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FILTRO DE TUTORIAIS:
Objetivo:
Iremos desenvolver a interface gráfica de ajuda do nosso aplicativo, também vamos aprender a criar o formulário de opções de cadastros para a biblioteca escolar, utilizando sempre telas para facilitar o entendimento.
Pré-requisito:
Para você poder acompanhar o desenvolvimento deste tutorial, será necessário ter conhecimento no mínimo do “ Curso Básico de Excel e os Tutoriais Utilizando Editor do Visual Basic do Excel Parte 1 e Parte2,juntamente com as partes1,2,3,4,5 ,6 anteriores da criação da biblioteca escolar.”
Nota:
Vou mostrar quais objetos deve ser inserido e como devem ficar suas propriedades,sempre que você quiser saber como inserir ou modificar as propriedades dos objetos consulte os Tutoriais Utilizando Editor do Visual Basic do Excel Parte 1 e Parte 2.
Vamos começar a analisando como será criado o sistema de ajuda, este sistema de ajuda vai ser simples, mas que vai ter objetividade na resposta na hora em que for utilizado. Para desenvolver o sistema de ajuda iremos utilizar dois formulários, nos quais os objetos que utilizaremos para cada um estão relacionados abaixo, nesta primeira etapa irei ensinar a criar os formulários de ajuda,sendo que a descrição da ajuda,ou seja,o conteúdo ensinando como cadastrar ou pesquisar você vai ter na próxima parte do tutorial para que você possa compreender melhor. Vamos definir primeiro os nomes e a quantidade de objetos, e depois definiremos suas propriedades.
Utilizaremos os seguintes objetos na criação d primeiro formulário de ajuda, onde neste você vai selecionar o tipo de ajuda que necessita referente a 4 opções: Cadastro, Pesquisa, Apagar e Editar.
O segundo formulário serão utilizados os seguintes objetos:
Definidos os objetos que vamos utilizar para a criação o sistema de ajuda,vamos definir suas propriedades :
FORMULÄRIO: Você deve modificar as propriedades da seguinte forma:
LABEL: As 01 label você deve modificar propriedades da seguinte forma:
IMAGEM: Vamos modificar suas propriedades.
FRAME(Moldura): Vamos modificar as propriedades da seguinte maneira:
Option Button: Vamos modificar sua propriedades.
CommandButton: Vamos modificar as propriedades.
Agora vamos definir as propriedades do segundo formulário, este vai ser utilizado para ver o conteúdo da ajuda.
Formulário: Iremos modificar da seguinte maneira:
TextBox: Iremos modificar da seguinte maneira:
TextBox 01
TextBox 02
CommandButton: Iremos modificar da seguinte maneira:
Definidos os objetos e suas propriedades vamos criar os formulários.
Tela 001 (Formulários com suas alterações definidas)
Tela 002 ( Label com sua propriedade definidas)
Tela 003 (Objeto frame inserido e com suas propriedades definidas)
Tela 004 (Frames inserido com suas propriedade modificadas)
Tela 005 (OptionButton com sua propriedades modificadas)
Tela 006 (CommandButton inserido com suas propriedades modificadas)
Todas as telas mostradas são com os objetos inseridos e suas propriedades já modificadas,portanto,você deve organizar o formulário para que o mesmo fique com aparência igual ao que é mostrado na tela 006.
Vamos criar agora o segundo formulário, este vai ser o que vai aparecer o conteúdo com a explição de com deve-se cadastrar, pesquisar, editar ou apagar.
Tela 007 (Formulário com sua propriedades alteradas)
Tela 008 (TextBox inseridos também com suas propriedades modificadas)
Tela 009 ( CommandButton com sua propriedades definidas)
Acabamos de criar os dois formulários de ajuda,agora vamos criar outro formulário que vai ter o nome de Opções_Cadastro,como o próprio nome já diz este vai servir para que na hora que você clicar no Botão cadastrar que se encontra na tela principal da biblioteca vai surgir este formulário onde vai possibilitar escolher entre uma das três opções de cadastro que são elas: Cadastrar Professores, Cadastrar Alunos ou Cadastrar Livros.
Vamos definir quais os objetos e alterar suas propriedades conforme a descrição abaixo:
Formulário
01 Label
01 Frame
03 OptionButton
01 CommandButton
Definidos os objetos vamos ver como estes devem ficar, irei mostrar os objetos com sua propriedades já definidas.
Tela 010 (Formulário inserido)
Tela 011 ( Label inserida)
Tela 012 ( Frame inserido)
Tela 013 ( OptionButton com sua propriedades modificadas)
Tela 014 (CommandButton Inserido com sua propriedades alteradas)
Terminamos de criar a interface gráfica de ajuda da biblioteca e também a criação do formulário de Opções de Cadastro, lembrando que você deve ajustar os objetos para que os mesmos fiquem todos ajustados.
Concluímos a parte7,nesta parte ensinei a criar a interface de ajuda que se é composta por dois formulários e a criação do formulário de Opções de Cadastro,também mostrei como deveria ficar os objetos após sua modificação em suas propriedades, acompanhado de telas para uma melhor compreensão, na próxima parte do aplicativo irei ensinar a criar a interface de Devolução de livros, a criação de mais dois formulários e iremos começar a criar os Banco de Dados.Bom estudo e até a próxima parte.
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