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FILTRO DE TUTORIAIS:


Criando Aplicativo Para Biblioteca Escolar. Parte 9

 

Objetivo:

 

Nesta parte iremos aprender a desenvolver o banco de dados do aplicativo, bem como fazer uma análise do aplicativo, sempre utilizando sempre telas para facilitar o entendimento.

 

Pré-requisito:

 

Para você poder acompanhar o desenvolvimento deste tutorial e , será necessário ter conhecimento no mínimo do “Curso Básico de Excel e os Tutoriais Utilizando Editor do Visual Basic do Excel Parte 1 e Parte2, juntamente com as partes 1,2,3,4,5 ,6,7,8 anteriores da criação da biblioteca escolar.”

 

Nota:

 

Irei mostrar como deve ser criado o primeiro banco de dados passo a passo para que você tenha uma melhor compreensão, depois para a criação dos demais bancos será praticamente a mesma .

 

Nesta parte do tutorial vamos criar o banco de dados, mas para isso antes vamos ter que definir onde iremos criar,quantas tabelas serão necessárias em fim alguns itens. Vamos começar a pensar da seguinte maneira:

 

Nas partes anteriores criamos alguns formulários para fazer cadastramento de alunos,professores,livros,reserva de livros , empréstimo de livros e ainda um sistema de ajuda, portanto, teremos que criar todas estas tabelas dentro do nosso banco de dados.

 

O local para a criação do nosso banco de dados será na própria planilha onde você esta desenvolvendo o aplicativo, a partir da plan2, então, definidos quais as planilhas e o local onde iremos criar vamos começar a criar a banco de dados.

 

 

Um fator muito importante é que você deve dar um nome ao aplicativo que estamos desenvolvendo exatamente este “BIBLIOTECAESCOLAR.XLS” tudo em maiúscula, este também vai servir de nome para o nosso banco de dados, isso se faz necessário porque quanto fizermos a codificação o código esta direcionado a este nome.

 

A primeira tabela que vamos criar é para o cadastro de alunos, utilizaremos todos os campos já definidos na parte3 onde criamos a interface de cadastramento de alunos.

 

Na plan2 do nosso aplicativo vamos inserir os campos definidos e configura-los para que cada um receba os registros correspondente, ou seja, onde for um campo de número este vai receber só números e assim com os demais.

 

Veja nas telas abaixo todo os procedimentos passo a passo.

 

O primeiro procedimento é inserir os campos em cada coluna da planilha, todos digitados em letra maiúsculas e estes devem ficar em negrito.

 

Tela 001 (Todos os campos devem estar e maiúsculo e em negrito)

 

Depois de inserido os campos na primeira linha de cada coluna você deve modificar a cor para criarmos uma espécie de cabeçalho, com isso estaremos diferenciando o nome dos campos com a entrada dos registros, veja na tela abaixo como deve ficar a tabela.

 

Tela 002 (A cor de preferência deve ser de cor cinza)

 

Feito esta parte concluímos o cabeçalho do banco de dados,sendo que cada tabela que criamos iremos chamar de banco de dados.Vamos formatar a entrada de registro de cada campo, da seguinte maneira:

 

Os Campos Cód, Turma, Série e Sala devem ficar formatados para entrada de números geral, ou seja, neste campo vai receber só números.

 

Os Campo Nome, Endereço ,Turno ,Bairro devem ser formatados como campos texto.

 

O campo Cep deve ser formatado como especial para receber números de cep.

 

Os campos Celular, Residencial devem ser formatados para receber números de telefones.

 

Estes procedimentos de formatação você deve fazer em todos os banco de dados que iremos criar, irei mostrar através de telas todos os procedimentos de formatação descritos acima, depois irei mostrar como devem ficar os outros banco de dados, bastando você seguir os estes passos para fazer as formatações necessárias.

 

Primeiro selecione a primeira coluna onde se encontra o campo Cód, para isso basta clicar em cima da letra “A” isso vai fazer com que a coluna fique toda seleciona, este procedimento você deve repetir para os campos Turma, Série e Sala.

 

Tela 003 (Clique sobre a letra “A” e a coluna vai ficar toda selecionada”

 

Selecionado esta coluna clique com o botão direito do mouse para abrir menu de atalho, nesta você deve selecionar a opção “Formatar Células”.

 

Tela 004 ( Selecione Formatar Células)

 

Clique sobre formatar células para abrir a janela de formatação de células.

 

Tela 005 ( Nesta janela devemos formatar os campos)

 

Veja que ao abrir esta janela dentro da categoria esta selecionado Geral, esta é a categoria que nos queremos para a formatação do campo Cód portanto basta você clicar em ok para confirmar.

 

Irei mostrar somente a formatação do campo Nome, devendo seguir o mesmo procedimento para os campos Endereço, Turno e Bairro.

 

Siga os mesmo procedimentos ensinados acima para abrir a janela de formatação em fez de selecionar o campo Cód agora lógicamente você irá selecionar o campo Nome.Com a janela aberta clique na categoria texto para a formatação do campo.

 

Tela 006 (Selecione a opção texto e clique ok)

 

Vou mostrar o campo Cep, para isso siga os mesmos procedimento descritos anteriormente que na caixa de formatação clique em especial e depois selecione a opção Cep.

 

Tela 007 ( Selecione a opção Cep e clique ok)

 

Vamos ver a formatação do campo Celular sendo que o você deve fazer o mesmo procedimento para o campo Residencial.Na caixa de formatação selecione Especial e depois a opção telefone.

 

Tela 008 (selecione a opção telefone)

 

Concluída a formatação de todos os campos, você terá que criar mais seis banco de dados para isso vamos utilizar a seguinte seqüência: Plan2 você irá criar e formatar um banco de dados para cadastro de Professores, conforme é mostrado na tela abaixo, lembrando que o procedimento para criação e formatação é mesmo que descrevi para criação do banco de dados que criamos anteriormente.

 

Tela 009 (Banco de dados para professores)

 

Na plan4 banco de dados para o cadastramento de livros.

 

Tela 010 (Banco de dados para cadastramento de livros)

 

Na plan5 criar banco de dados para o cadastramento de reserva de livros.

 

Tela 011 (Banco de dados para reserva de livros)

 

Na Plan6 Criar banco de dados para cadastro de empréstimo de livros.

 

Tela 012 ( Banco de dados para empréstimos de livros)

 

Na plan7 Criar banco de dados para cadastrar o sistema de ajuda, sendo que este sistema de ajuda iremos inserir na ultima parte do tutorial.

 

Tela 013 ( Banco de dados para o sistema de ajuda)

 

Esta parte da criação do banco de dados esta concluída,lembrando que você deve seguir os mesmos procedimentos ensinado no primeiro banco de dados para criação dos outros banco de dados.

 

Conclusão:

 

Concluímos a parte9 ,nesta parte ensinei a criar a os banco de dados do aplicativo, também fizemos uma pequena análise do aplicativo, mostrei como deveria cria passo a passo o primeiro banco de dados e come deveriam ficar os outros bancos.Na próxima parte do aplicativo, que será a última, iremos a aprender a codificar o aplicativo e a inserir as explicações de ajuda no banco de dados.Bons Estudos!.


Confira todas as partes deste tutorial:

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