul/RS, CEP: 96816-208
Todos os direitos reservados, Júlio Battisti 2001-2024 ®
LIVRO: MACROS E PROGRAMAÇÃO VBA NO EXCEL 2016 - CURSO COMPLETO E PRÁTICO
DOMINE A PROGRAMAÇÃO VBA NO EXCEL - 878 PÁGINAS - CLIQUE AQUI