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FILTRO DE TUTORIAIS:


Criando Aplicativo Para Biblioteca Escolar. Parte 7

 

Objetivo:

 

Iremos desenvolver a interface gráfica de ajuda do nosso aplicativo, também vamos aprender a criar o formulário de opções de cadastros para a biblioteca escolar, utilizando sempre telas para facilitar o entendimento.

 

Pré-requisito:

 

Para você poder acompanhar o desenvolvimento deste tutorial, será necessário ter conhecimento no mínimo do “ Curso Básico de Excel e os Tutoriais Utilizando Editor do Visual Basic do Excel Parte 1 e Parte2,juntamente com as partes1,2,3,4,5 ,6 anteriores da criação da biblioteca escolar.”

 

Nota:

 

Vou mostrar quais objetos deve ser inserido e como devem ficar suas propriedades,sempre que você quiser saber como inserir ou modificar as propriedades dos objetos consulte os Tutoriais Utilizando Editor do Visual Basic do Excel Parte 1 e Parte 2.

 

Vamos começar a analisando como será criado o sistema de ajuda, este sistema de ajuda vai ser simples, mas que vai ter objetividade na resposta na hora em que for utilizado. Para desenvolver o sistema de ajuda iremos utilizar dois formulários, nos quais os objetos que utilizaremos para cada um estão relacionados abaixo, nesta primeira etapa irei ensinar a criar os formulários de ajuda,sendo que a descrição da ajuda,ou seja,o conteúdo ensinando como cadastrar ou pesquisar você vai ter na próxima parte do tutorial para que você possa compreender melhor. Vamos definir primeiro os nomes e a quantidade de objetos, e depois definiremos suas propriedades.

 

Utilizaremos os seguintes objetos na criação d primeiro formulário de ajuda, onde neste você vai selecionar o tipo de ajuda que necessita referente a 4 opções: Cadastro, Pesquisa, Apagar e Editar.

  • 01 Formulário
  • 01 Label
  • 01 Imagem
  • 04 Frame (Moldura)
  • 17 Option Button
  • 01 CommandButton

O segundo formulário serão utilizados os seguintes objetos:

  • 01 Formulário
  • 02 TextBox
  • 01 CommandButton

Definidos os objetos que vamos utilizar para a criação o sistema de ajuda,vamos definir suas propriedades :

 

FORMULÄRIO: Você deve modificar as propriedades da seguinte forma:

  • Name para Opções_Ajuda
  • Caption para Ajuda
  • Height para 321,25
  • Widht para 494

LABEL: As 01 label você deve modificar propriedades da seguinte forma:

  • Label 01 Caption para Selecione o Tipo de Ajuda
  • Font Verdana,Negrito Itálico,Tamanho 14
  • Forecolor para Azul
  • Height para 24
  • Widht para 246

IMAGEM: Vamos modificar suas propriedades.

  • Height para 42
  • Widht para 78  

FRAME(Moldura): Vamos modificar as propriedades da seguinte maneira:

  • Frame 01 Caption para CADASTRO.
  • Height para 120
  • Widht para 174
  • Frame 02 Caption para PESQUISAR
  • Height para 120
  • Widht para 174
  • Frame 03 Caption para EDITAR
  • Height para 102
  • Widht para 174
  • Frame 04 Caption para APAGAR
  • Height para 102
  • Widht para 174

Option Button: Vamos modificar sua propriedades.

  • Name deve permanecer OptionButton1
  • Caption para Cadastro de Professores
  • Forecolor para azul
  • Height para 24
  • Widht para 129
  • Name deve permanecer OptionButton2
  • Caption para Cadastro de Alunos
  • Forecolor para Azul
  • Height para 23
  • Widht para 117
  • Name deve permanecer OptionButton3
  • Caption para Cadastro de Livros
  • Forecolor para Azul
  • Height para 21
  • Widht para 101
  • Name deve permanecer OptionButton4
  • Caption para Cadastrar Reservas de Livros
  • Forecolor para Azul
  • Height para 21
  • Widht para 157
  • Name deve permanecer OptionButton5
  • Caption para Cadastrar Empréstimos de Livros
  • Forecolor para Azul
  • Height para 21
  • Widht para 168
  • Name deve permanecer OptionButton6
  • Caption para Professores
  • Forecolor para Azul
  • Height para 24
  • Widht para 129
  • Name deve permanecer OptionButton7
  • Caption para Alunos
  • Forecolor para Azul
  • Height para 23
  • Widht para 117
  • Name deve permanecer OptionButton8
  • Caption para Livros
  • Forecolor para Azul
  • Height para 24
  • Widht para 157
  • Name deve permanecer OptionButton9
  • Caption para Reserva de Livros
  • Forecolor para Azul
  • Height para 21
  • Widht para 157
  • Name deve permanecer OptionButton10
  • Caption para Empréstimo de Livros
  • Forecolor para Azul
  • Height para 21
  • Widht para 168
  • Name deve permanecer OptionButton11
  • Caption para Professores
  • Forecolor para Azul
  • Height para 24
  • Widht para 129
  • Name deve permanecer OptionButton12
  • Caption para Alunos
  • Forecolor para Azul
  • Height para 24
  • Widht para 117
  • Name deve permanecer OptionButton13
  • Caption para Livros
  • Forecolor para Azul
  • Height para 21
  • Widht para 101
  • Name deve permanecer OptionButton14
  • Caption para Professores
  • Forecolor para Azul
  • Height para 24
  • Widht para 129
  • Name deve permanecer OptionButton15
  • Caption para Alunos
  • Forecolor para Azul
  • Height para 24
  • Widht para 129
  • Name deve permanecer OptionButton16
  • Caption para Livros
  • Forecolor para Azul
  • Height para 24
  • Widht para 129
  • Name deve permanecer OptionButton17
  • Caption para Devolução
  • Forecolor para Azul
  • Height para 24
  • Widht para 129

CommandButton: Vamos modificar as propriedades.

  • Name deve permanecer o mesmo
  • Caption para voltar
  • Forecolor para Azul
  • Height para 18
  • Widht para 72

Agora vamos definir as propriedades do segundo formulário, este vai ser utilizado para ver o conteúdo da ajuda.

 

Formulário: Iremos modificar da seguinte maneira:

  • Name para Ajuda
  • Caption para Resultado da Ajuda
  • Height para 285
  • Widht para 316

TextBox: Iremos modificar da seguinte maneira:

 

TextBox 01

  • Name para Text_recebe
  • Caption para Resultado
  • Height para 114
  • Widht para 300

TextBox 02

  • Name para Cod
  • Height para 18
  • Widht para 24

CommandButton: Iremos modificar da seguinte maneira:

  • Name para voltar
  • Caption para Voltar
  • Forecolor para Azul
  • Height para 18
  • Widht para 78

Definidos os objetos e suas propriedades vamos criar os formulários.

 

Tela 001 (Formulários com suas alterações definidas)

 

Tela 002 ( Label com sua propriedade definidas)

 

Tela 003 (Objeto frame inserido e com suas propriedades definidas)

 

Tela 004 (Frames inserido com suas propriedade modificadas)

 

Tela 005 (OptionButton com sua propriedades modificadas)

 

Tela 006 (CommandButton inserido com suas propriedades modificadas)

 

Todas as telas mostradas são com os objetos inseridos e suas propriedades já modificadas,portanto,você deve organizar o formulário para que o mesmo fique com aparência igual ao que é mostrado na tela 006.

 

Vamos criar agora o segundo formulário, este vai ser o que vai aparecer o conteúdo com a explição de com deve-se cadastrar, pesquisar, editar ou apagar.

 

Tela 007 (Formulário com sua propriedades alteradas)

 

Tela 008 (TextBox inseridos também com suas propriedades modificadas)

 

Tela 009 ( CommandButton com sua propriedades definidas)

 

Acabamos de criar os dois formulários de ajuda,agora vamos criar outro formulário que vai ter o nome de Opções_Cadastro,como o próprio nome já diz este vai servir para que na hora que você clicar no Botão cadastrar que se encontra na tela principal da biblioteca vai surgir este formulário onde vai possibilitar escolher entre uma das três opções de cadastro que são elas: Cadastrar Professores, Cadastrar Alunos ou Cadastrar Livros.

 

Vamos definir quais os objetos e alterar suas propriedades conforme a descrição abaixo:

 

Formulário

  • Name para Opções_cadastro
  • Caption para Opções de Cadastro
  • Height para 168
  • Widht para 186

01 Label

  • Caption para Selecione o que deseja cadastrar.
  • Forecolor para Azul
  • Height para 12
  • Widht para 156

01 Frame

  • Caption deixar nulo
  • Height para 90
  • Widht para 138

03 OptionButton

  • Name deve permanecer optionbutton01
  • Caption para Professores
  • Forecolor para azul
  • Height para 18
  • Whidht para 108
  • Name deve permanecer optionbutton02
  • Caption para Alunos
  • Forecolor para azul
  • Height para 18
  • Whidht para 108
  • Name deve permanecer optionbutton03
  • Caption para Livros
  • Forecolor para azul
  • Height para 18
  • Whidht para 108

01 CommandButton

  • Name para voltar
  • Caption para Voltar
  • Forecolor para azul
  • Height para 18
  • Whidht para 72

Definidos os objetos vamos ver como estes devem ficar, irei mostrar os objetos com sua propriedades já definidas.

 

Tela 010 (Formulário inserido)

 

Tela 011 ( Label inserida)

 

Tela 012 ( Frame inserido)

 

Tela 013 ( OptionButton com sua propriedades modificadas)

 

Tela 014 (CommandButton Inserido com sua propriedades alteradas)

 

Terminamos de criar a interface gráfica de ajuda da biblioteca e também a criação do formulário de Opções de Cadastro, lembrando que você deve ajustar os objetos para que os mesmos fiquem todos ajustados.

 

Conclusão:

 

Concluímos a parte7,nesta parte ensinei a criar a interface de ajuda que se é composta por dois formulários e a criação do formulário de Opções de Cadastro,também mostrei como deveria ficar os objetos após sua modificação em suas propriedades, acompanhado de telas para uma melhor compreensão, na próxima parte do aplicativo irei ensinar a criar a interface de Devolução de livros, a criação de mais dois formulários e iremos começar a criar os Banco de Dados.Bom estudo e até a próxima parte.


Confira todas as partes deste tutorial:

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